• Nenhum resultado encontrado

5.4 CONTROLE DE QUALIDADE5.4 CONTROLE DE QUALIDADE

5.4 - CONTROLE DE QUALIDADE

5.4.1 -

5.4.1 - GeneGeneraliralidadesdades

Um sistema de controle de qualidade deve ser montado de acordo com a descrição do Um sistema de controle de qualidade deve ser montado de acordo com a descrição do processo (1.8). O objetivo do sistema é medir e registrar de acordo com planos aprovados e a processo (1.8). O objetivo do sistema é medir e registrar de acordo com planos aprovados e a descrição do processo.

descrição do processo.

Os registros de controle de qualidade devem ser cuidadosamente mantidos, e devem estar Os registros de controle de qualidade devem ser cuidadosamente mantidos, e devem estar disponíveis a qualquer tempo para inspeção e verificação de rotina pelos peritos da classificadora. disponíveis a qualquer tempo para inspeção e verificação de rotina pelos peritos da classificadora.  Antes de

 Antes de proceder aos restes proceder aos restes descritos em descritos em 5.4.6, 5.4.6, as as datas datas dos dos testes devem testes devem ser ser dadas aos dadas aos peritosperitos pelo construtor.

pelo construtor.

5.4.2 - Recebimento 5.4.2 - Recebimento

Como todos os materiais são recebidos pelo construtor , eles devem ser inspecionados Como todos os materiais são recebidos pelo construtor , eles devem ser inspecionados pelo construtor para assegurar que estão de acordo com as ordens de compra do construtor, que pelo construtor para assegurar que estão de acordo com as ordens de compra do construtor, que por sua vez devem refletir as especificações de material, constantes dos planos aprovados e da por sua vez devem refletir as especificações de material, constantes dos planos aprovados e da descrição do processo.

descrição do processo. 5.4.3 - Gel Time 5.4.3 - Gel Time

O construtor deve estabelecer e implementar um sistema de controle do tempo de O construtor deve estabelecer e implementar um sistema de controle do tempo de gelatinização da resina para o tempo de gelatinização desejado na produção. Este tempo de gelatinização da resina para o tempo de gelatinização desejado na produção. Este tempo de gelatinização deve estar entre os limites superior e inferior do tempo de gelatinização gelatinização deve estar entre os limites superior e inferior do tempo de gelatinização recomendado pelo fabricante da resina. Misturas de resina devem ser monitoradas para assegurar recomendado pelo fabricante da resina. Misturas de resina devem ser monitoradas para assegurar tempo de gelatinização adequados. Durante a laminação a temperatura da área de laminação deve tempo de gelatinização adequados. Durante a laminação a temperatura da área de laminação deve ser registrada a intervalos regulares, e o catalisador e o tempo de gelatinização, devem ser ser registrada a intervalos regulares, e o catalisador e o tempo de gelatinização, devem ser ajustados para adequadas condições de mudança.

ajustados para adequadas condições de mudança. 5.4.4 - Proporções d

5.4.4 - Proporções da laminaçãoa laminação  As

 As quantidquantidades ades de de resina resina e e reforço reforço utilizautilizadas das num num laminadlaminado o devem devem ser ser monitormonitoradas adas ee registradas.

registradas.

5.4.5 - Inspeção Visual 5.4.5 - Inspeção Visual

Uma inspeção visual constante do processo de laminação deve ser mantida pelo Uma inspeção visual constante do processo de laminação deve ser mantida pelo construtor. Se algum empolamento ou secagem imprópria do laminado for observado, construtor. Se algum empolamento ou secagem imprópria do laminado for observado, imediatamente deve ser tomada uma ação corretiva.

imediatamente deve ser tomada uma ação corretiva.

Nenhum defeito que exceda os limites estabelecidos pela Aceitação Nível III da Sociedade Nenhum defeito que exceda os limites estabelecidos pela Aceitação Nível III da Sociedade  Ameri

 Americana para Tecana para Teste de Materste de Materiais (ASTiais (ASTM) ou equivaM) ou equivalente.lente.

Defeitos considerados pelos peritos como sanáveis sem afetar a utilidade do laminado Defeitos considerados pelos peritos como sanáveis sem afetar a utilidade do laminado podem ser corrigidos; os métodos utilizados para fazer os reparos devem ser aceitos pelos peritos. podem ser corrigidos; os métodos utilizados para fazer os reparos devem ser aceitos pelos peritos.

5.4.6 - Testes 5.4.6 - Testes

a - Dureza a - Dureza  A

 A dureza dureza é é medida medida mediante mediante um um instrumentinstrumento o chamado chamado durômetro durômetro ou ou impressor impressor Barcol,Barcol, consistente numa agulha que penetra na resina já polimerizada. Dependendo de quanto a agulha consistente numa agulha que penetra na resina já polimerizada. Dependendo de quanto a agulha entre na resina, o ponteiro indicará diretamente a dureza.

entre na resina, o ponteiro indicará diretamente a dureza.

O modelo mais usado no Brasil é o GYZG 934-1 e, conforme cada resina, dependendo das O modelo mais usado no Brasil é o GYZG 934-1 e, conforme cada resina, dependendo das condições de polimerização e de acordo, também, com o tempo transcorrido de amadurecimento, condições de polimerização e de acordo, também, com o tempo transcorrido de amadurecimento, as resinas poliéster comuns poderão atingir entre 38 e 45 graus de dureza.

Deve-se fazer mais de dez medições cada vez, e tirar médias, afastando aquelas, leituras Deve-se fazer mais de dez medições cada vez, e tirar médias, afastando aquelas, leituras que se desviam muito da média, porque quando, por acaso, a agulha bate numa fibra de vidro, que se desviam muito da média, porque quando, por acaso, a agulha bate numa fibra de vidro, pode acusar valores muito altos, e muito baixos, caso coincidir com uma microbolha de ar.

pode acusar valores muito altos, e muito baixos, caso coincidir com uma microbolha de ar.

O instrumento é aferido mediante uma chapinha de alumínio fornecida pela fábrica, junto O instrumento é aferido mediante uma chapinha de alumínio fornecida pela fábrica, junto com as instruções.

com as instruções.

b - Fusão e Dureza b - Fusão e Dureza

O construtor deve conduzir e registrar os resultados de um número considerável de testes O construtor deve conduzir e registrar os resultados de um número considerável de testes pré-determinados de fusão e dureza, nos fusíveis e pinos de tomadas que tenham sido removidos pré-determinados de fusão e dureza, nos fusíveis e pinos de tomadas que tenham sido removidos do laminados para dar passagem aos encaixes que atravessem o casco ou convés. Cada teste de do laminados para dar passagem aos encaixes que atravessem o casco ou convés. Cada teste de fusão deve ser feito com uma amostra que tenha, no mínimo, 25mm de diâmetro. Adicionalmente, fusão deve ser feito com uma amostra que tenha, no mínimo, 25mm de diâmetro. Adicionalmente, quando considerado necessário pelo vistoriador, uma inspeção visual do resíduo pode ser quando considerado necessário pelo vistoriador, uma inspeção visual do resíduo pode ser solicitada para determinar os tipos e o número de camadas de reforço usadas no laminado.

solicitada para determinar os tipos e o número de camadas de reforço usadas no laminado. c - Propriedades do Laminado

c - Propriedades do Laminado

Propriedades do laminado provenientes dos testes de qualificação de amostras devem ser Propriedades do laminado provenientes dos testes de qualificação de amostras devem ser incluídas na descrição do processo.

incluídas na descrição do processo.

Nas produções em série, a manutenção da qualidade do laminado nas embarcações, Nas produções em série, a manutenção da qualidade do laminado nas embarcações, subseqüentes à embarcação protótipo, deve ser demonstrada pela montagem e teste de painéis, subseqüentes à embarcação protótipo, deve ser demonstrada pela montagem e teste de painéis, de acordo com o

de acordo com o seguinte plano de freqüência seguinte plano de freqüência ou como solicitado pelos ou como solicitado pelos vistovistoriadores.riadores. d - Viscosidade

d - Viscosidade  A

 A viscosidade viscosidade é é a a consistência consistência mais mais ou ou menos menos líquida líquida da da resina. resina. O O instrumento instrumento maismais adequado é o viscosímetro Brookfield, de leitura direta. O modelo RTV dispõe de diversas adequado é o viscosímetro Brookfield, de leitura direta. O modelo RTV dispõe de diversas velocidades de ensaio e de várias hastes para trocar, de acordo com o material a analisar.

velocidades de ensaio e de várias hastes para trocar, de acordo com o material a analisar.

Existem muitos outros viscosímetros, porém, para resinas de viscosidade média e baixa, Existem muitos outros viscosímetros, porém, para resinas de viscosidade média e baixa, aos fins práticos, pode usar-se um instrumento simples. O copo Ford n

aos fins práticos, pode usar-se um instrumento simples. O copo Ford nOO  4 Consiste num funil de  4 Consiste num funil de medidas padronizadas que é preenchido com a resina; dependendo do tempo em segundos, que medidas padronizadas que é preenchido com a resina; dependendo do tempo em segundos, que gaste para escoar o conteúdo, será a viscosidade da resina. Para uma resina de peso específico gaste para escoar o conteúdo, será a viscosidade da resina. Para uma resina de peso específico de 1,12

TABELA DE CONVERSÃO TABELA DE CONVERSÃO Ford n

Ford nOO4 4 CPSCPS 0

0 min min 35 35 seg seg 100100 0

0 min min 40 40 seg seg 112112 0

0 min min 45 45 seg seg 132132 0

0 min min 50 50 seg seg 153153 0

0 min min 55 55 seg seg 176176 1

1 min min 00 00 seg seg 200200 1

1 min min 05 05 seg seg 224224 1

1 min min 10 10 seg seg 238238 1

1 min min 15 15 seg seg 252252 1

1 min min 20 20 seg seg 266266 1

1 min min 25 25 seg seg 280280 1

1 min min 30 30 seg seg 293293 1

1 min min 35 35 seg seg 305305 1

1 min min 40 40 seg seg 317317 1

1 min min 45 45 seg seg 329329 1

1 min min 50 50 seg seg 341341 1

1 min min 55 55 seg seg 353353 2

2 min min 00 00 seg seg 370370 2

2 min min 05 05 seg seg 398398 2

2 min min 10 10 seg seg 440440 2

2 min min 15 15 seg seg 474474 2

2 min min 20 20 seg seg 504504 2

2 min min 25 25 seg seg 530530 2

2 min min 30 30 seg seg 550550 2

2 min min 35 35 seg seg 570570 2

2 min min 40 40 seg seg 590590 2

2 min min 45 45 seg seg 610610 2

2 min min 50 50 seg seg 635635 2

2 min min 55 55 seg seg 658658 Viscosidades medidas com copo Ford n Viscosidades medidas com copo Ford nOO4 e4 e

viscosímetro Brookfield viscosímetro Brookfield e - tixotropia

e - tixotropia  A

 A forma forma precisa precisa de de medir medir a a tixotropia tixotropia é é usando usando o o mesmo mesmo viscosímetro viscosímetro Brookfield, Brookfield, ee fazendo medições de viscosidade, a 6 e a 60 rpm. Dividindo um valor pelo outro, teremos o fazendo medições de viscosidade, a 6 e a 60 rpm. Dividindo um valor pelo outro, teremos o índice...

RESUMO DE PROPRIEDADES REQUERIDAS PARA MATERIAIS DE NÚCLEO PARA RESUMO DE PROPRIEDADES REQUERIDAS PARA MATERIAIS DE NÚCLEO PARA

CONTRUÇÃO SANDWICH DE FIBERGLASS (EM CONSTRUÇÃO DE BARCOS) CONTRUÇÃO SANDWICH DE FIBERGLASS (EM CONSTRUÇÃO DE BARCOS)