• Nenhum resultado encontrado

Buscando compreender os fenômenos a partir dos elementos reais que regulam o caráter material da existência humana, consideramos de suma importância apresentar três parâmetros básicos que coadunam com a coerência metodológica e o propósito dessa

39 Início em 01/03/2012 e prazo final para entrega 01/09/2014, totalizando 30 meses.

40 Esse ponto ou questão de escolha dos entrevistados por meio de sorteio foi abordada e problematizada pela banca durante o exame de qualificação em 16 de dezembro de 2013. Enfatizou-se e esclareceu-se que a escolha de casos ou pessoas a serem entrevistados pode e deve ser intencional, não acarretando prejuízos de sua validade, desde que devidamente embasada, tendo o pesquisador a clareza do caminho metodológico e razão para se efetivar tal escolha.

Metodologia 76

pesquisa. Na composição da proposta de análise defendida por Martins (2005) é de suma importância ser levado em conta as relações entre:

 O objeto de pesquisa (processo de cuidado de pessoas idosas com dependência);  O processo relacional pesquisadores-pesquisados;

 E o papel ativo desempenhado pelo pesquisador na interpretação do objeto estudado.

A partir disso, o objeto de estudo que estamos investigando se refere ao processo de cuidado de pessoas idosas com dependência, em que se busca compreender as significações desse processo envolvendo idosos e familiares cuidadores, constituindo-se numa investigação, dentre outros aspectos do envelhecimento, do modo de vida, do processo saúde-doença e das relações e singularidades estabelecidas. Para isso, realizou-se uma série de entrevistas junto a pessoas idosas e familiares cuidadores, sendo que tais conteúdos e relatos oriundos das entrevistas foram gravados e transcritos, sendo submetidos posteriormente a análise sob o prisma da Psicologia Sócio-Histórica (MARTINS, 2005). A construção do conhecimento nessa perspectiva se constitui pelo movimento dialético entre as esferas da singularidade, da particularidade e da universalidade, presente em todos os fenômenos, inclusive no próprio homem e no seu modo de pensar e ser no mundo (OLIVEIRA, 2005).

O segundo parâmetro norteador, a ser evidenciado é o processo relacional pesquisadores-pesquisados, sempre constituindo-se no estabelecimento de uma relação dinâmica e interativa. Além disso, compreende-se que este processo pauta-se pelas singularidades tanto desses quanto daqueles, sendo essencial a distinção entre as singularidades de ambos. Para isso, pesquisadores devem tentar superar suas individualidades, desenvolvendo o mais plenamente possível suas sensibilidades para a captação e real diferenciação entre as singularidades envolvidas. Assim, somente ao “elevar” e “superar”, no significado dialético dos termos, a sua própria singularidade é que os pesquisadores efetivamente possibilitarão a entrada no “universo intelectual, linguístico e emocional” das pessoas entrevistadas, podendo estabelecer uma relação fértil e reveladora para o tema pesquisado (MARTINS, 2005, p. 119).

O terceiro critério se constitui no papel ativo desempenhado pelos pesquisadores na interpretação do objeto estudado (processo de cuidado de pessoas idosas com dependência). Esse parâmetro refere-se ao processo de construção da análise, em que os pesquisadores, por

Metodologia 77

meio da compreensão mediada pelas categorias construídas na proposta metodológica em questão, almejam partir do empírico aparente e chegar no concreto pensado, ou seja na sua essência real, síntese de múltiplas determinações (MARTINS, 2005). Desse modo, a partir dos depoimentos coletados almeja-se realizar o movimento de compreender nos conteúdos emergidos, significações representativas do processo de cuidado tanto para pessoas idosas como para familiares cuidadores.

O processo de análise implica considerar e compreender profundamente o complexo movimento de constituição e expressão da imbricada relação entre objetividade e subjetividade. Uma possibilidade que aqui se buscou construir foi a sua efetivação a partir da palavra, como também dos signos que compõem a linguagem e, ainda os sentidos e significados. Constituem, portanto, um conjunto de elementos que compõem a unidade de análise e mediação instrumental da relação produzida e reproduzida social e historicamente. De acordo com Vigotski (1934/2001), há necessidade de compreensão do processo histórico que constitui o fenômeno em estudo. Deve-se buscar a essência e desvelar sua aparência imediata, a gênese e suas relações dinâmico-causais, na captação de seu movimento, suas contradições e transformações almejando alcançar a totalidade.

Em relação a primeira etapa da pesquisa de caracterização da população idosa usuária do Centro Dia, após efetuado o levantamento em prontuários as informações foram organizadas e inseridas em planilha excel. Posteriormente foram codificadas numericamente com respectivas legendas e padronizadas para os cálculos e cruzamentos de alguns dados, como por exemplo, sexo e faixa etária. Nesse sentido, na sessão resultados haverá exposição das principais variáveis e informações em tabelas sínteses, acompanhadas de descrição e interpretação dos resultados obtidos na referida caracterização.

Em seguida serão apresentados os principais conteúdos das entrevistas semiestruturadas. Após as transcrições foram realizadas leituras aprofundadas dos conteúdos das falas dos participantes. A partir das palavras com seus significados que emergiram do contexto, considerando os depoimentos dos sujeitos e as condições histórico-sociais que os constituem, obteve-se pré-indicadores e indicadores (AGUIAR; OZELLA, 2006; 2013) relacionados ao processo de cuidado. Processualmente, tivemos as pré-análises e aglutinações em subtemas orientados a partir das temáticas propostas e que surgiram no decorrer das entrevistas. Pesquisador e orientadora continuaram analisando o material e iniciou-se o processo de sistematização da análise para além das entrevistas em si, objetivando articulação e unicidade a cada caso ou dupla, constituído por pessoa idosa e o(a) respectivo(a) familiar

Metodologia 78

cuidador(a).

Concomitante ao entrelaçamento de cada dupla buscou-se dialogar com a produção científica do processo de cuidado, como também aprofundar dentro da perspectiva teórica o processo de análise via conteúdos semânticos, considerando a palavra como unidade primeira de análise derivada da unicidade pensamento e linguagem com seus sentidos e significados (VIGOTSKI, 1934/2001). Partindo dessa unidade que deve ser sustentada em sua estrutura, evolução e funcionamento dinâmico, elencamos alguns núcleos de significação que expressam significados centrais da relação dos sujeitos no processo de cuidado e que possuem entre si imbricação de conteúdos que se assemelham, se complementam, mas que também, não raro, se contradizem (AGUIAR; OZELLA, 2006; 2013).