• Nenhum resultado encontrado

3   Metodologia 96

3.2   Contexto da pesquisa 102

O curso de Pós-Graduação em Informática na Educação (PIE) do CEAD/Ifes é o contexto no qual se insere a tutoria a distância tratada nesse trabalho e convém ser explanado.

O Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes iniciou sua atuação na EaD por meio do projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB), com o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), em 2007.

Posteriormente, com a oferta de novos cursos, aumentou a demanda de trabalho e foi necessário montar uma estrutura capaz de planejar e gerir os cursos desta modalidade. Surgiu, então, o Centro de Educação a Distância (CEAD).

A Figura 7 mostra parte do organograma do Ifes, com destaque para a Diretoria de Educação a Distância, que gere o CEAD.

Figura 7 – Parte do organograma do Ifes

Fonte: http://www.ifes.edu.br/.

Hoje o CEAD conta com diversos profissionais, como: diretor (responsável por gerir o CEAD); equipe de infraestrutura e do ambiente virtual de aprendizagem (responsáveis por garantir o funcionamento dos equipamentos e recursos e pelo gerenciamento do AVA, que no Ifes é o Moodle), equipe de produção de materiais (responsáveis pela produção dos materiais instrucionais, tais como designer gráficos, animadores, produtores e editores de vídeo e programadores web), revisores de texto, pessoal administrativo, pessoal da secretaria acadêmica, responsáveis pelos processos de seleção e capacitação etc. (BALDO et al., 2008).

Atualmente, o CEAD oferta um curso técnico, três cursos de graduação e quatro de pós-graduação lato sensu, dentre eles a PIE.

O curso de Pós-Graduação em Informática na Educação do Ifes (PIE)

O curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação é ofertado no CEAD/Ifes com fomento do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que visa a formação continuada de professores da educação básica e demais níveis. O principal objetivo do curso é capacitar profissionais/professores quanto ao uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, de forma multi, inter e transdisciplinar (NOBRE et al., 2011).

O planejamento do curso começou a ser realizado em 200914, assim como a seleção de professores e tutores, tendo sua primeira turma iniciado em 2010. Em 2011, quando ainda estava sendo executada a turma 2010, deu-se início à segunda turma.

A carga horária total do curso é de 480 horas, sendo 360 horas destinadas ao desenvolvimento dos conteúdos e outras 120 horas para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), como mostra a Tabela 4. Primeiro os alunos fazem a disciplina de ambientação ao Moodle e à modalidade de educação a distância. A seguir, as disciplinas são realizadas duas a duas. Na primeira turma, as últimas três disciplinas foram realizadas ao mesmo tempo, porém, devido a problemas de adaptação dos alunos em fazer as três disciplinas e o TCC, na segunda turma optou-se em fazer duas e depois uma isoladamente.

Tabela 4 – Matriz de disciplinas da PIE

Fonte: Projeto do curso da Pós-Graduação em Informática na Educação do Ifes (2009).

Os métodos e instrumentos de avaliação se diferenciam conforme a natureza do componente curricular, bem como do momento da realização da avaliação, se presencial ou a distância. No momento à distância são utilizados principalmente: solução de problemas, participação nos fóruns de discussão, atividades cooperativas e relatórios. No momento presencial são utilizados, principalmente, métodos e instrumentos como: prova/testes, realização de exercícios dirigidos, desenvolvimento de projetos e apresentação de trabalhos,

14 Informações sobre o processo de planejamento do curso podem ser obtidas em: Nobre et al. (2011) e em

Carneiro et al. (2010). NÚCLEOS DE ESTUDOS DISCIPLINAS CH Módulo I - Conhecimentos Básicos

Educação a Distância e Ambientes Virtuais de Aprendizagem 30 Teorias de Aprendizagem e a Docência no Contexto Digital 40 Introdução a Informática: computador ferramenta 30 Introdução a Organização de Computadores 40 Metodologia e Pesquisa Científica 20 Módulo II -

Conhecimentos Específicos

Software Educacional e Objetos de Aprendizagem 40 Projetos de Aprendizagem baseada no uso de novas tecnologias 40 Produção de Material Digital 30 Uso de Mapas Conceituais como ferramenta de aprendizagem 20 Módulo III –

Conhecimentos Avançados

Acessibilidade e Informática na Escola Inclusiva 30 Comunidades Virtuais de Aprendizagem 20 Informática em Gestão Escolar 20

Total de Disciplinas 360h

Módulo IV Monografia - ARTIGO 120h

individuais ou em grupo. Os resultados são traduzidos em notas, em uma escala de 0 a 100, estando aprovado o estudante que obtiver média final igual ou superior a 60 pontos.

Para a execução da PIE, existe uma equipe multidisciplinar, responsável por planejar, organizar e orientar o processo de ensino-aprendizagem, exibida sucintamente na Figura 8.

Figura 8 – Visão resumida da equipe multidisciplinar da PIE

Fonte: http://cead.ifes.edu.br/index.php/educacao-a-distancia/equipe-multidisciplinar.html

A equipe multidisciplinar da PIE é composta por:

• Coordenador de curso – gerencia a implantação e execução do curso.

• Coordenador de tutoria – é responsável pela comunicação, acompanhamento e avaliação dos tutores e apoia a seleção e capacitação dos mesmos.

• Coordenador de orientação acadêmica – acompanha as orientações de TCC. • Pedagogo – acompanha o processo de ensino-aprendizagem quanto ao

desempenho do aluno, do professor e do tutor.

• Secretário – desempenha atividades administrativas e relativas ao acesso ao

Moodle.

• Designer instrucional - tem a função de garantir que o material didático e os recursos utilizados estejam adequados ao projeto pedagógico do curso.

• Professor conteudista – elabora o material didático e as atividades da disciplina. • Professor formador (também chamado de especialista) – planeja e gerencia o

desenvolvimento da aprendizagem da sua disciplina, além de ser o responsável por esclarecer dúvidas, acompanhar e orientar os seus tutores a distância.

• Tutor a Distância – realiza funções de mediação, acompanhamento e avaliação no processo de aprendizagem do aluno, esclarecendo suas dúvidas e estimulando a autoaprendizagem, online, pelo ambiente colaborativo de aprendizagem.

• Tutor Presencial – atua no polo municipal,

 

acompanhando os alunos, presencialmente, e os orientando quanto à administração do tempo, a utilização do ambiente Moodle, aplica as avaliações presenciais etc.

• Orientador acadêmico – responsável por orientar alunos nos trabalhos de TCC. • Coordenador de Polo – profissional da prefeitura, responsável por gerenciar a

implantação e gestão acadêmica do curso no polo municipal.

Na PIE, o acompanhamento dos alunos ocorre, principalmente, de forma não presencial (pelos tutores a distância). Os encontros presenciais não são obrigatórios, com exceção das avaliações das disciplinas, porém são estimulados.

Esses momentos presenciais são realizados nos polos municipais com a mediação do tutor presencial. Os polos devem garantir espaços equipados de forma que permitam a interação entre os alunos e destes com o tutor presencial, atividades práticas, debates, avaliação dos conteúdos, uso de ferramentas e tecnologias necessárias nas disciplinas (como o

Moodle, webconferência e softwares específicos) entre outros. A organização e a aplicação de

atividades e avaliações presenciais nos polos são de responsabilidade do tutor presencial. Os momentos não presenciais ocorrem por meio do autoestudo e da realização de atividades, especialmente pelas salas das disciplinas no ambiente virtual Moodle. Os tutores a distância atuam como mediadores do processo de ensino-aprendizagem das disciplinas que tutoram. Acompanham a realização das tarefas pelos alunos, fornecem feedbacks, incentivam a participação nos fóruns, interagem por meio de recursos síncronos e assíncronos, esclarecem dúvidas, avaliam as atividades entre outros.