• Nenhum resultado encontrado

3.5 Coleta de Dados

3.5.1 Pré-teste

Conforme recomendado em Churchill e Lacobucci (2005) e Malhotra (2001), entre outros, faz-se necessário, antes da coleta de dados propriamente dita, submeter o instrumento, a testes prévios.

Em Churchill e Lacobucci (2005) é sugerido um processo de desenvolvimento do formulário de coleta de dados, composto por 9 passos, apresentados na Figura 5.

A estrutura de passos acima, apresentada em Churchill e Lacobucci (2005), tem como objetivo orientar o pesquisador no desenvolvimento de um questionário para coleta de dados. A estrutura é proposta de forma seqüenciada, e permite a avaliação constante de cada passo e, se necessário, retorno e redefinição de estágios anteriores.

No primeiro passo apresentado o pesquisador deve especificar a informação que deseja obter. Após definir a informação desejada, o pesquisador deverá definir o tipo de questionário e o método de administração a ser utilizado (correio eletrônico, internet, fax, entrevistar presenciais, telefone). Nesse momento devem ser considerados também aspectos culturais do país e da cidade onde a pesquisa será realizada. Por exemplo, por motivos de segurança, os brasileiros residentes nas grandes cidades, evitam passar dados pessoais por telefone e também têm receio em atender estranhos em casa, para a realização de qualquer pesquisa. Dessa forma, esses métodos de administração devem ser evitados nas grandes cidades brasileiras.

Figura 5: Passos para Elaboração de um Questionário

1: Especificar as informações a serem colhidas

2: Determinar o tipo do questionário e o método de administração

3: Determinar o conteúdo das questões

4: Determinar o método de resposta para cada questão

5: Determinar a abordagem de cada questão

6: Determinar a seqüência das questões

7: Determinar as características físicas do questionário

8: Reexaminar os passos anteriores e revisá-los, se necessário.

9: Realizar pré-testes e revisar o questionário

Os passos 3, 4, 5 e 6 dizem respeito ao conteúdo de cada questão, à forma de resposta (abertas, fechadas, multicotômicas ou dicotômicas) esperada para cada questão e à seqüência de apresentação das questões.

No sétimo estágio apresentado para o desenvolvimento do instrumento de coleta de dados, o pesquisador deverá decidir sobre a apresentação física do questionário, estética e apresentação visual, e forma a tornar o instrumento atraente e confortável para os respondentes. Em seguida, o pesquisador deverá reexaminar os passos 1 a 7 e reformulá-los, se necessário.

Por último, o questionário deverá ser testado, de forma a simular e antecipar possíveis dúvidas e problemas que surgiriam na pesquisa principal. O pré-teste do instrumento permite que o pesquisador corrija possíveis falhas que poderiam comprometer o resultado do estudo caso fossem identificados apenas durante a pesquisa propriamente dita.

Segundo os autores, após a realização do pré-teste, o pesquisador deverá avaliar o questionário, revisar todos os passos e fazer os ajustes necessários. Após os ajustes, recomenda-se ainda que o instrumento seja novamente testado até que esteja adequado ao estudo.

O primeiro pré-teste foi realizado com 10 respondentes, pertencentes à população alvo da pesquisa, e teve como objetivo verificar a clareza do questionário, a impressão dos entrevistados sobre a apresentação visual do instrumento de coleta de dados, a empatia dos respondentes pelo instrumento, assim como verificar o tempo de preenchimento e a disposição dos participantes em responder a pesquisa.

O procedimento também objetivou verificar a adequação dos termos filme e cinema, para utilização na escala de envolvimento com o produto. Sendo assim, duas versões foram utilizadas: uma utilizando o termo filme e outra utilizando o termo cinema.

Para facilitar a comparação dos dados e a observação no que se refere aos objetivos acima expostos, na fase do pré-teste foi feita a opção por se trabalhar apenas com um país dentre os cinco que se pretende pesquisar (China, França, Irã, Índia e EUA). Nesse sentido, a França foi escolhida aleatoriamente.

Ao solicitar a participação do indivíduo na pesquisa lhe foi entregue o questionário, acompanhado por uma carta de apresentação (Apêndice A), solicitando a participação do respondente na pesquisa.

O primeiro pré-teste foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, na segunda quinzena do mês de julho de 2007. No primeiro contato foi explicado ao participante que se tratava de uma pesquisa sobre cinema, com o objetivo de conhecer a opinião dos respondentes sobre o assunto. Depois de respondido o questionário, os respondentes foram ouvidos, individualmente, para que se pudesse colher suas impressões sobre o instrumento e também colher críticas e sugestões diversas. Durante as conversas com os respondentes as observações (sugestões, críticas, e comentários variados) feitas pelos entrevistados foram registradas numa folha de apoio, desenvolvida para esse fim. (Apêndice B)

Durante a realização do o pré-teste o pesquisador manteve-se presente no local de realização para verificar o tempo gasto pelos respondentes e esclarecer dúvidas que pudessem surgir durante a leitura do questionário, assim como para observar a reação dos respondentes ao instrumento de coleta de dados.

O tempo médio para conclusão do questionário pelos respondentes foi de 13 min. (para cada respondente) tempo que se mostra adequado, por não tornar cansativa a pesquisa ou tomar muito tempo dos respondentes, tornando-os irritados ou dispersos, conforme aconselhado em Churchill e Lacobucci (2005).

Os objetivos definidos para o primeiro pré-teste foram atingidos. Todos os respondentes classificaram o questionário como visualmente agradável, fácil de ler e entender, harmônico e com boa apresentação.

Os respondentes apresentaram sugestões referentes à apresentação de cada uma das quatro partes do questionário e foram feitos os ajustes pertinentes, de forma a orientar o respondente de forma mais clara. Sendo assim, após a aplicação do primeiro pré-teste, foram realizadas correções e alterações de ordem interpretativa e gramatical. No que se refere à utilização do termo filme ou à utilização conjunta dos termos cinema e filme, o segundo modelo mostrou- se mais adequado. Dessa forma, passou a ser o modelo usado dali em diante.

Após a realização do primeiro pré-teste verificou-se a possibilidade de abordar o aspecto língua no envolvimento com o país. Entretanto, essa abordagem mostrou-se inviável, uma vez que em alguns países, como China e Índia, não se fala apenas um idioma. Mesmo com a existência de um idioma oficial, existem vários idiomas e dialetos conhecidos e falados. Nesse caso, como a intenção da questão seria verificar a proximidade do respondente em relação à cultura do país, a questão teria que contemplar todas as possibilidades de idiomas e dialetos falados.

Consideradas as observações e concluídos os ajustes necessários, o segundo pré-teste do instrumento foi realizado, com sujeitos da mesma amostra. Durante as aplicações foi verificada a necessidade de redução das orientações explicativas dadas no questionário para que o respondente pudesse compreender o que lhe estava sendo solicitado e de que forma deveriam responder. Durante o segundo pré-teste as conversas com os respondentes as observações (sugestões, críticas, e comentários variados) feitas pelos entrevistados também foram registradas na folha de apoio.

Após o cumprimento dessa etapa, e tendo sido processados os ajustes necessários, em agosto de 2007 foi dado início à pesquisa propriamente dita.

Considerando os dois pré-testes, observou-se o tempo médio de resposta do questionário de 14 minutos para cada respondente. A versão final do questionário, junto com a carta de apresentação, encontra-se no Apêndice A.

Documentos relacionados