• Nenhum resultado encontrado

2.1 CAMINHOS DA PESQUISA QUALITATIVA

2.1.4 Contexto histórico do Instituto Federal de Mato Grosso

Este breve histórico da rede federal foi realizado através de leitura de documentos no site do MEC – Ministério de Educação, nos sites dos institutos pesquisados, Decretos, Portarias e na LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A história da rede federal de educação profissional começou em 1909, quando o presidente da República Nilo Peçanha criou 19 Escolas Federais de Aprendizes Artífices. Essas instituições foram criadas para atender as pessoas humildes e necessitadas da sociedade brasileira, ou seja, as classes desprovidas da sociedade. Os primeiros núcleos de formação profissional, eram conhecidos como “escolas-oficinas”, que funcionavam em colégios e residências de padres jesuítas espalhadas em alguns dos principais centros urbanos do Brasil Colônia.

O Decreto 4.127, de 25 de fevereiro, transforma os Liceus Industriais em Escolas Industriais e Técnicas, passando a ofertar a formação secundaria e técnica. Surgem nesse período uma série de Leis, conhecida somo a “Reforma Capanema”, que remodelam todo o ensino no país. Os principais pontos: o ensino profissional passa a ser considerado de nível médio; o ingresso nas escolas industriais passa a depender de exames de admissão; os cursos são divididos em dois níveis: curso básico industrial, artesanal, de aprendizagem e de mestria, e o segundo, curso técnico industrial.

Com o cenário da globalização, novas transformações mundiais atingem o Brasil. O uso das tecnologias associadas aos processos de produção intensifica e exige profundas mudanças na educação profissional. Nesse contexto histórico, a mudança no nome da instituição ocorre

em 1994 com a Lei 8.948, de 8 de dezembro institui o Sistema Nacional de Educação Tecnológica, transformando, gradativamente, as ETFs em CEFETs.

Devido a essas mudanças exigidas na Educação Profissional, foi criada a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 20 de dezembro de 1996. Sob o nº. 9.394, essa lei apresenta, em um capítulo próprio a Educação Profissional. Essa nova Lei ainda configura a identidade do ensino médio como uma etapa de consolidação da educação, que prepara o educando para o trabalho e para a cidadania. E, ainda, apresenta esse nível de ensino como a etapa final da educação básica. Os quatro artigos da Lei 9.394/96 que determinam a educação profissional no país são:

Art. 39 – A educação profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.

Parágrafo único. O aluno matriculado ou egresso do ensino fundamental, médio e superior, bem como o trabalhador em geral, jovem ou adulto, contará com a possibilidade de acesso à educação profissional. Art. 40 – A educação profissional será desenvolvida em articulação com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho. Art. 41 – O conhecimento adquirido na educação profissional, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos. Parágrafo único. Os diplomas de cursos de educação profissional de nível médio, quando registrados, terão validade nacional. Art. 42 – As escolas técnicas e profissionais, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade (BRASIL, 1996 apud EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, 2000, p. 53).

Para consolidar e fortalecer as novas orientações que a LDB apresentou, o governo assina o decreto 2.208 de 1997 que regulamenta a educação profissional e cria o Programa de Expansão Profissional (PROEP). Nesse mesmo período, retoma-se o processo de transformação das Escolas Técnicas Federais em Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETS).

A Escola Técnica Federal de Mato Grosso foi transformada em CEFET no ano de 2002, por meio do decreto Presidencial de 16/08/2002, publicado no Diário Oficial de 19 de agosto de 2002, nos termos da Lei nº. 8.948/94. Esse foi um período de transição marcado por discussões entre o grupo que aceitava a transformação e o grupo que a rejeitava. Mesmo sem ter sido decretada a mudança pelo governo, foram tomadas algumas atitudes intempestivas nesse momento como colocar a placa de CEFET na frente da instituição e pintar as paredes com as cores azul e branco (comuns aos CEFETs em todo o Brasil).

Em 2007 é lançada a segunda fase do Plano de Expansão da Rede Federal com plano de criação de mais 354 unidades e o lançamento do Catálogo de Nacional de Cursos Técnicos.

Para fortalecer e dar subsídios a essa mudança na educação, é criado o decreto 6.302 que institui o Programa Brasil Profissionalizado.

E, no ano seguinte, 2008, houve toda uma discussão e articulação para criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como é conhecida atualmente a rede federal de ensino que conta com 562 unidades em todo país sendo 17 em Mato Grosso - Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva, Campus Cuiabá-Bela Vista, Campus São Vicente, Campus Cáceres, Campus Barra do Garças, Campus Campo Novo do Parecis, Campus Juína, Campus Pontes e Lacerda, Campus Rondonópolis, Campus Sorriso, Campus Sinop, Campus Avançado Diamantino, Campus Avançado Lucas do Rio Verde, Campus Várzea Grande, Campus Alta Floresta e Campus Primavera do Leste. Faz parte do corpus desta pesquisa cinco campi. O primeiro é o campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva muito importante, pois é o campus de fundação do Instituto Federal em Mato Grosso, Fundado em 1909 é o campus sede. O maior campus do estado, localizado no coração da capital Cuiabá, com vários cursos, inclui cursos técnicos e superiores e educação básica.

O segundo é o campus Cuiabá - Bela Vista, inaugurado em 13 de setembro de 2006 e teve o seu funcionamento autorizado pela Portaria Ministerial nº. 1.586, de 15 de setembro de 2006. Nesse período funcionava como uma extensão do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (CEFET-MT), que passou a ser denominado campus com a lei de criação dos institutos, Lei nº 11,892, de 29 de setembro de 2008.

O terceiro é o campus Várzea Grande criado através da Portaria nº 993, de 07 de outubro de 2013, fazendo parte da terceira fase do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O Município de Várzea Grande doou uma área para a implantação do campus, localizada no bairro Chapéu do Sol, tendo a escritura do terreno sido registrada oficialmente em nome do IFMT em julho de 2013.

O quarto campus é o de Barra do Garças criado no Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica – Fase II do MEC/SETEC em 2007. Em junho aquele ano foi firmado o Termo de Parceria entre as Prefeituras de Barra do Garças-MT, Aragarças- GO e Pontal do Araguaia-MT, implantando a unidade pólo da Rede de Educação Federal, para atender às demandas regionais do Médio Araguaia, constatando-se a necessidade de cursos voltados para o Agronegócio, Serviços e Indústria.

O quinto campus é o de Campo Novo do Parecis localizado a cerca de 400 km da capital do estado, o campus teve suas atividades iniciadas em 2008 com 35 acadêmicos no curso de Licenciatura em Matemática. A partir do ano seguinte vem ampliando a oferta de vagas e

diversidade de cursos, que reafirmam a importância do Instituto Federal na formação de profissionais capacitados para atender as demandas do município e região.

Documentos relacionados