• Nenhum resultado encontrado

Para o importador:

No documento GESTÃO DE OPERAÇÕES EM IMPORTAÇÃO (páginas 141-148)

3 BANCO E O FINANCIAMENTO DO COMÉRCIO EXTERIOR

2. Para o importador:

• Beneficie-se de atrasos de pagamento.

• Os custos relacionados a esta técnica são conhecidos com precisão.

Gestão de Operações em Importação

Para o exportador

• Somente grandes empresas podem se beneficiar deste tipo de financiamento.

• Como os custos são precisamente conhecidos, o exportador é limitado em termos de liberdade de ação sobre o preço cobrado.

• Quanto ao comprador, ele é confrontado com dois interlocutores em vez de um, além disso, a dupla negociação (contrato comercial, contrato de crédito) geralmente leva muito tempo.

• A lentidão da operação.

• O custo do crédito, que muitas vezes é alto por causa das comissões e prêmios de seguro que são adicionados aos juros ligados ao crédito.

• O risco cambial, uma vez que ele está endividado em uma moeda diferente da sua.

O sistema Swift

As operações documentais são baseadas na posse dos meios de transmissão mais avançados. Anteriormente, as redes de telecomunicações utilizadas pelos bancos para o transporte de mensagens, tais como correio, cabo ou telex, não eram suficientemente rápidas para a realização de acordos financeiros internacionais em todo o mundo. Por esta razão, foi fundada uma nova empresa com o objetivo de melhorar os pagamentos financeiros internacionais, introduzindo uma maior padronização nas relações bancárias e permitindo o mecanismo e processamento das operações através de sistemas informáticos, esta rede é denominada Society for World Inter Financial Transmission (SWIFT), cuja sede está em Bruxelas.

O processo SWIFT:

SWIFT é a sede da sociedade cooperativa sem fins lucrativos, fundada em 3 de maio de 1973 por 239 bancos pertencentes a 15 países. Sua missão é desenvolver uma ferramenta de comunicação moderna através da ferramenta informática.

Cobertura Cambial e Financiamento Cobertura Cambial e Financiamento das Importações

das Importações Capítulo 3

Os diferentes tipos de mensagens SWIFT

SWIFT representa vários tipos de mensagens como, por exemplo:

MT 700/MT701: Emissão de um crédito documentário

MT 705: Aviso prévio de emissão de um crédito documentário MT 707: Emenda de um crédito documentário

MT 710/MT711: Notificação de um Crédito Documentário através de um Banco de Terceiros

MT 720/MT721: Transferência de Crédito Documentário MT 730: Confirmação de recebimento

MT 732: Aviso de levantamento de reservas MT 734: Aviso de Recusa

Esta sociedade tem por objetivos melhorar os pagamentos financeiros internacionais, introduzindo uma maior padronização nas relações bancárias e permitindo o mecanismo e o tratamento das operações pelo sistema informático.

É amplamente utilizada hoje pelos bancos para fazer pagamentos internacionais, é apenas um meio de pagamento, é uma rede privada de teletransmissão, alugada às administrações que têm o monopólio das telecomunicações, administrada por computador e cujo uso é reservado aos bancos membros da empresa, o que garante a gestão.

Regra de funcionamento:

As ordens SWIFT estão sujeitas a uma padronização completa a fim de automatizar o máximo possível seu processamento, e assim executá-las no menor tempo possível. Os dados clássicos de uma transferência bancária: detalhes bancários do remetente e do receptor, um motivo e campos de serviço (comissão, tipo de mensagem, etc.), são rigorosamente codificados.

Por exemplo, os bancos são identificados por seu código BIC. A Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunications administra o registro destes códigos. Por esta razão, o BIC também é frequentemente referido como o código SWIFT.

Gestão de Operações em Importação MT 740: Autorização de Reembolso MT 742: Pedido de Reembolso

MT 747: Modificação da Autorização de Reembolso MT 750: Aviso de Irregularidades

MT 752: Autorização de Aceitação / Negociação Autorização de Pagamento MT 754: Pagamento / Aceitação / Aviso de Negociação

MT 756: Pagamento ou aviso de pagamento MT 202: Banco a banco (crédito ao comprador) MT 103: Banco fornecedor (crédito fornecedor)

Vantagens deste sistema:

Os procedimentos SWIFT têm várias vantagens, por exemplo:

1. Segurança: O processamento da informação significa que intervém nos diferentes níveis da rede e estão equipados com sofisticados programas de detecção de erros.

As mensagens trocadas entre os concentradores e os centros de processamento são criptografadas por computadores, a rede é assim protegida contra escuta. Uma chave é usada para verificar a identidade do remetente da mensagem. A padronização das mensagens elimina os riscos não negociáveis de mal-entendidos.

2. Velocidade: O tempo necessário para transmitir uma mensagem é muito menor do que o tempo necessário para enviar uma carta.

Embora as comunicações por telex sejam às vezes mais rápidas, elas são caras e reservadas para assuntos urgentes ou grandes quantidades de dinheiro.

3. A mensagem SWIFT: a um custo reduzido, pode sempre ser utilizada desde que o destinatário esteja conectado à rede.

4. Confiabilidade: é outra qualidade da SWIFT.

Devido a sua vocação, os usuários devem ter posições 24 horas por dia e 7 dias por semana. Este objetivo é amplamente alcançado, já que a taxa de disponibilidade efetiva é substancialmente igual a 99,5%.

Mas há uma desvantagem do processo SWIFT, é a não entrega de qualquer aviso de recebimento, o que implica que o controle da boa transmissão só pode

Cobertura Cambial e Financiamento Cobertura Cambial e Financiamento das Importações

das Importações Capítulo 3

Os principais tipos de garantias bancárias:

A prática do comércio internacional tem permitido o desenvolvimento de inúmeros tipos de garantias. Cada uma delas corresponde a uma fase no curso de uma operação comercial. Eles podem ser a favor do comprador, do vendedor ou de um terceiro. Nesta seção, vamos nos concentrar exclusivamente nas garantias a favor dos compradores.

Licitações

Isto é posto em prática pelo banco do vendedor (contra-garante), no âmbito de uma licitação ou leilão. O objetivo é permitir ao emissor do edital (comprador e beneficiário da garantia) assegurar a seriedade da oferta apresentada pelo proponente, a manutenção de sua oferta sem risco de desistência durante o período de exame, sua capacidade de concluir e assinar o contrato.

Esta garantia entra em vigor na abertura das licitações e é válida por seis meses. Seu valor varia entre 1 e 5% do valor da proposta apresentada. Se o proponente for selecionado, a garantia é liberada quando o contrato é assinado e outros contratos são colocados em prática, mas se não for, a garantia é liberada no final do período de exame da proposta.

A garantia de pagamento antecipado

As condições de pagamento para pedidos de exportação geralmente exigem que o comprador faça um pagamento antecipado. O comprador só pagará o pagamento antecipado se receber uma garantia de pagamento antecipado para garantir que todo ou parte do pagamento antecipado será reembolsado ou reembolsado se o exportador não cumprir suas obrigações contratuais. Seu valor corresponde ao do pagamento antecipado, que geralmente varia entre 5 e 15%. Ela entra em vigor no momento do pagamento do adiantamento e expira no momento da entrega do objeto do contrato.

A garantia de desempenho

Também chamado de “garantia de performance”, é o compromisso assumido pelo banco contra-garante, a pedido do vendedor, de pagar o valor garantido ao beneficiário, caso o vendedor não cumpra suas obrigações contratuais em relação à qualidade ou quantidade das mercadorias fornecidas ou serviços prestados.

Em geral, esta garantia não ultrapassa 10% do valor do contrato. Ela entra em vigor assim que é emitida, após a garantia da proposta, que é liberada quando o contrato é assinado. Esta garantia cessa na aceitação final (cumprimento das

Gestão de Operações em Importação

obrigações contratuais por parte do vendedor). Entretanto, pode ser amortizado até 50% no momento da aceitação provisória.

A garantia de retenção de garantia

Também chamada de "garantia de isenção de retenção de garantia", permite ao exportador receber o pagamento da parte do preço contratual que o comprador deveria ter retido como garantia, a fim de garantir qualquer possível mau desempenho. Tal mau desempenho pode ser evidenciado pela entrega de materiais ou serviços que não cumpram com as estipulações contratuais. O montante desta garantia representa geralmente 10% do valor do contrato. Ela substitui a garantia de desempenho e é, portanto, aplicável durante o período experimental entre a aceitação provisória e final, ou seja, no final do perfeito cumprimento das obrigações do cliente.

Garantia de admissão temporária

Para realizar um grande projeto, uma empresa estrangeira geralmente é obrigada a importar temporariamente equipamentos para o país onde o contrato deve ser realizado e depois reexporta-los. Isso isenta a empresa dos direitos e impostos aduaneiros devidos na importação, desde que haja uma garantia bancária. Cobertura temporária do pagamento das despesas acima mencionadas, se a empresa estrangeira vender ou não este material e pagar os direitos e impostos.

Esta garantia, cujo montante é igual aos direitos aduaneiros e impostos devidos, entra em vigor quando o banco cancela seu compromisso com a administração aduaneira no documento alfandegário exigido.

Esta garantia só pode ser liberada após o recebimento da quitação das autoridades alfandegárias que ocorre na reexportação para o país de origem do equipamento importado temporariamente ou após a resolução de um recurso.

O estabelecimento de uma garantia requer o gerenciamento do arquivo apropriado até a liberação. De fato, qualquer garantia deve ter uma duração limitada, a fim de salvar o banco do exportador de comissões desnecessárias (a menos que seja proibida pelos regulamentos de um dos dois países). Esta limitação da duração toma a forma de uma liberação, que pode ser feita de várias maneiras, seja por:

a expiração do período de validade;

a reivindicação do beneficiário para a liberação formal;

Cobertura Cambial e Financiamento Cobertura Cambial e Financiamento das Importações

das Importações Capítulo 3

3 Lei atentamente as sentenças abaixo, indicando F para Falso e V para verdadeiro, escolhendo a combinação correta:

( ) A cobertura de uma entrada de moeda estrangeira é benéfica quando a taxa a termo está a um prêmio, porque é lucrativa e, portanto, desejável. Em contraste, tal cobertura não é desejável quando a taxa a termo está com um desconto;

( ) A cobertura reduz os custos da agência ao reduzir a variabilidade dos fluxos de caixa da empresa. Hedging significa que o gerente de importação suporta menos risco de calote financeiro, tornando o gerente mais propenso a aceitar projetos de risco com um valor líquido presente positivo;

( ) Os negociadores, principalmente os importadores, não têm informações suficientes sobre a exposição de uma empresa;

( ) O gerente de importação deve usar hedging para minimizar a volatilidade dos fluxos de pagamentos e, portanto, a probabilidade de risco financeiro, mesmo que o retorno esperado sobre o estoque da empresa também seja minimizado.

Resumo: todos os operadores que realizam transações além de suas fronteiras estão expostos a uma série de riscos que diferem de acordo com sua posição como importadores ou exportadores. Neste capítulo, tentamos rever os principais riscos inerentes às operações de comércio exterior, que foram classificados de acordo com seu estágio de operação (onde o risco está localizado) e sua natureza.

As transações comerciais inevitavelmente envolvem riscos tanto para o importador quanto para o exportador, pode haver uma violação dos compromissos assumidos por uma ou outra das partes do contrato e podem surgir riscos políticos ou econômicos dos países em questão.

O importador deve assegurar a conformidade da mercadoria encomendada com as estipulações acordadas no contrato de venda, apesar disso, há sempre riscos que surgem nas transações internacionais.

Para reduzir esses riscos e garantir que o importador, o exportador assegure que a operação ocorra em boas condições os bancos colocaram à sua disposição garantias que podem garantir aos compradores a correta execução por parte dos exportadores de seus compromissos contratuais.

Gestão de Operações em Importação

Desta forma, assinale a alternativa correta:

a) ( ) F - F - F - F b) ( ) F - F - V - F c) ( ) V - F - V - F d) ( ) V - V - V - V

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

O banco desempenha um papel importante no financiamento do comércio internacional, tornando o comércio mais flexível e rápido. Participa como intermediário financeiro através de créditos concedidos a empresas importadoras e exportadoras, mas, além disso, engaja-se diretamente em certas operações e assume riscos como no caso do crédito documental. Finalmente, pode ser dito que o banco não é um simples intermediário financeiro, mas um parceiro-chave.

REFERÊNCIAS

ASSAF NETO, A. Mercado Financeiro. 12 ed. São Paulo: Atlas, 2014.

EITEMAN, D.; STONEHILLl, A.; MOFFETT, M. Administração Financeira Internacional. 12 ed.; Porto Alegre: Bookman, 2013.

FORTUNA, E. Mercado Financeiro. 19 ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2013.

KLOTZLE, M.; FIGUEIREDO, A.C.; KLOTZLE, A. Finanças Internacionais. São Paulo: Saraiva, 2007.

MADURA, J. Finanças cor corporativas internacionais. Tradução da 8 ed.

norte-americana. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

No documento GESTÃO DE OPERAÇÕES EM IMPORTAÇÃO (páginas 141-148)