• Nenhum resultado encontrado

4 PERFIL FORMATIVO E PROFISSIONAL DOS PROFESSORES E GESTORES

4.2 Cargos e função na rede pública municipal de Rio Claro

Ao investigar a legislação municipal foi possível verificar que algumas políticas estão consonantes com as do âmbito federal, conforme a LDBEN 9394/96, especialmente, no artigo 67 e seus respectivos incisos, que estabelece a promoção e valorização dos profissionais da educação a partir dos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público. Desse modo, torna-se relevante saber como as admissões e atribuições são determinadas pelo município para a função de professor coordenador e para os cargos de diretor e professor.

Conforme o Estatuto do Magistério Municipal (RIO CLARO, 2007) o diretor de escola é o profissional que atua na gestão de processos administrativos e educacionais, tendo a função de dirigir, coordenar, supervisionar, planejar, organizar, cumprir, zelar e avaliar todas as atividades que ocorrem, de modo geral, na unidade escolar. O cargo exigea formação superior de licenciatura plena em Pedagogia ou outro de nível superior com pós-graduação “stricto

sensu” na área de Educação ou “lato sensu” em Educação, com experiência mínima de 5 (cinco)

anos na docência, sendo admitida às funções de suporte pedagógico na Educação Básica. O seu processo de admissão ocorre por meio de provas e títulos.

Nota-se o importante papel dado ao diretor de escola no gerenciamento e desenvolvimento escolar, tanto no aspecto administrativo quanto pedagógico. Para Lück (2009) o diretor assume o protagonismo da escola, com liderança que lhe cabe e com a responsabilidade da organização do trabalho de todos que nela atuam. Essa orientação, organizada pelo gestor, busca promover um ambiente de aprendizagens e formação dos alunos frentes aos desafios apresentados pela vida. Contudo, é necessário, ainda, para este profissional conhecer mais sobre os desafios exigidos pela sociedade a fim de compreendê-los, principalmente, os que envolvem aspectos relacionados à educação.

Nesse sentido, percebe-se, inicialmente, ser essencial ao gestor conceber o sentido da educação, os seus fundamentos, princípios, diretrizes e objetivos apontados nos estudos

educacionais, no campo de pesquisas e legislações pertinentes (LÜCK, 2009). Essas questões são fundamentais para o aprofundamento do conhecimento na área e suas reflexões e cabe ao diretor desenvolver uma cultura de trabalho que explore essas dimensões. Caso contrário “a ação do diretor escolar será tão limitada quão limitada for sua concepção sobre a educação, a gestão escolar e o seu papel profissional na liderança e organização da escola” (LÜCK, 2009, p. 15).

A função do professor do coordenador, segundo a Lei Complementar 059 de 2010, se caracteriza pela coordenação de atividades de “[...] planejamento, organização, coordenação, controle e avaliação da ação docente” (RIO CLARO, 2010). O seu papel se designa, essencialmente, na coordenação pedagógica da escola; assistir o diretor na coleta de dados a fim de sistematizar as informações; promover reuniões com corpo docente, desenvolver o diálogo com e entre os docentes; e colaborar no processo de integração de toda comunidade escolar.

O professor coordenador “tem a função mediadora de revelar/desvelar os significados das propostas curriculares” (PLACCO; ALMEIDA; SOUZA, 2011, p. 230). Essa visão possibilita o desenvolvimento dos professores, em relação aos seus próprios sentidos, e uma reflexão acerca da sua área de atuação e, de maneira peculiar, transforma essa aprendizagem em conhecimento adquirido pela própria experiência. Nesse aspecto, percebe-se a importância desse profissional em articular e mediar às relações interpessoais existentes de toda comunidade do colegiado e integralizar a harmonia do projeto institucional e escolar, a fim de transformar as condições pedagógicas e de ensino, por meio de um processo reflexivo e contínuo de formação docente (PLACCO; ALMEIDA; SOUZA, 2011).

A vaga para a função de professor coordenador no município contém três processos: inscrição, avaliação e apresentação do plano de trabalho e votação. O candidato, após a abertura do edital, precisa preencher alguns pré-requisitos no ato da inscrição. Necessita comprovar a formação em curso superior de licenciatura plena em Pedagogia ou formação em curso de outra área com pós-graduação “stricto sensu” na área de Educação; comprovar ser profissional do magistério estável no município, com, no mínimo, três anos de experiência e elaborar uma proposta de trabalho para uma comissão julgadora a fim de ser avaliada.

A primeira etapa desse processo se inicia logo após a confirmação da inscrição com leitura do plano de trabalho desenvolvido pelo candidato por uma comissão julgadora. Aprovado o plano, pela comissão, o candidato realiza uma apresentação discorrendo sobre sua trajetória profissional e os principais pontos do seu plano a ser desenvolvido na unidade escolar. Na terceira etapa o candidato faz uma nova apresentação para os professores na unidade escolar.

Encerrada a apresentação é realizado, na sequência, um processo de votação do plano. Conseguindo os votos necessários, o candidato se elege para a função de professor coordenador no período de dois anos.

Para o cargo de professor de educação básica I, a legislação municipal exige a formação em curso superior de graduação de licenciatura plena com habilitação específica em Pedagogia ou em Curso Normal Superior, admitida como formação mínima a obtida em Nível Médio na modalidade Normal, em consonância ao artigo 63 da LDBEN 9394/96. Sua admissão se dá por aprovação em concurso público de provas e títulos, tanto para os professores do Quadro I e Quadro II13. Contudo, há no município a possibilidade de contratação por meio do processo seletivo anual no qual os professores aprovados são chamados a compor o quadro do magistério durante o período de doze meses, conforme a demanda existente na cidade.

O campo de atuação desses profissionais se caracteriza na elaboração e no cumprimento da proposta pedagógica da escola; na execução de ações que permitam garantir a aprendizagem dos alunos; na elaboração de estratégias de recuperação de alunos com menor rendimento; e ministrar aulas a fim de possibilitar processo de ensino-aprendizagem (RIO CLARO, 2007).

Nota-se a importância do diretor, do professor coordenador e do docente em assumir seu papel para a plena harmonia do sistema educativo, pois cada um desempenha uma significativa função dentro da escola com sua respectiva singularidade que, no final, reflete na garantia da aprendizagem dos educandos.