• Nenhum resultado encontrado

3. METODOLOGIA

3.1. CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA

Segundo Fernandes e Gomes (2003), a pesquisa descritiva retrata e analisa o objeto e as relações deste com os fenômenos. Nesse sentido, a pesquisa é feita para que seja conhecido qual é o fenômeno, como ele acontece e com qual intensidade. Portanto, a pesquisa proposta classifica-se quanto aos seus objetivos como descritiva, pois, descreve seus objetos - os RIs e as políticas sobre acesso aberto de agências de fomento à pesquisa da América Latina - e sua relação com o desenvolvimento do acesso aberto.

Para a execução do estudo, foi elaborado um planejamento que inclui características e procedimentos da pesquisa (Figura 11, pág. 78). Segundo Creswell (2010), o projeto são os planos e procedimentos para o desenvolvimento da pesquisa e inclui as decisões que serão tomadas, bem como os métodos de coleta e análise de dados. De acordo com o autor, o planejamento da pesquisa envolve a relação de três elementos: a concepção filosófica, as estratégias de investigação e os métodos específicos da pesquisa. Os três elementos orientam a elaboração do projeto e são determinados pela abordagem da pesquisa.

As concepções filosóficas, de acordo com Creswell (2010), são as ideias que orientarão as escolhas para a abordagem e estratégia do estudo e devido à influência que exercem na prática da pesquisa, precisam ser identificadas. Nesse sentido, constata-se que o conjunto de ideias que orientou a pesquisa são as concepções pragmáticas. Segundo o autor, a partir desta base filosófica, tem-se uma preocupação maior com o problema do que com o método. Isto acontece porque ela permite que seja utilizado mais de um método de pesquisa para gerar conhecimento sobre um problema.

possibilidades de investigação do problema, aumentando as formas de coletas de dados e provocando uma integração na análise de seus resultados. O problema deste estudo refere-se ao desenvolvimento dos RIs na América Latina e como estes sistemas têm contribuído para o avanço do acesso aberto. Para que a análise fosse executada, foi necessário o uso das abordagens qualitativa e quantitativa, uma vez que os objetivos específicos do estudo têm naturezas diferentes.

Outra característica apontada por Creswell (2010) a respeito da concepção pragmática é que ela demanda um planejamento prévio e lógico dos dados qualitativos e quantitativos que o estudo pretende obter. Neste sentido, o estudo aqui proposto se utilizou de dados qualitativos, obtidos a partir de uma amostra da literatura científica, para elaborar instrumentos de análise do objeto de estudo, que foi feita a partir de dados quantitativos e qualitativos, ou seja, a perspectiva teórica apontou os elementos para a análise descritiva dos dados qualitativos e quantitativos do objeto de estudo que são os RIs da América Latina.

Considerando as implicações da concepção pragmática, o estudo teve como estratégia de investigação os métodos mistos. Segundo Creswell (2010), esta estratégia é a convergência das abordagens qualitativa e quantitativa. A convergência é decorrente do reconhecimento de que todos os métodos têm limitações, mas que a triangulação de métodos pode superar algumas delas. Portanto, a estratégia de métodos mistos consiste na triangulação das fontes de dados quantitativos e qualitativos, buscando uma integração na análise dos resultados (Figura 5).

Figura 5: Estruturação do projeto de pesquisa

Os procedimentos para a execução de uma pesquisa com os métodos mistos foram agrupados pelo Creswell (2010) em três diferentes grupos: métodos mistos sequenciais, métodos mistos concomitantes e métodos mistos transformativos.

Estratégias de métodos mistos Concepção filosófica

Pragmática

Pesquisa de Métodos Mistos

Em síntese, a estratégia exploratória sequencial consiste na coleta e análise de dados em duas fases. A primeira fase debruça-se sobre dados qualitativos, que foram utilizados para desenvolver um instrumento de coleta de dados quantitativos e qualitativos. A segunda fase, por sua vez, é, portanto, a utilização do instrumento de coleta de dados, resultante da primeira. Assim, o resultado das duas fases, que foram sequenciais, dará condições para a análise geral do estudo (Figura 6).

Figura 6: Estratégia da pesquisa: métodos mistos sequenciais

A estratégia qualitativa foi desenvolvida por meio de um estudo bibliográfico e um estudo documental, que permitiu a elaboração da descrição e da análise dos RIs da América Latina no contexto do acesso aberto. Com ele foi possível conhecer a perspectiva teórica predominante sobre o conceito de acesso aberto e de RIs por meio de uma análise da literatura e, a partir desta, mapear e identificar as características dos RIs da América Latina, bem como das políticas de acesso aberto das agências de fomento a pesquisa na região (Figura 7).

Figura 7: Pesquisa Qualitativa

Pesquisa Qualitativa Pesquisa Quantitativa Coleta de dados Coleta de dados Análise de dados Análise de dados Interpretação de toda a análise

Estratégias de métodos mistos

Fonte: Adapatação de Creswell, 2010.

Fonte: Adaptação de Flick (2009, p. 68)

Pesquisa qualitativa Estudo bibliográfico Estudo documental Fotografia instantânea Descrição de estados Análise de processos Estudo descritivo Resultados esperados

- Perspectiva teórica sobre acesso aberto e RIs.

- Mapeamento dos RIs da América Latina

- Características dos RIs da América Latina

- Relação das políticas sobre acesso aberto das agências de fomento à pesquisa da

América Latina com o

partir de estudos retrospectivos, longitudinais ou fotografias instantâneas. Os dois primeiros tipos de estudo relacionam-se com uma orientação no tempo; o retrospectivo para a observação de um acontecimento no passado e o longitudinal para observação de processos em diferentes tempos. Já na fotografia instantânea, não se assume uma perspectiva temporal  e  sim  “uma  orientação  em  um  único  ponto   no   tempo”   (p.   67).   Considerando o objetivo geral - identificar as características e contribuições da via verde para o desenvolvimento do acesso aberto -, neste estudo foi utilizada a abordagem da fotografia instantânea para a obtenção dos resultados esperados.

Entre as estratégias quantitativas, o estudo lançou mão da pesquisa de levantamento. Segundo Fowler Jr. (2011, p.11), “existem  vários  processos  de  coleta   de dados e de medidas que são chamados de levantamento”,  no  entanto  o  enfoque   do autor são aquelas que geram uma descrição quantitativa ou numérica sobre algum aspecto de determinado universo, como foi o caso do uso da pesquisa de levantamento neste estudo (Figura 8).

Figura 8: Pesquisa Quantitativa

A análise geral da população em relação ao fenômeno contou com um terceiro tipo de fontes de dados: as políticas de informação das agências de fomento a pesquisa nos países da região. A partir delas foram investigadas a existência de determinações ou orientações que favoreçam a disseminação dos resultados de pesquisa em acesso aberto, bem como para o uso dos sistemas de informação como os RIs.

Portanto,  a  “Interpretação de  toda  a  análise”,  considerou todos os resultados obtidos, por meio das estratégias anteriormente expostas (Figura 9). A interpretação sistematizada destes resultados permitiu responder de forma satisfatória ao problema deste estudo: Quais as características da via verde na América Latina para o desenvolvimento do acesso aberto à informação científica?

Pesquisa quantitativa

Pesquisa de Levantamento

Resultado esperado:

1. Análise quantitativa dos RI da América Latina

2. Análise quantitativa das políticas de informação das agencias de fomento à pesquisa da América Latina

Fonte: Elaboração própria

A partir das recomendações de Creswell (2010), Flick (2009) e Fowler Jr. (2011), foram determinados procedimentos para a execução da pesquisa. Os procedimentos foram determinados considerando a abordagem de métodos mistos e serão descritos na próxima seção sobre o desenho da pesquisa.