• Nenhum resultado encontrado

4 PERFIL FORMATIVO E PROFISSIONAL DOS PROFESSORES E GESTORES

5.2 Práticas declaradas dos gestores sobre o ensino de matemática: análise da

5.2.4 Desafios e possibilidades no ensino de matemática

Essa categoria procurou observar as declarações da equipe gestora em relação aos desafios e possibilidades enfrentados pela escola quanto ao ensino da Matemática, como isso afeta as práticas docentes e qual sua observação sobre esse processo?

Durante a entrevista a equipe gestora demonstrou entusiasmo em relação ao trabalho que vem sendo desempenhado por toda comunidade escolar e suas boas notas no IDEB corroboravam para isso. Porém, as profissionais não apresentaram a mesma disposição ao serem indagadas sobre os desafios da escola no ensino da Matemática, ao contrário, demonstraram muita preocupação, conforme o relato:

Esse ano nós estamos muito preocupados, um dos desafios do ensino- aprendizagem que até foi colocado, agora, no plano de coordenador e que a gente está enxergando nos últimos anos é que há uma grande rotatividade de professores (D, ENTREVISTA, 2019).

Como extraído nos trabalhos de Moreira (2018) e Carvalho (2019) a rotatividade influencia diretamente o desenvolvimento das práticas escolares. Quando menor for esse índice melhor será a integração do professor com toda a comunidade escolar e esse vínculo possibilita uma maior continuidade do trabalho pedagógico desses profissionais. Desse modo, entende-se que quando menor for à rotatividade docente mais favorável será seu alcance e isso é motivo de preocupação da equipe gestora.

Contudo, esse ano, segundo a equipe gestora tem sido atípico e a intensa movimentação de professores tem proporcionado certos problemas que acabam tomando parte do tempo desses profissionais, sobretudo, da professora coordenadora.

Todo novo professor que chega nós temos que apresentar PPP e falar como a escola funciona. Começar do zero! Só uma coordenadora dá conta de tudo isso? Tá certo que o grupo gestor está aqui, mas nós temos outros problemas para resolver. Mas, esse professor tem que entender como que a escola funciona (D, ENTREVISTA, 2019). Essa visão da diretora está associada a um problema vivenciado na prática. Uma professora da escola solicitou licença prêmio por 45 dias nos dois cargos, ambos na mesma escola e no mesmo ano, quinto, só que em período oposto, manhã e tarde. Vale reforçar que esse é um direito da professora e não se deseja aqui discutir isso, mas sim o seu desdobramento.

Segundo a diretora a sala da docente vai para escolha e, algumas vezes, o processo de seleção acaba demorando muito. Mas, para escola não é possível aguardar todo esse trâmite, e ficar sem professor, então para o preenchimento desta lacuna chama-se o professor eventual.

Nesse sentido, a gestora entende que todo esse processo prejudica a aprendizagem dos alunos, uma vez que:

Por mais que o professor eventual esteja preparado e aqui temos alguns eventuais meio fixos, quero dizer, quando digo fixo é que eles já conhecem a proposta da escola. Mas, não é mesma coisa que o professor da classe que está [com alunos] desde o início do ano. Então, ficam algumas lacunas e estou muito preocupada esse ano, bastante preocupada, mas a gente fez tudo o que podia (D, ENTREVISTA, 2019).

Outro desafio apontado pela equipe gestora está associado à inclusão. Esse problema foi citado por alguns professores nos questionários, conforme visto anteriormente. A escola tem recebido um grande número de crianças com laudo, mas não está preparada para recebê-lo, no entanto as recebem, argumenta a diretora (2019) e completa, há toda uma problemática nesse contexto, em primeiro lugar, os professores, muitas vezes, não estão preparados para lidar com certa síndrome uma vez que não tem conhecimento.

A inclusão, por exemplo, é um deles. Temos muitas crianças com muitas dificuldades e os agentes educacionais representam outro grau de dificuldade para nós que, às vezes, eles são “caçados a laços” para estar ali do lado da criança [...] Nem eles [professores e agentes educacionais] sabem as dificuldades o que aquela criança, de como trabalhar. Eles também precisam de formação (D, ENTREVISTA, 2019). Percebe-se na declaração da diretora a preocupação em relação à formação já que a maioria dos profissionais da escola não tem conhecimento nesta área. Segundo, há uma grande dificuldade de encontrar agentes educacionais para atuarem ao lado dessa criança. Esse tema é muito complexo e merece ser investigado com mais detalhe futuramente.

A partir das categorias resultantes das entrevistas foi possível triangular com os dados obtidos nos questionários e documentos oficiais, relacionando as práticas constituídas pela equipe gestora sobre o ensino de matemática. Para melhor organizar o trabalho foram criadas quatro categorias de práticas declaradas: formação continuada em matemática; Avaliação externa e prática docente em matemática e desafios e possibilidades no ensino da Matemática.

Na categoria formação continuada foi possível perceber que os gestores reconhecem a importância dessa ferramenta na escola, porém o movimento formativo da escola para essa área do conhecimento é incipiente e fragmentado. Na segunda categoria, avaliação externa, notou- se algumas práticas da equipe gestora que podem ser indicativo dos bons resultados da escola na Prova Brasil. Uma delas acontece no início do ano com o planejamento anual a partir das discussões dos resultados da Prova Brasil na qual são apontadas as principais dificuldades da escola. O segundo ponto observado se refere aos simulados prática desenvolvida pela escola para que os alunos tenha conhecimento dessa avaliação e também para ajudar a identificar as possíveis dificuldades.

Foi possível identificar na terceira categoria quatro práticas declaradas pelos gestores: desenvolvimento da atividade do xadrez, acompanhamento do desenvolvimento da aprendizagem da sala/turma pela professora coordenadora possibilitando uma organização e distribuição para o próximo ano letivo colocando os professores mais experientes nas salas que apresentarem maior dificuldade de aprendizagem, aquisição e manutenção dos materiais didáticos para uso docente e a parceria com a família. Também, pode-se destacar duas práticas declaradas dos professores reconhecidas pelos gestores: o planejamento das atividades semanal docente e o desenvolvimento de atividades voltado ao raciocínio lógico.

Percebe-se que essas práticas declaradas ou evidenciadas pelos gestores contribuem para o desenvolvimento do ensino de matemática na escola e, de certo modo, influencia o resultado da Prova Brasil.

6 PRÁTICAS DECLARADAS DOS PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE