• Nenhum resultado encontrado

C. Caracterização da Organização Desportiva 35

C.1. Retrato histórico 35

O Futebol Clube do Porto foi fundado no dia 28 de Setembro de 1893 por António Nicolau de Almeida, que era um desportista e um exímio comerciante de vinhos do Porto que viajava bastante para Inglaterra, onde teve conhecimento do futebol, sendo este a única modalidade praticada no clube à data. Trata-se de um dos clubes de futebol mais antigos em atividade em Portugal. A sua primeira sede foi na Rua da Fábrica, n.º 15. Em 1906, José Monteiro da Costa (2.º presidente da história do FC Porto) deu um novo impulso ao clube, com o início da prática de outras modalidades como o Ténis, o Atletismo, o Boxe, o Halterofilismo e a Natação. Em Abril de 1907, a sede foi transferida para a Rua da Rainha, n.º371, sendo que o seu primeiro campo de futebol é no campo da Rainha, conforme se pode testemunhar em Magalhães e Dias (1995).

Em 1910 é criado o primeiro emblema do clube: uma bola de futebol em azul e raiada de branco onde estavam inscritas as siglas iniciais FCP. Em 1913, o clube passa a ter as suas instalações desportivas no Campo da Constituição. Antes de serem criados os campeonatos nacionais como hoje os conhecemos o FC Porto dominou os campeonatos regionais que disputou.

No ano de 1928, o clube tem o seu primeiro atleta olímpico, Valdemar Mota, ao serviço da seleção nacional de futebol. Nesse mesmo ano, o clube foi patenteado Instituição de Utilidade Pública pelo Ministério da Instrução Pública.

O FC Porto venceu o Campeonato de Portugal, competição que antecedeu a Taça de Portugal, por 4 vezes (1921/22, 1924/25, 1931/32 e 1936/37), sendo que foi no meio destas conquistas que venceu o seu primeiro título no Campeonato da 1.ª Divisão, em 1934/35. Em 1933, a sede do clube tinha sido transferida oficialmente para a atual Praça General Humberto Delgado. Neste período podemos enumerar a sua primeira lenda futebolística: Pinga.

Relatório de Estágio Profissionalizante - 36 - Silva, Rui Miguel Oliveira

Em 1945, o clube começa a utilizar o Estádio do Lima, propriedade do Académico do Porto, num ano que ultrapassa os oito mil associados. Após bastante persistência do Dr. Cesário Bonito é anunciado, na Assembleia Geral de 18 de Maio de 1947, a realização da escritura de promessa dos terrenos das Antas. Em 1949 é lançada a 1.ª pedra na construção do Estádio das Antas, sendo que a sua inauguração haveria de se realizar no dia 28 de Maio de 1952. O Lar do Jogador foi criado em 1955.

Os títulos nacionais retornam na temporada 1955/56, com a conquista da primeira «dobradinha» (nome vulgarmente concedido ao vencedor do Campeonato e da Taça, na mesma época desportiva). Consequentemente, o FC Porto participa pela 1ª vez nas competições europeias na temporada seguinte, tendo defrontado o Athletic de Bilbao, de Espanha.

É durante a presidência do Dr. Américo de Sá, que teve início em 1972 que se dá a inauguração do pavilhão gimnodesportivo do clube, no ano de 1973 e que o FC Porto regressa às conquistas, com a obtenção de um novo bicampeonato (1977/78 e 1978/79), sob a orientação do técnico José Maria Pedroto, sendo este uma grande aposta do, à data, Responsável pelo Departamento de Futebol, Jorge Nuno Pinto da Costa, que assumiria a presidência dos azuis e brancos a 17 de Abril de 1982, tornando-se o 33.º Presidente do FC Porto. As épocas de ouro do clube começavam, atestadas nas dezenas de conquistas nas mais diversas modalidades, mas com realce especial para o Futebol e o Hóquei em Patins, onde os títulos internacionais foram uma realidade.

No início do mandato, alcançou duas Taças das Taças consecutivas em Hóquei em Patins, como mencionam Magalhães e Dias (1995), o que foi o primeiro êxito europeu do clube. Em 1983, um futebolista do clube, Fernando Gomes, conquistou, pela primeira vez, o título de melhor marcador Europeu, feito que alcançaria novamente em 1986. Em 1984, o futebol conseguiu a sua primeira final europeia, mais concretamente da Taça das Taças, que, entretanto, perderia para a Juventus de Turim.

Relatório de Estágio Profissionalizante - 37 - Silva, Rui Miguel Oliveira

Em 1986, o FC Porto sagra-se campeão Europeu de Hóquei em Patins. E o apogeu internacional chegaria no ano seguinte com o FC Porto a sagrar-se campeão europeu de futebol, derrotando na final o Bayern de Munique, no dia 27 de Maio. Aqui se iniciou um ciclo brilhante com a conquista da Taça Intercontinental e da Supertaça Europeia.

A década de 90 foi de domínio do FC Porto, não só em futebol como também noutras modalidades. Em 1996, Fernanda Ribeiro torna-se a primeira atleta do FC Porto a sagrar-se Campeã Olímpica, vencendo a final dos 10000 metros. Em 1999 o FC Porto consegue algo inédito, ao sagrar-se o primeiro clube português a conquistar o Campeonato da 1.ª Divisão por cinco vezes consecutivas, designado vulgarmente por “Penta”. Nesse mesmo ano, Jardel foi o melhor marcador da Europa, juntando-se a Fernando Gomes na galeria de vencedores portistas do importante troféu.

No final da década de 90, mais rigorosamente no ano de 1997, o departamento de futebol autonomizou-se e passou a ser gerido no regime de Sociedade Anónima Desportiva, sendo na mesma o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.

Em 2001 começou a ser construído um novo estádio, o Estádio do Dragão, que teria a sua inauguração no dia 16 de Novembro de 2003 e seria o palco do jogo de abertura do Euro 2004, organizado em Portugal. Antes da inauguração deste, haveria lugar à do Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto-Gaia, que se situava no concelho de Vila Nova de Gaia, sendo algumas das suas infraestruturas um miniestádio de relva natural com capacidade para 3000 pessoas e mais quatro campos de treino adjacentes (três de relva natural e um de relva sintética). A sua inauguração está datada de 5 de Agosto de 2002.

Na temporada desportiva que agora tinha o seu início, o FC Porto voltaria às conquistas internacionais, com a vitória na Taça UEFA, sendo que a época seguinte culminaria com o êxito na maior prova europeia de clubes, a Liga dos Campeões. De realçar que o clube também venceu o Campeonato

Relatório de Estágio Profissionalizante - 38 - Silva, Rui Miguel Oliveira

Nacional nestas duas épocas de êxito internacional. Em Dezembro de 2004, o FC Porto triunfa na Taça Intercontinental pela 2ª vez, derrotando o campeão sul-americano, o Once Caldas da Colômbia.7

No ano de 2009 dá-se a inauguração do Dragão Caixa, que seria a nova casa das modalidades de Hóquei em patins, Andebol e Basquetebol, após um período onde estas tinham jogado em recintos exteriores, mas com várias conquistas nacionais.

Com mais uma série de títulos pelo meio, o FC Porto conquista na temporada 2010/11 a Liga Europa, num ano que se sagrou campeão nacional em Futebol, Hóquei em Patins, Basquetebol e Andebol.

Importa fazer uma síntese dos títulos de Campeão Nacional nas últimas três décadas no que concerne às modalidades coletivas, sempre sob a hegemonia de Jorge Nuno Pinto da Costa. No futebol foram 20, no Hóquei em Patins 21 (com o feito inédito de 10 serem consecutivos) e ainda 8 no Andebol, 5 no Basquetebol e 2 no Voleibol.8

Outras distinções foram amealhadas, as quais se revelaram motivo de orgulho e honra, num palmarés repleto de êxito, afirmação e reconhecimento a nível nacional e internacional.