• Nenhum resultado encontrado

Comportamentos de indisciplina mais frequentes na opinião dos professores do

CAPÍTULO III APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

11. Perspetivas dos professores de 3º C.E.B e do Ensino Secundário sobre a

11.2. Comportamentos de indisciplina mais frequentes na opinião dos professores do

Apresenta-se seguidamente a tipologia de comportamentos que os docentes avaliam ser mais frequentes na sala de aula, bem como outras considerações dos mesmos relativamente ao assunto em causa.

Neste domínio, registou-se que os problemas ocorridos são "complicados", mas dependem "da constituição da turma". Alguns dos entrevistados referem que as situações mais frequentes são as menos graves.

Na Tabela 6, expõem-se as situações que os professores consideram mais frequentes, relacionadas com a perturbação do trabalho na aula ou com o desrespeito pelas regras. Poder-se-á concluir da análise deste quadro que a maior parte dos professores refere a conversa paralela, não só com o colega do lado, mas também com outros que se encontram mais distantes, o que poderá implicar um tom de voz mais

elevado e, consequentemente, perturbador: "… é o estarem à conversa, não só com o colega de carteira, mas com os colegas que estão ao fundo da sala…" (BC1). Por vezes, esta conversa provoca o barulho e origina a confusão: "O barulho entre eles, a confusão entre eles… O barulho da conversa." (BC2), "…e o conversar, por vezes, torna-se numa balbúrdia…"(BE1).

A falta de atenção à parte expositiva da aula também é um dos comportamentos mencionados como muito frequente, uma vez que o professor tem de repetir aquilo que dissera anteriormente, como refere BE1: "Na maioria das vezes é exatamente eu estar a tentar explicar e eles estarem constantemente a ignorar (…) o que nós estamos a dizer e eu ter de recomeçar e voltar a começar a explicar a matéria ou o trabalho que eles estejam a realizar."

Quanto ao desrespeito pelas regras consideradas importantes para o bom funcionamento da aula, são apontadas a participação e a entrada na sala de forma desorganizada, levantar-se do lugar, as interrupções com assuntos fora do âmbito da aula e a atividade fora da tarefa.

Tabela 6: Situações mais frequentes relacionadas com a perturbação do trabalho na aula ou com o desrespeito pelas regras

Subcategorias Unidades de registo

Conversa paralela com os colegas

…conversar porque eles normalmente conversam muito...(BE2)

…é os alunos acharem que podem conversar, que podem estar mais “livres” …(BE1) É o barulho… sobretudo. O barulho para mim é considerado indisciplina… O barulho entre eles, a confusão entre eles… O barulho da conversa. (BC2)

(Quais são as situações de indisciplina que ocorrem com mais frequência?) Conversas. (SC1)

Eles falarem uns com os outros… (SL1) A conversa, essencialmente. (SC2)

…as conversas constantes descontextualizadas da atividade…(SE2)

… é o estarem à conversa, não só com o colega de carteira, mas com os colegas que estão ao fundo da sala… (BC1)

…quando passa alguém, as salas normalmente têm janelas, onde eu estou, os colegas passam e eles falam lá para fora, essa é uma situação. (BE1)

Confusão provocada pela conversa

…e o conversar, por vezes, torna-se numa balbúrdia…(BE1) O aluno não assume

que está a conversar

As que ocorrem agora, neste momento, com mais frequência são os alunos estarem a conversar, a professora chama a atenção uma, duas vezes e o aluno diz que não é ele, diz:”Setôra, não era eu". Então quem era? Era o colega do lado, ambos são culpados. Mas de facto estava a conversar e não assume. (BL2)

Falta de atenção [Estarem calados e atentos] é o que muitas vezes não acontece, voltando atrás, é uma regra que eles não cumprem… (BE1)

Na maioria das vezes é exatamente eu estar a tentar explicar e eles estarem constantemente a ignorar (…) o que nós estamos a dizer e eu ter de recomeçar e voltar a começar a explicar a matéria ou o trabalho que eles estejam a realizar. (BE1)

É o caos porque eles estão desatentos. Muitas vezes a indisciplina nesta …na Educação Física é por desatenção. Eles estão a pensar noutra coisa. Então eu apito para mudar…ou para propor uma nova tarefa ou um novo exercício e aquilo é o caos. Por exemplo, eu apito e digo: "Venham cá!", mas primeiro que eles venham perde-se tempo. (SE1)

…estarem desatentos, mas pouco mais do que isso. (SL1)

As constantes situações de não paragem das atividades, quando o aluno está constantemente distraído a conversar com outro colega, quando eu chamo à atenção, por exemplo, para outro exercício…. (SE2)

São as de conversa excessiva que no fundo invalida a aula, porque basta haver alguns e depois os outros distraem-se. (SL2)

Incumprimento das

regras de

funcionamento das aulas

É o não cumprimento das regras de funcionamento das aulas. Basicamente, é isso. (SE2)

Participação desorganizada

…participarem desordenadamente, não porem o dedo no ar, interromperem-se uns aos outros…(BC2)

Interrupção com questões fora do âmbito da aula

A situação que encontro é os alunos interromperem-nos constantemente com perguntas que não têm nada a ver com o assunto…(BE1)

…ou estarem a fazer perguntas que não têm nada a ver…(BE1) Atividade fora da

tarefa

O que acontece muitas vezes é a chamada atividade fora da tarefa. Nós indicamos uma tarefa e o aluno faz outra…(SE1)

Entrada na sala de forma desorganizada

Os alunos entrarem desorganizadamente…(BC2) Levantar-se/ sair do

lugar sem autorização

É eles levantarem-se…(BE1)

Outra situação, é eles quererem sair do lugar sem ordem…(BE1)

No que diz respeito aos comportamentos que afetam a relação entre pares (cf. Tabela 7), os docentes mencionam situações de desrespeito e de agressividade, como os insultos, os palavrões dirigidos aos colegas, os conflitos e até a agressão física que

apesar de ter sido presenciada por SE1 é também do conhecimento de BL1 por intermédio de outros colegas ("Uma situação que ocorre, não comigo mas com colegas que contam…").

Tabela 7: Situações mais frequentes relacionadas com a relação entre pares Subcategorias Unidades de registo

Desrespeito pelas opiniões dos colegas

… insultarem-se quando algum manifesta a sua opinião se o outro não está de acordo…(BC2)

Falta de respeito em relação aos colegas

Com mais frequência (…) o desrespeito para com os colegas… (BL2)

Conflitos entre alunos

…e muitas vezes haver pequenos conflitos entre eles. (BC2) …conflitos entre alunos…(SE1)

Conflitos entre os alunos…(SC1) Agressividade

para com os colegas da turma

… há miúdos que são muito agressivos com os colegas. (BE2) Com mais frequência é a agressividade de uns para os outros. (BE2) Já assisti aqui a coisas…por exemplo às vezes há pancadaria…(SE1) …e até às vezes há pancadaria. Isso já aconteceu muitas vezes. (SE1) Agressão verbal e

física aos colegas segundo o que contam outros professores

Uma situação que ocorre, não comigo mas com colegas que contam, os alunos começam a implicar uns com os outros na sala de aula e depois respondem, dizem palavrões uns para os outros. Essa situação é muito comum… Ou bateu… até batem, agridem fisicamente. "O setôra, ele chamou não sei o quê à minha mãe!"- Ele levanta-se e "zás", dá-lhe logo uma bofetada. (BL2)

Relativamente aos comportamentos que afetam a relação com o professor (cf. Tabela 8), grande parte dos entrevistados aponta por parte dos alunos situações vistas como formas de resistência às suas ordens, ou seja, a dificuldade ou o incumprimento das suas indicações, "desobediência" segundo SE1, e, também, em menor número a falta de respeito e a resposta agressiva.

Tabela 8: Situações mais frequentes relacionadas com a relação professor-aluno Subcategorias Unidades de registo

Ter dificuldade ou não cumprir as indicações do professor

…nem sempre acatar as ordens do professor de uma forma correta…(BC2)

Quando se dá uma ordem, cada vez mais é difícil de eles a cumprirem, sem manifestarem desagrado. (BE2)

As medidas é que não são muito bem vistas por eles. (BE2) Mas é muito a falta de cumprirem ordens. (BE2)

Há muitos casos de miúdos… eu já tive casos de miúdos, mais este ano, que me afrontam fisicamente, tipo se eu digo: "tira o chapéu" … "não", "tira o chapéu" … "não", "tira o chapéu" …(BE2)

…outras vezes há mesmo desobediência…(SE1)

Com mais frequência, é exatamente essa: eu mandar correr e eles não correrem àquela velocidade que permite melhorar a resistência. Isto é considerado…já vi vários estudos sobre a indisciplina em Educação Física e isto é considerado um comportamento indisciplinado. (SE1)

Falta de respeito em relação ao professor

O serem malcriados…(BC1)

Em algumas turmas, constantemente são malcriados, respondem àquilo que nós estamos a dizer. Nós mandamo-los calar e eles são malcriados porque estão sempre a responder. (BC1)

Em síntese, relativamente aos comportamentos indisciplinados mais frequentes, podemos salientar que apesar de os docentes mencionarem um leque bastante abrangente de incidentes, a maior parte enquadra-se na categoria de situações relacionadas com a perturbação do trabalho na aula ou com o desrespeito pelas regras. A este respeito é também importante lembrar que este comportamento, quando recorrente, pode ser visto pelo professor como uma forma de oposição por parte do aluno à sua pessoa, afetando a relação entre ambos.

11.3. Comportamentos de indisciplina menos frequentes na opinião dos