• Nenhum resultado encontrado

CONSTELAÇÃO FAMILIAR É AMOR

No documento CONSTELAÇÃO FAMILIAR (páginas 124-137)

Parece que não temos direito à felicidade, não podemos viver plenos. Segundo Bert Hellinger, criador da abordagem sistêmica e principal nome no campo das Constelações Familiares, o nosso conceito de felicidade está ligado a sentimento de culpa e inocência. Ou seja, nos sentimos culpados por estarmos felizes quando em nosso sistema familiar há situações difíceis. E ainda diz:

“Não existe nada melhor do que aquilo que é.

Não existem pais melhores do que aqueles que temos Futuro melhor do que aquele que se encontra diante de nós.

125

Aquilo que existe é o que há de maior. Neste sentido, felicidade significa que acolho tudo em meu coração, do modo que é e me alegro.

É este o máximo da felicidade: quando nos alegramos com a realidade da forma que é, e quando nos alegramos com os nossos pais da forma que são, com o nosso passado assim como foi, com o nosso parceiro, da forma que ele ou ela é, com os filhos da forma que são, exatamente da forma que são.

É a melhor coisa que existe.

Esta alegria é o máximo da felicidade. Ela vem do coração. É ampla e irradia luz.

Em torno dela, outros se sentem bem, ela inclui muitos. É satisfeita e grata, toma e dá.”

Hellinger, Bert.

Analisando a felicidade na visão de Bert Hellinger, podemos compreender que o caminho para a nossa felicidade é ter coragem de assumir essa culpa. Tentar assumir as rédeas da nossa própria vida, a vida que recebemos através de nossos pais e nossos antepassados, pode trazer esse sentimento de culpa. Ao agirmos em prol da felicidade pode nos fazer sentir que estamos fazendo diferente de nossos pais, e esse diferente pode significar sermos mais felizes do que eles puderam ser.

De forma muitas vezes não consciente isso pode nos trazer culpa, a culpa por estar e ser feliz!

Assim permanecemos no problema, na dor, na dificuldade de superar algo, porque é com esse estado que estamos familiarizados, acompanhados, unidos e fiéis aos nossos antepassados.

A não aceitação dos destinos difíceis da nossa família é como uma pedra que bloqueia a passagem da água em um riacho, fazendo que ela pare de correr e fique represada.

126

A Constelação Familiar ensina que pertencemos a nosso sistema familiar e isso não pode ser mudado, entretanto não precisamos ficar presos ao mesmo destino daqueles que fazem parte desse sistema.

Quando reconhecemos e honramos nossos antepassados e todas as suas dificuldades, aceitamos a vida como foi e é.

Ao aceitarmos esse destino e compreendermos que podemos fazer diferente, sem culpa, esse bloqueio é retirado e as águas voltam a seu curso natural. Ou seja, nos libertamos dessa culpa e compreendemos que podemos sim, sermos verdadeiramente felizes.

A aceitação do destino é um ponto chave para os movimentos internos de mudança.

Para que você consiga isso criamos esse exercício que tem um poder imenso e transforma vidas. Você deve praticar todos os dias e em especial todas as vezes que não se sentir merecedor da felicidade ou quando bater aquela culpa por estar feliz.

Respire calmamente algumas vezes, deixe seu corpo relaxar e repita para si mesmo, algumas vezes, se possível em voz alta, feche então os olhos e permita que as palavras ecoem em sua mente.

Mantenha esse exercício, ao menos durante 21 dias.

Eu sou merecedor de toda a felicidade e amor que me cerca.

Tenho o direito de viver a minha própria vida da forma que escolher. Reconheço as dificuldades de meus familiares e as minhas também.

Me permito construir, ser e fazer o melhor de mim em busca da minha felicidade e daqueles a quem eu amo. Eu Sou a manifestação de todos os anseios e vontades de meus antepassados e ao ser feliz, manifesto essa felicidade para

127

todo o meu sistema, sou assim o elemento transformador de nosso sistema para a felicidade a que somos destinados.

Esse exercício que parece simples irá ampliar sua consciência e ressignificar informações que estavam te impedindo de manifestar a felicidade de forma plena.

Lembre-se: Seus pais viveram a vida que foi possível para eles e através de sua existência permitiram a continuidade da família, com certeza honramos aos nossos pais sendo felizes por nós e de certa forma em sua homenagem.

Agora o responsável pela sua vida e felicidade é VOCÊ.

Quando o inconsciente se torna consciente se cura. Temos padrão repetitivos. Emaranhamento familiar quando excluímos pessoas geram padrão repetitivos de raiva, ódio que vai gerar conflito familiar, a cura acontece quando entra em ordem no seu lugar.

Há fala de cura no campo mórfico com a fala do constelador e com o recebimento verdadeiro acontece transformação.

Um conhecimento um tanto quanto novo, e por exigir uma reflexão um pouco mais “ousada”

Sheldrake descortina novos entendimentos.

A possibilidade de se olhar para fora da caixa, para além. O que nos ensina a constelação.

É maravilhoso perceber que há forças. Abrir os olhos espirituais.

O nosso corpo é um sistema. Quando eu sou devedor eu fujo

128

Equilíbrio entre dar e receber.

Quando eu dou demais tiro a dignidade.

Haja a troca. Se a nossa família prejudicou há mortes.

Dentro do Campo mórfico a informação, sugere como organizar a energia. Para esse autor, a ressonância mórfica implica uma espécie de ação à distância no espaço e no tempo.

Na teoria morfo genética, o passado influi no presente.

Os ancestrais influem na geração atual por um efeito de ressonância. Implica uma espécie de ação à distância no espaço e no tempo. Na teoria morfo genética, o passado influi no presente

Os ancestrais influem na geração atual por um efeito de ressonância.

Uma teoria criada pelo biólogo inglês Rupert Sheldrake, denominada teoria dos campos morfogenéticos, que ajuda a compreender como os organismos adotam as suas formas e comportamentos característicos.

A mudança do hábito cria um campo.

Há uma memória também para novos hábitos

Eu posso dizer; hoje acordei caíram véus que cobriam o meu entendimento, Eu vou criar uma nova história

Eu vou criar um novo hábito. Eu vou criar uma nova trilha Essa é a estrutura dessa Ciência.

129

Quando praticamos a Constelação percebemos dentro dessa técnica terapêutica que se torna visíveis as dinâmicas ocultas dos sistemas e vai gerar movimento para que a vida flua.

O corpo participa é um portal consciente e trabalha padrões que estão gravados É uma linha, corpo e mente é um sistema somos afetados, há desenvolvimento desde o ventre, a memória e a biografia começam aí.

O nascimento é uma experiencia é uma forca criadora é uma energia poderosa que vem de lá, do Criador, se conectamos na raiz ficamos mais forte.

Como sobreviver neste mundo, nosso futuro emocional leva para a idade adulta. Constelação traz o sistema, é algo maior.

Todos são afetados pela origem A história do sistema nos afeta.

Você no corpo humano é um sistema, ele é dinâmico.

No relacionamento do casal o amor, além do amor, há vários elementos. Dar e receber, isto atua no relacionamento.

Quando olho para os meus pais, acho que vou fazer melhor, saio da ordem, grande e pequeno.

Quando não existe hierarquia, é o mais crítico. O relacionamento obedece às 3 leis

A diferença é a grande riqueza.

Quando o casal concorda com a diferença do outro é uma soma Olhar os pais com respeito.

130

O relacionamento acontece muitas vezes brigas, sem amor e respeito o parceiro não fica livre, faltando equilíbrio. Quando um fere o outro, há que dar o troco um pouco menos.

O relacionamento é uma troca. Cada casal sabe se está no débito, ou crédito. Prioridade é do novo casal. Há que ter a ordem, respeitar a família de origem. Compensação.

Com a consciência passo a ter escolha. Vivo não como herdo, mas sim como escolho.

Quando estamos diante de uma situação polêmica - seja como participantes dela ou meros observadores - é bastante comum colocarmos a culpa ou a inocência, num dos polos. Fulano é o culpado, fulano foi a vítima, diz o senso comum. No vídeo dessa semana, Eva Torres e Bruno Goulart mostram o quanto esse olhar pode estar equivocado e nos afastar da solução

Na medida em que nos damos conta do quanto somos responsáveis por tudo o que nos acontece, nos responsabilizamos pela parte que é nossa e a vida passa a fluir de forma muito mais leve e plena.

Ajudar é uma arte. Aprofundar, ter discernimento no querer ajudar. Todas as pessoas têm um passado.

Este grande tem algo para dar. O pequeno tem algo para receber.

Todos têm uma história da família de origem.

Concordo com o presente e o passado dissolve aspecto da sua vida. Assim posso ajudar.

131

Ajuda é algo que sempre está solicitada no presente também deve ser vista na sua origem há que ter essa concordância

Constelações Familiares - Servir com Amor - Trabalho

Constelações Familiares, de Bert Hellinger, o trabalho está relacionado com o ato de servir com amor.

Muito mais do que disponibilizar nossas aptidões em um propósito, trabalhar significa servir à vida num sentido mais amplo.

Relações, através de nós a vida permaneça. Trabalho com amor.

Construir uma casa com afeição O bem-amado habita ali.

A nossa primeira de dar continuidade da vida é a experiência com a mãe. Relação primordial. Recebe e dá passando a vida a frente. A vida que recebemos Quando ouço reclamações como: “não conheço minha mãe, minha mãe é ruim” ou outras reclamações, pergunto “como a vida chegou até a você?

Você sabia que as mães são as nossas primeiras possibilidades de sucesso? Desde o momento que a mãe aceita a semente da vida trazida pelo pai, ela passa a trabalhar pela sua vida, até que você como bebê experimente através da mãe o sucesso do nascimento.

Essa mulher ao dar à luz ao filho(a) torna-se mãe, concretiza a realidade do homem se tornar pai, forma ou completa a família e assim, o propósito da vida acontece para os pais e filho(a).

132

Seu corpo foi forjado neste ventre materno, através do alimento ingerido por ela e que te tornou quem é.

Os nutrientes vindos dela te permitiram evoluir a partir do momento da concepção, quando duas células, mãe e pai, se tornaram somente uma em você. Essa díade entre mãe e filho se estabelece desde a gestação, seja por todos os cuidados que o bebê requer na vida intrauterina, alimentação, nutrição, acalento e ou pelos preparativos externos, ainda que por vezes sejam escassos os recursos que ela tem para oferecer aqui fora.

Porém, dentro dela, lhe deu tudo e do melhor que dispunha para que você pudesse ter o sucesso do nascimento.

O que foi possível foi feito e foi o suficiente. Às vezes, ouço pessoas dizendo:

“Eu perdoo meus pais. Minha mãe tem o meu perdão”

Ensino: Perdoar é abrir possibilidades de correção e não significa esquecer o mal que alguém te causou.

É bom entender que a sua mãe é uma pessoa, portanto, é passível de falhas, até mesmo porque muitas mães passaram por falhas de outros e muitas vezes repetem as mesmas atitudes.

Guardar mágoas, ressentimentos da sua mãe, não aprovar algumas das atitudes ou ter dificuldade em aceitar a forma como sua mãe lida com a vida; esses são alguns dos fatores que bloqueiam e fecham a porta para o seu sucesso na vida. Pessoas adultas agindo como crianças feridas, querendo exigir mudanças na mãe, esperando algo que julgam não ter recebido no passado.

É desta forma, que muitos filhos ainda permanecem sem tomar a própria vida. “Tomar a mãe” significa aceitá-la plenamente, sem julgamentos, amorosamente no coração, independentemente de como tenha sido sua criação, educação, seu

133

sentimento de ser amado(a) ou não amado(a) o suficiente, se foi castigado injustamente, preterido, dado em adoção ou mesmo que tenha sido abandonado(a).

Tomar a mãe é interno e não físico ou externo, portanto, você pode tomar a sua mãe estando ela viva ou não.

Diga sim à sua mãe

Quando me dizem: “não pedi para nascer” jogando a responsabilidade da própria vida para a mãe, percebo que estão negando o fluxo natural da vida.”

Diga sim à sua mãe

Eu, nome .... acolho esse SER com o mais sublime sentimento de amor que uma criatura filha de Deus possa manifestar

“A sua mãe foi um lindo portal que deu a você a oportunidade de estar aqui e ser o seu próprio sucesso.

Saiba que foram todos os episódios negativos, todas as dificuldades que aconteceram na sua vida, que te permitiram ser quem é.

Tudo faz parte da sua jornada evolutiva.”

Julgar a sua mãe é não aceitar a sua história, é negar a própria raiz, a dádiva da vida.

É quase impossível haver pleno desenvolvimento e ser feliz, sem reconhecer a importância da sua mãe na sua vida. Pois é ela quem te conecta com as forças dos ancestrais, a fonte da vida e as raízes.

Todos temos a mãe certa para nós, cada filho(a) deve, portanto, tomar o seu lugar de filho(a) e estar de acordo com a sua história. Filho(a) não muda mãe e ninguém substitui a mãe, sua mãe pode ter lhe dado em adoção, mas ela sempre será sua mãe.

134

TOMAR A PRÓPRIA VIDA HONRAR SEUS PAIS

SER GRATO À SUA MÃE PELA VIDA

Para a Vida dizer sim a você, antes você deve dizer SIM à sua mãe.

Lembre-se que você é metade sua mãe e metade seu pai, assim, você é você por inteiro.

E, como adulto pode abrir possibilidade de soluções sistêmicas para si mesmo(a) e cuidar da própria vida.

Permita-se fazer um movimento profundo em direção ao SIM para sua própria história e para a sua Vida. Liberte-se!

Se você quer ampliar sua consciência, necessita aprender a olhar com amor, respeito e gratidão para sua relação com a mãe ou ainda, se há algumas dinâmicas que impedem O fluir do amor, a constelação familiar pode te ajudar.

Conectar a mãe em origem aspecto ao nosso trabalho olhar das Constelações Familiares, de Bert Hellinger, o trabalho está relacionado com o ato de servir com amor.

135

Muito mais do que disponibilizar nossas aptidões em um propósito, trabalhar significa servir à vida num sentido mais amplo.

Constelação, há uma forca que sustenta o trabalho e conduz o cliente o terapeuta, e os representantes.

Sem apresentação de justificativas sem condição que possa surgir como solução.

REFERÊNCIA SCHNEIDER 2001 QUANDO SE DESVIA OLHAR PARA O CHÃO SE ASSOCIA À IMPRECISÃO NOS SENTIMENTOS E NA DESCRICÃO DO PROBLEMA.

Configurar os sistemas das relações familiares com a ajuda dos representantes. Acompanhar bem o que acontece na representação.

O Terapeuta se afasta do campo da constelação.

Fase longa de silêncio em que os representantes entram em contato com seus sentimentos e o que emerge deles.

A Ordenação do Sistema.

Uma nova ordenação do sistema. Ordenação externa através da solução.

Que indica a cada um o lugar certo, e liberador do sistema.

E uma ordenação mais interna que resulta de frases e de gestos trocados com as pessoas.

Ordenar uma constelação no sentido de obedecer a uma imagem de solução obedece a regras.

Que em muitas constelações se comprovaram como solucionadoras que seguem regras gerais que permitem muitas variações de posicionamento.

136

FUNDAMENTOS

Campos morfogênico na biologia é constituído por uma energia que age para dar a forma a um ser vivo dentro de um processo de evolução num espaço de tempo determinado e pode explicar como se passa a influência do passado familiar para o descendente.

Segundo a teoria as informações vividas pela mesma espécie ficam armazenadas em um campo invisível o Campo Mórfico

O PASSADO INFLUE NO PRESENTE POR RESSONANCIA POR ONDE OS ANCESTRAIS ATUAM NA GERAÇÃO ATUAL POR SEMELHANÇAS,

O conteúdo fica acessíveis posteriormente para membros da mesma espécie. O aprendizado e a influência vêm pelo campo mórfico.

Rupert Sheldrake biologia e Psicologia através dos hábitos

De acordo com Sheldrake, a ressonância mórfica implica uma espécie de ação à distância no espaço e no tempo.

No campo morfogenético o passado influi no presente. Os ancestrais influem na geração atual por um efeito de ressonância.

O ancestral influi na geração atual porque há semelhança entre as duas gerações.

No caso de pessoas entre o ancestral e a geração atual podemos observar a repetição de comportamentos do ancestral do passado.

Poderíamos dizer: a história se repete (Efraim R. Bocallandro E Irene Cardotti Bocalandro).

A afirmação de Rupert de que os ancestrais influenciam comportamentos semelhantes aos deles em outras gerações posteriores, é uma afirmação

137

plausível que explica comportamentos de tataravós que aparecem em tataranetos, e isso pode ser presenciado em muitos processos de constelações. "A ressonância mórfica dos padrões de atividade de organismos passados semelhantes e a auto- ressonância de um organismo podem ser percebidos como aspectos semelhantes do mesmo processo. Ambas implicam relações causais formativas através do espaço e do tempo.

A auto ressonância estabiliza, pela sua alta especificidade, o padrão de atividade característico de um organismo, ao passo que a semelhança com organismos passados semelhantes estabiliza a estrutura de probabilidade geral do campo. " (Efraim R. Bocallandro E Irene Cardotti Bocalandro).

Para Sheldrake, a forma dos seres vivos é função dos campos morfogenéticos e da ressonância mórfica, mas ele não se limita ao aspecto físico dos seres vivos, ele também considera que os comportamentos também são função da ancestralidade

O Universo de hoje, no qual tudo que existe está entrelaçado em um sistema sistêmico.

O universo pode continuar se expandindo se a densidade das massas for baixa. CONSTELAÇÕES FAMILIAR

SOLICITA QUE CADA UM SE DEIXA LEVAR PELOS SENTIMENTOS E FAÇA AQUILO QUE ACHAR ADEQUADO.

Livro A PRESENÇA DO PASSADO. .

No documento CONSTELAÇÃO FAMILIAR (páginas 124-137)