• Nenhum resultado encontrado

Como os anjos se rebelaram contra Deus quando Ele criou Adão

No documento Kebra Nagast - A Glória Dos Reis(1) (páginas 115-119)

Parte 5 A Semente da Mulher

88. Como os anjos se rebelaram contra Deus quando Ele criou Adão

Havia certos anjos com quem Deus estava irado (Ele, o conhecedor dos corações, conhecia eles), pois eles ofendiam Adão dizendo: “Deus mostrou Seu amor por ele e nos colocou para cuidarmos dele, como dos animais e das coisas horríveis, do peixe do

mar, do pássaro do ar e de todas as frutas, das árvores do campo, dos céus e da terra. Ele consagrou os céus para dar a ele a chuva, e a terra para dar a ele os frutos”.

“O sol e a lua Ele também deu a ele; o sol para iluminar seu dia e a lua para iluminar sua noite. Ele o fez com Seus próprios dedos e o criou à Sua própria imagem. Ele o beijou e soprou para dentro dele o espírito da vida, e disse a ele: ‘Meu filho, meu primeiro filho, meu amado’. E Ele o colocou em um jardim para comer e aproveitar, sem doenças e sofrimento, e sem trabalho, mas Ele disse a ele para não comer de uma árvore. E tendo ganhado todas estas coisas de Deus, Adão transgrediu este mandamento e comeu desta árvore, e ele se tornou odiado e rejeitado, e Deus o expulsou do jardim. Desde então Adão abandonou sua esperança. Pois ele transgrediu o mandamento de Seu criador”.

Então Deus respondeu aos anjos: “Por que vocês ofendem Adão desta maneira? Pois ele é de carne e osso, cinzas e pó”. E os anjos disseram: “Podemos declarar a ti o pecado de Adão?”, e Deus disse: “Declarem, e eu ouvirei vocês, e eu mesmo responderei a respeito de Adão, meu servo”. Pois Deus amava seu filho, Adão.

E Deu disse: “Eu o criei do pó, e eu não abandonarei aquilo que eu fiz. Eu o trouxe da não existência, e eu não farei de meu trabalho motivo de riso para seus inimigos”. E os anjos responderam: “Louvor a Ti, ó Senhor, pois Tu, o conhecedor dos corações, sabe que nós ofendemos Adão porque ele transgrediu Teus mandamentos, o de que ele não devia comer de uma árvore depois que o fizeste senhor sobre todas as coisas que Tu criaste, e o colocou sobre todas as obras de Tuas mãos”.

“Se Tu não disseste a ele, e se Tu não o comandaste a não comer de uma árvore, então não houve ofensa por parte dele; e se ele comeu por falta de comida, então também não houve ofensa da parte dele”.

“Mas Tua palavra o fez saber, e Tu disseste: ‘Tão claramente como tu comeste desta árvore, tu deverás morrer’. E ele depois de ouvir isto, se tornou ousado e comeu. Tu não o deixaste com falta de frutas para comer no jardim, e não o deixou com falta de conforto, e deixou uma companheira para ele. Então, estas coisas que dizemos para deixá-lo saber, nós declaramos a Ti como ele transgrediu Teu mandamento”.

Então, o misericordioso, o amante da humanidade respondeu a eles: “Vocês eu criei do fogo e do ar para que pudessem me louvar. Ele eu criei com duas vezes mais elementos que vocês, da poeira e da água, do vento e do fogo; e ele se tornou um ser de carne e osso, e nele existem dez pensamentos ou intenções, cinco bons e cinco ruins. Se seu coração incitá-lo ao bem, então ele andará com boas intenções; mas se o diabo seduzi- lo, ele andará no caminho do mal”.

“Quanto a vocês, vocês não tem nenhum outro objetivo em suas mentes a não ser louvarem-me, com exceção daquele arrogante que fez o mal e se tornou um ser

maldoso, e foi expulso de sua assembleia. E agora, por que glorificam a vocês mesmos em vez de Adão? Se vocês fossem como ele é e eu tivesse criado vocês do pó, vocês também seriam de carne e osso, e vocês teriam transgredido o meu mandamento mais do que ele, e negado minha palavra”.

E os anjos disseram: “Louvor a Ti, Senhor! Justiça para conosco! Nós não transgrediremos Teus mandamentos, e não nos oporemos à Tua palavra, pois nós somos seres espirituais da vida e ele veio do pó. Então agora nos teste, para que saibas que somos aptos a mantermos Tua palavra”.

Quando os anjos haviam se exaltado desta maneira, Deus, o amante da humanidade disse a eles: “Se vocês se desviarem de minhas palavras, o errado cairá sobre suas cabeças, então o inferno, o fogo e o sofrimento, o calor fervente e o vento selvagem serão suas moradias até o grande dia, e vocês serão mantidos por correntes que não poderão ser soltas e nem quebradas para sempre. Mas se mantiverem minha palavra e meus mandamentos, vocês se sentarão em minha mão direita e em minha mão esquerda, pois todos os que conquistarem são poderosos, e ele que é conquistado deverá perecer”.

Satanás não tinha poder aonde quer que fosse, pois ele só tinha o que havia feito germinar na mente. Ele não podia fazer nada, ele não podia bater e não podia arrastar, ele não podia tomar e não podia lutar, ele só podia fazer os pensamentos se desenvolverem silenciosamente na mente. Então ele que é pego pela mente maligna, prepara-se para a destruição; mas se um homem conquistar a mente maligna, ele encontrará a graça e será recompensado para sempre.

E agora, de acordo com o que você deseja que esteja sobre você, receba a mente do homem e o corpo do homem. Mas preste muita atenção, para que não transgrida minha palavra e não quebre meu mandamento, e não se sujem com a comida, a bebida e a fornicação, ou com qualquer outra coisa má, e não transgrida minha palavra.

Imediatamente foram dados a eles através de Sua palavra, a carne e o sangue, e um coração como as crianças do homem. E os anjos ficaram felizes por deixarem as alturas dos céus, e eles desceram para a terra, para a tolice da dança das crianças de Caim, com todos os seus ídolos que eles haviam fabricado através da tolice de sua fornicação, e as suas canções, que eles acompanhavam com o tamborim, as flautas, as gaitas e muita gritaria e choro de alegria, e muito barulho.

As filhas dos homens estavam lá e se divertiam com as orgias sem culpa, pois elas se perfumavam para os homens que lhes agradassem, e elas perderam o equilíbrio de suas mentes. Os homens não se reprimiam e pegavam dentre as mulheres aqueles que desejavam, e cometiam abominações impronunciáveis com elas.

Deus estava irado com eles, então Ele os prendeu no terror de Sheol até o dia da redenção. Como o apóstolo disse: “Ele tratava Seus anjos com severidade, Ele não os

poupava, mas os fez morar em um estado de julgamento, e eles foram acorrentados até o grande dia”.

Assim a palavra de Deus conquistou; Ele fabricou Adão à Sua imagem e semelhança, e aqueles que ofenderam ou riram de Adão foram conquistados.

As filhas de Caim, com as quais os anjos haviam pecado, engravidaram, mas não tinham condições de dar a luz às suas crianças e elas morreram. Das crianças que estavam em seus úteros, algumas morreram e outras nasceram pela abertura da barriga de suas mães.

Elas saíram pelos umbigos, cresceram e se tornaram gigantes dos quais a altura alcançava as nuvens; mas por sua causa e por causa dos pecadores, a ira de Deus ficou quieta, e Ele disse: “meu espírito descansará neles por apenas cento e vinte anos, então eu os destruirei com as águas do dilúvio, eles e todos os pecadores que não acreditaram na palavra de Deus”.

Para aqueles que acreditaram na palavra de Seu pai e fizeram Suas vontades, nenhuma injúria virá das águas, mas Ele os libertará dizendo: “Se tivesses acreditado em minha palavra poderias ter se salvado do dilúvio”. E Noé disse: “Ó Senhor, eu acredito em Tua palavra, faça-me saber como poderei ser salvo”. E Deus disse: “Tu podes ser salvo das águas através da madeira”. Então Noé disse: “Como, ó Senhor?”, e Deus disse: “Faça uma arca de quatro lados, e a construa com o trabalho de um carpinteiro, e faça nela três andares, e navegue nela com toda a tua casa”.

Noé acreditou na palavra de Deus, construiu a arca e foi salvo. Deus poderia ter dado a Noé as asas de uma águia e o transportado para o país dos vivos com toda sua família até que Sua ira contra os pecadores tivesse esfriado; ou Ele poderia tê-lo levantado pelo ar, ou Ele poderia ter comandado que as águas que eram como paredes, não se aproximassem de uma montanha na qual Noé poderia morar com seus filhos, e não afogar os animais e gados que ele quisesse.

Mas você sabe, Deus estava feliz que por meio da madeira, que havia sido santificada, a salvação de sua criação aconteceria, ou seja, através da arca e da madeira da cruz.

Deus disse a Noé: “Faça-a, e serás salvo”, ou seja, o Tabernáculo da Igreja; e quando Ele disse: “Faça-a com quatro lados”, Ele mostrou que o sinal da cruz era quádruplo.

Os quatro cantos da arca são as cornetas do altar, e Ele comandou Moisés a construir a arca (Arca da Aliança) com uma madeira indestrutível. Ele disse: “Eu te santificarei da sujeira, da impureza, da fornicação e da falsidade, junto com teu irmão e tua casa. Agora ofereça para mim um sacrifício puro, e eu te aceitarei depois que ti e tua casa fordes santificados; comande todo o povo a se santificar, pois minhas coisas sagradas serão oferecidas aos sagrados”.

“E tu deves buscar o Tabernáculo de Minha Aliança, que eu criei por meu louvor. Então, se vier a mim com pureza no coração, com amor e paz, sem zombaria ou ofensa, e se tornarem seus corações corretos a meu respeito e a teu vizinho, eu ouvirei tuas orações, e escutarei suas petições sobre tudo o que submeter a mim, e eu virei e ficarei com vocês, e andarei entre vocês e morarei em seus corações, e vocês serão meu povo, e eu serei seu Deus verdadeiro”.

No documento Kebra Nagast - A Glória Dos Reis(1) (páginas 115-119)