• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2 – METODOLOGIA E DESENHO DA PESQUISA

2.2 CONTEXTO DA PESQUISA

O foco desta pesquisa é o CODETER do Território Rural da Serra Catarinense. O Território possui uma população residente de 286.291 habitantes, sendo que destes 50.451 (17,62%) são considerados rurais (IBGE, 2010). Além disso, o território possui 11.030 estabelecimentos de agricultores familiares, de acordo com o enquadramento do PRONAF (IBGE, 2006) e 108 famílias assentadas (Fonte: Sistema de Informações Territoriais do MDA – http://sit.mda.gov.br).

O CODETER da Serra Catarinense é constituído por 116 membros titulares e 80 membros suplentes, composto de forma paritária por representantes do Estado e da sociedade civil, com mandato de dois anos e sendo renovado em pelo menos 50% de seus membros a cada período. Como representante do Estado, entendem- se as entidades públicas da administração direta, indireta ou vinculadas aos níveis federal, estadual e municipal de governo. Como representante da sociedade civil, entendem-se aquelas representativas de grupos sociais, de grupos de interesses, de grupos de vizinhança, de grupos de identidade social, étnica, de gênero, de movimentos sociais e de Organizações Não Governamentais (ONG) (CODETER SERRA CATARINENSE, 2007).

O Território Rural da Serra Catarinense é formado por 18 municípios12,

abrangendo uma área de 16.198,90 m². Cada município pertencente ao território possui 05 representantes da sociedade civil e 05 representantes governamentais, sendo 03 efetivos e 02 suplentes de cada grupo de representantes. Dos representantes da sociedade civil, no mínimo, 01 efetivo é mulher e 01 é representante de grupo étnico ou comunidade tradicional existente na região, eleitos em assembleia pública. Dos efetivos da representação governamental, um representará o governo estadual, um representará o governo municipal, e um representará o legislativo municipal. No mínimo 01 membro efetivo governamental é mulher, indicada pelo executivo e legislativo.

FIGURA 1 – MUNICIPIOS PERTENCENTES AO TERRITÓRIO DA SERRA CATARINENSE

As microrregiões pertencentes ao território são duas: Lages e São Joaquim. Cada microrregião possui 08 vagas no CODETER. Destas, quatro são efetivas e quatro são suplências, tanto da sociedade civil como no poder público. A microrregião é composta por organizações, formais e informais, ligadas ao meio rural, tais como: universidades, sindicatos com base microrregional, ONGs, cooperativas, Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Sustentável - CONSAD, fóruns, Epagri Regional, Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR), movimentos sociais, associações de municípios e entre outras (CODETER SERRA CATARINENSE, 2007).

O CODETER possui a seguinte estrutura de governança: I. Plenária Geral;

II. Plenária Regional;

12Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici e Urupema

III. Plenária Municipal; IV. Núcleo Gestor;

V. Núcleo Técnico; VI. Comissões Setoriais.

A Plenária Geral é a instância máxima do CODETER, com atribuições deliberativas no que lhe compete desenvolver, sendo composto pelos representantes titulares. Compete a ela: a) propor, discutir, aprovar e votar os projetos, o regimento interno, o PTDRS, o Plano Safra Territorial (PST), os Estudos Propositivos (EP) e outros instrumentos; b) homologar os membros do Núcleo Gestor e Técnico; e c) designar representantes para compor as Comissões Setoriais. A Plenária Geral acontecerá no mínimo duas vezes por ano e, será convocada pelo Núcleo Gestor ou pela maioria simples de seus membros.

A Plenária Regional é a instância máxima das microrregiões pertencentes ao território, com atribuições deliberativas no que lhe compete desenvolver. Compete a ela: a) propor, discutir, aprovar e votar os projetos que serão encaminhados a Plenária Geral; b) indicar os seus representantes que comporão o Núcleo Gestor; e c) designar representantes para compor as Comissões Setoriais. As Plenárias Regionais acontecem em dias pré-determinados pelo Núcleo Gestor do CODETER ou da maioria simples de seus membros.

A Plenária Municipal é a instância máxima para cada município pertencente ao território, com atribuições deliberativas no que lhe compete desenvolver, sendo composta pelos representantes do Estado e da Sociedade Civil. Compete a ela: a) propor, discutir aprovar e votar os projetos que serão encaminhados à Plenária Regional; b) escolher e homologar os delegados que representarão o município na Plenária Regional; c) indicar os seus representantes para o Núcleo Gestor; e d) designar representantes para compor as Comissões Setoriais dos projetos com a participação do município. As Plenárias Municipais acontecem em dias pré- determinados pelos representantes municipais no CODETER.

O Núcleo Técnico do CODETER é formado por até 11 membros, escolhidos

pelo Núcleo Gestor e homologados em Plenária, os quais elegem entre si um Coordenador. Compete a ele: a) analisar a viabilidade técnica dos projetos encaminhados pelas Plenárias locais e regionais; b) priorizar os projetos em consonância com os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF); c) elaborar os projetos aprovados

pela Plenária; d) emitir parecer técnico sobre o Relatório Geral de Atividades; e) avaliar as proposições dos Estudos Socioeconômicos.

As Comissões Setoriais são segmentos especializados no trato de temas

que abranjam as competências do CODETER. Elas são instauradas quando forem consideradas necessárias pelo Núcleo Gestor ou por maioria simples da Plenária. Elas são compostas por até sete membros indicados pela própria Plenária ou pelo Núcleo Gestor. Compete a ela: a) discutir, opinar e fazer proposições sobre a temática pertinente; b) assessorar o Núcleo Gestor e o CODETER, nas suas deliberações e encaminhamentos; c) estudar os problemas regionais, propondo projetos e ações para solução dos mesmos; d) elaborar e executar projetos e ações para o território, mediante aprovação prévia do Núcleo Gestor e do CODETER; e) elaborar pareceres, estudos e relatórios a serem apreciados e aprovados pela Plenária.

O Núcleo Gestor do CODETER da Serra Catarinense é constituído por 26

membros efetivos e 26 suplentes, sendo 50% representantes do Estado e 50% da Sociedade Civil, os quais elegem entre si um coordenador e um secretário. Os membros que compõe o Núcleo Gestor são indicados nas Plenárias Gerais, observada a quantia de 02 indicações por município (01 efetivo e 01 suplente) e 08 indicações por cada microrregional (04 efetivos e 04 suplentes), respeitando sempre a composição paritária de representantes do governo e da sociedade civil na indicação dos membros efetivos. Todos os 52 membros, tanto os efetivos quanto os suplentes, são convidados para participarem das reuniões do Núcleo Gestor. Compete ao Núcleo Gestor: a) coordenar as ações definidas pela Plenária Geral do Colegiado Territorial; b) articular segmentos sociais, agentes institucionais e políticas públicas para a construção e implementação do desenvolvimento territorial; c) convocar as reuniões, definindo a pauta das mesmas; d) convocar Plenárias Extraordinárias quando necessário; e) instalar as Comissões Setoriais, conforme deliberar as Plenárias; f) definir uma ordem de prioridade aos projetos apresentados a Plenária Geral, caso não haja consenso entre os membros.

Este é o publico alvo da pesquisa, detalhado no Quadro 04 abaixo. Embora a pesquisa concentre-se no Núcleo Gestor, é necessário observar a rede de relação social dos seus membros com as demais instâncias do Colegiado e com outras entidades públicas e privadas envolvidas na pesquisa. Desta forma, foi

acompanhado também as Plenárias Gerais, bem como outras reuniões e eventos relevantes dos atores envolvidos na pesquisa.

Além destes representantes municipais e microrregionais fazem parte do público alvo da pesquisa: o Articulador ou Assessor Territorial, contratado pelo Centro VIANEI (entidade da sociedade civil executora do Contrato com o MDA), para assessorar metodológica, técnica e operacionalmente o Colegiado Territorial; e o Articulador ou Assessor Estadual, disponibilizado pelo MDA como consultor do território para organizar as ações do CODETER em âmbito territorial e coordenar o Programa Nacional de Apoio aos Territórios Rurais (PRONAT) em âmbito estadual.

QUADRO 4 – COMPOSIÇÃO DOS REPRESENTANTES DO NUCLEO GESTOR POR ENTIDADE, MUNICÍPIO E MICRO-REGIÃO GESTÃO 2011/2013

MUNICIPIO Participação Representante Entidade

ANITA GARIBALDI Efetivo Sociedade Civil STR Suplente Governo Prefeitura BOCAINA DO SUL Efetivo Governo Prefeitura

Suplente Sociedade Civil CMDR BOM JARDIM DA

SERRA

Efetivo Sociedade Civil STR Suplente Governo Prefeitura

BOM RETIRO Efetivo Governo Epagri Municipal Suplente Sociedade Civil STR

CAMPO BELO DO SUL

Efetivo Governo Epagri Municipal Suplente Sociedade Civil STR

CAPÃO ALTO Efetivo Governo Prefeitura

Suplente Sociedade Civil ADM Fonte de Esperança CERRO NEGRO Efetivo Sociedade Civil ADM Sagrado

Suplente Governo Prefeitura

CORREIA PINTO Efetivo Sociedade Civil Assentamento 25 de março Suplente Governo Sem representante13*

LAGES Efetivo Sociedade Civil ACRO

Suplente Governo Prefeitura

13 *Os municípios de Correia Pinto (governamental), Rio Rufino (sociedade civil) e Ponte Alta

(governamental e sociedade civil) ficaram sem representantes no Núcleo Gestor, porque não tinha ninguém representando o município no dia da Plenária de eleição/renovação do Colegiado.

OTACÍLIO COSTA Efetivo Governo Prefeitura Suplente Sociedade Civil STR

PALMEIRA Efetivo Sociedade Civil Associação de Moradores Suplente Governo Epagri Municipal

PAINEL Efetivo Sociedade Civil STR

Suplente Governo Câmara Vereadores PONTE ALTA Efetivo Sociedade Civil Sem representante* Suplente Governo Sem representante* RIO RUFINO Efetivo Governo Epagri Municipal

Suplente Sociedade Civil Sem representante* SÃO JOAQUM Efetivo Governo Epagri Municipal

Suplente Sociedade Civil STR SÃO JOSÉ DO

CERRITO

Efetivo Sociedade Civil Acrosamp Suplente Governo Prefeitura

URUBICI Efetivo Governo Prefeitura

Suplente Sociedade Civil Associação Renascer

URUPEMA Efetivo Governo Prefeitura

Suplente Sociedade Civil STR

MICRORREGIONAL LAGES e SÃO JOAQUIM

Governo SDR Lages

Governo Epagri Regional Lages Governo Epagri Regional SJ Governo IFSC Lages

Governo SDR São Joaquim

Governo CISAMA

Governo UDESC - CAV Governo IFSC Urupema Sociedade Civil UNIPLAC Sociedade Civil VIANEI Sociedade Civil AMURES Sociedade Civil ECOSERRA Sociedade Civil CÁRITAS Sociedade Civil ASTRAPLANS Sociedade Civil FAESC

Em suma, cabe as Plenárias do CODETER o papel deliberativo e consultivo, e ao Núcleo Gestor o papel diretivo na implementação das iniciativas territoriais, com o apoio do Núcleo Técnico e das Comissões Setoriais. Todas as deliberações do CODETER, em todas as suas instâncias, são apresentadas por Resoluções e construídas, preferencialmente, em consenso com todos os membros titulares. Quando não for possível a obtenção de deliberações consensuais, as propostas são encaminhadas para votação.