• Nenhum resultado encontrado

Conhecimento Pedagógico Geral

No documento Erechim 2022 (páginas 122-126)

Categoria 1 Conhecimento

4.3. INTERPRETAÇÃO E DISCUSSÃO DAS CATEGORIAS

4.3.4 Conhecimento Pedagógico Geral

A análise ressalta a relevância do desenvolvimento de conhecimentos específicos da Matemática, como forma de propiciar ao futuro professor a compreensão da natureza do conhecimento matemático, aprofundar conceitos, propriedades e relações entre conceitos, (SANTOS, 2015). Esse aspecto constitui-se em um caminho para dirimir as fragilidades relativas à formação matemática do futuro professor dos anos iniciais do ensino fundamental, que muitas vezes tem levado a práticas de sala de aula problemáticas e, portanto, comprometendo o ensino da Matemática (NACARATO, MENGALI e PASSOS, 2014).

A formação matemática, que é uma dimensão essencial na formação de futuros professores dos primeiros anos de escolarização (CURI, 2004; LIMA, 2007; ZIMMER, 2008), tem recebido atenção especial nas instituições participantes de nossa pesquisa, mediante a realização de distintas ações por meio das quais os macrocampos da matemática são abordados e aprofundados. Complementando os resultados do estudo de Cordeiro (2011), nosso estudo aponta para um movimento pedagógico no âmbito dos Cursos de Pedagogia das instituições participantes da pesquisa, em face ao qual a matemática curricular está crescentemente sendo desenvolvida.

As Instituições participantes da pesquisa sinalizam com propostas para a formação matemática do futuro professor dos anos iniciais do ensino fundamental que convergem para atividades reflexivas envolvendo vivências, estudo de casos de ensino, produção de narrativas, trabalho com resolução de problemas e o estágio curricular. Essas atividades buscam integrar conteúdos curriculares e pedagógicos, num processo de contínua reflexão sobre a prática e desenvolvimento de novos aspectos do conhecimento e novas práticas, bem como, o contínuo aprimoramento do conhecimento matemático curricular. Shulman, (2001), sinaliza q ue para o desempenho eficaz do ensino, é preciso que o professor se aproprie de uma ampla bagagem de conhecimentos.

[...]a teoria histórico-cultural evidencia a aprendizagem e o desenvolvimento como fenômenos humanos semioticamente mediados, considerando a linguagem o instrumento imprescindível para a construção do conhecimento. A teoria histórico-cultural corrobora também, que o sujeito, da mesma forma que sofre a ação dos fatores sociais, culturais e históricos , também pode agir de forma consciente sobre estas forças, isto sem o rompimento entre a dimensão biológica e simbólica que o constitui. A concepção histórico-cultural considera que todos são capazes de aprender, e compreende que as relações e interações sociais estabelecidas pelos sujeitos são fatores de apropriação de conhecimento. Neste sentido, traz consigo a consciência da responsabilidade ética da escola com a aprendizagem de todos, uma vez que ela é interlocutora privilegiada nas interações sociais de todos os alunos. ( PPC Pedagogia, IFC, p. 24 ).

Como pode-se observar a contribuição da teoria histórico-cultural é de fundamental importância para o ensino da Matemática sendo necessário explorar um trajeto teórico e conhecer profundamente seus fundamentos epistemológicos, os quais abrangem o processo de ensino e aprendizagem do aluno.

Os procedimentos metodológicos orientadores da relação ensino-aprendizagem , assinalados pelos professores, tomam como pressuposto que o graduando deve aprender conjugar a apropriação de conhecimentos referentes à educação com aqueles relacionados à sua formulação como produtor de conhecimentos em relação direta ou não com sua futura inserção social . Ou seja, compreende-se que o percurso curricular proposto deve possibilitar formação de professores como intelectuais e, assim sendo, com domínio das bases epistemológicas do conhecimento escolar e de suas áreas específicas de atuação, das bases da pesquisa na educação como condição necessária para o estabelecimento de relações teoria-prática não "coladas" nas demandas pragmáticas da escola e/ou do campo educacional. Para a consecução desse objetivo são indicados como procedimentos didático-metodológicos : aulas expositivas, leitura e interpretação de textos, pesquisa, trabalhos coletivos e individuais , seminários , visitas a museus e exposições . ( PPC Pedagogia, UFSC, p. 80 ).

Conforme exposto no excerto do PPC do curso de Pedagogia da UFSC, os procedimentos metodológicos que orientam essa relação com o ensino, nos levam a pensar sobre a relevância inerente a esses cursos de formação, levando o professor não apenas a conhecer a história da Matemática, mas a conhecer e dissecar a história do seu ensinamento. E a questão do ensino da Matemática e de sua natureza, vem sendo abordada de maneira crítica e profusa, evidenciando-se a utilização do concreto no fazer matemático.

Interligado ao que observamos no PPC, as professoras nos trazem várias contribuições referente ao ensino e a aprendizagem relacionando as questões teórico-práticas.

Resposta da questão 5 do questionário. Considerando a estrutura do curso em que você atua: de que forma os componentes curriculares buscam promover a articulação entre teoria e prática? Por meio das articulações nos colegiados de curso , no estabelecimento de parcerias entre professores com aulas coletivas (junta as turmas) nas apresentações de trabalhos de estágio , práticas de ensino e Metodologias , na discussão e aprovação de planos de ensino no NDE (Núcleo Docente Estruturante), nas tarefas propostas nas disciplinas que articulam teoria e prática (a prática, muitas vezes, narradas por professores ou mesmo pelas estudantes veteranas). ( Resposta professora G ).

Resposta da questão 5 do questionário. Considerando a estrutura do curso em que você atua: de que forma os componentes curriculares buscam promover a articulação entre teoria e prática? Inúmeras atividades acontecem nos componentes curriculares, assim como Seminários amplos e gerais que promovem a discussão , reflexão e produção conjunta dos diferentes níveis do Curso, ações de pesquisa e de extensão , além da participação em Programas do PIBID e Residência Pedagógica . ( Resposta professora I ).

Observados os ementários dos cursos, há que se considerar nas bases curriculares a profusão de conhecimentos que os licenciandos em Matemática precisam dominar em razão do espectro que irão percorrer em suas trajetórias profissionais, conforme pode ser observado nos excertos a seguir:

Resposta da questão 2 do questionário. A formação do professor que atua nos anos iniciais requer o desenvolvimento de conhecimentos de distintos domínios do saber.

Quais conhecimentos você considera essenciais para a docência nos Anos Iniciais de escolaridade? Considero essencial o domínio de um rol de conhecimentos, dentre eles:

conhecimentos pedagógicos gerais, conhecimentos do conteúdo específico das áreas, conhecimentos pedagógicos desses conteúdos, conhecimento de currículo, de aprendizagem, dos estudantes, dos contextos educativos, bem como conhecimento dos fins, objetivos e valores educacionais, das suas bases filosóficas. ( Resposta professora K ).

A professora K sinaliza para um vasto campo de abordagens que são objetos de pertença do arcabouço teórico-prático, metodológico, da constituição e formação dos alunos ao longo do percurso escolar e que a formação acadêmica deve ponderar este panorama ao longo tempo de permanência dos licenciando nas universidades.

Resposta da questão 2 do questionário. A formação do professor que atua nos anos iniciais requer o desenvolvimento de conhecimentos de distintos domínios do saber.

Quais conhecimentos você considera essenciais para a docência nos Anos Iniciais de

escolaridade? Conhecimentos que valorizem a sua futura necessidade profissional e prática pedagógica, tais como as diferentes linguagens necessárias aos processos de letramento em linguagem e matemática das crianças. ( Resposta professora I )

O amplo domínio de como ocorre a internalização da apropriação da linguagem matemática, são sinalizados como elementos básicos na constituição da formação acadêmica ligados ao campo matemático.

Resposta da questão 2 do questionário. A formação do professor que atua nos anos iniciais requer o desenvolvimento de conhecimentos de distintos domínios do saber.

Quais conhecimentos você considera essenciais para a docência nos Anos Iniciais de escolaridade? Conhecer as fases do desenvolvimento da criança e considerar as experiências delas.Saber valorizar as diferenças e as diversidades humanas. Trabalhar a Ludicidade e a leitura de mundo. ( Resposta professora A ).

No excerto destacado pela professora A, há elementos substanciais que remetem ao conhecimento das diferentes fases de desenvolvimento biológico das crianças e suas interações com o meio, o futuro docente precisa reconhecer a inserção cultural e as dimensões ligadas aos valores humanos e direitos humanos para articular os conhecimentos matemáticos ligados ao universo do reconhecimento do brincar e dar respostas e coerentes ao interagir e participar ativamente do meio.

Foi possível sinalizar para esta categorização em razão da corrente referência a epistemologia do conhecimento matemático.

A relevância desta abordagem, deixa aberta possibilidades para a continuidade e aprofundamento dos estudos em razão de emergir deste universo, um vasto campo de abordagens alinhados ao tema que versa significativamente sobre a abordagem do estudo ora apresentado.

Consideramos, assim, que a partir do desenvolvimento dos diversos conhecimentos profissionais no processo de formação inicial, os professores têm a possibilidade de desenvolver embasamento teórico-prático sobre o ensino em sala de aula, assim como refletir sobre a prática em sala de aula (RICHIT, 2010) mediante o desafio de ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste sentido, o processo de formação inicial do professor precisa preparar o futuro professor para a docência, em suas distintas dimensões e desafios, colocando a universidade como espaço privilegiado de formação, no qual há muitas

possibilidades de diálogo entre as áreas e para promover debates, assim como para desenvolver todos os atributos da docência (SILVA, 2014).

A análise evidencia que a formação matemática promovida nas instituições participantes da pesquisa tem contemplado aspectos relacionados aos conhecimentos pedagógicos, abordando-os de forma articulada às demais dimensões do conhecimento docente. Assim, buscam promover continuamente o trabalho orientado com base em discussões teóricas relacionadas ao ensino e aprendizagem de Matemática, especialmente a voltada para os anos iniciais do ensino fundamental. Essa abordagem aproxima os futuros professores das questões e desafios que enfrentarão na prática profissional em sala de aula.

No documento Erechim 2022 (páginas 122-126)

Documentos relacionados