• Nenhum resultado encontrado

A distribuição de servidores nas unidades de área-meio das GEX

3. RESULTADOS OBTIDOS

3.3. Análise do Impacto da GEX na eficiência das APS

3.3.1. A distribuição de servidores nas unidades de área-meio das GEX

TMEA(Tempo Médio de Espera do Atendimento Agendado) e TMC(Tempo Médio Concessório) que constituem a segunda etapa deste trabalho, têm por objetivo subsidiar a interpretação dos resultados obtidos na avaliação de eficiência das DMU envolvidas. Para o Diagnóstico do Perfil das GEX, foi pesquisado aspectos do modelo gerencial e da cultura organizacional nas Gerências e Agências do INSS, por meio de formulários eletrônicos disponibilizados de out/2009 a jan/2010, na intranet do INSS, para todos os detentores de cargo comissionado nas GEX, nas APS e para os servidores não comissionados das APS.

Destacamos, neste estudo, a distribuição de servidores nas Gerências Executivas, o domínio e conhecimentos que os servidores de uma determinada área tem dos processos chave daquela área e a correlação entre os servidores de uma determinada área com os Indicadores Institucionais de Desempenho. Pesquisamos, ainda, aspectos da cultura organizacional no que diz respeito a comparação entre as APS e demais instâncias da GEX, cujos resultados apresentamos, a seguir.

3.3.1. A distribuição de servidores nas unidades de área-meio das

GEX.

O gráfico 12, abaixo, apresentam a distribuição de servidores nas unidades da área-meio das GEX, A tabela completa pode ser consultada no anexos IV e V, deste trabalho. Considerando que a pesquisa foi realizada antes do PEX – Plano de Expansão da Rede de Atendimento. Na Tabela 10, temos o quadro consolidado das GEX Brasil. O INSS concentra cerca de 7584( sete mil, quinhentos e oitenta e quatro) servidores nas Gerências Executivas

para atender cerca de 1.200 APS, vale ressaltar que cerca de 40% das agências tem menos de 10 servidores. Cada agência tem um Gerente APS e pelo menos um Supervisor de Benefício.

Gráfico 11: Distribuição de servidores na área-meio das GEX- BRASIL

Tabela 10: Quantitativo de servidores na área-meio das GEX – BRASIL

O Gráfico 13, mostra o percentual de distribuição de servidores por instâncias GEX ( Gabinete, Serviço de Administração, Logística, Orçamento, Finanças e Contabilidade, Benefício: Divisão e Serviços, Recursos Humanos e Atendimento

Gráfico 12: Distribuição de servidores na área-meio das GEX- BRASIL

Agrupando as unidades Administração(presente em apenas 13GEX), Logística e OFC(Orçamento, Finanças e Contabilidade) e refazendo o gráfico, encontramos a distribuição mostrada no gráfico 14.

Gráfico 13: Distribuição de Servidores nas GEX - BRASIL

Na área-meio das GEX do INSS, a Administração, Logística e OFC detêm 38% do quantitativo de servidores, 15% estão lotados nos Gabinetes das Gerência Executiva e 21%

em Recursos Humanos. As área Atendimento e Benefício, cujas competências são diretamente vinculada a atividade finalista da Instituição, contam com 5% e 21%, dos servidores, respectivamente.

Na Regional I(tabela 11) a proporção de servidores lotados em APS( Serv-APS) para servidores lotados na área-meio das GEX( Serv-GEX ) é de 4 para 1. Chama a atenção, também o quantitativo de APS por GEX. A GEX São Bernardo, por exemplo, tem 37 servidores para atender apenas 2 APS, GEX Sto. André com 52servidores para atender a 4APS e a GEX SP-Norte com 68 servidores para atender 5APS. Vale ressaltar que na GEX SP-Norte as 5 APS são localizadas em São Paulo e a distância média GEX-APS nas gerências São Bernardo e Sto. André é de cerca de 7km e 3km, respectivamente. A Regional I, tem uma média de 8APS por GEX o que significa cerca de 159 Serv-GEX por APS.

Tabela 11: Quantitativo de servidores por GEX - REG I

Na Regional II(tabela 12), as GEX concentram em média os seguintes percentuais de servidores: 3% Atendimento, 42% Benefício, 36% em Administração, Logística e OFC, 23% em RH e 19% no GbGEX.

A proporção de Serv-APS para Serv-GEX é de 3 para 1. No total são 2088Serv- GEX para dar suporte a 277APS, com uma distância média entre GEX-APS de 89km. Apresenta uma média de 12APS por GEX o que resulta em 174 Serv-GEX por APS. Dos 558 servidores da GEX Rio-Centro, por exemplo, 245 são lotados no gabinete da gerência, 120 na Logística e 110 nos Recursos Humanos, 46 no Benefício e 10 no Atendimento. A GEX Rio- Centro da suporte a 19APS, sendo a distância média entre GEX-APS, cerca de 89km.

Tabela 12: Quantitativo de servidores por GEX - REG II

Na Regional III( Tabela 13), os percentuais de distribuição dos servidores nas GEX são: 38% Adm, Logística e OFC; 20% RH; 20% GbGEX; 18% Benefício e 4% Atendimento. A proporção de Serv-APS para Serv-GEX, fica em torno de 4 para 1. No total são 986Serv-GEX para dar suporte a 216APS. Apresenta uma média de 11APS por GEX o que dá em média de 89 Serv-GEX por APS.

Tabela 13: Quantitativo de servidores por GEX - REG III

A Regional IV(Tabela 14) apresenta os seguintes percentuais de distribuição de servidores em suas GEX: 43% Administração, Logística e OFC; 22%RH; 20%Benefício; 11%GbGEX e 4%Atendimento.

Tabela 14: Quantitativo de servidores por GEX - REG IV

A proporção de Serv-APS para Serv-GEX é de 3 para 1. No total são 1868Serv- GEX para dar suporte a 302APS, com uma distância média entre GEX-APS de 116km.

Apresenta uma média de 14APS por GEX o que resulta em 133 Serv-GEX por APS.

A Regional V apresenta os seguintes percentuais de distribuição de servidores em suas GEX: 41% Administração, Logística e OFC; 19%RH; 24%Benefício; 9%GbGEX e 7%Atendimento. A proporção de Serv-APS para Serv-GEX é cerca de 2 para 1. No total são 1343 Serv-GEX para dar suporte a 242APS. Na regional V apresenta uma média de 16APS por GEX o que resulta em 83 Serv-GEX por APS(Tabela 15).

Tabela 15: Quantitativo de servidores por GEX - REG V

Tabela 16: Distribuição de servidores na área-meio das GEX - por Regional

A Tabela 16, acima, consolida os totais regionais de servidores por unidade da área-meio nas GEX.

3.3.2. Coeficiente de correlação obtido entre os Recursos GEX e os