• Nenhum resultado encontrado

Caraterização do contexto de estudo

No documento Atas ICICSE_IIIESE_Vol I (páginas 172-175)

Os jovens estudantes e as atividades de animação artística no concelho de Nelas

2. Caraterização do contexto de estudo

171

O município de Nelas, pertencente ao distrito de Viseu, localiza-se na região centro, mais precisamente na sub-região Dão Lafões. É uma região demarcada do queijo da Serra da Estrela e centro da região do vinho do Dão.

De acordo com os dados recentes dos censos de 2011, o concelho de Nelas tem cerca de 14 002 habitantes. À semelhança da realidade portuguesa, a população do concelho de Nelas encontra-se na encruzilhada entre um envelhecimento e despovoamento do interior e a concentração urbana nas sedes de concelho. Este dado pode ser explicado pelo facto de em Nelas se encontrarem os principais serviços e infraestruturas necessários à população e mais oportunidades de emprego.

Para além das várias infraestruturas existentes, este concelho regista um número considerável de coletividades culturais, sediadas, principalmente, na vila de Nelas e de Canas de Senhorim.

Essas coletividades são, sobretudo, de cariz recreativo e cultural. No entanto, podemos encontrar, distribuídas pelas freguesias do concelho, associações desportivas, religiosas, humanitárias e, também, coletividades mais direcionadas para a área artística. Neste âmbito, encontramos, mesmo que uma pequena minoria, alguns grupos de música, de teatro e de dança.

O concelho de Nelas é muito rico em termos de artesanato. É mais uma das apostas turísticas com sucesso. Temos, por exemplo, os Arraiolos, os Bordados e Rendas, o Ferro Forjado, as Bonecas de Pano, o Patchwork e a Latoaria.

Este município tem vindo a implementar alguma variedade de atividades culturais durante os últimos anos, entre as quais realçamos, principalmente, o Carnaval, a Semana do Município e a Feira do Vinho do Dão.

É neste contexto geográfico e cultural que as práticas culturais dos jovens têm lugar e que, após uma análise da realidade, servirá de palco à concretização de um projeto que procura responder às necessidades e expetativas dos jovens participantes.

3. Metodologia

3.1. Problema e objetivos

Para encontrar respostas para o delinear de um projeto devidamente fundamentado, enunciámos a seguinte questão:

- “Face à dinâmica artística e cultural existente no concelho de Nelas, qual a necessidade sentida pelos jovens estudantes, no sentido da implementação de atividades artísticas, para o seu desenvolvimento cultural e artístico?”

Tendo em conta o problema, definimos, como objetivo geral de investigação: analisar as dinâmicas culturais e artísticas existentes no concelho de Nelas para promover o acesso à arte pela comunidade juvenil estudante.

Em termos mais específicos pretendemos:

- Conhecer a realidade sociodemográfica dos jovens estudantes do concelho de Nelas;

- Identificar as principais atividades de lazer e práticas culturais do público-alvo; - Apurar os hábitos, as áreas de interesse e as necessidades culturais e artísticas dos jovens estudantes nelenses.

172

3.2. Tipo de estudo

Trata-se de um estudo descritivo simples, pois destina-se a caraterizar o fenómeno pelo qual alguém se interessa, visando discriminar agentes fundamentais ou conceitos que possam estar relacionados com o fenómeno em estudo (Fortin, 2003). É quantitativo, uma vez que é utilizado um processo de colheita de dados observáveis e mensuráveis, tendo como finalidade contribuir para o desenvolvimento e validação de conhecimentos e oferece a possibilidade de generalizar os resultados e de antever os acontecimentos.

3.3. População e amostra

Sendo a população alvo deste estudo a comunidade de jovens estudantes do concelho de Nelas, a amostra é constituída por estudantes dos 12 aos 18 anos de idade, da Escola Secundária de Nelas e da Escola C+S Eng.º Dionísio Augusto Cunha, pertencentes aos diferentes níveis de ensino, nomeadamente, do 7º ao 12º anos de escolaridade.

A amostra foi extraída da população estudantil do 3.º ciclo e ensino secundário, do concelho de Nelas, abrangendo a totalidade de escolas públicas existentes neste espaço geográfico. Esta resultou da aplicação da técnica de amostragem probabilística estratificada, procurando que os diversos subgrupos ou estratos, previamente identificados na população em estudo, estivessem representados na amostra (Carmo e Ferreira, 1998).

O número de questionários a ser aplicado foi determinado através da fórmula referida por Pinto (1990, p.149). Assim, para a população estimada de 510 alunos, foi calculada a dimensão da amostra de 220 sujeitos, que perfaz a totalidade dos jovens inquiridos.

3.4. Técnicas e instrumentos de recolha de dados

Os instrumentos de investigação, segundo Quivy e Campenhoudt (1992), são aqueles capazes de recolher a informação pretendida para um estudo. Face aos objetivos definidos, recorremos à pesquisa documental, às conversas informais com os jovens estudantes, em contexto escolar, e ao inquérito por questionário.

Procedemos à pesquisa da documentação relevante sobre o concelho de Nelas, nomeadamente, no que se refere à situação geográfica, população, coletividades e iniciativas culturais, etc., tendo como fontes os dados estatísticos do Instituto Nacional de Estatística, divulgados na internet e publicados em revistas do mesmo organismo e, também, dados da Câmara Municipal de Nelas, divulgados em agendas culturais, cartas educativas e planos de atividades.

Elaborámos um questionário subdividido em duas partes: a primeira visa caraterização sociodemográfica dos jovens estudantes; a segunda tem em vista a caraterização das atividades de lazer, práticas culturais e artísticas dos inquiridos. A opção por este instrumento prende-se com a possibilidade de uma maior sistematização dos dados e com a necessidade de recolha de um conjunto de informações que, pela sua diversidade e qualidade, ajudam a compreender a realidade sociocultural em estudo (Gil, 1999).

As conversas informais com os jovens estudantes permitiram obter informações mais concretas acerca das suas opiniões, preferências e necessidades, complementando os dados obtidos através do questionário.

173

No documento Atas ICICSE_IIIESE_Vol I (páginas 172-175)

Documentos relacionados