• Nenhum resultado encontrado

14.10 Comprando caixas de som

No documento curso completo de sonorizacao ao vivo (páginas 164-167)

São tantos os parâmetros envolvidos em uma caixa de som que o melhor é optar por um equipamento de “grife”. A maioria absoluta dos fabricantes de equipamentos também tem uma linha de caixas acústicas disponíveis.

Caixas da Alto, Behringer, Mackie, Yamaha, Selenium e Yorkville todas são excelentes. As nacionais não ficam atrás: Ciclotron, Antera, Oneal, Staner, Attack. E existem muitas outras boas também. A maioria dos bons fabricantes coloca as informações técnicas (potência, sensibilidade, resposta de frequência) na própria caixa.

O problema das caixas de marca é o preço, que chega a milhares de reais, cada uma. Como precisamos de várias delas, dá para imaginar o tamanho do gasto. Mas vale a pena: por trás de uma marca, há a garantia de que foram feitos testes e mais testes para se alcançar uma melhor sonoridade.

Por causa do alto custo, muita gente “copia” as caixas. É só abrir, ver quais os modelos utilizados e mandar um marceneiro fazer uma caixa igual. Custará menos da metade do preço de uma original. Só não espere a mesma qualidade: por mais que os alto-falantes sejam os mesmos ou parecidos, o crossover não é. Em uma caixa de marca, o crossover é desenvolvido especialmente para a caixa, para o seu formato, seu peso, seu volume, seus falantes. Um crossover vendido em eletrônica é um “genérico”, feito para poder ser instalado em qualquer lugar. Funciona, mas não tão bom.

Existem várias oficinas de montagem de caixas de som. Trabalham na base de cópia das mais famosas. Até algumas eletrônicas mantém linhas de caixas “projetadas” por elas mesmas. As oficinas de manutenção de alto-falantes também fazem ou conhecem pessoas que montam caixas de som e podem lhe indicar um caminho. O problema é a qualidade do resultado final, que vai variar do sofrível ao bom.

Por último, a maioria dos fabricantes de alto-falantes tem projetos gratuitos disponíveis para a montagem de caixas de som. Evidente que esses projetos são feitos para vender os alto- falantes da marca, mas são projetos com às vezes feitos por um engenheiro de renome. Se as orientações de construção forem respeitadas completamente, com o uso somente dos materiais indicados, provavelmente você terá uma caixa de excelente qualidade como resultado final, igual às melhores nacionais.

Deve-se comprar a caixa adequada para o uso dela. Se for para graves do contrabaixo, ela deverá ter alto-falantes de 15”. Se for para teclado e voz, um alto-falante de 10” será suficiente. Mas se é para teclado e voz e às vezes contrabaixo, é melhor comprar logo uma caixa que atenda a essa necessidade, mesmo que momentânea.

Quando estudamos microfones, dedicamos um espaço para o teste de sonoridade deles. Esse mesmo teste pode ser realizado com caixas acústicas. Leve músicas já conhecidas e teste diversos tipos e modelos de caixa. .

15 - Acústica

A acústica tem a ver em como o som interage com o ambiente onde ele é produzido. Existem alguns fenômenos físicos que acontecem em qualquer ambiente. O som pode sofrer:

Absorção: quando o som encontra uma superfície porosa ou flexível, ele será absorvido, desaparecerá em todo ou em parte.

As frequências agudas são facilmente absorvíveis, enquanto as graves são de difícil absorção. Reflexão: ao encontrar uma superfície lisa e rígida, o som será refletido com a mesma intensidade e no mesmo ângulo que incidiu.

Difusão: quando o som “bate” em uma superfície irregular, ele é espalhado em várias direções, com intensidade bem menor. É um tipo de reflexão.

A acústica de um lugar é dada pelas suas características de construção e pelo conteúdo do ambiente. Vejamos:

- se você visitar uma residência vazia, sem móveis nem nada, você ouvirá a sua voz e também várias reflexões, pois a sua voz, ao encontrar as paredes do cômodo, será refletida e retornará aos seus ouvidos. Dizemos então que é um ambiente com muita reverberação. Note que é até difícil entender uma conversa em um tipo de ambiente assim.

- se você abrir a janela do cômodo, a reverberação diminuirá, pois uma parcela do som refletido passará através da janela aberta para fora do ambiente. A conversa com outra pessoa já será mais fácil.

- se você colocar móveis, cortinas, colchão e tapete nesse cômodo, e ainda abrir a janela, a reverberação cairá muito, pois apesar de haver reflexão nas paredes e teto, haverá muita absorção. A conversa poderá ser realizada normalmente em um lugar assim.

A acústica isso: a interação do som no ambiente, conforme o tratamento acústico que damos a ele. Podemos tanto transformar um ambiente com muita reverberação em uma sala morta – sem reverberações (forrando todas as paredes com espuma absorvente), quanto podemos pegar uma sala morta e deixá-la mais “viva”, eliminando-se cortinas e carpetes, por exemplo.

15.1 - Reverberação

Todas as salas possuem, até um certo ponto, um fenômeno chamado reverberação. Esta característica é a tendência do som continuar após a onda original cessar. Ela é causada pelas várias reflexões das ondas sonoras pela sala, chegando ao ouvindo em intervalos de tempos ligeiramente diferentes.

Este tipo de fenômeno depende do tamanho e forma do local, e também da frequência da onda sonora. A reverberação afeta o envelope sonoro, fazendo com que o tempo de sustentação e relaxação aumentem.

Se a reverberação for muito forte, o tempo de sustain e release serão também muito grandes, e os próximos sons surgirão quando ainda estamos sob a influência dos anteriores, criando uma “embolação”. Entender o que estiver sendo dito, cantado ou tocado será muito mais difícil em um lugar com muita reverberação do que em um lugar com pouca reverberação.

Reverberação em uma sala. Mostra-se apenas a reverberação de uma das caixas.

Não que a reverberação seja de todo ruim. Às vezes, em um local com pouca ou nenhuma reverberação (ao ar livre, por exemplo), podemos inserir um pouco de reverberação para dar uma “encorpada” no som, simulando estarmos em outro ambiente (um teatro, um ginásio, um estádio). Isso é comum, e todo módulo de efeito tem a opção do efeito Reverb, mas não existe equipamento eletrônico nenhum que tire reverberação, que é um fenômeno acústico e que somente pode ser atenuado através de soluções acústicas. A diminuição da reverberação só é conseguida através da colocação de materiais absorventes no ambiente.

No documento curso completo de sonorizacao ao vivo (páginas 164-167)