• Nenhum resultado encontrado

GRUPOS DE DISCUSSÃO COM EQUIPE REGIONAL E EQUIPE MUNICIPAL

No documento denisepedrosodemoraes (páginas 119-122)

4 PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL

4.1 GRUPOS DE DISCUSSÃO COM EQUIPE REGIONAL E EQUIPE MUNICIPAL

PROGRAMA

Ao tratarmos sobre a implementação da política MAISPAIC no Capítulo 2, um dos desafios que apreendemos através das entrevistas e grupos focais realizados foi a necessidade de acompanhamento mais frequente e sistematizado da CREDE à SME e às escolas municipais, bem como o acompanhamento realizado pela SME às escolas e o acompanhamento pedagógico realizado pelo coordenador aos professores. Apesar de já ser parte das ações desenvolvidas pela CECOM/CREDE 19, o acompanhamento pedagógico ainda precisa ser aperfeiçoado para gerar resultados mais efetivos junto à SME de Juazeiro do Norte.

A proposta de realizar grupos de discussão com as equipes regional e municipal do MAISPAIC tem o intuito de promover momentos de escuta sobre o acompanhamento pedagógico, buscando captar os desafios que a equipe municipal enfrenta para a realização das ações de acompanhamento, quais as orientações que seguem para conseguirem fazer esses acompanhamentos e elaborar estratégias para enfrentar as dificuldades.

Compreendemos que Juazeiro do Norte tem uma rede municipal muito ampla e a equipe MAISPAIC não é proporcional ao tamanho da rede. Por essa razão, é necessário um planejamento para garantir que os programas e projetos sejam implementados conforme as orientações apresentadas pela SME. Assim, uma das propostas de realizar os grupos de discussão sobre o acompanhamento pedagógico é elaborar um instrumento para ser usado nas visitas e pensar estratégias para alcançar as escolas que mais precisam de apoio técnico- pedagógico. Detalharemos, no próximo tópico, a construção do instrumento.

Serão realizados quatro encontros anuais com a finalidade de discutir com as equipes a sistemática de acompanhamento do MAISPAIC, um a cada bimestre/período letivo, seguindo o roteiro pré-formatado a seguir:

4.1.1 Roteiro para grupos de discussão CECOM/CREDE 19 e SME

Café pedagógico MAISPAIC

Apresentação: O presente roteiro tem como finalidade orientar o desenvolvimento dos grupos de discussão entre as equipes regional e municipal do MAISPAIC sobre acompanhamento pedagógico, com foco no uso do material estruturado do MAISPAIC para 1º e 2º anos.

Objetivos:

• Fazer um levantamento dos principais desafios para a realização do acompanhamento pedagógico no período indicado;

• Elencar estratégias para o enfrentamento dos desafios que se interpõem ao acompanhamento proposto pelo programa;

• Elaborar um instrumento de acompanhamento online que possibilite a produção de um relatório objetivo em tempo real e de fácil acesso à CECOM/CREDE 19 e à SME.

Público-alvo: Equipes regional e municipal do MAISPAIC.

Metodologia

• Acolhida dos participantes do encontro com a fala da Orientadora da CECOM/CREDE 19. A fala da Orientadora da CECOM no momento inicial do encontro visa reforçar o papel da Célula perante os municípios, que é de prestar apoio técnico-pedagógico para a

realização de ações que promovam a melhoria da qualidade do ensino ofertado aos nossos estudantes.

• Apresentação dos objetivos do encontro aos participantes. A apresentação dos objetivos é necessária para que os participantes compreendam que esses momentos em grupo visam fortalecer a parceria e a colaboração entre os entes de forma a pensar soluções para os problemas que a rede municipal de ensino enfrenta, especialmente no que se refere ao acompanhamento pedagógico com foco no uso do material estruturado.

• Realização da dinâmica do encontro aos participantes. A dinâmica aqui proposta tem como finalidade a escuta dos participantes acerca do acompanhamento pedagógico ao programa MAISPAIC, os desafios e possibilidades para acompanhar as escolas que mais carecem de atenção. Explicitaremos como será a dinâmica dos grupos de discussão por meio dos seguintes passos:

o 1º passo: divisão do grupo em subgrupos de 4 participantes cada;

o 2º passo: distribuição de perguntas norteadoras para cada grupo. As perguntas serão: a) Quais os desafios a SME de Juazeiro do Norte enfrenta para a realização do acompanhamento pedagógico?; b) Quais possibilidades existem para a execução dos acompanhamentos na rede de Juazeiro do Norte?; c) Como se dá o acompanhamento pedagógico atualmente na rede de Juazeiro do Norte? d) Que ações podemos pensar para aperfeiçoar esses acompanhamentos em parceria com a CECOM/CREDE 19?;

o 3º passo: realização da primeira etapa de discussão, em que cada subgrupo escolherá um secretário, que registrará as impressões dos participantes acerca da pergunta norteadora que receberam, e um relator, que fará a exposição das discussões do grupo aos demais participantes;

o 4º passo: o relator e outro componente do grupo saem do seu grupo de origem e se direcionam a outro grupo para compartilhar as discussões; prosseguem os rodízios pelos grupos até que cada dupla retorne a seu grupo inicial.

o 5º passo: cada relator, com o auxílio do secretário do seu grupo, leva para plenária os dados discutidos durante a dinâmica.

• Elaboração do instrumento de acompanhamento. A proposta é elaborar em conjunto um instrumento que facilite o acompanhamento às ações do programa, com foco especialmente na utilização do material estruturado de 1º e 2º anos. Apresentaremos um esboço do instrumento e faremos os ajustes sugeridos pelo grupo. A construção colaborativa de instrumentos favorece ao fortalecimento da parceria, torna claro os pontos

que se pretende observar a cada visita de acompanhamento e favorece a responsabilização de cada setor e a aprendizagem em grupo.

Avaliação do encontro: Ao final do momento, retomaremos os objetivos apresentados no início do encontro e validaremos com o grupo cada um dos pontos pretendidos, debatendo o que foi construído em cada etapa desenvolvida, que aprendizagens foram possíveis e que alternativas surgiram para problemas discutidos nos grupos.

Acontecendo com a periodicidade aqui proposta, ou seja, quatro grupos de discussão ao longo do ano, a expectativa é que haja uma relação de colaboração e parceria mais forte entre CECOM e SME de forma a produzir melhores resultados na implementação do MAISPAIC na rede municipal de ensino.

No documento denisepedrosodemoraes (páginas 119-122)