• Nenhum resultado encontrado

Contributo da biblioteca escolar para o desenvolvimento do trabalho colaborativo nas escolas

Parte II – ESTUDO EMPÍRICO

4. Apresentação e interpretação dos dados recolhidos

4.1 Conceções dos professores sobre a colaboração, o papel da biblioteca escolar, do professor bibliotecário e do Plano

4.1.6. Contributo da biblioteca escolar para o desenvolvimento do trabalho colaborativo nas escolas

Os professores consideram que a biblioteca escolar impulsiona o trabalho colaborativo nas escolas?

Quanto ao contributo da biblioteca escolar para impulsionar o trabalho colaborativo, encontrámos uma maior unanimidade nas respostas. Nos inquéritos por questionário, 50% dos inquiridos considerou que a biblioteca escolar “contribuiu muito” para impulsionar a colaboração e 46% referiu que “contribuiu”. Apenas 1 inquirido, que corresponde a 4% do total, é que considerou que “está igual” e não foram assinaladas respostas na opção “não contribuiu”. Estes resultados demonstram que os professores colaboradores percecionam o trabalho da biblioteca escolar, neste âmbito, como muito positivo e que estas bibliotecas escolares parecem cumprir o seu papel no incremento do trabalho colaborativo.

Gráfico Nº 11 – Contributo da BE para impulsionar o trabalho colaborativo entre os professores nas escolas analisadas

Mas para conhecer a opinião dos professores colaboradores sobre o trabalho concreto que consideram que a biblioteca realiza e que promove o trabalho colaborativo, pedimos-lhes, ainda, nos inquéritos por questionário, que indicassem o seu grau de discordância e/ou concordância relativamente a determinadas afirmações. O quadro número 8 apresenta os dados obtidos:

Quadro Nº 8 – Contributo da biblioteca escolar na promoção e desenvolvimento do trabalho colaborativo na escola

Considero que… Discordância (Discordo totalmente e Discordo) Sem opinião (Não discordo nem concordo) Concordância (Concordo e Concordo Totalmente) Não respondem

…a Biblioteca Escolar desenvolve um trabalho sistemático e

continuado no âmbito da promoção da leitura, envolvendo grande parte da comunidade escolar.

A:10 + B:8+ C:10 Total:28

100%

…a Biblioteca Escolar promove o trabalho colaborativo com os docentes fornecendo e partilhando recursos.

A:10 +B:8 +C:10 Total:28

100%

…a Biblioteca Escolar apoia o desenvolvimento curricular,

planificando atividades em conjunto com os docentes. C:2 Total:2 7% A:10 + B:8+ C:7 Total: 25 89% C:1 Total:1 4%

…a Biblioteca Escolar interage com a escola na definição de programas formativos e de trabalho com departamentos e docentes.

A:1 Total:1 4% A:1 + C:1 Total:2 7% A:8 +B:8 +C:6 Total:22 78% C:3 Total:3 11%

… a Biblioteca Escolar participa na avaliação das atividades

curriculares dos alunos.

A:4 +B:3 + C:2 Total:9 32% A:2 +B:2 + C:5 Total:9 32% A:3 + B:3 Total:6 22% A:1 + C:3 Total:4 14%

A perceção, por parte dos professores colaboradores, de que a biblioteca escolar envolve grande parte da comunidade escolar no âmbito da promoção da leitura e que promove o trabalho colaborativo com os docentes fornecendo e partilhando recursos obteve a concordância total dos inquiridos, isto é, 100% dos professores colaboradores “concordam e/ou concordam totalmente” com estas afirmações. Relativamente ao apoio ao desenvolvimento curricular e à planificação conjunta de atividades, 7% dos inquiridos revela não ter opinião e 4% opta por não

responder. No entanto, a percentagem dos que concorda ainda é significativa (89%). Quando questionados sobre se concordam ou discordam que a “biblioteca escolar interage com a escola na definição de programas formativos e de trabalho com departamentos e docentes” os resultados obtidos traduzem que: 4% dos inquiridos revela discordar; 7% não concorda nem discorda; 78% concorda; e 11% não responde. Assim, é a opinião sobre a afirmação “a biblioteca escolar participa na avaliação das atividades curriculares dos alunos” que reúne menos consenso e onde se encontra a maior percentagem de dissonância: 32% manifesta “discordância”; 32% “não concorda, nem discorda”; 22% manifesta “concordância” e 14% “não responderam”, o que revela algum desconhecimento sobre esta matéria (46% ou não tem opinião ou opta por não responder), por não ser uma prática habitual.

Podemos dizer que as conceções das professoras bibliotecárias, reveladas pela análise de conteúdo das entrevistas, vêm, de certo modo, corroborar esta nossa constatação, pois referem-se ao contributo da biblioteca escolar para impulsionar o trabalho colaborativo sempre ao nível ou da coordenação de projetos ou da dinamização de atividades, mas nunca concretamente ao estabelecimento de um programa de biblioteca em que os parceiros são chamados a planificar, apresentar os conteúdos e avaliar em conjunto. Ora vejamos o que nos dizem as professoras bibliotecárias sobre a forma como se perceciona o contributo da biblioteca escolar para impulsionar o trabalho colaborativo:

 Na coordenação dos projetos de leitura e escrita - “Sim, quando lidera projetos de leitura e escrita, em colaboração com os professores das diversas disciplinas” (EPBC);

 Na dinamização de atividades de caráter cultural/artístico - “O mesmo acontece na dinamização de atividades de caráter cultural/artístico” (EPBC);

 Como elemento agregador das atividades que se realizam na escola - “De facto, se a biblioteca assumir as funções que lhe estão destinadas (…) é, sem dúvida, um elemento catalisador das diversas experiências nos diversos departamentos pelo que poderá promover, melhorar mais eficazmente do que qualquer outro órgão, o trabalho colaborativo entre os diversos elementos da escola e/ou comunidade escolar.” (EPBA).

Nos dados preexistentes recolhidos para este estudo encontrámos, no Relatório final do grupo de Filosofia da escola B, a mesma conceção do contributo da biblioteca

escolar como elemento agregador das atividades que se realizam na escola, tal como foi referido pela professora bibliotecária da escola A:“Têm sido muito positivas as atividades desenvolvidas pela biblioteca, pois foram agregadoras de uma ligação interdisciplinar, interpares e inter escolas em torno de apresentações de elevada qualidade.” (RAB)

Podemos, portanto, concluir que os professores consideram o contributo da biblioteca escolar para o desenvolvimento do trabalho colaborativo nas escolas como muito positivo, porque a biblioteca escolar desenvolve um trabalho sistemático no âmbito da promoção da leitura, envolvendo grande parte da comunidade escolar, e fornece recursos para apoiar as atividades curriculares. Mas a conceção que, de um modo geral, revelam acerca da biblioteca escolar é que esta é um elemento agregador das atividades que se realizam na escola e que é importante sobretudo ao nível da coordenação de projetos e na dinamização de atividades de carácter cultural/artístico. Os professores não valorizam tanto o papel da biblioteca escolar na definição de programas formativos e de trabalho, talvez porque ele seja, precisamente, menor e muitos consideram que a biblioteca escolar não participa na avaliação das atividades curriculares (assumindo claramente a sua discordância ou não dando a sua opinião, ou optando mesmo por não responder).

4.1.7. Papel do professor bibliotecário ao nível da coordenação