• Nenhum resultado encontrado

2 AVALIAÇÃO MATEMÁTICA EM LARGA ESCALA: DESAFIOS E

3.3 Critério de escolha da unidade escolar

Após um recorte sobre a rede municipal de ensino de Rio Claro, no qual o pesquisador atua, chegou o momento de descrever o critério de escolha da escola estudada para o desenvolvimento na pesquisa que está sendo descrita.

Inicialmente pensou-se em utilizar todas as avaliações externas com a finalidade de analisar os dados para depois definir um critério de escolha. Dessa forma, realizou-se uma investigação sobre os tipos de avaliações de larga escala existentes no país. Assim, foi localizada, em âmbito estadual, a prova externa aplicada anualmente pelo governo do Estado de São Paulo, conhecida como Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). Essa avaliação é aplicada aos estudantes dos 3º, 5º, 7º, e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, sendo obrigatória para toda Rede de Ensino Estadual.

A rede de ensino não administrada pela Secretaria da Educação do Estado podem aderir à prova conforme o prescrito na resolução, com ônus de assumir os custos da sua aplicação. Ao investigar o município, notou-se que a Secretaria da Educação Municipal de Rio Claro, desde a sua criação, não aderiu à avaliação ficando de fora da participação os alunos do 3º e 5º anos das escolas municipais. Porém, as escolas estaduais do município que ofertam o Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio, que pertencem à Rede de Ensino Estadual, são obrigadas a participar do SARESP.

Foram realizadas pesquisas sobre as avaliações externas, no âmbito federal¸ e obteve-se o seguinte retorno: Provinha Brasil, Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), as avaliações do Programa Mais Alfabetização e Prova Brasil. A Provinha Brasil surgiu com objetivo de ser uma avaliação diagnóstica, averiguando as habilidades desenvolvidas pelos estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental. Essa avaliação era composta pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e era aplicada duas vezes ao ano. Ficava a critério de cada município fazer adesão à avaliação sem custos. A última aplicação ocorreu no ano de 2016.

Já Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), surgiu como instrumento de avaliação dos níveis de Alfabetização e Letramento em Língua Portuguesa e Alfabetização em Matemática de todos os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de produzir indicadores sobre o ensino. Foi aplicada nos anos de 2013, 2014 e, com sua última edição, 2016. Tanto a Provinha Brasil quanto a Prova ANA foram descontinuadas pelo governo federal, portanto, decidiu-se não optar pelas avaliações por não fornecerem dados mais atualizados sobre o ensino da Matemática.

O Programa Mais Alfabetização - instituído pela portaria nº 142/2018 do MEC - como o próprio nome diz é um programa voltado à alfabetização dos alunos e tem como objetivo central fortalecer e apoiar, técnica e financeiramente, as unidades escolares no processo de alfabetização, com foco nos estudantes do primeiro e segundo anos. Durante o exercício do programa três avaliações são aplicadas com o objetivo de primeiro diagnosticar o nível de alfabetização das crianças antes do início do programa; segundo avaliar percurso, ou seja, avaliar o avanço das crianças e o quanto conseguiram evoluir no seu processo de alfabetização; por último a somativa realizada após o término do programa para avaliar o trabalho de forma objetiva, considerando os resultados de cada turma.

A participação do Programa é voluntaria, mas precisa do consentimento da rede municipal de ensino através da assinatura do termo de compromisso pelo prefeito e pelo secretário municipal da educação, além da adesão das unidades escolares. Por não abranger todas as escolas do município escolheu-se por não utilizar, também, as avaliações desse programa.

Por fim, Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (Arensc), conhecida como Prova Brasil e, atualmente, recebe o nome de Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), tem como objetivo verificar a situação do sistema educacional brasileiro a partir do desempenho dos estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Essa avaliação iniciou-se em 2005 e vem ocorrendo bianualmente, sempre, nos anos ímpares. A prova Brasil foi escolhida para delimitar a escola a ser investigada, por ser um exame que avalia os alunos municipais do quinto ano nos conteúdos de Língua Portuguesa e, principalmente, Matemática, disciplina com a qual se relaciona com esta pesquisa.

Selecionada a avaliação como filtro para definir a escolha da escola a ser investigada. Foi verificada a necessidade de estabelecer critérios para justificar a sua seleção. Assim, optou- se por definir dois critérios: primeiro adotou-se o desempenho das escolas municipais que participaram das últimas três edições da Prova Brasil, nos anos de 2013, 2015 e 2017, cuja notas

em matemática representassem um valor crescente; segundo admitiu-se o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da cidade que não estivesse abaixo das projeções estabelecidas pelo MEC na edição de 2017.

A partir da análise desses dois critérios, foi organizada a Tabela 2, abaixo para melhor representar a escolha da unidade educacional.

Tabela 2 – Resultado da Prova Brasil em Matemática

E

sco

la

s Metas que foram

projetadas para o período

Notas do IDEB adquirida no período

Nota da Prova Brasil em Matemática adquirida no período

2013 2015 2017 2013 2015 2017 2013 2015 2017 1 6,2 6,5 6,7 7,5 7,5 7,5 268,53 269,90 270,87 2 6,1 6,3 6,5 6,0 6,6 7,2 219,63 237,40 248,05 3 6,0 6,2 6,4 6,3 6,6 7,1 237,64 250,12 257,92 4 5,7 6,0 6,2 5,6 6,3 6,6 213,70 232,31 241,60 5 4,9 5,1 5,4 6,0 6,3 6,5 227,54 232,42 233,00 Fonte: O autor (2019).

A tabela 2 mostra cinco escolas em ordem crescente a partir dos critérios estabelecidos na pesquisa, sendo a escola número 1 a selecionada para o estudo. Nota-se que a projeções esperada para a escola em 2017 (6,7) é menor que a nota adquirida no período (7,5). Essa visão permite concluir, de modo incipiente, que a escola demonstra boas práticas pedagógicas nas quais o aluno tem sido o grande beneficiado. Outro ponto que se evidencia para essa hipótese está relacionado à nota da Prova Brasil em Matemática, quando se observa, no intervalo de tempo (2013,2015 e 2015), a elevação da nota final dessa disciplina na avaliação externa. Contudo, entende-se que para validar essas afirmações é preciso aprofundar as análises a partir do conjunto de ações sistematizadas.