• Nenhum resultado encontrado

Convênios entre Universidades de Santa Catarina com Universidades dos

No documento Jose Correia Goncalves.pdf (páginas 102-105)

CAPÍTULO III O ESTADO DE SANTA CATARINA E O MERCOSUL

3.4 UNIVERSIDADES DE SANTA CATARINA

3.4.1 Convênios entre Universidades de Santa Catarina com Universidades dos

Existem normas diferenciadas para o reconhecimento de estudos, títulos e diplomas obtidos nos países do Mercosul, acordos que visam a facilitar o processo de reconhecimento de diplomas e aceitação de títulos em instituições brasileiras. Dessa forma, o tratamento dado aos estudos, certificados e diplomas obtidos nos países membros do Mercosul tem como base os protocolos firmados conforme ANEXO H – Reconhecimento de estudos, títulos e diplomas obtidos nos países do Mercosul.

A universidade tem um papel primordial para o desenvolvimento de uma cidade, região, estado, país. No caso do Mercosul, que envolve vários países, principalmente os do Cone Sul, verifica-se que, nos últimos anos, vem despertando o interesse de algumas

91 Com relação às instituições de ensino superior da América Latina a UFSC está em 11º lugar no ranking das 20 instituições com maior produção científica. No que se relaciona a pesquisa merece destaque o Departamento de Engenharia Mecânica, que é responsável pelo desenvolvimento de sistemas de automação e controle industrial. A UNESCO indicou que o curso de graduação em Engenharia Mecânica está entre os três melhores da América Latina. (KAISER, 2006).

universidades, a partir de iniciativas individuais, a ter como objetivo principal o de favorecer o intercâmbio de professores e alunos, além de outras formas de integração. Sendo assim, descreve-se a seguir algumas ações que estão sendo efetivadas, a partir de pesquisa feita pelo autor junto às instituições de ensino.

A Universidade Vale do Itajaí mantém convênios com os países do Mercosul, conforme informações de Braz Paulo Klock Jr., Assistente Administrativo da Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UNIVALI. No Quadro 1 tem-se o país de origem, o nome da universidade/instituto, que foram contemplados e o(s) curso(s).

Quadro 1: Países do Mercosul que mantém convênio a UNIVALI

País Universidade/Instituto Contemplados Cursos

Argentina Ateneo de Odontologia Docentes Odontologia

Argentina Cuenca del Plata Alunos e Docentes diversos

Argentina Cuyo, Nacional de Alunos e Docentes diversos

Argentina Del Salvador Alunos diversos

Argentina Empresa, de la Docentes Advocacia

Argentina Instituto de Fomación Docente Docentes Pedagogia

Argentina Luján, Nacional de Docentes diversos

Argentina Mar del Plata Docentes Ciências da Terra e do Mar

Argentina Misiones, Nacional de Docentes diversos

Argentina Morón Alunos diversos

Argentina Nordeste, Nacional del Alunos e Docentes diversos

Argentina Perito Moreno Alunos Turismo e Hotelaria

Argentina Rosario, Nacional de Docentes línguas e diversos

Argentina Tecnologica Nacional Docentes diversos

Paraguai Assunción, Autônoma de Alunos e Docentes diversos

Paraguai OPACI Docentes diversos

Uruguai Republica, de la Docentes Ciências do Mar

Fonte: UNIVALI (2008).

Destaca-se que os alunos da graduação da UNIVALI somente cursaram em universidades conveniadas (1999 a 2007) na Argentina, sendo que, para o Paraguai e Uruguai não foi nenhum aluno neste período. No que se refere à vinda de alunos (1999 a 2007) para fazer curso na UNIVALI das universidades conveniadas, foram 15 alunos da Argentina e 1 do Paraguai. Do Uruguai não veio nenhum.

Segundo Maria Assunta Busato, Vice-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós Graduação da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ), esta universidade tem convênio com três universidades do norte e nordeste da Argentina (Missiones e Corrientes) e um convênio que está sendo finalizado com uma universidade de Buenos Aires. As atividades são de intercâmbio de estudantes, professores e eventos

científicos. No ano de 2007, ocorreu em Chapecó a VI Jornada Internacional de Enfermidades Transmissíveis, que é um evento científico onde participam, como promotoras, as universidades da Argentina citadas anteriormente, juntamente com México, Espanha, Venezuela, Chile e Bolívia.

De acordo com o Prof. Dr. Fábio Alexandrini, Coordenador de Relações Internacionais da Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI), no atual momento, a UNIDAVI está mantendo contatos com Escuela Argentina de Negócios no sentido de elaborar um projeto de intercâmbio de reconhecimento mútuo de créditos acadêmicos em disciplinas nos cursos de Administração, Marketing, Comércio Exterior, Turismo e Sistemas de Informação.

O Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ) tem convênio com quadro de cooperação interinstitucional com a Universidade Nacional de La Plata na Argentina. A UNERJ tem um Programa de Missões Acadêmicas Internacionais. Conforme o Prof. Júlio César da Silva, Coordenador do Curso de Administração com Habilitação em Comércio Exterior: “O objetivo da missão acadêmica internacional é promover a interação profissional dos nossos acadêmicos com membros e setores de universidades e outras organizações no estrangeiro, propiciando experiências de imersão para aperfeiçoamento linguístico e técnico, buscando contribuir principalmente para o enriquecimento geral da formação acadêmica e profissional”.

No ano de 2003, a missão acadêmica foi à Argentina, onde participaram 38 alunos dos cursos de Comércio Exterior, Direito e Administração. Em setembro de 2007, o grupo de 24 acadêmicos viajou à Argentina e Chile. Os alunos acreditam que a experiência os ajudará nos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, com vistas a buscar mais informações sobre a cultura e a economia no âmbito do Mercosul, através de palestras nas embaixadas brasileiras em Buenos Aires e em Santiago; aulas nas universidades de Valparaiso, Mayor Del Pacífico, na capital chilena. Em Buenos Aires fizeram visita técnica a algumas empresas e conheceram parte da cultura, bem como o Museu de Artes Latino Americano.

O programa de missões acadêmicas internacionais constitui atividade consolidada na UNERJ e é oferecida anualmente aos acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, dando a muitos acadêmicos a chance da primeira viagem internacional de estudo, formando base importante para o desenvolvimento de suas atividades profissionais na área de comércio internacional.

No documento Jose Correia Goncalves.pdf (páginas 102-105)