• Nenhum resultado encontrado

Contributos do projeto para a melhoria da qualidade dos cuidados

4. AVALIAÇÃO

4.3. Contributos do projeto para a melhoria da qualidade dos cuidados

A Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde 2015 – 2020 definida pelo Ministério da Saúde e monitorizada pela DGS tem “como principal missão potenciar e reconhecer a qualidade e a segurança da prestação de cuidados de saúde, para garantir os direitos dos cidadãos na sua relação com o sistema de saúde”, identificando a obrigação de instituições e profissionais de saúde assegurarem que os cuidados de saúde que prestam aos cidadãos respondem a critérios da qualidade (Despacho n.º 5613/2015 de 27 de Maio, p.13552). A Qualidade em Saúde faz parte de um dos quatro Eixos Estratégicos do processo de implementação do Plano Nacional de Saúde – Revisão e Extensão a 2020, que considera a melhoria da qualidade no sistema de saúde um imperativo moral, na medida em que contribui para a melhoria da equidade e do acesso aos cuidados de saúde em tempo útil, bem como da segurança e da adequação com que os cuidados são prestados, tendo em conta as necessidades e expectativas do cidadão e o melhor desempenho possível dos profissionais (DGS, 2015). Também a OE (2012, p.5) considera que “criar sistemas de qualidade em saúde revela-se uma ação prioritária”, devendo as associações profissionais da área da saúde assumir o seu papel na definição de padrões de qualidade, assim como as diversas estruturas institucionais e organizacionais criar condições para tal. Às instituições de saúde compete adequar os recursos, criar estruturas, proporcionar condições e criar um ambiente

favorecedor do desenvolvimento profissional dos enfermeiros e ao exercício profissional de qualidade (OE, 2012).

O projeto foi delineado neste sentido, com o objetivo último de assegurar a segurança do doente e melhorar a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados à pessoa com RHTA. Sendo os padrões de qualidade da OE (2012) um dos referenciais teóricos norteadores deste projeto, foram tidos em conta os seus enunciados descritivos de qualidade do exercício profissional nesta análise reflexiva, relativa aos contributos da implementação do projeto para a melhoria da qualidade dos cuidados, nomeadamente, a satisfação do cliente, a promoção da saúde, a prevenção de complicações, o bem-estar e o autocuidado, a readaptação funcional e, finalmente, a organização dos cuidados de enfermagem, que se analisam em seguida.

A satisfação do cliente é um indicador de qualidade do cuidado de enfermagem. Todas as atividades desenvolvidas na implementação do projeto foram delineadas tendo em conta a individualidade do doente e o respeito pelas suas capacidades, desejos e valores. A adoção de uma atitude empática, o estabelecimento de uma relação de parceria com o doente e o cuidado em envolver a família revelam-se aspetos fundamentais para o sucesso das intervenções relacionadas com a educação relativa às RHTA. Esta atitude por parte dos enfermeiros, quer na consulta de enfermagem, quer no acompanhamento contínuo do doente ao longo dos tratamentos, para além do ensino e de todos os esclarecimentos relacionados com as RHTA, complementado pelos instrumentos de suporte educacional desenvolvidos, permitirão minimizar o impacte negativo no doente provocado pela possibilidade e/ou ocorrência de RHTA e melhorar a satisfação do doente e da sua família.

Os enunciados relativos à promoção da saúde e à prevenção de complicações podem ser analisados em simultâneo pois, neste caso específico, estão associados a intervenções semelhantes. Neste âmbito, foram relacionadas as intervenções de enfermagem associadas à prevenção e ao diagnóstico das RHTA, distinguindo-se, neste caso, a capacitação da equipa como um meio para a melhoria da prestação de cuidados, pois uma equipa informada sente-se mais segura e competente na prestação de cuidados. A este nível, também a educação do utente é um importante contributo para a melhoria da qualidade, pois o facto de o enfermeiro fornecer ferramentas para que este se torne capaz de compreender e identificar as

RHS, estimula a sua autonomia e permite que se torne um parceiro nos cuidados relativamente à detecção de RHS, para além de diminuir os seus níveis de ansiedade e melhororar o seu bem-estar associados a este tipo de eventos.

Ao nível do enunciado do bem-estar e autocuidado consideram-se as intervenções relacionadas com a gestão das RHTA, nomeadamente com a prescrição das intervenções de enfermagem explícitas no guia orientador de boas práticas, redigido com o rigor técnico-científico exigido e que são um meio de suporte para os enfermeiros ancorarem os seus cuidados. Outro aspeto que veio contribuir para a melhoria da qualidade do serviço e que está relacionado com este enunciado descritivo é a formalização da referenciação para a equipa multidisciplinar, através da elaboração da norma de articulação entre serviços, para além de se ter conseguido melhorar significativamente as relações multidisciplinares entre ambos sendo que, no caso da abordagem das RHTA, a sinergia entre as especialidades de oncologia e imunoalergologia é um importante indicador de qualidade.

Em termos de readaptação funcional, caso ocorra uma RHTA, o facto de o enfermeiro estar mais capacitado para realizar os ensinos sobre o evento e os cuidados a ter no domicílio, estar desperto para a importância de explicar os regimes terapêuticos, envolver sempre a família em todos os ensinos realizados e tranquilizar o doente e família após a ocorrência do evento, são elementos importantes para que o doente se possa adaptar a este acontecimento adverso e não queira desistir do regime terapêutico, o que se revela mais um contributo de melhoria trazido pelo projeto. Relativamente à importância da continuidade do processo de prestação de cuidados de enfermagem descrita neste enunciado, esta é inerente ao ensino realizado ao doente para os cuidados a ter no domicílio relativamente à possibilidade de ocorrência de RHTA tardias. No entanto, na apresentação do balanço final do projeto foi considerada entre a equipa de enfermagem a possibilidade de ser implementado um contacto telefónico de follow-up à pessoa com RHTA, no sentido de avaliar posteriormente o estado do doente relativamente à ocorrência daquele evento adverso. Esta não foi uma atividade prevista no projeto, mas acabou por ser uma sugestão que, futuramente poderá vir a ser mais um indicador de resultado relativo à sua implementação

Finalmente, em termos de organização dos cuidados de enfermagem, o projeto veio melhorar as práticas do registo e documentação da RHS de acordo com

o sugerido pela evidência científica, para além de alertar e incentivar à notificação destes eventos adversos a nível institucional. Conforme já referido, o projeto contribuiu para o aumento da satisfação da equipa de enfermagem, que acabou por ser parte integrante da sua implementação, ao trazer uma série de recursos teóricos e práticos que certamente irão contribuir para a melhoria da sua prática. Pretende-se que a implementação deste projeto seja um legado que sirva de garantia à continuidade da melhoria da qualidade dos cuidados no âmbito das intervenções de enfermagem à pessoa com RHTA, nomeadamente mantendo a realização de formação contínua e atualizada nesta área de intervenção para além de, a nível pessoal, passar a ser um elemento orientador e consultor dentro da equipa de enfermagem e um elo de ligação junto da equipa multidisciplinar.

Também nos Estágios I e II, realizados anteriormente à implementação do projeto no próprio contexto, foi possível deixar alguns contributos na melhoria dos cuidados prestados à pessoa com RHTA, nomeadamente ao nível do suporte educativo ao doente, com a realização dos instrumentos de suporte educacional já mencionados no capítulo anterior. Na Unidade Hospitalar B onde foi realizado o Estágio II acabou por ser aproveitado o contributo deixado por este projeto no serviço, tendo sido criado posteriormente um elo de ligação entre os HDI e o HDO, na pessoa da enfermeira de referência que orientou este estágio, para além da implementação da norma de articulação entre os serviços, o que demonstra que o projeto veio contribuir para colmatar uma das dificuldades identificadas naquela equipa.

Tendo em conta o atrás exposto, considera-se que o projeto de intervenção no âmbito dos cuidados de enfermagem à pessoa com RHTA veio dar resposta aos problemas inicialmente identificados, tendo os seus resultados revelado enormes contributos, nomeadamente ao nível da criação de condições para a melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem na Unidade Hospitalar D, bem como no âmbito do desenvolvimento pessoal e profissional.

73