• Nenhum resultado encontrado

3. METODOLOGIA

3.2. DESENHO DA PESQUISA

3.2.2. MÉTODO DE COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizadas duas vertentes de investigação. A primeira delas é a teórica, que deu sustentação conceitual ao trabalho. A segunda relaciona-se com a análise dos RIs da América Latina que foi feita em dois níveis: mapeamento e caracterização dos sistemas e as relações destes com as políticas de acesso aberto das principais instituições financiadoras de pesquisa da região.

Perspectiva teórica

A perspectiva teórica do trabalho foi elaborada com base na literatura científica da área, por meio de uma pesquisa bibliográfica e da análise de documentos, a partir de pesquisa documental.

A abordagem teórica permitiu o cumprimento de um dos objetivos específicos do estudo, que é referente à definição dos conceitos fundamentais à pesquisa. A perspectiva foi importante em três aspectos de operacionalização do estudo:

1. apontar os parâmetros de avaliação de desenvolvimento do acesso aberto; 2. identificar o conjunto de critérios para a seleção dos RIs e as categorias para análise;

3. colocar em evidência a perspectiva latino-americana sobre os temas fundamentais à pesquisa.

A construção desta perspectiva teórica foi feita a partir do método de Revisão Sistematizada da Literatura (RSL). Este tipo de revisão de literatura, segundo Grant e Booth (2009), busca sintetizar evidências de outras pesquisas, podendo incluir ou não pesquisa abrangente e avaliação de qualidade. A apresentação de seus

autores apresentam a definição deste tipo de revisão de literatura em comparação com a Revisão Sistemática, apresentada no quadro a seguir (Quadro 3).

Quadro 3: Revisão Sistematizada da Literatura e Revisão Sistemática

Tipo Descrição Pesquisa Avaliação Síntese Análise

Revi s ão sis temát ica Avalia e sintetiza evidências de pesquisas, frequentemente aderindo aos pressupostos de uma revisão. Para pesquisas exaustivas e abrangentes. Avaliação de questões pode determinar a sua inclusão e a sua exclusão. Tipicamente narrativa com acompanhame nto tabular. O que é conhecido; recomendações para a prática. Recomendações para estudos futuros. Limitações. Revi s ão sis temat iz ad a Tentativa de incluir elementos de um processo de revisão sistemática, no entanto é mais curta. Tipicamente realizada como tarefa de estudantes de pós- graduação. Pode ou não incluir pesquisa abrangente. Pode ou não incluir avaliação de qualidade. Tipicamente narrativa com acompanhame nto tabular. O que é conhecido, incertezas; em torno de resultados; limitações da metodologia.

Fonte: Grant e Booth (2009), traduzido e com adaptações.

Para cada documento selecionado, tanto as declarações quanto os artigos científicos, foi aplicada uma ficha de análise como a apresentada a seguir (Quadro 4).

Quadro 4: Ficha de análise dos documentos para a RSL

Identificação: #nº

Autoria e/ou título: Origem da autoria: Data:

Tipo: Artigo (A) ou Declaração (D)

Local de publicação: Tema central: Elementos definidores acesso aberto: Elementos definidores da via verde: Características dos repositórios institucionais: Se relaciona com os textos:

Fonte: Elaboração própria

Ao final da RSL, os elementos levantados foram apresentados por meio de uma narrativa e uma tabela, que foi utilizada como instrumento para a seleção dos RIs que foram mapeados (objetivo específico 2), a definição das dimensões em que

(objetivo geral).

Análise descritiva

A segunda vertente da investigação diz respeito à análise dos sistemas propriamente ditos, na qual os dados foram coletados por meio de uma pesquisa de levantamento e pesquisa documental. Os sistemas em questão são os RIs da América Latina, que, uma vez mapeados, foram descritos. A descrição foi feita a partir das características identificadas na RSL. Estas características foram agrupadas em categorias para melhor sistematização da descrição e análise.

Além de analisar os RI como sistema, este trabalho investigou a existência de políticas de aceso aberto das agências de fomento a pesquisa que se relacionam com a existência dos RI. O interesse neste tipo de política é devido à relevância que elas podem ter tanto para a criação dos sistemas, quanto para garantir seu povoamento. Além disto, elas representam uma formalização do compromisso nacional ou institucional com as iniciativas de acesso aberto. Portanto, foi feito um levantamento das políticas das agências de fomento que dizem respeito à divulgação das publicações, fruto das pesquisas financiadas por elas.

O detalhamento dos procedimentos e estratégias utilizados para investigação desta dissertação foi sintetizado no Quadro 5.

Quadro 5: Metodologia da pesquisa

Objetivo específico Universo Amostra Fonte Método de coleta Método de

análise 1.  Identificar,  com  

base  na  literatura,  os   elementos  que   definem  o  acesso   aberto  e  os  RIs.

Declarações de acesso aberto e literatura científica sobre RIs.

Declarações de acesso aberto e artigos sobre RIs mais citados em bases de dados.

Publicações sobre o acesso aberto; artigos científicos sobre RIs, indexados nas bases de dados Google Scholar e Web of Knowledge.

Pesquisa documental e

Pesquisa bibliográfica. Revisão sistematizada da literatura.

2.  Mapear  os  RIs  da  

América  Latina. RIs da América Latina. 1. Website dos diretórios do: OpenDoar, ROAR, Red de Repositorios

Latinoamericanos, LA Referencia, SNRD, Colabora e Repositórios brasileiros.

1. Pesquisa documental (análise da página web e dos documentos dos diretórios e das redes regionais e nacionais); 2. Pesquisa de

levantamento (descrição quantitativa dos RIs da América Latina).

Análise descritiva.

3.  Caracterizar  os  RIs   da  América  Latina  a   partir  das  dimensões   definidas  com  o   auxilio  dos  resultados   da  RSL.

RIs da América Latina. Conjunto de

características dos RIs identificadas na RSL.

1. Página web dos RIs; 2. Documentação dos RIs; 3. Relatório do Validador Rcaap;

4. Relatório do Validator OAI- PMH.

Pesquisa documental (análise da página web dos RIs e dos relatórios dos validadores).

Análise descritiva.

4.  Identificação  de   políticas  nacionais  e   de  agências  de   fomento  a  pesquisa   latino  americanas  que   favorecem  o  acesso   aberto. Políticas de agências de fomento à pesquisa que estabeleçam formas de disseminação dos resultados de pesquisa financiadas. Políticas de agências de fomento à pesquisa registradas em diretórios e das instituições apontadas pela base de dados  “Políticas  CTI”  do   Ricyt.

1. Página web de diretórios de política de acesso aberto: Melibea, Sherpa/Juliet e RoarMap.

2. Página web das agências de fomento a pesquisa. 3. Questionário

Pesquisa documental e pesquisa de

levantamento (descrição quantitativa das políticas das agências de

fomento a pesquisa na América Latina).

Análise descritiva.

A necessidade da aplicação de diferentes estratégias para o levantamento de dados, bem como para suas análises, é decorrente da própria diversidade do corpus empírico que foi considerado na pesquisa. No entanto, o uso dos diferentes procedimentos, relaciona-se entre si de forma sistematizada a partir da abordagem dos métodos mistos, como demonstra a Figura 10 e descrito neste capítulo.

Figura 10: Projeto da pesquisa: características e procedimentos