• Nenhum resultado encontrado

2. PROJETO DE INTERVENÇÃO

2.3. Planeamento

No desenvolvimento do trabalho de projeto podem ser utilizadas diversas técnicas que permitem a recolha, obtenção e análise da informação necessária à resolução do problema (Ruivo, Ferrito & Nunes, 2010). Deste modo, a operacionalização do projeto assentou em três componentes distintas, nomeadamente, a componente experiencial, a componente de investigação e a componente reflexiva.

Benner (2001, p.12) defende que “(…) a prática é, em si mesma, um modo de se obter conhecimento”. No sentido de obter esta componente experiencial e por forma a dar resposta aos objetivos definidos e ao desenvolvimento das competências pretendidas, foi planeada a realização de quatro estágios profissionais em diversas instituições hospitalares do país, com serviços direcionados para a abordagem da problemática em estudo e com profissionais de saúde peritos nesta área de intervenção, com o intuito de ser um importante contributo para conhecer realidades distintas da prática, partilhar experiências e aprofundar conhecimentos.

O Estágio I foi realizado no HDO de um Centro Hospitalar de referência na região do Norte do país, classificado no Grupo II (Portaria n.º 82/2014 de 10 de Abril), designado neste relatório por HDO da Unidade Hospitalar A. Este estágio teve uma duração total de 112 horas e a sua escolha incidiu sobre o facto de se tratar de um serviço cujo funcionamento refletia uma boa articulação entre os serviços de Oncologia e Imunoalergologia, estando a equipa multidisciplinar, sobretudo a equipa de enfermagem, capacitada para a articulação entre estas duas áreas de intervenção e munida de profissionais peritos na prestação de cuidados à pessoa com RHTA, indo de encontro aos objetivos deste projeto. O Estágio II foi realizado num Hospital de Dia de Imunoalergologia (HDI) de um Centro Hospitalar de referência da região de Lisboa, classificado no Grupo III (Portaria n.º 82/2014 de 10 de Abril), designado neste relatório por HDI da Unidade Hospitalar B. Sendo este um serviço pioneiro no país a desenvolver a sua prática na área da dessensibilização oncológica, a sua escolha esteve relacionada diretamente com esta especificidade de cuidados e com a necessidade de desenvolver competências nesta área tão particular, mas cada vez mais recorrente e necessária no tratamento do doente oncológico. Este estágio teve uma duração de 56 horas. O Estágio III foi realizado no HDO de uma Unidade Hospitalar privada da região de Lisboa, designada neste

relatório por HDO da Unidade Hospitalar C. Este estágio teve uma duração total de 96 horas e a sua escolha deveu-se ao facto de ser um dos locais de referência na investigação e tratamento do cancro no país, considerando-se uma mais-valia em termos de desenvolvimento profissional, a possibilidade de conhecer esta realidade e a sua prática de cuidados, não apenas relacionada com o tema do projeto, mas sobretudo nos cuidados ao doente oncológico no geral. O Estágio IV foi realizado no HDO da Unidade Hospitalar D, já anteriormente apresentada, sendo o local onde foi definida a problemática e posteriormente se deu a implementação do projeto e a avaliação dos resultados obtidos.

O desenvolvimento e implementação do projeto teve a duração de 18 semanas, compreendidas no período entre 25 de Setembro de 2017 e 09 de Fevereiro de 2018, acrescido de três semanas para a elaboração e apresentação do relatório final. O cronograma referente à realização dos estágios encontra-se representado no Apêndice IV.

Em todos os locais de estágio foram efetuados previamente contactos informais com os respetivos enfermeiros responsáveis de cada serviço, no sentido de informar sobre os objetivos delineados para o projeto, bem como averiguar a pertinência e adequação dos contextos para o desenvolvimento do mesmo. O início de cada estágio foi cuidadosamente preparado, tendo sido realizados contratos de aprendizagem individualizados com especificação dos objetivos definidos para cada estágios, bem como as competências que se pretendiam desenvolver. Em cada contexto foi possível contar com a parceria de enfermeiros de referência, peritos nesta área de intervenção, que acompanharam, orientaram e supervisionaram o processo de aprendizagem.

Benner (2001) evidencia a importância de conseguir relacionar o saber da prática e o saber científico na promoção do desenvolvimento de uma disciplina. Tendo em conta as competências que se pretendem desenvolver, foi privilegiada a componente de investigação da melhor evidência científica disponível de forma a sustentar e fundamentar o desenvolvimento e implementação deste projeto, alcançada através da realização da revisão scoping da literatura.

Relativamente à componente de reflexão crítica sobre as práticas, fundamental para o desenvolvimento das competências de Enfermeiro Especialista e de Mestre em Enfermagem, esta acompanhou todo o processo de desenvolvimento e implementação do projeto, bem como a análise dos seus resultados. De acordo

com a OE (2012, p.7), “a qualidade exige reflexão sobre a prática”, de modo a poder definir objetivos e delinear estratégias para os atingir, sendo por isso necessário tempo apropriado para refletir nos cuidados prestados. O trabalho de projeto é, assim, uma metodologia reflexiva, baseada e sustentada pela investigação, que visa a resolução de problemas a partir de ações práticas (Ruivo, Ferrito & Nunes, 2010).

Neste sentido, após análise e reflexão sobre a problemática em causa, foram definidos objetivos para cada local de estágio, tendo em conta as competências que se pretendiam desenvolver e contributos fornecidos pela evidência. Para cada objetivo foram descritas as diversas atividades que se pretenderam implementar e identificados os recursos necessários para as fazer cumprir, bem como delineados os respetivos indicadores de avaliação, que permitiram posteriormente verificar se os resultados foram alcançados com sucesso (Apêndice V). Com o intuito de organizar e planificar o trabalho desenvolvido foi igualmente elaborado um cronograma de atividades (Apêndice VI).

A análise crítica e objetiva do percurso realizado, bem como a avaliação da implementação e dos resultados do projeto serão apresentadas nos capítulos seguintes.