• Nenhum resultado encontrado

1. Caracterização dos contextos na Educação Pré-Escolar e no º Ciclo do Ensino Básico

1.3 Caracterização da Instituição

A instituição onde foi realizado o Estágio I apresentava duas valências - a do Ensino Pré-Escolar que abrangia crianças dos 3 aos 5 anos de idade - e a do 1.º CEB que recebia crianças dos 6 aos 10 anos de idade, tendo um total de 58 crianças, distribuídas pelas diferentes valências.

O corpo docente desta instituição era composto por uma Educadora de Infância, duas Professoras do 1.º CEB, duas Professoras de Apoio, uma Auxiliar de Ação Educativa, uma Tarefeira e duas Animadoras que davam apoio ao almoço e ao prolongamento.

No ano letivo 2012/2013, o Jardim de Infância era frequentado por 22 crianças e o 1.º CEB por 36 que se encontravam distribuídas pelos quatro anos de escolaridade.

No que respeita ao horário da componente letiva do Jardim de Infância em questão, este dividia-se em dois períodos:

• Período da manhã – Das 9:00h às 12:30h; • Período da tarde – Das 14:00h às 15:30h.

E o horário da componente letiva do 1.º CEB dividia-se da seguinte forma: • Período da manhã – Das 9:00h às 12:30h;

• Período da tarde – Das 14:00h às 17:30h.

Quanto ao atendimento aos pais, este era realizado pela Educadora responsável na instituição e efetuava-se às quartas-feiras das 16:00h às 16:30h, fora do período letivo. Esta instituição possuía também a Componente de Apoio à Família das 12:30h às 14h. As crianças tinham direito ao regime alimentar (pacotes de leite e serviço de almoço), no entanto apenas quatro crianças é que usufruíam do serviço de almoço. É de notar que esta Instituição também gozava de um apoio do MEC, da Junta de Freguesia para usufruto de material e transporte escolar.

No que concerne às reuniões de Pais/Encarregados de Educação, estas eram realizadas trimestralmente e sempre que necessário e fora do horário letivo.

Relativamente ao Calendário Escolar (Quadro 5), igual para todas as Escolas do Agrupamento, mas neste caso referindo-nos ao Jardim de Infância de Arrabães, em vigor era o seguinte:

Quadro 5 - Calendário Escolar 2012/2013

1.º Período Início- 14 de setembro Fim- 25 de dezembro

1.ª Interrupção- 26 de dezembro a 2 de janeiro (Natal) Momentos de avaliação – 19 a 21 de dezembro 2.º Período Início – 3 de janeiro

Fim – 24 de março

Interrupção Carnaval – 11, 12 e 13 de fevereiro 2.ª Interrupção- 25 de março a 1 de abril (Páscoa)

Momentos de avaliação – 20 a 22 de março 3.º Período Início- 2 de abril

É de salientar que no Jardim de Infância de Arrabães sempre que houvessem saídas ao exterior era necessária a autorização individual por escrito dos Encarregados de Educação e caso essas saídas implicassem meios de transporte deveriam ser comunicadas com alguma antecedência ao AVEDC. Torna-se aqui relevante referir que as deslocações para o Jardim eram asseguradas diariamente pelo transporte da Junta de Freguesia, com apenas duas viagens, uma no período da manhã e outra no final do período da manhã (almoço), o que fazia com que no período da tarde não comparecessem a maior parte das crianças por viverem afastadas da aldeia, comparecendo apenas aquelas que lá almoçavam ou que viviam lá por perto.16

A instituição onde foi realizado o Estágio II também possuía duas valências, a do Ensino Pré-escolar e a do Ensino do 1.º CEB. O Ensino do Pré-escolar acolhia 75 crianças, divididas por três salas, cada uma delas com 25 crianças. Já o 1.º CEB albergava cerca de 52 alunos do 1º ano, 79 alunos do 2º ano (em que uma turma de 25 alunos encontrava-se temporariamente nesta mesma escola), 47 alunos do 3º ano e 51 alunos do 4º ano, fazendo um total de 327 crianças.

Para além do grupo de crianças, também existiam outros grupos que também faziam parte desta comunidade escolar, nomeadamente Professores, Assistentes Operacionais e Animadores. Dentro do grupo dos Professores, nove eram Titulares, um era Professor Coordenador do Estabelecimento, um fazia parte da Educação Especial (a tempo parcial), um era de Apoio Educativo (também a tempo parcial) e dois que faziam parte da Biblioteca, sendo um Professor Coordenador da Biblioteca e outro Professor da Dispensa da Componente Letiva. Para além dos Professores que faziam parte deste Centro Escolar também existiam Professores encarregues das AEC. No grupo dos Assistentes Operacionais existiam cerca de quatro a tempo inteiro e um a meio tempo (tempo da manhã). Finalmente, dentro do grupo dos Animadores existiam cerca de cinco Animadores da Câmara, que permaneciam com os alunos durante o prolongamento do horário e almoço. Existia ainda a possibilidade de ser colocada neste último grupo uma tarefeira, que iria acompanhar durante três horas um aluno com Necessidades Educativas Especiais (NEE).17

16 Informações cedidas pela Educadora Cooperante.

Relativamente ao Calendário Escolar igual para todas as escolas do Agrupamento, podemos verificar através do Quadro 6 que as datas em vigor eram as seguintes:

Quanto ao horário deste ano letivo existiam dois períodos, um período na parte da manhã e outro na parte da tarde. Tanto o Pré-escolar como o 1º CEB iniciavam o período da manhã às 9:00h e terminavam às 12:00h. Apesar de ambos começarem o período da tarde às 14:00h, o Pré-Escolar terminava-o às 16:00h enquanto que o 1º CEB terminava- o às 17:30h.

No que concerne ao atendimento aos pais, a Professora Cooperante optou por fazê-lo às terças-feiras das 11:00h até às 12:00h. Por sua vez, as reuniões de Pais/Encarregados de Educação, tal como no Jardim de Infância de Arrabães eram realizadas trimestralmente, sempre que necessário e fora do horário letivo.18