• Nenhum resultado encontrado

13.2 PORTAS PORTAS DE DE MAR MAR 13.2.1 Área básica

13.2 - - PORTAS PORTAS DE DE MARMAR

13.2.1 - Área básica 13.2.1 - Área básica

Quando bordas falsas nos conveses da borda livre formam cavidades, a área mínima de Quando bordas falsas nos conveses da borda livre formam cavidades, a área mínima de porta de mar em cada bordo da embarcação deve ser obtida da seguinte equação:

porta de mar em cada bordo da embarcação deve ser obtida da seguinte equação:  A

 A = 0,71 + 0= 0,71 + 0,035 ,035 L mL m22

Quando o comprimento da borda falsa excede 20 metros: Quando o comprimento da borda falsa excede 20 metros:  A = 0,071

 A = 0,071 mm22

 A = área da porta de mar em metro

 A = área da porta de mar em metros quadradoss quadrados(m(m22))

L = comprimento da borda falsa, em metros, mas não necessita exceder 0,7L L = comprimento da borda falsa, em metros, mas não necessita exceder 0,7L

Se uma borda falsa tem mais de 1,2 metros de altura, a área da porta de mar deve ser Se uma borda falsa tem mais de 1,2 metros de altura, a área da porta de mar deve ser aumentada de 0,004 metros quadrados por metro de comprimento da cavidade para cada 0,1m de aumentada de 0,004 metros quadrados por metro de comprimento da cavidade para cada 0,1m de diferença em altura.

diferença em altura.

Se uma borda falsa tem menos que 0,9m de altura, a área da porta de mar pode ser Se uma borda falsa tem menos que 0,9m de altura, a área da porta de mar pode ser diminuída na mesma

diminuída na mesma proporção.proporção.

Embarcações que possuem linha de carga definida devem observar a Convenção Embarcações que possuem linha de carga definida devem observar a Convenção Internacional de Linhas de Carga, de 1966.

13.2.2 -

13.2.2 - Coletor de Coletor de VentilaçãVentilação, o, Casarias, Braçolas Casarias, Braçolas de de EscotilhaEscotilha

Quando uma embarcação é montada com um coletor de ventilação ou casaria sobre o Quando uma embarcação é montada com um coletor de ventilação ou casaria sobre o convés de borda livre, e balaustradas abertas não são instaladas no coletor de ventilação ou convés de borda livre, e balaustradas abertas não são instaladas no coletor de ventilação ou casaria, pelo menos na metade da

casaria, pelo menos na metade da sua extensão, ou quando braçolas latsua extensão, ou quando braçolas lat erais de erais de escotilhas sãoescotilhas são instaladas continuamente ou quase continuas entre as superestruturas, a área mínima de instaladas continuamente ou quase continuas entre as superestruturas, a área mínima de aberturas para portas de mar deve ser obtida da seguinte tábua:

aberturas para portas de mar deve ser obtida da seguinte tábua: Largura da casaria ou

Largura da casaria ou escotilhaescotilha em relação à boca da em relação à boca da

embarcação embarcação

 Área das portas de ma  Área das portas de mar emr em

relação à área das bordas relação à área das bordas

falsas falsas 40% 40% ou ou menos menos 20%20% 75% 75% ou ou mais mais 10%10%

 A área de porta

 A área de portas de mar em largurs de mar em larguras intermedas intermediárias deve siárias deve ser obtida por iner obtida por interpolaçãterpolação.o. 13.2.3 – Conveses da Superestrutura

13.2.3 – Conveses da Superestrutura

Quando bordas falsas nos conveses da superestrutura formam cavidades, a área mínima Quando bordas falsas nos conveses da superestrutura formam cavidades, a área mínima da porta de mar de cada bordo da embarcação para cada cavidade deve ser a metade da área da porta de mar de cada bordo da embarcação para cada cavidade deve ser a metade da área obtida, em 13.2.1 e 13.2.2.

obtida, em 13.2.1 e 13.2.2.

13.2.4 – Embarcações para serviço costeiro 13.2.4 – Embarcações para serviço costeiro

Em embarcações para serviço restrito, as portas de mar devem ser estabelecidas na borda Em embarcações para serviço restrito, as portas de mar devem ser estabelecidas na borda falsa em número suficiente para aliviar os conveses rapidamente da água.

falsa em número suficiente para aliviar os conveses rapidamente da água. 13.2.5 – Detalhes de portas de mar

13.2.5 – Detalhes de portas de mar  Áreas

 Áreas de de portaportas s de de mar mar podem podem ser ser providprovidas as por por abertaberturas uras contícontínuas nuas entre entre bordabordas-falsas es-falsas e conveses ou por portas de mar arredondadas nas bordas falsas. As extremidades inferiores das conveses ou por portas de mar arredondadas nas bordas falsas. As extremidades inferiores das portas de mar devem estar tão próximas do convés quanto possível. Dois terços da área da porta portas de mar devem estar tão próximas do convés quanto possível. Dois terços da área da porta de mar deve estar na metade da cavidade o mais próximo possível de ponto mais baixo da curva de mar deve estar na metade da cavidade o mais próximo possível de ponto mais baixo da curva de tosamento. Portas de mar devem estar protegidas por balaústres ou barras de tal maneira que o de tosamento. Portas de mar devem estar protegidas por balaústres ou barras de tal maneira que o máximo espaço horizonta

máximo espaço horizontal ou vertical seja igual a 230mml ou vertical seja igual a 230mm

Quando portinholas forem instaladas, amplo espaço livre deve ser assegurado para Quando portinholas forem instaladas, amplo espaço livre deve ser assegurado para preveni-las de interferência. Se as portinholas forem instaladas com dispositivos para sua fixação, preveni-las de interferência. Se as portinholas forem instaladas com dispositivos para sua fixação, os dispositivos devem ser de construção aprovada.

os dispositivos devem ser de construção aprovada.

13.3

13.3 - - ABERTURAS ABERTURAS PARA CARGPARA CARGA, PORTALÓ A, PORTALÓ OU ABASTECOU ABASTECIMENTO DE IMENTO DE COMBUSTÍVELCOMBUSTÍVEL 13.3.1 -

13.3.1 -  Abertura Aberturas s para para carga, carga, portaló portaló oou u abastecimabastecimento ento de de combustívcombustível el nos nos lados lados dede embarcações devem ser fortemente construídos, e capazes de ser feitas inteiramente estanques. embarcações devem ser fortemente construídos, e capazes de ser feitas inteiramente estanques. Quando vigas forem cortadas nestas aberturas, os gigantes devem ser estabelecidos nos lados Quando vigas forem cortadas nestas aberturas, os gigantes devem ser estabelecidos nos lados das aberturas, e arranjos adequados devem ser providos para o apoio dos perfis sobre as das aberturas, e arranjos adequados devem ser providos para o apoio dos perfis sobre as aberturas. Placas grossas do casco ou dobradores devem ser montados como necessário para aberturas. Placas grossas do casco ou dobradores devem ser montados como necessário para compensar as aberturas. Os cantos das aberturas devem ser arredondados. Ângulos no convés compensar as aberturas. Os cantos das aberturas devem ser arredondados. Ângulos no convés em vez de aberturas em espaços de carga abaixo do convés da borda livre ou em espaços de em vez de aberturas em espaços de carga abaixo do convés da borda livre ou em espaços de carga dentro de superestruturas fechadas para evitar vazamento de água espalhando-se sobre o carga dentro de superestruturas fechadas para evitar vazamento de água espalhando-se sobre o convés.

convés. 13.3.

13.3.2 2 - Localizaçã- Localizaçãoo  As

 As extremidaextremidades des inferioreinferiores s de de aberturas aberturas para para carga, carga, portaló, portaló, ou ou abastecimento abastecimento dede combustível não devem estar situadas abaixo de uma paralela ao convés da borda livre, tendo combustível não devem estar situadas abaixo de uma paralela ao convés da borda livre, tendo como seu ponto inferior a linha d'água carregado ou a extremidade superior da linha de carga como seu ponto inferior a linha d'água carregado ou a extremidade superior da linha de carga superior.

13.4 - VIGIAS

13.4 - VIGIAS

13.4.1 - Construção 13.4.1 - Construção

Vigias para espaços abaixo do convés da borda livre ou no chapeamento lateral da Vigias para espaços abaixo do convés da borda livre ou no chapeamento lateral da superestrutura e extremidades anteriores expostas devem ser montadas com eficientes tampas de superestrutura e extremidades anteriores expostas devem ser montadas com eficientes tampas de combate internas arranjadas de tal maneira que elas possam ser fechadas e possa ser garantida a combate internas arranjadas de tal maneira que elas possam ser fechadas e possa ser garantida a estanqueidade. As vigias devem ter estruturas fortes

estanqueidade. As vigias devem ter estruturas fortes (que não sejam de ferro fundido)(que não sejam de ferro fundido), e ser do tipo de, e ser do tipo de abertura com pinos de articulação de material não sujeito à corrosão.

abertura com pinos de articulação de material não sujeito à corrosão. 13.4.

13.4.2 2 - Localizaçã- Localizaçãoo  As

 As extremidades extremidades inferiores inferiores das das soleiras soleiras das das vigias vigias não não devem devem estar estar situadas situadas abaixo abaixo dede uma linha paralela ao convés da borda livre, tendo como seu ponto inferior 2,5% da boca da uma linha paralela ao convés da borda livre, tendo como seu ponto inferior 2,5% da boca da embarcação ou 500mm acima da linha d'água carregado, adotada a maior distância. Veja, também embarcação ou 500mm acima da linha d'água carregado, adotada a maior distância. Veja, também 8.1.2i. 8.1.2i.

13.5 - VENTILADORES

13.5 - VENTILADORES

13.5.1 - Geral 13.5.1 - Geral

Ventiladores em conveses da borda livre expostos, conveses da superestrutura, e casarias Ventiladores em conveses da borda livre expostos, conveses da superestrutura, e casarias devem ser de construção robusta e fixados ao convés de maneira eficaz.

devem ser de construção robusta e fixados ao convés de maneira eficaz.

Ventiladores na Posição 1 devem ter braçolas de, no mínimo, 900mm de altura. Ventiladores na Posição 1 devem ter braçolas de, no mínimo, 900mm de altura. Ventiladores na Posição 2 devem ter braçolas de, no mínimo, 760mm de altura. Ventiladores na Posição 2 devem ter braçolas de, no mínimo, 760mm de altura. Para definição das Posições 1 e 2, veja 11.6.2.

Para definição das Posições 1 e 2, veja 11.6.2.

Exceto como estabelecido abaixo, aberturas de ventiladores devem ser providas de Exceto como estabelecido abaixo, aberturas de ventiladores devem ser providas de eficientes dispositivos de

eficientes dispositivos de fechamento permanentemefechamento permanentemente nte aparafusaaparafusados.dos. Em embarcações medindo 24m, ou mais, de comprimento

Em embarcações medindo 24m, ou mais, de comprimento (como definido na Convenção(como definido na Convenção Internacional de Linhas de Carga)

Internacional de Linhas de Carga)  de ventiladores na Posição 1, as braçolas que se estendem por mais  de ventiladores na Posição 1, as braçolas que se estendem por mais de 4,5m sobre o convés, e na Posição 2 se estendam por mais de 2,3m sobre o convés, não de 4,5m sobre o convés, e na Posição 2 se estendam por mais de 2,3m sobre o convés, não precisam ser montadas com arranjos de fechamento.

precisam ser montadas com arranjos de fechamento.

Os requisitos para alturas de braçolas para ventiladores sem arranjos de fechamento, Os requisitos para alturas de braçolas para ventiladores sem arranjos de fechamento, podem ser modificados em embarcações medindo menos de 24m de comprimento.

podem ser modificados em embarcações medindo menos de 24m de comprimento.  As

 As alturas alturas mínimas mínimas de de braçolas braçolas em em embarcações embarcações medindo medindo 9 9 metros metros de de comprimentocomprimento devem ser 2m na Posição 1, e de 1m na Posição 2.

devem ser 2m na Posição 1, e de 1m na Posição 2.  Alturas

 Alturas mínimas mínimas de de braçolas braçolas em em embarcações embarcações medindo medindo entre entre 24 24 metros metros e e 9 9 metros metros dede comprimento, podem ser obtidas por interpolação direta.

comprimento, podem ser obtidas por interpolação direta. 13.5.2 – Embarcações de emprego costeiro

13.5.2 – Embarcações de emprego costeiro

Em embarcações de emprego restrito medindo 20m de comprimento ou menos, aberturas Em embarcações de emprego restrito medindo 20m de comprimento ou menos, aberturas de ventilação devem ser localizadas para evitar a entrada de quantidades significativas de água, de ventilação devem ser localizadas para evitar a entrada de quantidades significativas de água, considerando condições máximas de adernamento, trim, máquinas atrás, carga excêntrica e ação considerando condições máximas de adernamento, trim, máquinas atrás, carga excêntrica e ação do mar.

SEÇÃO X I V

SEÇÃO X I V

EQUIPAMENTO

EQUIPAMENTO

14.1

14.1 - - GERGERALAL

Todas as embarcações deverão estar equipadas com âncoras e amarra. O símbolo “B” Todas as embarcações deverão estar equipadas com âncoras e amarra. O símbolo “B” colocado depo

colocado depois dos símbois dos símbolos de classlos de classificação no Rificação no Registro, comegistro, com o a o a seguir:” seguir:” + 1 + 1 B B “, s“, significaráignificará que o equipamento está de acordo com os requisitos de 14.4.

que o equipamento está de acordo com os requisitos de 14.4.

O peso, por âncora, das âncoras dadas nas Tabelas 14.1 e 14.2 é para âncoras de mesmo O peso, por âncora, das âncoras dadas nas Tabelas 14.1 e 14.2 é para âncoras de mesmo peso.

peso.

O peso de cada âncora pode variar 7% do peso tabular desde que fique assegurado que o O peso de cada âncora pode variar 7% do peso tabular desde que fique assegurado que o peso combinado das âncoras não seja menor que o peso total exigido. O comprimento total da peso combinado das âncoras não seja menor que o peso total exigido. O comprimento total da amarra a existir a bordo, como dado nas Tabelas 14.1 e 14.2, é para ser razoavelmente dividido amarra a existir a bordo, como dado nas Tabelas 14.1 e 14.2, é para ser razoavelmente dividido entre as duas âncoras. Amarras destinadas ao equipamento não devem ser usadas como amarras entre as duas âncoras. Amarras destinadas ao equipamento não devem ser usadas como amarras de teste quando a embarcação é lançada. As extremidades das amarras que ficam a bordo devem de teste quando a embarcação é lançada. As extremidades das amarras que ficam a bordo devem ser fixadas por meios seguros. As âncoras e as suas amarras devem ser posicionadas e ser fixadas por meios seguros. As âncoras e as suas amarras devem ser posicionadas e conectadas, prontas para o emprego imediato. Devem ser instalados meios de frear a amarra conectadas, prontas para o emprego imediato. Devem ser instalados meios de frear a amarra quando arriada, e o molinete, quando montado, deverá ser capaz de entrar com qualquer das quando arriada, e o molinete, quando montado, deverá ser capaz de entrar com qualquer das amarras. Arranjos adequados devem ser providenciados para fixar as âncoras e armazenar as amarras. Arranjos adequados devem ser providenciados para fixar as âncoras e armazenar as amarras.

amarras.

14.2

14.2 - - PESO E TAMPESO E TAMANHO ANHO DE DE EQUIPAMENTOS EQUIPAMENTOS PARA PARA SERVIÇO SERVIÇO ESPECIALESPECIAL