• Nenhum resultado encontrado

Criação de uma base de dados com todos os futebolistas que passaram pelo FC Porto desde

D. Realização da Prática Profissional 53

D.2. Pesquisa, organização e análise de dados quantitativos 116

D.2.1 Criação de uma base de dados com todos os futebolistas que passaram pelo FC Porto desde

Com o objetivo primordial de gerar um único ficheiro onde se agrupasse todos os futebolistas que vestiram a camisola azul e branca entre a época desportiva 2006-07 e a presente 2012-13, em todos os escalões, ou seja, desde os Sub-8 à equipa sénior, foi criado, inicialmente, na ferramenta

Microsoft Excel um documento com a inclusão de toda a informação

considerada relevante para um trabalho sustentado no rigor e que se revele uma ferramenta importante para uso contínuo.

Procedeu-se à definição dos campos a inserir assim como a sua lógica de surgimento, dividindo-se estes em cinco grandes grupos: Dados Gerais, Transferências, Percurso, Seleções e Outros Aspetos.

Dentro do primeiro grande grupo, foram colocados os campos que abaixo se retrata, pela ordem de surgimento:

Escalão – Campo onde se insere o escalão do atleta na presente época desportiva, podendo este abarcar escalões como Sénior, Sub-19, Sub- 18, Sub-17, Sub-16, Sub-15, Sub-14, Sub-13, Sub-12, Sub-11, Sub-10, Sub-9, Sub-8 e Retirado, no caso em que já não seja praticante federado na modalidade de futebol.

Equipa A – Área de resposta fechada, sendo afirmativa no caso do atleta ter feito ou fazer parte efetiva do plantel azul e branco.

Relatório de Estágio Profissionalizante - 117 - Silva, Rui Miguel Oliveira

Nome Completo – Neste campo o nome do atleta é redigido por extenso. Contudo, não há lugar a conjunções.

Data de Nascimento – A configuração utilizada é a seguinte DD-MM- AAAA.

Idade – Através da fórmula [=INT((AGORA()-D3)/365,25)], onde apenas a célula D3 vai sofrendo variações do número da linha correspondente a cada futebolista, consegue-se ter sempre a idade atualizada de cada um dos futebolistas. O facto de se dividir por 365,25 é devido à existência de um ano bissexto de quatro em quatro anos.

Posição – Nesta área é revelada a posição predominante do atleta, sendo a mesma colocada em algarismos (1 a 11), conforme os procedimentos comummente utilizados pelo FC Porto.

Posição Geral – Já no que concerne a este campo, regista-se os atletas de uma forma mais geral, havendo apenas lugar a quatro possibilidades de resposta: Guarda-redes, Defesa, Médio e Avançado.

Pé Dominante – Área de simples preenchimento, onde apenas existem duas possibilidades de resposta: Direito ou Esquerdo.

Nacionalidade (País) – Para uma maior simplificação de preenchimento e de leitura, procedeu-se ao seu registo através do nome do País originário, sendo contabilizada a Nacionalidade principal do atleta ou, caso seja internacional, o país pelo qual o faz.

Agente/Agência – Item onde se redige o nome do empresário ou empresa que agencia o futebolista em causa. Caso não esteja agenciado, este campo ficará em branco.

Formação jovem no FC Porto – Como o nome sugere, este campo destina-se ao conhecimento se o atleta fez parte dos escalões de formação jovem do FC Porto ou se foi contratado diretamente para a

Relatório de Estágio Profissionalizante - 118 - Silva, Rui Miguel Oliveira

equipa principal ou para a equipa secundária. Trata-se de um campo de resposta fechada.

No grupo das Transferências, as áreas abordadas foram as que, abaixo, se mencionarão:

Época de Entrada – Campo onde é colocada a época desportiva de entrada do atleta nos quadros do FC Porto.

Escalão de Entrada – Tendo por base os escalões retratados no primeiro campo abordado, com exceção natural do critério do Retirado, é colocado o escalão de entrada do atleta no clube.

Clube Proveniente – Colocação da procedência do jogador, ou seja, o último clube a que o atleta pertencia de forma contratual.

País do Clube Proveniente – Menção do país ao qual pertence o clube de proveniência do atleta.

Valor de Compra – Campo onde é inserido o valor pago pelo atleta ao clube procedente, na moeda de Euros.

Época de Saída – Item onde se adscreve a época desportiva em que o atleta se desvincula de forma definitiva ao clube.

Escalão de Saída – Como no Escalão de Entrada, neste campo são inseridos os critérios definidos no campo do Escalão, sendo que o Retirado já é de possível citação.

Clube de Destino – Inserção do clube para o qual o atleta se transferiu de forma definitiva após deixar os quadros do FC Porto.

País do Clube de Destino – Alusão ao país ao qual pertence o clube de destino do futebolista.

Valor de Venda – Valor, em Euros, que o FC Porto recebeu referente à transação do passe do atleta para o Clube de Destino.

Relatório de Estágio Profissionalizante - 119 - Silva, Rui Miguel Oliveira

O próximo grupo a ser abordado respeitante a esta Base de Dados dos futebolistas que pertenceram aos quadros do FC Porto em alguma destas últimas sete épocas desportivas, prende-se com o seu Percurso desportivo:

Época 2006/07 à Época 2012/13 – Preenchimento de cada um destes campos com o clube ou os clubes em que o atleta em causa jogou ou pertenceu na época desportiva mencionada.

Número de Épocas no FC Porto – Contabilização do número de épocas desportivas em que o atleta esteve inscrito pelo FC Porto.

Passando para o Grupo relativo às Seleções, podemos observar o percurso efetuado até à data, por cada atleta, ao serviço da sua Seleção Nacional. Em traços gerais, pode-se observar a trajetória de um atleta na Seleção Nacional em dois grandes momentos: o trajeto nas Seleções Jovens e o trajeto na Seleção Principal.

Número de Internacionalizações A – Contabilização do número de jogos que o atleta efetuou pela seleção principal do seu país.

Número de Golos pela Seleção A – Registo do número de golos marcados ao serviço da seleção principal do seu país.

Número de Internacionalizações B – Contabilização do número de jogos que o atleta efetuou pela seleção secundária do seu país.

Número de Internacionalizações Jovens – Somatório de todas as internacionalizações obtidas pelo atleta ao serviço das seleções jovens, ou seja, dos Sub-15 aos Sub-23. Seguidamente, fez-se a sua discriminação em cada um dos escalões.

Seleção Sub-23 à Seleção Sub-15 – Anotação do número de internacionalizações do futebolista, em cada um destes escalões específicos, pela sua seleção nacional.

Relatório de Estágio Profissionalizante - 120 - Silva, Rui Miguel Oliveira

Finalizou-se a ficha individual do futebolista com a elaboração de um Grupo designado por Outros Aspetos, o qual contém apenas um campo, abaixo designado.

Observações – Local onde são colocados outros aspetos considerados importantes para um melhor conhecimento do atleta em causa.

D.2.2. Criação de Base de Dados dos Futebolistas dos Campeonatos