• Nenhum resultado encontrado

Comparação entre as APS e as demais unidades GEX

3. RESULTADOS OBTIDOS

3.3. Análise do Impacto da GEX na eficiência das APS

3.3.4. Comparação entre as APS e as demais unidades GEX

Hoje as APS carregam toda a responsabilidade pelo percentual IMA-GDASS na Avaliação do Desempenho Institucional. Com cerca de 25mil servidores distribuídos nas 1206APS, são responsáveis pelo atendimento direto ao cidadão-segurado e aos cidadãos beneficiários do amparo social. Sendo aqueles servidores, os efetivos tomadores de decisão no reconhecimento do direito aos benefícios administrados pela Previdência Social. A meta IMA- GDASS é aferida diretamente da produção das APS.

Consideramos, portanto, importante, observar as opiniões dos gestores das GEX, no que se refere as comparação entre as suas respectivas unidades na área-meio da GEX e as APS(Gráficos 24 a 28). Em todas as unidades da área-meio das GEX, o percentual de gestores que consideram as condições de trabalho, nas suas respectivas áreas, iguais, melhores ou muito melhores do que as verificadas nas APS é superior a 60%, em alguns casos ultrapassa 86%. Os percentuais de cada área estão consolidados no quadro15, abaixo.

Quadro 15: Condição de trabalho na área-meio em relação as APS

Quando perguntados sobre o nível de ESTRESSE nas APS, em comparação com as suas respectivas unidade na área-meio das GEX, obtivemos as seguintes respostas: O percentual de gestores que consideram o nível de Estresse da APS iguais, maiores ou muito maiores superam 80% das respostas. O quadro16, abaixo, traz o percentual obtido em cada área.

Quadro 16: Nível de estresse nas APS em relação as unidades GEX

Sobre o nível de EXPOSIÇÃO AGRESSÃO (FÍSICA E/OU MORAL) nas APS, cerca de 76% dos Gestores das GEX considera muito maior ou maior do que na área meio. O quadro 17, traz o percentual de respostas obtidos em cada área.

Quadro 17: Nível de exposição ao risco de agressão física nas APS em relação as unid GEX

Sobre o nível de EXPOSIÇÃO AO RISCO DE COMPROMETIMENTO LEGAL (Por erro, dolo ou má fé) nas APS, cerca de 41% dos Gestores das GEX considera muito maior ou maior do que na área meio. E 42% considera igual. O quadro 18, abaixo, traz o percentual de respostas obtidos em cada área

Quadro 18: Exposição ao risco de comprometimento legal nas APS em relação as unid GEX

Sobre a pergunta: Como você consideraria a possibilidade de trabalhar numa APS? Obtivemos os seguintes percentuais de respostas: 79% considera indiferente, boa ou muito boa, apenas 12% considera ruim e 8% muito ruim. O quadro 19, consolida as respostas obtidas em cada área GEX.

Quadro 19: Como considera a possibilidade de trabalhar em APS

No que se refere ao desempenho institucional, parcela importante da gratificação IMA-GDASS, é fundamental entendermos o cenário das APS. Instância organizacional cujo desempenho é a métrica daquela gratificação.

Portanto, para identificarmos perfil de competência das APS, selecionamos e agrupamos seus processos ou atividades-chave nos seguintes níveis:

i) nível-B1: Salário Maternidade(SM); ii) nível-B2: nível-B1 e Amparo Social(AS); iii) nível-B3: nível-B2 e Auxílio Doença(AD); iv) nível-B4: nível-B3 e Aposentadorias(AP);

v) nível-B5: nível-B4 e Certidão de Tempo de Contribuição e Serviço(CTCS); vi) nível-R1: Justificativa Administrativa(JA);

vii) nível-R2: Manutenção de Benefício c/ cálculos e consignação de pagamentos em NB (ManBen c/ Cal. Consig);

viii) nível-R3: Controle Interno(CI);

ix) nível-R4: Revisão de Benefício(RevBen) x) nível-C1: Cadastro Pessoa Física(CADPF);

xi) nível C2: nível-C1 e Simular CTS- Contagem de Tempo de Serviço, xii) nível-C3: nível C2 e Cálculo de Débitos(Cal.Débito),

xiii) nível-C4: nível-C3 e Cadastro Nacional de Informações Sociais(CNIS), xiv) nível-C5: nível-C-4 e Acerto de Recolhimentos(SARCI) e;

Gráfico 28: %Serv APS por competências

Segundo os Gerentes de APS, apenas de 26% dos Servidores-APS estão no nível- B5, isto é, estão aptos a analisar processos agrupados no nível-B5. Para atender a processos dos níveis B2 e B3 as APS contam com cerca de 33% de Servidores-APS. Cerca de 34% dos servidores estão aptos para trabalhar apenas no nível-B1. Menos de 10% dos Servidores-APS estão aptos a trabalhar com processos dos níveis R1 e R2. Para os processos dos níveis R3 e R4, as APS contam, respectivamente, com 17% e 19% dos servidores.(Gráfico 29)

Os níveis que obtiveram maior percentual de Servidores-APS aptos foram: C1(52,3%) e C2(42,31%). Os níveis C3 e C4 obtiveram 27% e 30%, respectivamente. Já os níveis C5 e C6 obtiveram percentuais em torno de 21,5% (Gráfico 30).

Ainda a cerca do perfil das APS, perguntamos aos Gerentes-APS quantas vezes, em 2009, eles foram consultados pela GEX, sobre o perfil de competências da APS. 84% dos Gerentes-APS responderam que não foram consultados nenhuma vez sobre este assunto.

Observamos também que 73% dos Servidores-APS estão lotados nesta unidades a mais de 5anos. Este número sobe para 87% quando consideramos os servidores que estão na APS a mais de 3anos. Apenas 6% está em APS a menos de 1ano.( Gráfico 31 e 32)

Gráfico 30: Consulta sobre o perfil APS Gráfico 31: Tempo de lotação do Servidor em APS

Quando perguntamos pelas ações voltadas a melhoria das APS e sobre as ações das unidades GEX para aquele fim, obtivemos as seguintes respostas. Por iniciativa das APS, 87% das agências foram beneficiadas com ações envolvendo gerenciamento, supervisão e treinamento em serviço. 62% das APS foram beneficiadas com alguma ação pontual das GEX.

Gráfico 32: Iniciativa Ger APS Gráfico 33: Iniciativa GEX

Gráfico 34: Iniciativas RH, SERAT e BENEF

Para 52% das APS, o RH não realizou ações para melhorias no perfil das APS. Para 53% das APS, o BENEF e Atendimento(SERAT) recebem créditos por iniciativas em ações de melhorias no perfil das APS. Quando consideramos a iniciativa das ações ao RH, BENEF e SERAT cai para 45% o percentual de APS que reconhecem a realização destas ações.