• Nenhum resultado encontrado

5.2 Desenvolvimento da pesquisa e procedimentos metodológicos

5.2.2 Contexto da pesquisa

A pesquisa ocorreu no município de Botucatu, localizado no interior do Estado de São Paulo, que fica aproximadamente a 230 km da capital paulista. A cidade foi emancipada em 14 de abril de 1855 e seu nome advém da expressão ïbytúcatú,23 que na língua indígena Tupi significa “bons ares”. Botucatu possui um clima ameno com temperatura média de 22°C,

23 Expressão ïbytúcatú retirada de site disponível em:

Metodologia 64

altitude consideravelmente elevada, variando de 756 metros na baixada (local do antigo matadouro) a 920 metros no Morro de Rubião Junior (ponto mais alto) e concentra uma população longeva significativa (PATRÍCIO, 2006). No último censo foi apontado que a cidade dos “bons ares” contabilizava mais de 17 mil pessoas na faixa etária dos 60 anos e mais, sendo que sua população total era de 127.328 pessoas (IBGE, 2010a). Recentemente em novos dados sobre as estimativas apontaram para o ano 2013 um total de 136.269 habitantes (IBGE, 2013).

No município existem diversificados dispositivos24 de acesso à população idosa que oferecem algum tipo de recurso e/ou apoio. Primeiramente, em relação aos Conselhos municipais de Botucatu existem atualmente dez, além do Conselho Municipal do Idoso (CMI), órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador da Política da Pessoa Idosa, responsável pela execução de ações da Política Municipal no que se refere a população idosa. Encontram-se instituições e atividades de caráter educacional: Universidade dos Maiores/UNIFAC e Universidade da Terceira Idade (UNATI)/UNESP. E ainda, de cunho esportivo existem: Associação Atlética Botucatuense (AAB); Associação Atlética Ferroviária (AAF); Associação dos Ferroviários Aposentados e Pensionistas.

Sobre dispositivos que possibilitam atenção, cuidados e espaços de convivência a pessoas idosas com dependência ou incapacidades físicas e/ou cognitivas são: Centro de Convivência do Idoso “Aconchego” com funcionamento para essa população no período da tarde atendendo em média 75 usuários. E o Centro de Convivência do Idoso - Creche do Idoso “Julio Cuerva”, com funcionamento o dia todo, com capacidade média de 15 atendidos. Há também alguns espaços para pessoas idosas ativas como o próprio CCI “Aconchego” no período da manhã; Centro de Lazer Nova Aurora; Serviço Social da Indústria (SESI); como também alguns grupos: Grupo de Convivência Reviver; Grupo Amigos da Arte; Grupo de Dança Sênior; Terceira Idade Feliz e Grupo de Convivência Espaço Convivium “Francisco Marins” (OLIVEIRA et al., 2011).

Recentemente surgiu no município o projeto “Praça do Idoso”25 com a realização de exercícios físicos voltados para pessoas idosas por meio da utilização dos aparelhos de ginástica instalados nas praças públicas com coordenação e acompanhamento de profissionais

24 Dados completos como os tipos de atividades, dias, horários, endereços e telefones dos dispositivos ou serviços, estarão ao final do texto como apêndice V. A maior parte das informações foram extraídas da Cartilha do Idoso (OLIVEIRA, et al., 2011), sendo verificada a vigência e atualização dos dados.

25 Informações retiradas de site disponível em:

Metodologia 65

de Educação Física e estagiários da área. Acontece atualmente em quatro localidades da cidade: Praça Nossa Senhora de Fátima (Vila Antárctica); Praça Alexandre Fleming (Vila dos Lavradores); Praça Mário Ferreira (Cecap) e Praça Clarindo Pilan (24 de Maio). Há ainda, dispositivos públicos da Assistência Social nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) contando com cinco unidades (Núcleo Central, Setor Norte, Setor Sul, Setor Leste e Setor Oeste) e, ainda, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Em relação aos dispositivos de saúde pública26 que atendem a população em geral, mas que possuem serviços diferenciados para o público idoso são: Hospital das Clínicas da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo/UNESP; Centro de Saúde Escola (CSE) - Ambulatória didático de Geriatria/UNESP; Clínica Escola de Fisioterapia (FMR); Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético (ABAD); Associação de Pais e Amigos das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (APAPE); Pronto Socorro Municipal (Adulto) “Dr. Virgínio José Lunardi”; Centro de Saúde I (CSI) – Policlínica Central: Ambulatório didático de Geriatria. Também há várias Unidades Básicas de Saúde (UBS): Espaço Saúde; CECAP; COHAB I; São Lúcio e Vila Jardim. E ainda, Unidades Estratégia de Saúde da Família (ESF): César Neto; Jardim Aeroporto; Jardim Cristina; Jardim Iolanda; Jardim Peabiru; Marajoara; Vitoriana; Real Park; Rubião Junior; Santa Eliza; Santa Maria e Jardim Ipiranga. Além do hospital público há mais um que atende o público adulto de iniciativa privada: Hospital Misericórdia Botucatuense, administrado pela UNIMED de Botucatu.

Recentemente vem sendo desenvolvido um trabalho intitulado como Programa de Atendimento Familiar e ao Idoso (PAFI)27, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança e Direitos Humanos e a Guarda Civil Municipal (GCM), visando garantir e fornecer subsídios para a prestação de atendimento e orientação àqueles grupos sociais mais vulneráveis ou mais suscetíveis à violação de seus direitos graças aquestões ligadas a gênero, idade, condição social, deficiência, etc. Acrescenta-se que no PAFI o “Apito Cidadão”, que tem o intuito de oferecer maior segurança às pessoas idosas, projeto oriundo da Sociedade Amigos do Lavapés (SAL). O apito é entregue às pessoas idosas que vivem sozinhas e que possuem certa dificuldade de locomoção. Ainda é realizado um processo de articulação e sensibilização da vizinhança próxima no sentido de informar que o soar do apto indica situação de risco necessitando acionar a CGM ou o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e demais órgãos competentes.

26 Informações retiradas de site disponível em: http://www.saude.botucatu.sp.gov.br/ acesso em Jan. 2014. 27 Informações retiradas de site disponível em:

Metodologia 66

E finalmente temos os recursos de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI): Casa Pia São Vicente de Paulo – “Asilo Padre Euclides”, instituição filantrópica que recebe verbas públicas e 70%28 de rendimentos dos idosos com capacidade máxima de residentes para 70 pessoas idosas, residindo no momento 28 homens e 39 mulheres. Existem também as chamadas Casas de Repouso29 que são domicílios adaptados para abrigar pessoas que por vários motivos as famílias não podem ou não conseguem mais cuidar, lançando mão desse recurso privado: Casa de Repouso Bom Samaritano; Casa de Repouso Cura D’ars; Casa de Repouso Bem Viver; Casa de Repouso Santa Edwirges; Casa de Repouso Dell Amore; Casa de Repouso Santa Terezinha; Casa de Repouso Lar das Vovós; Casa de Repouso das Vovós; Casa de Repouso Fases da Vida; Casa de Repouso Clínica Nativa e Casa de Repouso Dona Benedita, totalizando onze unidades e aproximadamente 150 pessoas institucionalizadas.

5.2.3 Local da pesquisa - Centro de Convivência do Idoso “Aconchego” (Centro Dia)