• Nenhum resultado encontrado

Desde o início deste nosso projeto, procurámos que este estudo se transformasse num instrumento útil para futuras investigações sobre as representações que os atletas têm acerca do bom treinador de jovens. Salientamos, no entanto, que as nossas conclusões não pretendem fazer generalizações, dar explicações ou criar teorias, mas sim exclusivamente constituir uma tentativa de compreensão do fenómeno abordado no presente estudo. Investigar os conceitos dos jovens face ao bom treinador, possibilitou conhecer e compreender um pouco melhor o que pensam e como caraterizam o treinador das camadas jovens. Deste modo, de acordo com os objetivos do estudo, expomos, seguidamente, as principais conclusões.

Conceito de Treinador

Os jovens referem que o treinador deve ter fortes preocupações e interesse com a Formação Global do Atleta. O treinador deve apoiar, ajudar e estar atento à vida do atleta na escola, ao seu ambiente familiar e ao seu dia-a-dia. Vai muito mais para além do treino e da preparação para a competição no futebol. É importante ter uma preocupação global e transmitir outros valores que vão acompanhar os atletas ao longo do seu trajeto enquanto homens inseridos numa sociedade, tais como, o respeito, a amizade, a solidariedade, a justiça, entre outros.

O treinador deve ser um Líder, uma pessoa com a função de gestor, orientador e coordenador de todo o processo de treino. Os atletas veem no treinador um comandante, uma pessoa com uma personalidade e caráter forte, em quem os atletas podem confiar e que os possa conduzir e guiar até ao sucesso. Durante as suas sessões deve ser rigoroso, deve pedir uma total entrega e dedicação da parte dos seus atletas sem que isso condicione uma relação de amizade entre o treinador e os seus jogadores.

Os atletas mencionam que é importante um treinador Formar Jogadores, prepará-los para a competição, que os faça evoluir ao máximo. Deve dominar algumas áreas como a técnica, a tática, fisiologia, pedagogia, observação, entre outras e colocá-las ao serviço dos atletas. Corrigir os seus pontos fracos e aperfeiçoar os seus pontos fortes de modo a vir a formar melhores jogadores.

77

Segundo os atletas, é importante o treinador ter um Conhecimento Aprofundado, ou seja, conhecer o jogo, as regras, a equipa, o adversário, as metodologias de treino. Este deve ter conhecimentos em diversas áreas do desporto e está em permanente aberto à evolução do saber. É alguém que é muito competente e consistente naquilo que faz.

Para os jovens atletas, o treinador para colocar as suas ideias em prática e para os atletas perceberem o que ele pretende, tem que Saber Ensinar, tem que utilizar estratégias adequadas para que a sua informação passe corretamente para os atletas/equipa. Por outro lado, tem que aplicar as metodologias apropriadas que permitam a evolução dos atletas. Em certa medida assemelha-se a um professor. Deve ter um conhecimento profundo dos seus atletas e uma boa capacidade de observação para saber o que deve transmitir e como deve fazê-lo. Quais as estratégias mais adequadas e os meios que deve colocar ao serviço dos jogadores para estes assimilarem o que o treinador pretende.

O Treinador de Jovens Excelente

Relativamente ao significado e conceitos que os atletas têm acerca de um treinador de jovens excelente, mais uma vez estes indicam que o treinador deve ter uma Preocupação pela Formação Global. O treinador interessa-se e preocupa-se pelos atletas como um todo. Vai muito mais para além das questões técnicas. Está presente na vida social, mantém uma relação de amizade e procura influenciar de uma forma positiva com os seus conselhos o caráter dos atletas.

O treinador não se deve focar apenas na vitória, mas sim fazer evoluir os atletas, Formar Jogadores. O treinador deve estar atento para saber se os seus atletas estão a adquirir e a assimilar as competências necessárias para quando chegarem ao patamar mais alto do futebol não terem dificuldades de adaptação. Consegue preparar os seus jogadores para patamares de maior exigência competitiva. Faz com que a equipa evolua. Esforça-se todos os dias para que os seus atletas saiam mais enriquecidos como jogadores em cada treino.

Para os atletas, o treinador deve ser um Conhecedor do Futebol, deve ter conhecimentos específicos da modalidade. Utiliza exercícios variados e conhece as metodologias do treino. Conhece também os vários sistemas de jogo e os adversários que vai defrontar. É alguém com uma larga experiência no futebol, tendo já passado pelos vários escalões de formação, além da experiência acumulada como ex-atleta, o que lhe confere uma

78

maior sensibilidade que pode ser benéfica na ajuda em momentos mais difíceis para os seus atletas.

Formar Pessoas foi outra categoria apontada pelos atletas. Muitos veem no treinador um modelo, uma figura a seguir, um exemplo. O treinador deve ter o cuidado como age e atua e transmitir os valores e ideais corretos porque aos olhos dos atletas, este muitas vezes é uma personagem de destaque, preparando-os assim para uma sociedade cada vez mais competitiva e exigente.

Pelas respostas efetuadas, verificámos que os atletas deram importância ao treinador como um Bom Comunicador. Através de uma comunicação adequada, concreta e direta, os atletas ficam a conhecer o que o treinador pretende incutir nos jogadores e na equipa. Utiliza a comunicação individual e em grupo para saber o estado dos atletas e reforçar os laços de união entre treinador e atletas. Procura saber quais são os problemas, dificuldades, angústias e anseios. Através de uma boa comunicação ele motiva o grupo e transmite os conhecimentos da modalidade e os saberes que ele acha corretos para a vida em sociedade.

É muito importante o treinador Conhecer o Escalão Etário. Na relação que mantém com os seus atletas, o treinador deve conhecer os problemas, angustias, receios e dificuldades por que passam os jovens e os adolescentes para saber como atuar e dirigir-se a eles. Deve também conhecer quais as competências que deve transmitir aos atletas ao nível do treino e do jogo porque treinar um atleta do escalão de Júnior não é o mesmo que treinar um atleta do escalão de Escola.

O Treinador de Jovens Excelente - Aspetos Mais Valorizados

Com a última questão, pretendemos verificar com as respostas efetuadas, se os dados obtidos iam de encontro ao estudo de Janssen e Dale (2002).

Para estes autores, um treinador excelente deve apresentar 7 caraterísticas, entre elas, Ter Caráter, Competente, Comprometido, Ser Cuidadoso, Potenciador de Confiança, Ser Comunicador e Ser Consistente.

Efetuando uma análise global às 7 caraterísticas enunciadas por Janssen e Dale (2002), verificamos que as valorizadas maioritariamente como Muito Importante pelos atletas foram: Competente, Potenciador de Confiança e Ser comunicador.

79

Por último, gostaríamos de sublinhar que os resultados deste estudo poderão ser relevantes para os responsáveis e docentes da Educação Física e do Desporto Escolar, já que dão pistas que os poderão ajudar na busca e implementação de estratégias de modo a tornar esta disciplina e programa cada vez mais atraentes e motivadores para os alunos do Ensino Secundário.

80

Documentos relacionados