• Nenhum resultado encontrado

3 ESTUDOS DE CASO

3.3 CASA RONALD MCDONALD EM GLASGOW KEPPIE

A nova casa de Ronald McDonald (Figura 34), desenhada pelo estúdio de arquitetura do Reino Unido, Keppie, abriu suas portas no campus sul do complexo de Hospitais de Glasgow.

Figura 34 - Pátios externos Casa Ronald McDonald em Glasgow.

Fonte:https://www.dezeen.com/2015/07/05/gables-and-courtyards-help-childrens-hospital-building-by- keppie-appear-more-welcoming/

3.3.1 Aspectos contextuais

Originalmente, esta Casa abriu em 6 de março de 1996 para servir o Hospital Real para Crianças Doentes (conhecido afetuosamente como "Yorkhill") em Glasgow. Esta foi a terceira Casa Ronald McDonald a abrir no Reino Unido. Nos seus 19 anos em Yorkhill, a Casa recebeu mais de 10.000 famílias através de suas portas.

O Hospital Infantil mudou-se para um novo local e, por isso, o Charity decidiu também se mudar, para garantir que a Casa Ronald McDonald ainda pudesse fornecer o apoio necessário às famílias com crianças que estão sendo tratadas no

60

hospital. A casa, inaugurada em junho de 2015, fica nos jardins do Royal Hospital for Children, em Glasgow, e fica a poucos minutos a pé das enfermarias.

O hospital infantil tem 244 leitos pediátricos e oferece um grande número de serviços especializados para o oeste da Escócia e para a população mais ampla da Escócia. Os serviços especializados incluem: oncologia, cardiologia e cirurgia cardíaca, transplante renal e de medula óssea. Para vários desses serviços, o hospital infantil é reconhecido como o único fornecedor na Escócia.

O hospital foi projetado em torno das necessidades das crianças e possui um cinema - o Medicinema, paredes de atividades interativas, áreas de lazer internas e externas e um jardim na cobertura.

Figura 35- Localização da Casa Ronald McDonald em Glasglow. Fonte: Google Earth, 2018 (com complementações da autora).

Situado em uma esquina proeminente dentro do campus do hospital (Figura 35), a Casa Ronald McDonald é um o edifício acolhedor, bem iluminado e bem ventilado, oferece às famílias a oportunidade de afastar-se do entorno hospitalar. A fachada industrial localiza-se em frente a concorrida Govan Road e faz referência a

61

forte herança da construção naval da área, protegendo o edifício do ruído do tráfego e do entorno institucional do complexo.

3.3.2 Aspectos funcionais

A obra de 3,4 milhões de libras, que abriga o espaço independente de caridade "Ronald McDonald House Glasgow" (Figura 36), oferece serviços gratuitos e alojamento para as famílias das crianças doentes de toda a Escócia, que estão sendo tratadas no Hospital adjacente "Royal Hospital for Sick Children".

Figura 36 - Fachada Casa Ronald McDonald em Glasgow. Fonte: https://www.archdaily.com.br.

A Casa Ronald McDonald foi concebida como uma "casa longe de casa", proporcionando abrigo e conforto para as famílias de crianças doentes que são tratadas no Royal Hospital for Sick Children adjacente. Espaços tranquilos e cheios de luz fluem por todo o edifício.

Aninhados atrás do edifício há uma série de pátios semi-fechados com um oásis de árvores, arbustos e plantas que proporcionam espaços relaxantes ao ar livre para os residentes (Figura 37).

62

Figura 37 - Pátios Semi-fechados Casa Ronald McDonald em Glasgow. Fonte: https://www.archdaily.com.br.

A Casa Ronald McDonald tem 30 quartos com casa de banho privativa, cada um com um telefone diretamente ligado à ala da criança, pode-se destacar o cuidado ao dispor a porta dos quartos de um lado do corredor desalinhada aos quartos do lado oposto do corredor, trazendo maior privacidade. No pavimento térreo (Figura 38), estão dispostos 16 quartos, uma área de jogos infantis, salas de reuniões, sala de estar, lavanderia, áreas de serviço, depósitos,

Figura 38 - Setorização Casa Ronald McDonald em Glasglow – Térreo. Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/office/keppie, edição autoral.

63

A casa também tem áreas comuns que as famílias podem relaxar, incluindo uma grande cozinha de plano aberto, sala de jantar, que possibilita que todos possam jantar juntos como uma família.

Figura 39 - Setorização Casa Ronald McDonald em Glasglow - Primeiro Pavimento. Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/office/keppie, edição autoral.

No primeiro pavimento (Figura 39) existem 14 quartos, cada um com um banheiro privativo. Além disso, a partir da escada de acesso principal, pode-se visualizar o andar térreo.

3.3.3 Aspectos ambientais

O corte (Figura 40) mostra os ambientes da Casa Ronald McDonald em Glasgow, e a incidência do sol no decorrer do dia sobre os ambientes. A edificação apresenta pé direito duplo, com mezanino e na porção posterior dois andares.

64

Figura 40 - Corte Casa Ronald McDonald em Glasglow - Raios de Sol. Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/office/keppie, edição autoral.

Ainda sobre a Figura 40 podemos perceber também que na fachada leste onde nasce o sol das 8 horas às 9 horas o raio solar atinge uma parte dos dormitórios, já das 10 horas às 11 horas como as janelas dos dormitórios são sobrepostas por alvenaria que funciona como brise protegendo do sol os dormitórios que ficam na parte oeste.

65

Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/office/keppie, edição autoral.

Na Planta Baixa do Térreo e do Primeiro Pavimento (Figura 41) em laranja é demonstrado o cruzamento de dois eixos centrais de circulação, o que resulta na aproximação das pessoas nas áreas de convivência e traz privacidade para as áreas íntimas, como os dormitórios. O eixo horizontal permite circulação para: a entrada, a sala de estar, a cozinha, o sanitário, os dormitórios, área de recreação infantil e a escada que permite o acesso ao primeiro pavimento, enquanto o eixo vertical leva aos sanitários e dormitórios. As flechas azuis indicam a direção predominante dos ventos que vem do oeste para leste, que traz ar quente e úmido do Atlântico. Essa informação possibilitou aos arquitetos realizar um projeto com ventilação e iluminação natural que é uma técnica bioclimática, eficiente na melhoria do conforto térmico.

3.3.4 Aspectos construtivos e plásticos

O prédio de 1.940 m² é composto de três volumes tradicionais de tijolo com coberturas inclinadas, conectados por aberturas envidraçadas que distinguem a entrada principal. Uma sensação tranquila e doméstica foi criada pelo fato de considerar cuidadosamente as massas e o uso do tijolo branco rústico. Os espaços interiores foram feitos com materiais de alta qualidade, acabamentos e acessórios (Figura 42).

66

Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/office/keppie

As coberturas (Figura 43) seguem a linha externa do teto para proporcionar um diferencial aos espaços comuns como a sala de estar, cozinha e área de jogos infantis.

Figura 43 - Coberturas Casa Ronald McDonald em Glasgow. Fonte: https://wienerberger.co.uk/en/product-search/marziale

O ambiente interior (Figura 44) foi projetado para dar continuidade à sensação simples e confortável do edifício, com materiais de qualidade, detalhamento preciso e uma palheta discreta que gera uma sensação de coesão. Os arquitetos também deram especial atenção à ocultação de serviços e integração de iluminação, de modo a não perturbar as superfícies.

67

Fonte: https://www.archdaily.com.br.

Esta atenção aos detalhes se estende aos espaços ao ar livre, que também foram projetados por Keppie para alcançar a continuidade entre os ambientes interno e externo.

3.5 CASA RONALD MCDONALD EM GUAYAQUIL - JANNINA CABAL E

ARQUITETOS

A Casa Ronald McDonald em Guayaquil, é a primeira no Equador, é um projeto da Ronald McDonald House Foundation Equador, oferece acomodação gratuita para famílias de baixa renda que precisam viajar para a cidade de Guayaquil para que seus filhos recebam tratamento médico para o câncer.

Figura 45 - Fachada da Casa Ronald McDonald em Guayaquil. Fonte: https://www.archdaily.com.br

3.5.1 Aspectos Contextuais

A Casa Ronald McDonald em Guayaquil, Equador, localiza-se em um terreno próximo ao Hospital Solca - Sociedade de Luta Contra o Câncer (Figura 46). Está implantado em um terreno retangular de 900 m². Como uma área de construída de 1.243 m².

68

Figura 46 - Localização da Casa Ronald McDonald em Guayaquil. Fonte: Google Earth, 2018 (com complementações da autora). 3.5.2 Aspectos Funcionais

Com capacidade para 70 pessoas, em seus dois níveis possui 18 quartos, sala de entretenimento, área de informática, sala de jantar, cozinha, área de serviço, banheiros com chuveiros, escritório, sala de reuniões, depósitos, um altar, jardins e um pátio interno, que podem ser vistos na Figura 47 e 48.

69

Figura 47 - Planta do Térreo da Casa Ronald McDonald em Guayaquil. Fonte: https://www.archdaily.mx (Edição autoral).

Para a realização desse projeto levou-se em consideração duas limitações do local de implantação. Primeiramente, o terreno está em uma área que não tem parques e árvores próximos. Em segundo lugar, devido ao programa arquitetônico, o

70

local revela-se pequeno, com pouca permeabilidade e um ambiente denso e invasivo, o que poderia resultar em falta de luz no prédio.

Figura 48 - Planta Primeiro Pavimento da Casa Ronald McDonald em Guayaquil. Fonte: www.archdaily.mx (Edição autoral).

Considerando essa falta de áreas verdes e muita densidade em seu entorno, foi projetada uma estrutura em forma de "O", que resulta num grande pátio central

71

com árvores e atinge uma casa que produz um ambiente cercado pela natureza (Figura 49). O resultado é: "uma casa para dentro". Este esquema facilitou o acesso de luz natural, ventos e permitiu excelentes vistas no coração da casa (Figura 50).

Figura 49 - Pátio Central da Casa Ronald McDonald em Guayaquil. Fonte: www.archdaily.mx

Figura 50 - Pátio Central com vista para a cozinha e sala de jantar - Casa Ronald McDonald Guayaquil.

Fonte: www.archdaily.mx 3.5.3 Aspectos Ambientais

No entanto, para otimizar a entrada de luz natural, foi decidido, no piso térreo, que existem poucas paredes de concreto com a maioria das janelas de correr do chão ao teto, tanto para o pátio central e outros pátios laterais e para a entrada principal. No andar superior, os quartos foram localizados em direção ao centro, com

72

janelas para varandas, criando uma circulação perimetral também cercada por janelas, como pode ser visto na Figura 51.

Figura 51 - Axonométrica destacando o pátio central - Casa Ronald McDonald Guayaquil. Fonte: www.archdaily.mx, edição autoral.

E no telhado do pátio central foram localizadas claraboias (Figura 52) com formas geométricas. Conseguiu-se que todas as áreas da casa estivessem sombreadas e iluminadas, além de possuir bons recursos visuais.

Figura 52 - Claraboias Pátio Central - Casa Ronald McDonald Guayaquil. Fonte: www.archdaily.mx

73

Quanto ao gerenciamento de espaço, o edifício está aberto a todos os públicos, logo a organização do espaço é muito complexa. Cada planta é entendida como uma única unidade com um uso específico. As áreas sociais, recreativas, de recolhimento e de serviço no primeiro nível, enquanto os quartos com banheiros que são áreas de descanso estão no segundo nível. No corte AA e BB, (Figura 53), podemos notar também o uso de cores em áreas específicas do projeto.

Figura 53 - Corte AA e BB da Casa Ronald McDonald Guayaquil. Fonte: www.archdaily.mx

Em ambos os níveis, a rota e os principais visuais estão ao redor do pátio interno. Assim que você entra na recepção, você pode ver os dois jardins que atravessam a casa, um é o pátio central e o outro um jardim no final da sala de jantar, ambos marcados por um eixo central no chão de madeira (Figura 54).

Há um pequeno altar (Figura 55) que também se abre para outro jardim como uma área de reunião, a mesma que é vista quando a rampa sobe ou desce, e as outras áreas como a cozinha, os quartos e a maioria dos quartos e corredores estão localizados olhando para o pátio.

74

Figura 54 - Axonométrica destacando o Eixo Central em Madeira - Casa Ronald McDonald Guayaquil. Fonte: www.archdaily.mx, edição autoral.

Figura 55 - Altar Casa Ronald McDonald Guayaquil. Fonte:www.archdaily.mx

3.5.4 Aspectos construtivos e plásticos

O programa se originou com o intuito de oferecer aos pacientes em tratamento "uma casa longe de casa" como objetivo principal, proporcionar às

75

crianças e suas famílias um lugar onde elas se sintam em suas próprias casas. A casa é ao mesmo tempo um abrigo para crianças e uma casa onde os jovens se sentem bem-vindos, tranquilos e confortáveis.

Com tudo isso em mente, a casa foi projetada para que cada andar tenha áreas onde as necessidades de todas as crianças, desde as horas de silêncio até as horas de atividades ou lazer, sejam respeitadas.

Quanto ao espaço interior e a escolha de materiais, os autores do projeto levaram em consideração o conforto e estado de espírito das crianças. Portanto, o uso de cores e materiais desempenhou um fator importante, permitindo a criação de um interior poético e divertido, com uma rampa vermelha (Figura 56) para destacar um importante ponto focal da casa, uma escadaria principal em verde e varandas e portas da sala em cores sortidas.

Figura 56 - Rampa Casa Ronald McDonald Guayaquil. Fonte: www.archdaily.mx

Para manter a sensação de aconchego durante todo o projeto, optou-se por usar madeira, nos móveis, em certos pisos e paredes de fachadas (Figura 57). No interior, as cores contrastam com paredes brancas e pisos cinzentos.

76

Figura 57 57 - Recepção Casa Ronald McDonald Guayaquil. Fonte: www.archdaily.mx

As paredes da fachada (Figura 58) são cobertas com alucobond amarelo e outras com tinta elastomérica de concreto cinza, os cubos que emolduram as janelas são feitos de porcelana tipo madeira, enquanto os perfis metálicos e vigas são pretos.

Figura 58 - Elevações Casa Ronald McDonald Guayaquil. Fonte: www.archdaily.mx.

Os elementos exteriores utilizados são de fácil manutenção e limpeza automática e não mudam de cor ao longo do tempo, mantendo a sua aparência original.

77