• Nenhum resultado encontrado

3 MÉTODO

3.2 COLETA DE DADOS

A técnica de coleta de dados utilizada na pesquisa trata-se de uma survey. Dessa forma, foi aplicado um questionário (Apêndice A) desenvolvido com base na literatura sobre redes interorganizacionais, recursos estratégicos, desempenho e inovação.

As variáveis recursos físicos, recursos financeiros, recursos organizacionais, recursos humanos, recursos reputacionais, desempenho e inovação, foram mensuradas com base em uma escala intervalar do tipo Likert de sete pontos, variando de 1 (discordo totalmente) a 7 (concordo totalmente), que avaliava o grau de concordância com as afirmações.

O questionário foi, primeiramente, submetido a avaliação de três experts2 nos temas redes interorganizacionais, recursos estratégicos, inovação e método de pesquisa survey. Após a avaliação dos especialistas, o questionário foi submetido a um pré-teste a cinco empresas da amostra. No pré-teste foram verificadas a clareza das questões, se a interpretação dada pelo respondente a questão correspondia ao significado pretendido da pesquisa e a confirmação do tempo necessário para o preenchimento do questionário. Como não houve necessidade de adequação das questões, deu-se continuidade ao processo de pesquisa.

2 Dr. Kenny Basso, Professor do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade Meridional IMED (PPGA/IMED). Dr. Julio Cesar Ferro de Guimarães, Professor do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade Meridional IMED (PPGA/IMED). Dr. Claudionor Guedes Laimer, Professor do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade Meridional IMED (PPGA/IMED).

Para cada tipo de rede foram utilizados questionários diferentes, substituindo-se o termo ‘rede’ por ‘franquia’ para as redes de franquias, e por ‘setor’ para os aglomerados produtivos locais. No Quadro 5 apresenta-se as variáveis estudadas e os respectivos autores nas quais estão embasadas.

Quadro 5 – Construtos e variáveis utilizados na elaboração do questionário

Variável Variáveis relacionadas Autores

Caracterização da empresa

Tipo de rede

Elaborado pelo autor Idade da empresa na rede

Idade da empresa Segmento

Número de funcionários Faturamento (porte)

Recursos Físicos

Físico 1. A empresa tem facilidade na aquisição de máquinas e equipamentos por participar do(a) rede/franquia/setor

WERNERFELT, 1984; BARNEY, 1991; GRANT, 1991; COLLIS; MONTGOMERY, 1995; MILLER; SHAMSIE, 1996; HITT; IRELAND; HOSKISSON, 2011; BARNEY; HESTERLY, 2011; Físico 2. A empresa tem facilidade na aquisição de matérias-

primas, produtos e/ou mercadorias.

Físico 3. A empresa tem facilidade em melhorar a

infraestrutura física por participar do(a) rede/franquia/setor. Físico 4. A empresa tem facilidade na aquisição de softwares e hardwares por participar do(a) rede/franquia/setor.

Recursos Financeiros

Financeiro 1. A empresa tem facilidade na obtenção de empréstimos e/ou financiamentos por participar do(a)

rede/franquia/setor. WERNERFELT, 1984;

GRANT, 1991; HITT; IRELAND; HOSKISSON,

2011; BARNEY; HESTERLY, 2011; Financeiro 2. A empresa tem facilidade na obtenção de auxílio

dos órgãos governamentais por participar do(a) rede/franquia/setor.

Financeiro 3. A empresa obtém auxílio financeiro por participar do(a) rede/franquia/setor.

Recursos Organizacionais

Organizacional 1. A empresa tem auxílio das empresas do(a) rede/franquia/setor para melhoria de rotinas/

procedimentos/processos organizacionais. BARNEY, 1991; GRANT, 1991; HITT; IRELAND; HOSKISSON, 2011; BARNEY; HESTERLY, 2011 Organizacional 2. A empresa tem auxílio das empresas do(a)

rede/franquia/setor para o desenvolvimento das capacidades da empresa.

Organizacional 3. A empresa tem auxílio das empresas do(a) rede/franquia/setor para o planejamento estratégico.

Organizacional 4. A empresa tem auxílio das empresas do(a) rede/franquia/setor para o desenvolvimento de sistemas de controle e coordenação.

Organizacional 5. A empresa tem auxílio das empresas do(a) rede/franquia/setor na relação com o ambiente externo.

Continuação do Quadro 5 – Construtos e variáveis utilizados a elaboração do questionário

Recursos Humanos

Humano 1. A empresa tem acesso a mão de obra qualificada.

BARNEY, 1991; COLLIS; MONTGOMERY, 1995; HITT; IRELAND; HOSKISSON, 2011; BARNEY; HESTERLY, 2011; Humano 2. A empresa discute seus problemas com outras

empresas do(a) rede/franquia/setor

Humano 3. A empresa prefere contratar funcionários com experiência prévia em outras empresas do(a)

rede/franquia/setor

Humano 4. A empresa tem auxílio das empresas do(a) rede/franquia/setor para a participação dos funcionários em treinamentos e cursos.

Humano 5. A empresa tem auxílio das empresas do(a) rede/franquia/setor no desenvolvimento técnico dos funcionários.

Humano 6. A empresa tem auxílio das empresas do(a) rede/franquia/setor na formação de uma equipe multidisciplinar para o desenvolvimento e melhoria de processos, produtos ou serviços.

Recursos Reputacionais

Reputacional 1. Pertencer a(o) rede/franquia/setor traz visibilidade e prestígio para a empresa

BARNEY, 1991; GRANT, 1991; COLLIS; MONTGOMERY, 1995;

HITT; IRELAND; HOSKISSON, 2011 Reputacional 2. Pertencer a(o) rede/franquia/setor melhora a

reputação da marca da empresa.

Reputacional 3. Pertencer (o) rede/franquia/setor traz mais respeito para a empresa.

Reputacional 4. Pertencer (o) rede/franquia/setor traz mais confiança por parte de fornecedores, clientes e governo para a marca da empresa.

Reputacional 5. Pertencer (o) rede/franquia/setor melhora a percepção de qualidade da empresa pelo mercado.

Desempenho

Desempenho 1. A empresa teve aumento no faturamento nos últimos 3 anos (de 2012 a 2014).

VENKATRAMAN; RAMANUJAM, 1986; WANG; HAMED, 2007; WATSON, 2007; BRITO; BRITO; MORGANTI, 2009; GRONUM; VERREYNNE; KASTELLE, 2012 Desempenho 2. A empresa teve crescimento nas vendas nos

últimos 3 anos.

Desempenho 3. A empresa teve aumento nos lucros sobre as vendas nos últimos 3 anos.

Desempenho 4. A empresa teve aumento na produtividade nos últimos 3 anos.

Desempenho 5. A empresa teve aumento na rentabilidade nos últimos 3 anos.

Desempenho 6. A empresa teve redução dos custos nos últimos 3 anos.

Inovação

Inovação 1. A empresa desenvolveu novos produtos e/ou serviços nos últimos 3 anos.

SCHUMPETER, 1960; OCDE, 2005; TIDD; BESSANT; PAVITT, 2008; YANG; HSU, 2010; PINTEC,

2011 Inovação 2. A empresa melhorou significativamente seus

produtos e/ou serviços nos últimos 3 anos. Inovação 3. A empresa investiu em pesquisa e

desenvolvimento de produtos e processos nos últimos 3 anos. Inovação 4. A empresa desenvolveu novos métodos de produção e/ou processo nos últimos 3 anos.

Inovação 5. A empresa melhorou significativamente seus métodos de produção ou processos nos últimos 3 anos. Inovação 6. A empresa realizou contratação ou investimentos na qualificação de funcionários para as atividades de inovação nos últimos 3 anos.

A aplicação do questionário ocorreu no período de junho a setembro de 2015. A coleta foi realizada por três pesquisadores, os quais antes de iniciar a coleta, realizaram uma reunião de alinhamento para esclarecimento dos objetivos da pesquisa e das técnicas de aplicação. Na aplicação do questionário foram considerados sujeitos da pesquisa (respondentes) os profissionais-chaves no corpo de gestores das empresas, tais que: coordenadores, gerentes e diretores de cada empresa.

A coleta de dados foi realizada de forma presencial pelos pesquisadores com visitas às sedes administrativas das empresas pesquisadas. Desse modo, o procedimento da coleta se iniciou com a leitura das informações constantes na parte inicial do questionário para o respondente, com o objetivo de apresentar a pesquisa e a sua importância. Na sequência, solicitou-se ao respondente que completasse individualmente o questionário, de acordo com a sua percepção em relação a realidade da empresa.