• Nenhum resultado encontrado

6. CARACTERIZAÇÃO DOS RIS DA AMÉRICA LATINA

6.3. A GESTÃO E OS SERVIÇOS OFERECIDOS

6.3.3. SERVIÇOS OFERECIDOS PELOS RIS

Em relação aos serviços oferecidos pelos RIs foram selecionados cinco dentre os citados por Leite (2009, p.52) e os observados nos próprios sistemas selecionados. Os serviços em questão devem ser oferecidos à comunidade acadêmica a qual o sistema se destina e ser ofertado na sua própria página web. Considerando estas condições, foi investigada a existência dos seguintes elementos de serviços de informação:

1. serviço de alerta de inclusão de conteúdo (SA); 2. RSS;

3. ligação com redes sociais (RS);

4. informações sobre estatísticas do conteúdo armazenado (Est); 5. referência virtual, com suporte via chat (RV).

Serviço de alerta de inclusão de conteúdo (SA);

O serviço de alerta de inclusão de conteúdo permite que o usuário se cadastre em determinada coleção e seja notificado, de forma automática, sempre que um novo documento for depositado na coleção. A notificação é feita para o e-mail cadastrado no RI. Portanto, para o oferecimento deste serviço é necessário que o RI disponha de condições para o cadastramento de usuários. Como resultado foram identificados 68 RIs que oferecem este tipo de serviço, sendo que a maioria são do Brasil, Argentina, México e Colômbia.

De acordo com Leite et al (2012), o serviço é uma forma atrair os usuários para o RI por meio de uma forma simples e automática. Desta forma, o RI manterá contato com seus usuários, potencializando ainda mais as possibilidades de uso do sistema.

Assim como para a organização do conteúdo dentro do repositório, o software utilizado também influenciou de maneira determinante no oferecimento do serviço. Em todos os RIs que utilizam o software DSpace foi identificado o serviço de alerta. Já nos sistemas que utilizam outros softwares não foi identificada nenhuma ocorrência do mesmo serviço. Portanto, é possível concluir que a oferta deste serviço está diretamente relacionada ao software que é utilizado pelo RI.

RSS e redes sociais

O RSS também é um serviço de alerta utilizado para a notificação de usuários sobre novos conteúdos, mas não se relaciona com coleções específicas como o descrito

anteriormente. Ele não é característica de um software e pode ser utilizado em diversos tipos de sistemas. Nos RIs selecionados ele está disponível em 56 RIs. Dentre os sistemas que oferecem este tipo de serviço, foi observado que todos eles também utilizam o software DSpace. Portanto, assim como no caso anterior é possível concluir a relação entre o software utilizado e o oferecimento do serviço. No entanto, o RSS não foi identificado em todos os sistemas que utilizam o software, o que pode indicar que esta é um configuração possível dentre dos RIs que utilizam o DSpace, mas não é obrigatória.

A ligação com as redes sociais foi mensurada a partir da disponibilização de link, na página web do RI, para o acesso a alguma conta de rede social da instituição. Nestas condições, foram identificados somente 20 RIs. Em todos os casos as redes sociais mais utilizadas são o facebook e twitter.

Não foram localizados estudos que analisassem os impactos do uso do RSS e das redes sociais nos RIs, mas eles são ferramentas de comunicação amplamente utilizados e podem ser empregados para divulgação do conteúdo dos RIs. Entre as duas ferramentas o RSS é consideravelmente o mais utilizado, mais que o dobro. Uma das razões que pode explicar a preferência pelo RSS é que assim, como o serviço de alerta de inclusão de novos conteúdos, os seus feeds são gerados e enviados automaticamente para os usuários cadastrados. Já a interação com os usuários a partir das redes sociais demanda a elaboração de conteúdo e o gerenciamento dos sistemas de forma manual. Além disto, conforme já foi discutido, o software utilizado pelo RI pode favorecer em maior ou menor medida o oferecimento de algum destes serviços.

Estatísticas

As estatísticas sobre os documentos depositados é um tipo de informação que pode ser utilizada para o gerenciamento das coleções e para a divulgação e marketing dos próprios RIs. Elas também podem ser utilizadas como prova da ampliação da visibilidade de determinado trabalho disponibilizado em acesso aberto por meio do repositório. Apesar das vantagens que podem ser geradas a partir das estatísticas, este tipo de serviço só é oferecido por 37 dos 84 RIs selecionados. Elas disponibilizam informações sobre a quantidade de acesso ao registro, download do documento e origem do acesso. Em cerca de metade dos 47 RIs classificados sem estatísticas foram localizados links para o acesso destas informações. No entanto ao tentar acessá-las é solicitada a identificação no sistema por meio de login e senha.

O serviço de estatística também pode variar a depender do software utilizado. Os dois softwares mais comuns na região, DSpace e Eprints, oferecem módulos para o

gerenciamento das estatísticas dentro dos RIs. No entanto, apenas 44% dos sistemas analisados ofereceram informações sobre as estatísticas de acesso e download dos documentos que disponibilizam. O resultado indica que apesar das estatísticas serem um serviço que pode ser oferecido a partir do software utilizado pelo RI, ele não tem sido configurado para esta finalidade, o que pode ser considerado como uma falha no desenvolvimento dos sistemas se considerado os seus benefícios e sua facilidade para implementação.

Referência virtual, com suporte via chat (RV).

O último serviço investigado foi a referência virtual, que consiste na disponibilização de suporte para o usuário mediante o uso de chat online. Devido a sua natureza, ele é característico de bibliotecas digitais, porém não é comum entre os RIs, que podem ser compreendidos como um tipo de biblioteca digital . Dentre todos os RIs da região apenas um dispunha deste serviço. O RI em questão é de origem colombiana e é o maior do país em termos de volume de documentos disponíveis.

Todos os resultados sobre a presença dos serviços descritos nos RIs podem ser observados no Gráfico 27.

Gráfico 27: Serviços de informação oferecidos pelos RIs da América Latina

Fonte: Elaboração própria