• Nenhum resultado encontrado

CRÉDITO AO COMPRADOR

No documento GESTÃO DE OPERAÇÕES EM IMPORTAÇÃO (páginas 127-141)

3 BANCO E O FINANCIAMENTO DO COMÉRCIO EXTERIOR

3.2 CRÉDITO AO COMPRADOR

O crédito ao comprador é a técnica pela qual um ou mais bancos estrangeiros concedem um empréstimo a um comprador de bens de capital a fim de pagar, em seu nome, o fornecedor desses bens. O seguinte diagrama ilustra este mecanismo:

Gestão de Operações em Importação

Técnicas de financiamento a curto prazo.

O financiamento de curto prazo usado para operações de exportação é usado para reequilibrar o fluxo de caixa dos exportadores:

• durante o processo de fabricação ou entrega;

• após o embarque da mercadoria;

• durante um período de disputa com o fornecedor.

Créditos de desembolso específicos de importação

Os créditos para desembolsos específicos de importação geralmente estão relacionados ao financiamento de mercadorias de um país estrangeiro. Eles podem ser classificados em duas categorias:

Créditos de desinvestimento

Adiantamentos sobre documentos de importação: a característica destes adiantamentos é que eles são quase sempre feitos após a execução de um crédito documentário à vista. Eles permitem o financiamento do tempo entre o momento em que os documentos relativos a uma importação são recebidos e pagos por um banco e o momento em que a mercadoria chega ao porto. O banco detém os documentos como garantia para a transação e é reembolsado quando eles são entregues ao importador-cliente. O adiantamento sobre documentos é assimilado a um descoberto e está sujeito a uma taxa entre 8% e 8,25% mais uma margem de até 4,50%, dependendo do banco (ou seja, uma faixa entre 8% e 12,75%).

Empréstimos de desinvestimento: créditos de alienação de importação são adiantamentos sobre mercadorias excepcionais, geralmente importadas mercadorias geralmente em produtos importados de longe, e cujo valor é alto.

Eles são acompanhados por um penhor da mercadoria com desapropriação do cliente, desapropriação confirmada pela entrega dos certificados de desembaraço aduaneiro ao banqueiro pignoratício. Estes certificados são então retrocedidos ao importador à medida que e quando os pagamentos são efetuados. A taxa para estes créditos está entre 8% e 12,75%, dependendo do banco.

Cobertura Cambial e Financiamento Cobertura Cambial e Financiamento das Importações

das Importações Capítulo 3

Esta seção descreve as principais técnicas de financiamento a curto prazo.

Crédito de pré-financiamento: o exportador pode se beneficiar de um crédito de pré-financiamento entre a data de conclusão do contrato (quando o pedido é recebido) e a data de embarque da mercadoria.

Definição

Um empréstimo de pré-financiamento é um crédito em dinheiro concedido por um banco a um exportador a fim de permitir que o exportador financie as necessidades atuais ou excepcionais decorrentes de sua atividade de exportação antes do embarque da mercadoria. É concedido em troca da entrega do beneficiário de saques que podem ser mobilizados junto ao banco central.

Características

Este crédito é geralmente aplicado a grandes contratos de bens de capital ou equipamentos fabricados com base em estimativas. Trata-se de equipamento específico, a pedido do importador.

É concedido somente a empresas que exportam diretamente suas mercadorias, produtos ou serviços. O montante do empréstimo de pré-financiamento, que corresponde às necessidades de fluxo de caixa do exportador, é determinado com base num plano de financiamento. A duração do crédito é adaptada à duração da fabricação do material e pode ir até que a dívida seja contraída.

O crédito é reembolsado ou:

• por um pagamento em dinheiro do comprador estrangeiro, em particular utilizando o crédito do comprador;

• pela implementação de um crédito para mobilização de recebíveis.

O custo deste crédito está ligado à taxa base do banco na data da assinatura do contrato de crédito, mais taxas e comissões.

Durante o período de execução do contrato, o vendedor pode se beneficiar da garantia de uma companhia de seguros contra o risco de fabricação (risco de interrupção do mercado) que poderia ser causado por uma falta financeira do comprador, um desastre natural ou um evento político ou monetário.

Gestão de Operações em Importação

Vantagens e desvantagens

O crédito pré-financiado oferece vantagens para a promoção das exportações.

A disponibilidade de fundos suficientes permite que o exportador execute satisfatoriamente os pedidos feitos (em particular, para cumprir os prazos estabelecidos pelo comprador).

O bom uso deste crédito pode encorajar a conquista de outros mercados.

No entanto, este tipo de crédito tem seus limites.

A quantidade é muitas vezes limitada.

Não é acessível a todas as empresas.

Mobilização de recebíveis estrangeiros

Ele representa um financiamento de exportação a partir do momento em que a dívida para com o exportador se torna realidade.

Definição

A mobilização de recebíveis estrangeiros é uma forma de crédito que permite aos exportadores que concederam a seus compradores estrangeiros condições de pagamento a curto prazo obter financiamento pelo valor total dos recebíveis que possuem, desde que existam legalmente. Este financiamento é normalmente fornecido pelos bancos através da negociação de letras de câmbio.

Características

O crédito é posto em prática assim que a mercadoria sai da alfândega. A mobilização é feita descontando as letras de câmbio sacadas pelo exportador no banco e aceitas por ele, ou notas promissórias subscritas pelo exportador à ordem de seu banco e endossadas por ele.

A mobilização pode cobrir o valor total dos créditos

O crédito pode ser concedido por um período limitado de 18 meses a partir da data de criação do crédito. A taxa de juros para este tipo de crédito está vinculada à taxa base do banco mais as comissões bancárias. A fim de proteger

Cobertura Cambial e Financiamento Cobertura Cambial e Financiamento das Importações

das Importações Capítulo 3

1 Lei atentamente a questão a seguir e indique as assertivas CORRETAS correspondente a mesma:

1. Diga-me alguns serviços que a SWIFT oferece:

2. Bancos e instituições financeiras 3. Sistemas de compensação 4. Negociantes

5. Corretores

contra riscos (comerciais e políticos), os recebíveis a serem mobilizados podem ser garantidos por uma companhia de seguros. A apólice de seguro contratada pelo exportador é sub-rogada ao banco mobilizador.

Procedimento

O vendedor, tendo concedido ao comprador um período de carência para pagamento, mobiliza seu crédito junto ao banco, que então creditará sua conta pelo valor do crédito. Uma vez vencida esta reivindicação (prazo acordado), o banco do exportador receberá a contrapartida de seu pagamento através do banco do comprador.

Vantagens e desvantagens

Assim como no crédito de pré-financiamento, a mobilização de recebíveis estrangeiros contribui para a promoção das exportações através das vantagens que oferece, permitindo aos exportadores com reivindicações a pagar no futuro ter acesso imediato aos fundos de que necessitam para suas operações.

Ela melhora o nível de competitividade das empresas nacionais ao conceder vantagens financeiras aos clientes comparáveis às de seus concorrentes estrangeiros. Entretanto, o exportador que escolhe esta fórmula não está protegido contra os seguintes riscos:

• risco de não pagamento;

• risco cambial (se o faturamento for feito em uma moeda que não seja a do país).

Gestão de Operações em Importação

Assim temos que a melhor combinação é:

a) ( ) Todas as alternativas.

b) ( ) 1, 2 e 4.

c) ( ) 2, 3 e 4.

d) ( ) 1 e 3.

Adiantamentos em moedas estrangeiras

A fim de financiar as exportações e se proteger contra o risco cambial, os bancos criaram a técnica de financiamento “adiantamento em moeda estrangeira”.

Definição

O adiantamento de divisas é um crédito que permite aos exportadores dispor dos valores de seus recebíveis denominados na moeda de faturamento, a fim de eliminar o risco cambial. Este adiantamento pode ser feito em uma moeda diferente da moeda do contrato comercial.

Características

Um adiantamento pode ser concedido em qualquer moeda conversível e pode cobrir 100% das contas a receber. A duração do adiantamento é a duração do crédito mais o período de cobrança. O custo do adiantamento inclui a taxa de juros no mercado de moedas européias1(*) e os custos que constituem as comissões do banco. Os juros são pagos em moeda estrangeira em atraso.

Conduta da operação

Uma transação de adiantamento de divisas ocorre da seguinte forma:

• O exportador toma emprestado de seu banco a quantia de moeda estrangeira correspondente ao crédito que tem sobre o importador.

• O pagamento é feito pelo importador através de seu banco quando a reclamação vence.

• O exportador tem a opção de vender a moeda estrangeira no mercado de divisas, no mercado à vista, a fim de repor sua posição de caixa em moeda nacional.

Cobertura Cambial e Financiamento Cobertura Cambial e Financiamento das Importações

das Importações Capítulo 3

Vantagens e desvantagens

O pagamento antecipado em moeda estrangeira tem as seguintes vantagens:

• Cobertura do risco cambial, se a moeda do adiantamento for a moeda da fatura.

• Disponibilidade de fundos para o exportador até 100% do crédito.

• A implementação deste crédito é muito simples e está baseada em um mínimo de formalidades.

• Os custos do adiantamento são menores do que os da mobilização de reclamações sobre os estrangeiros.

No entanto, existem alguns pontos fracos.

• O risco comercial é suportado pelo exportador.

• Se a moeda do empréstimo for diferente da moeda da fatura, o exportador ainda incorre no risco cambial.

Factoring

Entre as novas técnicas de financiamento a curto prazo, distinguimos o

“factoring” ou “factoring”.

Definição

Factoring é um ato pelo qual uma empresa especializada chamada “fator”

torna-se sub-rogada aos direitos de seu cliente chamado “membro”, pagando a este último o valor total de uma fatura a prazo fixo resultante de um contrato e assumindo o risco de não reembolso em troca de remuneração.

Esta é uma operação pela qual um exportador membro atribui seus recebíveis de compradores estrangeiros a um "fator" contra o pagamento de uma comissão.

Sob este acordo, o fator paga ao membro o valor dos créditos menos as taxas e comissões e depois assume a cobrança dos créditos, assumindo o risco de não pagamento.

Características

O factoring só pode ser usado se as condições de pagamento forem inferiores a um ano. Esta técnica é tanto um meio de financiamento a curto prazo, um procedimento de cobrança de recebíveis como uma técnica de garantia de risco (risco do cliente e risco cambial). O contrato de factoring geralmente consiste

Gestão de Operações em Importação

Em geral, o primeiro fator (fator de exportação) exige um segundo fator (fator de importação) para avaliar o risco de solvência do devedor e comprometer-se a administrar a cobrança na data de vencimento.

O processo é o seguinte:

1. O exportador se aplica a uma empresa internacional de factoring para financiamento.

Para dar a sua aprovação, o fator de exportação pode recorrer a um fator de importação no país para o qual o vendedor exporta suas mercadorias.

2. Assim que este acordo é obtido, o exportador assina o contrato de factoring com o fator de exportação, no final do qual todas as contas a receber são atribuídas ao fator.

3. O importador e o exportador celebram então o contrato comercial incorporando a cláusula relativa ao financiamento por factoring.

4. O importador e o exportador celebram então o contrato comercial incorporando a cláusula relativa ao financiamento “factoring”.

5. O exportador envia a mercadoria acompanhada de faturas especificando que o pagamento deve ser feito, na data do vencimento, à empresa factoring.

6. O fator de exportação então procede a pagar o membro (o exportador) por cheque ou subscrevendo ao seu pedido uma nota que ele pode descontar em seu banco.

7. Desta forma, o exportador se beneficia de uma recuperação antecipada de suas dívidas, em troca do pagamento de uma comissão ao fator.

8. O fator de exportação transmite as contas para o fator de importação.

9. O fator importação recolhe as letras de câmbio na data de vencimento e as encaminha para o fator exportação.

em um acordo-quadro que cobre vários recebíveis, permitindo assim que o fator minimize o impacto dos riscos decorrentes de clientes duvidosos.

O factoring consiste em uma operação triangular baseada em:

um contrato de venda entre o comprador e o fornecedor;

um contrato de factoring entre o fornecedor e o fator;

um contrato de cobrança de dívidas entre o fator e o comprador.

Cobertura Cambial e Financiamento Cobertura Cambial e Financiamento das Importações

das Importações Capítulo 3

Vantagens e desvantagens

• Esta técnica oferece aos exportadores as seguintes vantagens.

• Financiamento imediato de faturas até 100% e a custos conhecidos antecipadamente.

• A cobrança de seus créditos e a gestão de suas contas a receber.

• O aligeiramento de seu balanço através da transferência do item do cliente.

• A garantia de 100% contra o risco de não-pagamento e risco cambial.

• O custo desta operação é relativamente alto.

• O exportador pode sofrer prejuízo comercial porque, em caso de atraso no pagamento por parte do importador, a preocupação do fator pode ser menos diplomática para com o cliente.

Técnicas de financiamento de médio e longo prazo

O financiamento de médio e longo prazo permite aos exportadores de bens de capital, que geralmente são caros, adiar os pagamentos a seus clientes que não podem ser atendidos a partir de seu fluxo de caixa.

Crédito de fornecedor: criado pela prática bancária e industriais de países desenvolvidos, o crédito de fornecedores tem como objetivo melhorar a capacidade de vendas dos exportadores diante da feroz concorrência nos mercados internacionais.

Incapazes de conceder aos clientes prazos de pagamento que às vezes são longos sem colocar uma forte pressão sobre seu próprio fluxo de caixa, os fornecedores recorrem aos bancos para obter este tipo de crédito.

Definição

O crédito ao fornecedor é um empréstimo bancário concedido diretamente ao fornecedor (exportador) que lhe permite conceder pagamento diferido aos compradores (importadores). O crédito do fornecedor permite ao fornecedor descontar seu crédito e cobrar, no momento da entrega parcial ou total da exportação, o valor das somas que lhe são devidas pelo comprador estrangeiro.

Deve-se notar neste caso que a relação entre o comprador e o vendedor é regida por um único contrato que é o contrato comercial que estipula tanto as condições comerciais quanto financeiras.

Gestão de Operações em Importação

2 Lei atentamente a questão a seguir e indique a assertiva CORRETA correspondente a mesma:

No início, a SWIFT foi criada para facilitar o quê?

a) ( ) SWIFT foi criada para facilitar a comunicação apenas sobre a tesouraria e transações correspondentes.

b) ( ) SWIFT foi criada para aumentar o volume de capitais transacionados.

c) ( ) SWIFT foi criada para deixar os riscos apenas para o exportador.

d) ( ) SWIFT foi criada para deixar os riscos apenas para o importador.

Características

O objetivo do crédito do fornecedor é financiar bens de capital e serviços relacionados. O valor do crédito, em capital e juros, é igual ao valor do crédito a pagar a prazo.

O termo é:

• entre 18 meses e 7 anos, quando o crédito é de médio prazo;

• mais de 7 anos quando o crédito é de longo prazo.

O crédito do fornecedor pode ser pago progressivamente:

“procedimentos de pagamento progressivo”: o exportador mobiliza os créditos que surgem progressivamente, à medida que o contrato é executado, correspondendo a entregas parciais. Deve-se observar que o contrato comercial pode prever pagamentos progressivos sem entregas parciais.

A taxa de juros geralmente aplicada é a CIRR mais uma margem. A CIRR é o custo do crédito que um banco pode conceder na moeda do crédito. É determinado a cada mês (no dia 15 do mês) pela OCDE.Seu objetivo é regular as taxas de crédito à exportação dentro dos países membros da OCDE.

O pagamento pelo banco emprestador é frequentemente feito em parcelas

Cobertura Cambial e Financiamento Cobertura Cambial e Financiamento das Importações

das Importações Capítulo 3

O procedimento para um crédito de fornecedor é o seguinte:

Primeiro de tudo, o exportador expressa a seu banco sua vontade de conceder um prazo de pagamento a seu cliente e lhe pergunta sobre as condições, a taxa e a parte financiável. Após acordo mútuo, o exportador faz o seguro.

Posteriormente, o exportador e o importador elaboram o contrato comercial, que também estabelece as condições financeiras. O exportador envia a mercadoria

E entrega os documentos ao seu banco junto com as letras de câmbio sacadas no comprador de acordo com o número de reembolsos semestrais.

Estas letras de câmbio são encaminhadas ao banco do importador para aceitação pelo comprador e endosso, se houver, por este último.

Finalmente, o banco do importador encaminha estas letras de câmbio, aceitas por seu cliente, ao banco do exportador, que então as descontará.

consiste em um desconto “exceto pelo bom desempenho” das letras de câmbio, em outras palavras, com recurso contra o fornecedor em caso de inadimplência de pagamento nas datas de vencimento. O risco de não pagamento é suportado pelo exportador. Portanto, é necessário que o exportador faça um seguro contra o risco de crédito (risco de não transferência). Naturalmente, o exportador é responsável pela parte não garantida da dívida.

Vantagens e desvantagens

O crédito de fornecedor tem as seguintes vantagens:

• A negociação resulta em um único contrato que cobre os aspectos comerciais, técnicos e financeiros.

• A simplicidade e a rapidez com que o crédito é estabelecido.

Gestão de Operações em Importação

• O financiamento pode cobrir 100% do contrato.

• Conhecimento rápido do cronograma e do custo.

• O importador tem apenas um interlocutor, o fornecedor, que é, ao mesmo tempo, produtor, exportador e financiador.

No entanto, o exportador que recorre a este financiamento tem algumas desvantagens:

Ele é obrigado a suportar os riscos comerciais e políticos se não se cobrir com uma seguradora (se o comprador não pagar, o fornecedor continua sendo devedor do banco).

Ele carrega a parte não garantida pela seguradora de crédito.

A preparação, montagem e gerenciamento do arquivo de crédito são às suas custas.

Da mesma forma, o comprador se depara com as seguintes desvantagens:

Por um lado, o fornecedor tenderá a aumentar os preços para cobrir os custos e encargos.

Por outro lado, como o custo do material e do serviço financeiro está integrado no mesmo valor do contrato; o valor do material nem sempre aparece de forma distinta.

Crédito ao comprador

O crédito ao comprador destina-se a aliviar o fornecedor de problemas de crédito.

Definição

O crédito de um comprador é um crédito concedido por um banco ou pool de bancos a um comprador estrangeiro para que este possa fazer pagamentos devidos ao vendedor em dinheiro. Ela se baseia em dois contratos legalmente independentes.

Um contrato comercial, definindo as respectivas obrigações do comprador e do vendedor. Um contrato financeiro (um contrato de crédito), pelo qual o banco se compromete, sob certas condições, a colocar à disposição do mutuário (que pode ser o comprador ou seu banco) as somas necessárias para cumprir suas obrigações de pagamento em dinheiro ao vendedor.

Cobertura Cambial e Financiamento Cobertura Cambial e Financiamento das Importações

das Importações Capítulo 3

O mutuário se compromete a reembolsar o valor do crédito de acordo com os termos e condições especificadas no contrato financeiro. Assim, o contrato comercial é bastante distinto do contrato financeiro.

Entretanto, como este último não pode ser gerado sem o contrato comercial, sua entrada em vigor está sempre sujeita ao contrato comercial.

Características

Este tipo é utilizado quando bens de capital ou grandes quantidades de matérias-primas são exportados.

O crédito do comprador normalmente financia 85% do valor total do contrato comercial, já que o mutuário é obrigado a pagar um adiantamento de 15%.

As condições de pagamento do vendedor estão expressamente previstas no contrato comercial. Os pagamentos são geralmente progressivos e são pagas em prestações à medida que o exportador cumpre suas obrigações contratuais.

O reembolso é geralmente feito em parcelas semestrais sucessivas, iguais em capital e decrescentes em juros, a partir da data do ponto de partida do reembolso.

Os reembolsos semestrais são evidenciados ou por notas promissórias tiradas pelo tomador do empréstimo ou por cronogramas de reembolso.

O período de reembolso varia de 2 a 12 anos, dependendo do valor da transação, da natureza do produto e do país de destino.

A taxa de juros aplicada aos créditos do comprador é a taxa de juros comercial de referência (CIRR). É estabelecido pelos países membros da OCDE, válido na data da assinatura do contrato, pela duração do crédito e pela moeda em que o contrato é denominado. Esta taxa é aplicada para créditos de compradores regulamentados, ou seja, aqueles que se beneficiam de apoio público. Para outros tipos de crédito, a taxa é livremente fixada pelos bancos.

Além do pagamento de juros, o mutuário é obrigado a pagar duas comissões:

A comissão de administração para remunerar os custos de administração e monitoramento do crédito do comprador. A taxa de compromisso para remunerar

Gestão de Operações em Importação

As principais linhas de crédito estão listadas abaixo:

Protocolos intergovernamentais: são acordos celebrados entre governos para promover o comércio entre seus países.

Protocolos bancários: também chamados de “acordos-quadro”:

eles são frequentemente aplicações de protocolos financeiros intergovernamentais. Estas são linhas de crédito concedidas por bancos estrangeiros.

Acordos multilaterais: linhas de crédito criadas por instituições financeiras internacionais Acordos específicos: linhas de crédito concedidas por um banco estrangeiro para o financiamento de uma determinada operação.

o compromisso do banco mutuante de disponibilizar os fundos para pagar ao fornecedor. É calculado sobre o saldo não utilizado do crédito e é pagável trimestral ou semianualmente.

Os prêmios de seguro são normalmente pagos pelo comprador, seja em

Os prêmios de seguro são normalmente pagos pelo comprador, seja em

No documento GESTÃO DE OPERAÇÕES EM IMPORTAÇÃO (páginas 127-141)