• Nenhum resultado encontrado

CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO

No documento denisepedrosodemoraes (páginas 122-126)

4 PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL

4.2 CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO

O acompanhamento à implementação do MAISPAIC é componente fundamental para o êxito do programa. Para tanto, elaboramos um modelo de instrumento que pretende auxiliar no acompanhamento à execução das etapas do MAISPAIC, relacionadas principalmente ao uso dos materiais estruturados de 1º e 2º anos. Durante as visitas aos municípios sob a abrangência da CREDE 19 neste ano de 2019, enquanto Gerente Regional do MAISPAIC, diante de experiências anteriores de acompanhamento pedagógico, sentimos falta de um instrumento de acompanhamento, de um roteiro para a visita que auxiliasse o acompanhamento das ações do programa nessa visita junto à SME. Além disso, concluído o acompanhamento, é necessário produzir um relatório para os sujeitos que foram acompanhados. Sem um instrumento, as observações ficam soltas e a dinâmica da CECOM, por vezes, impossibilita o envio dos relatórios em tempo hábil, que seria em, no máximo, uma semana após a visita.

Esse instrumento que apresentaremos a seguir é apenas um ponto de partida para ser aprimorado no diálogo com as equipes regional e municipal do MAISPAIC durante os grupos de discussão sobre o programa. O propósito, portanto, é construir uma ferramenta de forma colaborativa, envolvendo os sujeitos que participam da implementação do programa, responsabilizando-os e dando transparência acerca dos aspectos que a equipe regional observará

em suas visitas tanto à SME quanto às escolas e facilite a produção dos relatórios, além de motivar para que também utilizem o instrumento no formato digital.

4.2.1 Proposta de Instrumento de Acompanhamento

INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO SME/ESCOLA: MUNICÍPIO: RESPONSÁVEL: PARTICIPANTES: PERÍODO LETIVO: DATA:

EIXO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES 1.Quantas formações aconteceram no período letivo:

฀ Nenhuma ฀ Uma ฀ Duas ฀ Três

2. Conteúdos relacionados ao material estruturado que foram trabalhados na formação ฀ Proposta didática de Alfabetizar Letrando (PDAL)

฀ Revista “Vamos Passear na Escrita” ou “Pé de Imaginação” ฀ Livros paradidáticos da Coleção “Paic, Prosa e Poesia” ฀ Cartelas e jogos do material

฀ O material estruturado não foi utilizado

฀ Outros. Quais? ______________________________________________________ __________________________________________________________________ 3. Especifique qual parte do material estruturado foi trabalhada na formação.

4. Enumere por ordem de predominância as metodologias utilizadas na formação, indicando, na coluna à direita o grau de importância que você atribui a essa metodologia.

( ) Leitura e discussão de materiais teóricos;

( ) Explanação dialogada sobre os conteúdos da formação; ( ) Atividades práticas baseadas no material estruturado para desenvolver competências/habilidades nos alunos;

5. Na avaliação da formação, surgiram dúvidas ou sugestões relacionadas ao material estruturado do MAISPAIC? Se sim, quais?

EIXO: ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO

6. Com que periodicidade aconteceram as visitas às escolas para acompanhamento neste período letivo?

฀ Mensal ฀ Quinzenal ฀ Semanal

฀ Não houve acompanhamento

7. Durante as visitas, foram realizados acompanhamentos em sala de aula? ฀ Não.

฀ Sim. O tempo de permanência na sala de aula foi de até 10 minutos. ฀ Sim. O tempo de permanência na sala de aula foi entre 10 e 20 minutos. ฀ Sim. O tempo de permanência na sala de aula foi entre 20 e 30 minutos. ฀ Sim. O tempo de permanência na sala de aula foi de uma aula.

฀ Sim. O tempo de permanência na sala de aula foi de duas aulas.

฀ Outros. Especifique: _________________________________________________ 8. O acompanhamento em sala de aula teve a presença do coordenador pedagógico?

฀ Não. O coordenador não estava na escola.

฀ Não. O coordenador ficou realizando outras atividades da rotina escolar. ฀ Sim. O coordenador esteve presente durante parte do acompanhamento. ฀ Sim. O coordenador esteve presente durante todo o acompanhamento.

9. Com que periodicidade os coordenadores pedagógicos realizaram acompanhamentos à sala de aula neste período letivo?

฀ Mensal ฀ Quinzenal ฀ Semanal

฀ Não houve acompanhamento

10. Acerca do feedback aos professores e coordenadores pedagógicos, como se deu esse momento?

฀ Na escola, ainda no momento do acompanhamento de forma oral.

฀ Na escola, ainda no momento do acompanhamento de forma escrita, ficando uma via na escola.

฀ Após a visita, enviado por e-mail. ฀ Outros. Especifique.

EIXO MATERIAL ESTRUTURADO 11. Quantos dias na semana o material estruturado é trabalhado?

฀ 1 dia ฀ 2 dias ฀ 3 dias ฀ 4 dias

฀ Durante toda a semana.

฀ Outros. Especifique: ___________________________________________________ 12. Além do material estruturado, que outros materiais são utilizados pelos professores?

13. Em qual etapa do material seu grupo de escolas se encontra? ฀ Etapa 1 – Caderno 1

฀ Etapa 2 – Caderno 2 ฀ Etapa 3 – Caderno 3 ฀ Etapa 4 – Caderno 4

14. Alguma atividade deixou de ser realizada? Se sim, por qual(is) razão(ões)?

15. Com que periodicidade os professores utilizam os Mapas de Avaliação de Leitura, presentes no material, para o acompanhamento ao desenvolvimento dos alunos?

฀ Não utiliza. ฀ Mensalmente. ฀ Quinzenalmente. ฀ Semanalmente. ฀ Outros. Especifique.

16. Com que periodicidade o coordenador pedagógico utiliza os Mapas de Avaliação de Leitura, presentes no material, para o acompanhamento ao desenvolvimento dos alunos?

฀ Não utiliza. ฀ Mensalmente. ฀ Quinzenalmente. ฀ Semanalmente. ฀ Outros. Especifique.

17. Que tipo de intervenções são realizadas com base na análise do desenvolvimento dos estudantes?

฀ Atividades direcionados utilizando o próprio material estruturado MAISPAIC. ฀ Atividades direcionadas utilizando o livro didático do PNLD.

฀ Atividades pesquisadas em outros materiais. ฀ Atividades elaboradas pelo próprio professor. ฀ Outros. Especifique.

SUGESTÕES/ENCAMINHAMENTOS

Fonte: Elaboração própria, 2019

O instrumento deverá ser aplicado a cada técnico de acompanhamento da SME nas visitas de acompanhamento da CECOM à Secretaria Municipal e escolas, com uma periodicidade mensal. O objetivo de aplicar o instrumento é ter um retrato mais próximo do real do trabalho que vem sendo realizado pela SME, fazendo um levantamento dos pontos fortes e pontos de alerta, e refletir quais as melhores alternativas e/ou intervenções a serem sugeridas para dar suporte às escolas municipais para enfrentar os problemas identificados. Como é um

instrumento no formato digital, as respostas são tabuladas automaticamente, o que facilita a elaboração do relatório pós-visita.

O instrumento ora proposto pretende auxiliar a análise do processo de implementação do MAISPAIC, com foco na utilização do material estruturado. Por si só, porém, não tem relevância porque é apenas um instrumento de coleta de dados e, por essa razão, precisa estar articulado com tomadas de decisão por parte dos sujeitos envolvidos para que se produzam resultados em toda a cadeia do processo de implementação do programa: da sala de aula à Secretaria de Educação. Assim sendo, após a aplicação do instrumento, durante a visita, reuniremos a equipe pedagógica da SME para análise do consolidado dos dados e elaboração de intervenções necessárias para a melhoria da implementação do programa nesse município. A seguir, apresentamos um roteiro de formação de Coordenadores Pedagógicos para Discussão do Material Estruturado do MAISPAIC.

4.3 FORMAÇÃO PARA COORDENADORES PEDAGÓGICOS SOBRE MATERIAL

No documento denisepedrosodemoraes (páginas 122-126)