• Nenhum resultado encontrado

DIREÇÃO PARTIDÁRIA E CONTROLE DAS REGRAS ORGANIZATIVAS 1 Introdução

3. Coalizão dominante e direção partidária

3.3 Classificação das modificações no estatuto

A classificação dos artigos modificados por assuntos permite averiguar o tipo de mudanças no período de estudo. Possibilita identificar também quais são as temáticas principais que sofreram alterações no estatuto. Nesse sentido, é possível chegar a conclusões enquanto aos focos principais de mudança no período de estudo26. A investigação identificou 6 grandes temáticas que concentraram as modificações do estatuto do PLN: Recursos/Patrimônio do partido; Sanções aos membros; Participação da mulher; Candidaturas; Estrutura Organizacional e Outros (Para saber sobre as modificações identificadas, ver no decorrer do texto o item 3.4 Principais temáticas de mudança).

No caso da temática Recursos/Patrimônio do Partido, as modificações dos artigos pertencem ao capitulo V do Estatuto “Das Finanças”. Basicamente explica a distribuição das contribuições na       

26 Destaca-se para efeitos deste estudo que, desde 1990 o sistema eleitoral costarriquenho experimenta mudanças,

principalmente nos temas de financiamento dos partidos políticos, democratização das estruturas internas e funcionamento dos partidos políticos, a garantia da não discriminação de sexo, garantia da representação das minorias e a reeleição presidencial não consecutiva. Essas temáticas impactam diretamente sobre os partidos políticos devido ao caráter supranacional das leis eleitorais -Constituição Política e o Código Eleitoral-, supondo um desafio para as estruturas em envolver estas novas medidas na organização partidária (ALFARO, 2001; VARGAS, 2004).

organização do partido. Também indica porcentagens de investimento para formação e capacitação política; assim como questões específicas sobre as funções do tesoureiro e a legalidade das contribuições.

Em Sanções aos membros, os artigos pertencem ao capítulo IX “Tribunal de Ética e Disciplina”. Indica os casos em que um membro do partido pode ser destituído, assim como o procedimento pelo qual o membro do partido, uma vez julgado, pode fazer sua defesa. A classificação Participação da

mulher contém modificações nos artigos do capitulo XIII “Dos órgãos consultivos”. Propõe os

objetivos para garantir uma inclusão real da mulher nos diferentes instrumentos de decisão do partido. Também procura uma participação livre, aberta e representativa das mulheres nas candidaturas em todos os processos eleitorais internos, expondo o procedimento para assegurar posições das mulheres dentro do partido.

Na temática Candidaturas se identificaram um total de 11 artigos que sofreram 32 modificações no período de estudo, sendo a segunda categoria com mais modificações. Os artigos pertencem a 5 capítulos diferentes do estatuto: “Funcionários do Partido”, “Organização Nacional”, “Calendário dos processos eleitorais”, “Das Tendências”, e “Tribunal de Eleições Internas”. Basicamente, se incluem temas sobre os requisitos para ser candidato em cargos de eleição popular e para cargos dentro do partido. Também indica os mecanismos de votação, as porcentagens para ser eleito, os procedimentos, a metodologia e direitos e deveres dos candidatos, assim como das suas tendências. Ao mesmo tempo define as datas para a comemoração das eleições, nos diferentes níveis de direção do partido, assim como a segurança jurídica desses processos eleitorais.

A maior categoria identificada é a relativa à Estrutura Organizacional. Foram 33 artigos que sofreram um total de 83 modificações. Isto significa que, as modificações desta categoria representam 62% das modificações totais do estatuto no período de estudo. Portanto, a estrutura organizacional do partido foi a matéria com mais modificações, reafirmando os postulados que indicam que a organização interna é um fator fundamental para o funcionamento dos partidos políticos (BRAGA e BORGES, 2008). Estes 33 artigos identificados pertencem aos capítulos: “Estrutura do Partido: níveis de direção”, “Organização Nacional”, “Calendário dos processos eleitorais”, “Das tendências”, “Tribunal de ética e disciplina”, “Tribunal de alçada”, “Tribunal de eleições internas”, e “Órgãos consultivos”. A estrutura de poder procura ordenar os processos de tomada de decisão enquanto as candidaturas, mas principalmente organiza o partido segundo os órgãos, hierarquias, níveis de direção, funções e atribuições dos instrumentos do partido.

Para fins analíticos foram criadas as categorias Estrutura Organizacional e Candidaturas, para diferenciar e enxergar com mais detalhe o estilo das modificações. É impossível omitir que existe uma vinculação estratégica entre estas categorias: uma define quem vota (Estrutura Organizacional), e a outra define o perfil de quem pode receber esses votos, assim como o mecanismo de eleição (Candidaturas).

Por último, na categoria “Outros”, foram identificadas 5 mudanças que versam sobre temáticas como endereço físico da sede central do partido, mecanismos para convocatória de assembleias e procedimentos para mudar datas de convocatória.

Gráfico 1.

Numero de modificações no estatuto segundo classificação

Fonte: Elaboração própria com base no estatuto do PLN.

O gráfico anterior evidencia que, sendo a estrutura organizacional a temática com maior numero de modificações, é fundamental conhecer os detalhes dessas mudanças. A estrutura organizacional do partido está dividida em 4 grandes níveis de direção: a Nacional, a Distrital/Cantonal, a Setorial e Movimentos. O Gráfico 2 indica que, do total das 83 modificações, a grande maioria foi feita no nível nacional. 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 6 4 3 5 32 83 Recursos/Património do  Partido Sanções aos membros Participaçao da Mulher Outros Candidaturas Estrutura organizacional

Gráfico 2

Numero de modificações segundo estrutura organizacional

Fonte: Elaboração própria com base no estatuto do PLN.

Sobre a estrutura organizacional nacional, o capitulo VI do estatuto “A organização nacional”, detalha cada um dos órgãos, funções, atribuições e conformações desta estrutura. O artigo 63 indica:

Art. 63: São órgãos nacionais os seguintes: a) o Congresso Nacional; b) a Assembleia Nacional; c) o Comitê Executivo Superior Nacional; d) o Órgão Consultivo Nacional (Assembleia Plenária); e) o Diretório Político Nacional; f) o Secretariado Executivo; g) o Tribunal de Ética e Disciplina; h) o Tribunal de Eleições Internas; i) o Tribunal de Alçada; e j) os Foros. (Estatuto atual do PLN).

Segundo, cada um dos órgãos da estrutura nacional -seguindo a hierarquia interna-, a contabilização das modificações foi a seguinte: O Congresso Nacional (CN) 4 modificações; a Assembleia Nacional (AN) 9; o Comitê Executivo Nacional (CEN) 7; a Assembleia Plenária (AP) 17; o Diretório Político (DP) 4; e por último os Tribunais (incluem Ética e Disciplina, Interno de Eleições e Alçada) que obtiverem 13 modificações. Portanto, a Assembleia Plenária (também conhecido como Órgão Consultivo Nacional OCN), assim como os Tribunais, sofreram a maior quantidade de modificações.

No caso das modificações na Assembleia Plenária (AP), se incluem mudanças nas funções e integração do Órgão Consultivo Cantonal, e do Órgão Consultivo Nacional. Nesse sentido, se destacam entre as funções desta assembleia, a eleição de 4 candidatos nacionais a deputado, que ocuparão os primeiros 4 lugares da província de San José -capital da Costa Rica. Poderia se inferir que as

0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 Estrutura Organizacional 58 19 5 1 Movimentos Setorial Distrital/Cantonal Nacional

mudanças na conformação deste órgão têm uma conexão direta com a possibilidade de ter maior influência e controle na escolha das 4 candidaturas a deputado nacional27.

No caso dos Tribunais, as principais alterações se apresentam na integração e conformação; sendo os Tribunais mecanismos de fiscalização da conduta dos membros e das eleições internas, parece conveniente para a direção partidária ter certeza dos membros que integrariam esses organismos. Nesse sentido, Sánchez (2007b) explica que no caso do PLN, desenvolveu uma complexa estrutura permanente dirigida por uma Assembleia Nacional e um Comitê Executivo de três membros (Presidente, Secretário e Tesoureiro). Além disso, estabeleceu políticas e uma variedade de organizações como os movimentos de jovens e mulheres.

A Tabela 5 apresenta todos os artigos que tiveram 3 ou mais modificações no período de estudo, classificando-os e vinculando-os com o presidente do CNE no seu respectivo mandato. Além dos órgãos anteriormente mencionados, se podem encontrar nesta tabela, as modificações no Congresso Nacional, que é o órgão superior do partido em matéria ideológica e programática. Sua integração é ampla e sofreu muitas modificações ao longo do período de estudo; especificamente o artigo 67, que trata da conformação do Congresso, mudou em 4 ocasiões. Caso similar acontece com a Assembleia Nacional; o órgão de máxima hierarquia dentro do partido mudou sua integração e suas funções 4 vezes em 1997 e outras 4 vezes em 2005.

Outro aspecto que chama atenção no caso da classificação Candidaturas é que os artigos que tratam sobre o mecanismo de votação foram os que sofreram mais transformações. Tudo relativo ao método de eleição, tanto do candidato à presidência da república, assim como os candidatos a deputado e cargos eletivos no nível municipal concentraram a maior quantidade de modificações.

Também se pode considerar que o estatuto teve mudanças na estrutura organizacional distrital/cantonal. Como anteriormente explicou Sánchez (2007b), a organização no nível local adquire grande relevância, devido ao fato de que as organizações locais demonstraram ser capazes de mobilizar um grande número de eleitores, se mostrando como um fator crucial para a vitória eleitoral. Ressalta-se o caso do artigo 101, que estipula a data e o numero de delegados das assembleias distritales. O distrito é a menor divisão político-administrativa em matéria eleitoral.

      

27 Nesse sentido, é necessário ter em consideração que o sistema parlamentar costarriquenho é unicameral, com uma

representação nacional de 57 deputados, os quais são escolhidos segundo as 7 provincias que conformam a divisão político- administrativa do país. Caso de San José, a capital da Costa Rica, tem uma representação de 20 deputados. Isto indicaria que, a possibilidade de colocar 4 candidatos no primeiro lugar da lista, asseguraria certo controle das linhas de autoridade do partido -e eventualmente do Executivo- na arena parlamentar.

Tabela 5.

Classificação e modificações dos artigos, segundo período do presidente do partido (1996-2010) RAM SPS MH AGR

MS FAP

Art Classificação 1996 1997 1998* 1999 2000 2001 2002* 2003 2004 2005 2006* 2007 2008 2009 2010* Total

163 AP/OCN 1 2 1 1 1 6 166 AP/OCN 2 1 1 1 5 167 AP/OCN 1 1 1 1 4 72 AN 2 2 4 73 AN 2 2 4 79 CEN 1 1 1 1 1 5 67 CN 1 1 1 1 4 145 TA 1 1 1 1 4 149 TEI 1 1 1 3 122 Trib. Ética 1 1 1 3 76 Diretório Pol. 2 1 3 110 Outros 1 1 1 3 14 Requisitos 1 1 1 1 4 84 Direito/voto 2 1 1 4 154 Seguridade eleições 2 2 4 85 Mecanismo de eleição 1 2 1 4 109 1 2 1 4 83 2 1 3 86 2 1 3 108 Candidatos 1 1 1 3 101 AD 1 2 1 1 1 6 103 AC 1 1 1 1 4 32 AC 2 1 3 104 AP 1 1 2 54 Recursos 1 1 2 4

* No ano de 1998 e 2002, o PLN perdeu as eleições nacionais. No entanto, ganha as eleições nacionais de 2006 e 2010.

Classificação

Estrutura Organizacional Nacional

Candidaturas Estrutura Organizacional

Distrital/Cantonal

Recursos/Patrimônio

AP/OCN: Assembleia Plenária ou Órgão Consultivo Nacional; AN: Assembleia Nacional; CEN: Comitê Executivo;

Nacional; CN: Congresso Nacional; TA: Tribunal de Alçada; TEI: Tribunal de Eleições Internas; AD: Assembleia Distrital;

AC: Assembleia Cantonal; AP: Assembleia Provincial