• Nenhum resultado encontrado

7 – Construção da 1ª Sequência Didática – Uso do filme “O Núcleo: Missão ao

A escolha do filme “O Núcleo: Missão ao Centro da Terra” foi feita com base na possibilidade da abordagem de aspectos da discussão sobre ciência e tecnologia e seus impactos na sociedade. A causadora do problema que se torna o mote no filme é uma arma criada pelo governo para criar terremotos. Esta mesma arma acaba por provocar danos à natureza, que vão ser reparados pela aplicação da ciência e tecnologia na busca de uma solução. Ao longo da trama, o governo toma o papel de aplicar as descobertas científicas em tecnologias e máquinas que podem salvar a vida no planeta, desenvolvidas por personagens que são caricaturas da comunidade científica. Há toda uma gama de fenômenos apresentados, discussão sobre modelos, formulação de hipóteses, que permitiria a discussão sobre algumas temáticas importantes para o ensino de ciências, para além da simples ilustração do fenômeno.

85

Quadro 6: Descrição das fases do planejamento de ensino para a primeira sequência de

ensino - filme "O Núcleo"

Fases do

ensino Problematização inicial Desenvolvimento da narrativa do ensino

Aplicação dos novos conhecimentos Reflexão sobre o que foi apreendido

Encontro 1ª aula 2º momento 3° momento 4ª a 6ª aula 7º momento

Descrição das atividades realizadas Divisão da turma em grupos, apresentação da atividade com questões problematizadoras e os objetivos de aprendizado na realização da atividade Exibição do filme em uma sessão do cineclube Estudantes realizam encontros e pesquisas virtualmente, montam suas apresentações e interagem com o professor fora do espaço e tempo “escolares”. Os grupos realizam a comunicação oral dos resultados de suas pesquisas aos demais colegas. Construção coletiva dos estudantes de um texto onde apresentam as discussões realizadas a alguém que não tenha assistido ao filme. Tempo para

execução 50 min. 135 min. 4 semanas 3 aulas de 50 min 1 semana

A primeira aula, com duração de 50 minutos, ocupou um período de aula regular e foi dedicada a apresentação e discussão dos momentos para realização do trabalho com os estudantes. Solicitei que se organizassem em grupos, discutimos os objetivos da realização do trabalho e a metodologia de avaliação da atividade. Considero que esta primeira aula fez parte da problematização inicial, juntamente com a exibição do filme.

86

Quadro 7: Objetivos de aprendizado da primeira sequência didática com uso de atividade

com questões problematizadoras Componentes do

conteúdo escolar Descrição dos objetivos de aprendizagem

C

onc

ei

tua

is

• Animais migratórios: orientação, disseminação de doenças, importância no ecossistema

• As várias camadas geológicas do planeta Terra: características, constituição, dinâmica. • Movimento de satélites devido à gravitação Universal de Newton

• Conservação de Energia

• Fato básico do eletromagnetismo: correntes elétricas criando campos magnéticos • Indução eletromagnética (lei de Faraday): campos magnéticos variáveis criando correntes elétricas

• Força magnética sobre cargas elétricas: movimento de partículas no interior do campo magnético terrestre

• Fenômenos de ressonância em sólidos e fluidos

Procedimentais

• Pesquisar sobre os temas em estudo em diversas fontes

• Ler, interpretar e adequar os roteiros de atividades para os temas de estudo • Fazer apresentação em Power Point sobre o tema do grupo para toda a turma.

• Seria interessante “recortar” os momentos a que se referem suas interpretações do filme.

A

tit

udi

na

is • Participar do desenvolvimento de trabalho em equipe. • Participar da discussão de temas relevantes relacionados a conceitos científicos.

• Realizar a argumentação oral acerca dos temas pesquisados, apresentando-os perante os colegas.

• Construir um texto de acordo com a norma culta padrão, após as discussões em sala de aula.

Fonte: Planejamento da pesquisa

A nossa intenção era utilizar o filme para trabalhar simultaneamente conceitos científicos, promovendo um diálogo da física com outros campos de conhecimento, e posturas mais ativas dos estudantes, por meio do trabalho em grupo, pesquisa, elaboração de argumentos orais e escritos e comunicação pública de resultados. Por fim, debatemos o calendário de apresentação dos resultados.

A atividade apresentada continha algumas questões orientadoras do trabalho dos grupos (Apêndice A). Após a exibição do filme, cada grupo foi orientado a discutir e buscar respostas para as questões propostas e posteriormente estruturar a síntese em Power point a ser apresentado para a turma. Para a discussão das questões, cada grupo deveria pesquisar fontes variadas para subsidiar as argumentações produzidas.

O segundo encontro aconteceu fora da grade de horários semanais. Foi no horário do almoço, em que normalmente acontecem as sessões do Cineclube Cidadão, momento em que realizamos a exibição do filme. Optamos por apresenta-lo de uma única vez, de maneira a reforçar a oportunidade de fruição dos estudantes do momento de exibição.

87 Após a exibição do filme os grupos de estudantes tiveram um mês para realizar as pesquisas, discussões e elaboração da síntese a ser apresentada os demais colegas. A intenção foi de que os estudantes pudessem, ao longo deste tempo, interagir na busca de respostas aos questionamentos, procurando inclusive o professor e outros membros da comunidade escolar. Tratassem de encontrar fontes, formular hipóteses e articulassem suas pesquisas para o momento de comunicação dos resultados.

Os demais encontros ocorreram ao longo de três aulas de 50 minutos e foram dedicados à apresentação dos consensos construídos pelos grupos para o restante da turma. Após a apresentação realizada perante a turma e consequente construção de consensos entre os estudantes e o professor, os grupos deveriam construir um texto coletivo, apresentando a questão inicial a pessoas que não houvessem assistido ao filme. Assim, os estudantes deveriam desenvolver suas habilidades narrativas de maneira a descrever não somente o fenômeno apresentado, mas também suas causas, apropriando-se do discurso científico.

Rodrigues e Silva (2011) defende que certos aspectos do aprendizado das ciências passam pela apropriação da linguagem cientifica. Esta linguagem se define, entre outros fatores, por recursos linguísticos que visam retirar o contexto em que o conhecimento é construído e tornam indefinidos os sujeitos presentes nos enunciados científicos. Penso que estes recursos visam a uma tentativa de universalizar este discurso científico, tanto do ponto de vista do espaço em que ele ocorre como da impessoalidade deste discurso. Uma semana após a discussão com os colegas, os estudantes apresentaram o texto final do trabalho, construído coletivamente e tomando como base o discurso científico.

A Figura 2 representa a estrutura temporal da sequência didática, apresentando os momentos em que estivemos em sala de aula, nos horários regulares da disciplina de física, com a designação “aula”. Os momentos em que realizamos as atividades fora da sala de aula – a exibição do filme ocorreu no auditório do campus – ou as discussões e pesquisas que ocorreram em ambientes virtuais, identificamos como momentos (M). Por exemplo, a escrita coletiva do texto final ocorreu no Ambiente Virtual de Aprendizagem, quando os estudantes utilizaram a ferramenta de edição coletiva para produção. Como eles dispuseram de uma semana para isso, consideramos esta ação um momento.

88

Figura 2: Organograma temporal das ações realizadas durante a Sequência Didática

com uso do filme "O Núcleo: Missão ao Centro da Terra"

III.8 – Construção da 2ª sequência didática: Aprofundando aspectos investigativos