• Nenhum resultado encontrado

D. Realização da Prática Profissional 53

D.1 Plano de Negócios para a implantação de uma Escola de Futebol Dragon Force

dados quantitativos, 3) Projeto Dragon Dream e 4) Função de Team Manager.

D.1 Plano de Negócios para a implantação de uma Escola de

Futebol Dragon Force no Distrito de Aveiro

No âmbito de uma possível implantação das Escolas de Futebol Dragon

Force (enumeração das existentes no Anexo A) no Distrito de Aveiro conjugada

Relatório de Estágio Profissionalizante - 54 - Silva, Rui Miguel Oliveira

futebolística vivida por determinados clubes pertencentes a este Distrito, foi proposto a realização de um estudo de análise dos clubes e infraestruturas deste Distrito (exemplos ilustrativos nos Anexos B e C) que culminaria com a elaboração de um Plano de Negócios.

O plano de negócios é um documento que define a empresa, o seu raio de atividade bem como a sua estratégia e forma como se pretende implementar e financiar. Decorrente de uma reflexão estratégica, visa ser um mapa de orientação, mostrando como a empresa pretende alcançar os seus objetivos. Seguidamente, proceder-se-á à elaboração do Plano de Negócios para uma Escola de Futebol Dragon Force em Aveiro, onde se definirá as linhas gerais desta ideia de negócio, através de um processo sequencial.

Relatório de Estágio Profissionalizante - 55 - Silva, Rui Miguel Oliveira

I. Sumário Executivo

A Escola de Futebol Dragon Force em Aveiro alicerça-se na captação e formação de novos talentos para o Futebol Clube do Porto.

Localizada na freguesia de Esgueira, concelho de Aveiro, a Escola encontra-se num ponto estratégico de alcance a várias zonas periféricas com potencial de formação, com facilidades de acesso e infraestruturas já existentes.

Pretende-se criar um espaço que vá além do conceito inerente a um simples “Clube de Futebol”, tornando-se por si só apelativo aos olhos de quem procura estes serviços. Um dos objetivos é criar uma referência na formação desportiva e social, não só no meio onde a Escola está envolvida, mas no país.

O nosso público-alvo são crianças entre os quatro e os catorze anos de idade, proporcionando diferenciados preços e modalidades de pagamento.

O intuito é criar parcerias que possibilitem o acesso a jovens, de instituições sociais, de modo a que todos possam usufruir dos nossos serviços. É intenção providenciar uma oferta integrada de serviços para além do ensino da prática desportiva, como seja o auxílio educativo, nas suas diferentes componentes escolares, e a disponibilização de espaços lúdicos e de restauração.

A modernização das sociedades conduz a uma necessidade crescente de ocupação dos tempos livres das crianças. Assim sendo, uma Escola de Futebol, que oferece para além da prática desportiva, cuidados com a parte pedagógica e social, revela-se uma oportunidade rentável de negócio na região, dada a carência no mercado de um serviço de qualidade superior, ímpar e de fidelização.

A asseveração baseia-se nas Escolas de Futebol Dragon Force já implementadas e na sua crescente procura, dado o carácter diferenciador face às demais, bem como na exploração de um mercado pródigo em jovens

Relatório de Estágio Profissionalizante - 56 - Silva, Rui Miguel Oliveira

talentosos, evitando a sua evasão para os clubes concorrentes a nível nacional.

De acordo com a análise de mercado credencia-se o empreendimento como uma excelente oportunidade de negócio. Tendo em conta os pressupostos assumidos, o mesmo é sustentável financeiramente, como demonstram o seu Valor Actual Líquido (VAL) positivo e uma Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) superior ao Custo Médio Ponderado de Capital (WACC) utilizado.

O projeto apresenta-se rentável a partir do terceiro ano, com a total recuperação do investimento, apesar de se tratar de um projeto de raiz e encontrar-se numa fase embrionária. Ao final da quarta época desportiva, o empreendimento já faz face a todos os gastos, produzindo, inclusive, dividendos.

Acredita-se que parte do sucesso do empreendimento passa por um distinto Plano de Marketing, bem como por uma estratégia de comunicação cuidada que prima pela transmissão de uma imagem de credibilidade e confiança junto das crianças e dos encarregados de educação por parte de todos os Recursos Humanos da Escola de Futebol.

Relatório de Estágio Profissionalizante - 57 - Silva, Rui Miguel Oliveira

II. Prefácio

Os benefícios da prática regular de atividade física e desportiva são cada vez mais salientes e de reconhecimento geral. Sob esta premissa, pretende-se melhorar a oferta disponível ao nível das Escolas de Futebol, implementando-se uma Escola de Futebol Dragon Force no Distrito de Aveiro, tendo prevista a sua localização na Capital de Distrito.

O presente plano de negócios pretende enquadrar e definir os pressupostos para a sua implementação. Com o objetivo primordial de detetar e formar novos talentos para o Futebol Clube do Porto, este projeto pretende também recriar o ambiente inerente ao futebol de rua, que tão bons dividendos trouxeram para a evolução dos futebolistas. Esta prática foi-se perdendo com o tempo devido à falta de espaços e à insegurança vivida nos dias de hoje, sendo nosso intuito recriar estes ambientes de liberdade para as crianças, onde possam desfrutar do seu crescimento, sob a orientação atenta de profissionais capacitados para a função.

Relatório de Estágio Profissionalizante - 58 - Silva, Rui Miguel Oliveira

III. Plano Diretor

Trata-se de um documento que torna explícitos o conjunto de diretrizes e instrumentos da estratégia de desenvolvimento do Projeto.

III. a) Missão, Visão, Valores, Objetivos, Estratégia e Fatores Críticos de Sucesso

III. a.1) Missão

Assente na captação e formação de novos talentos para o Futebol Clube do Porto, ambicionamos ser a referência distrital ao nível do futebol jovem, projetando futuros talentos nacionais e melhorando a oferta futebolística.

III. a.2) Visão

Ambicionamos ser a referência distrital ao nível do futebol jovem.

• Projetamos crescer de forma sustentada, primeiramente com o alcance de todo o Município de Aveiro e de zonas geográficas limítrofes, para seguidamente avançarmos para os demais Concelhos do Distrito;

• Liderar em termos de satisfação e de aprendizagem dos alunos e da sua família;

• Ser reconhecidos pela nossa total disponibilidade e abrangência em todas as áreas pedagógicas bem como da adaptabilidade de toda a nossa estrutura com o desígnio de satisfazer todo o tipo de clientes;

• Estabelecer contactos contínuos com as Escolas Básicas do Concelho, procurando criar parcerias estratégicas e proveitosas para ambas as partes.

III. a.3) Valores

A Escola de Futebol Dragon Force em Aveiro primará por valores que dignifiquem o desenvolvimento desportivo de futebolistas e de cidadãos sustentado nos seguintes alicerces:

Relatório de Estágio Profissionalizante - 59 - Silva, Rui Miguel Oliveira

• Respeito pela criança;

• Competência;

• Relação de proximidade com o aluno e a sua família em todas as vertentes pedagógicas;

• Responsabilidade social;

• Evolução e Inovação;

• Integridade e Ética. III. a.4) Objetivos

Os objetivos fundamentais do Empreendimento incidem sobre as aéreas e aspetos seguidamente referidos:

• Descentralizar a Formação do FC Porto;

• Dar a conhecer a nossa marca;

• Angariar novos adeptos e sócios ao FC Porto;

• Sustentabilidade financeira;

• Potenciar os jovens talentos com aptidão para a prática futebolística.

III. a.5) Estratégia

"Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém." (Alvin Toffler)19

A Estratégia é a forma através da qual a Escola de Futebol deseja atingir a sua Missão e a sua Visão. Cientes das barreiras inerentes à implementação de uma estratégia, como o são a Visão, as Pessoas, os Recursos e a Gestão, iremos proceder à sua concretização assente nos seguintes pilares:

• Oferecer um serviço por excelência de destaque face ao mercado concorrencial;

• Apostar em campanhas de Fidelização e Angariação de alunos;

• Ajustamento e Modernização permanente face às necessidades do mercado;

19

Relatório de Estágio Profissionalizante - 60 - Silva, Rui Miguel Oliveira

• Recursos Humanos de valor irrefutável;

• Cooperação e Trabalho de equipa.

"A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota." (Sun Tzu)20

Figura 5 - Planeamento Estratégico21

III. a.6) Fatores Críticos de Sucesso

Para o êxito da Escola de Futebol, é necessário a mensuração destes fatores. Consigne-se que este empreendimento tem de manifestar excelência para superar a performance da concorrência:

• Compromisso com a Missão e os Valores;

• Qualidade dos serviços;

• Reputação da Escola de Futebol e dos seus Recursos Humanos;

• Conhecimento do mercado; • Localização; 20 A Arte da Guerra (1995) 21

Hyun Lee, Seung (2010). Importância do Planejamento Estratégico e da Gestão da

Estratégia. São Paulo: Symnetics. Consult. 4 de Dezembro de 2012, disponível em:

http://www.fipecafi.org/downloads/importancia-planejamento-estrategico-gestao- estrategia%E2%80%93seung-hyun-lee.pdf

Relatório de Estágio Profissionalizante - 61 - Silva, Rui Miguel Oliveira

• Estabelecimento de parcerias.

III. a.7) Outros aspetos a ter em consideração para a sua implementação

• Descontos a quem renove com antecedência o seu vínculo;

• Promoção para novas inscrições na Escola de Futebol até ao final de Maio;

• Chuteiras padronizadas com as iniciais da Escola de Futebol;

• Protocolo com os Orfanatos concelhios de forma a permitir a prática desportiva aos seus elementos, um Open Day para os mesmos disfrutarem dos nossos serviços e a participação de uma equipa por escalão destas instituições em Torneios organizados para as Escolas de Futebol Dragon Force.

III. b) O Negócio

III. b.1) O Nosso Cliente

Identificamos o seguinte segmento para a obtenção dos nossos objetivos:

• Faixa etária dos quatro aos doze anos;

Jogadores sinalizados pelo Departamento de Scouting. III. b.2) O que pretendemos “Satisfazer”

Detetar e aperfeiçoar potenciais jogadores de valor no Distrito para uma futura ingressão nas equipas do FC Porto, evitar a perda de jovens talentosos, desenvolver as competências das crianças para a prática futebolística e apoiar e desenvolver as crianças nas áreas lúdicas e pedagógicas.

Numa fase de recessão económica e onde o desafogo financeiro é cada vez mais diminuto, é crucial um clube da dimensão Mundial do FC Porto adaptar-se constantemente a estas circunstâncias. Dada a enorme valia do Distrito referido no que concerne a praticantes com aptidões inatas para o futebol e sabendo-se que a capital de Distrito localiza-se a sensivelmente 75 km do Centro de Treino e Formação Desportiva do FC Porto, revela-se decisivo a descentralização da formação, implantando-se uma Escola de Futebol

Relatório de Estágio Profissionalizante - 62 - Silva, Rui Miguel Oliveira Dragon Force nesta Capital de Distrito de forma a evitar a perda de jovens

talentosos. Com a necessidade crescente dos clubes portugueses apresentarem atletas formados localmente nos seus plantéis seniores, reveste- se de vital importância a prospeção e formação nos escalões jovens desde tenra idade, evitando que os mais talentosos fujam para a concorrência.

Articulado com a deteção, formação e fidelização de novos valores para o FC Porto pretende-se ser a referência distrital ao nível da formação, sendo um local apelativo para todos os Encarregados de Educação confiarem os seus educandos.

III. c) Os processos

III. c.1) Subcontratação

O recurso à subcontratação dos serviços será a opção a atentar. A diferenciação por especialização nestas áreas, recorrendo a terceiros para a prestação de serviços, revestir-se-á de uma forma mais rentável do ponto de vista financeiro. Permitirá, indiscutivelmente a noção de qualidade e de otimização do serviço que queremos prestar aos alunos e aos encarregados de educação.

III. c.2) Cadeia de Valor

A cadeia de valor traduz um percurso assimilado por uma série de atividades relacionadas e desenvolvidas entre si que geram valor ao cliente. O seu intuito é colaborar na melhoria da rentabilidade da Escola de Futebol, por meio da identificação e eliminação de atividades que não adicionem valor acrescentado aos nossos serviços.

Assim sendo, geramos Valor Acrescentado, quando nos diferenciamos do mercado concorrencial e antecipamos as necessidades dos nossos clientes. III. c.3) Transmissão de Valor Acrescentado

A transmissão de Valor Acrescentado aos nossos clientes deve ser encarada como um dos passos mais importantes na estratégia da prestação de

Relatório de Estágio Profissionalizante - 63 - Silva, Rui Miguel Oliveira

serviços. Existe a necessidade de ser pensada de forma minuciosa, planeada com rigor para além de se ter em conta os recursos disponíveis.

O processo necessário à prestação de serviços pressupõe várias etapas e ações que, articuladas, irão conduzir a um relacionamento comercial satisfatório para ambas as partes.

Cientes destes pressupostos acima descritos e atendendo às nossas ambições, elabora-se o seguinte modelo composto por cinco fases:

• Planeamento – é necessária uma planificação eficiente e ajustável aos nossos colaboradores e clientes, de forma a tal se repercutir em resultados;

• Abordagem ao Mercado – é fundamental possuir um conhecimento dos nossos clientes e das suas necessidades bem como das Escolas de Futebol e Clubes Concorrentes, sem descurar as tendências do setor;

• Método de Inserção no Mercado – em todo o processo de prestação de serviços necessita-se de atrair a atenção do cliente para os nossos serviços;

• Crítica – necessidade de saber superar as objeções e torná-las oportunidades de melhoria dos nossos serviços;

• Acordo final – deve-se honrar todas as fases anteriores por forma a garantir o sucesso.

III. c.4) Recursos Físicos/Estrutura

O Complexo Desportivo será composto por dois campos de futebol de onze e dois campos de futebol de sete, todos em piso de relva sintética e com luz artificial. Serão suportados por um edifício de apoio a toda a atividade desportiva, onde estarão a Receção, os Balneários, a Sala do Departamento Médico, as Salas para Reuniões, Conferências e Ações de Formação, o Espaço Aberto e o Bar.

A localização do Complexo Desportivo, onde decorrerá a atividade principal da Escola de Futebol, situar-se-á na Freguesia de Esgueira, Concelho

Relatório de Estágio Profissionalizante - 64 - Silva, Rui Miguel Oliveira

de Aveiro, tratando-se de um sítio estratégico com muito boas acessibilidades ao nível rodoviário e ferroviário.

Figura 6 - Localização da Escola de Futebol Dragon Force em Aveiro

O Complexo Desportivo é constituído por dois campos de futebol de onze, sendo que alocado à Escola de Futebol Dragon Force estará apenas um deles, dado que o outro será para uso das equipas de futebol de onze do clube parceiro. Cada um destes dois campos de futebol tem as dimensões de cento e três por sessenta e seis metros. Além destes, tem-se dois campos de futebol de sete, cada um com as dimensões de sessenta por quarenta e dois metros.

Relatório de Estágio Profissionalizante - 65 - Silva, Rui Miguel Oliveira

Figura 7 - Estrutura e disposição dos campos de futebol em Aveiro

Espaço Aberto

O Espaço Aberto é uma sala com a presença permanente, da parte da tarde, de um elemento do Departamento Pedagógico com o intuito de mediar de forma socioeducativa os alunos que a frequentam. Este orienta-se por princípios de educação não-formal, procurando estimular e valorizar processos de educação e de desenvolvimento a partir da participação dos alunos em atividades de lazer. Tem como objetivo primordial a formação do aluno enquanto jogador e, mais especificamente, enquanto cidadão.

É um local educativo caracterizado pela multidisciplinaridade, onde se desenvolvem ações pedagógicas sobre as mais variadas temáticas, com os desígnios seguintes:

• Desenvolver estratégias educativas de sensibilização para a cidadania;

• Fomentar o interesse por várias áreas;

• Desenvolver o espírito crítico e reflexivo relativamente a diversos aspetos;

Relatório de Estágio Profissionalizante - 66 - Silva, Rui Miguel Oliveira

• Proporcionar momentos de diversão e de lazer com significância e substrato para os alunos.

Relatório de Estágio Profissionalizante - 67 - Silva, Rui Miguel Oliveira

IV. Meio Envolvente Contextual - Análise P.E.S.T.

O município de Aveiro situa-se no litoral atlântico, sendo alicerçado pelos principais eixos de comunicação Norte – Sul, tanto ao nível rodoviário como ferroviário, dotando este de excelentes formas de acessibilidade. Na análise da sua envolvente utilizamos a ferramenta de PEST que nos permite caracterizar o ambiente Politico-legal (P), Económico (E), Sociocultural (S) e Tecnológico (T).

IV. a) Envolvente Político-Legal

No contexto político-legal, as variáveis inerentes à Estabilidade Política e à Política Económica são essenciais para todo o tipo de investimento e o seu consequente sucesso.

Sendo o Desporto um setor com uma dimensão considerável, orientou- se, nos anos pregressos, por objetivos para operacionalizar a Política Pública Desportiva, designadamente: uma visão de serviço público do desporto, a difusão da prática desportiva em segurança, o melhoramento da qualidade do desporto; a dimensão internacional do desporto português e a partilha de competências entre a Administração Pública e o Movimento Associativo.

É neste fio condutor da intervenção pública no desenvolvimento do desporto que se deve enquadrar a missão do Conselho Nacional do Desporto, o qual terá as seguintes competências:

“a) Aconselhar o membro do Governo responsável pela área do desporto na conceção das políticas de promoção do desporto em todas as suas vertentes e acompanhar o respetivo desenvolvimento;

b) Pronunciar-se sobre os projetos legislativos relativos a matérias de desporto;

c) Emitir pareceres e recomendações, no âmbito da execução das políticas definidas para o desporto;

Relatório de Estágio Profissionalizante - 68 - Silva, Rui Miguel Oliveira

d) Pronunciar-se sobre a articulação dos diferentes subsistemas desportivos;

e) Reconhecer o caráter profissional das competições desportivas em cada modalidade.”22

Ressalve-se que no Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado (CIVA), existe a possibilidade da prestação de serviços ser isenta de IVA, mas somente no caso da Escola de Futebol não possuir fins lucrativos. Esta informação surge no ponto 8 do artigo 9.º do CIVA, como se pode ler seguidamente: “As prestações de serviços efectuadas por organismos sem finalidade lucrativa que explorem estabelecimentos ou instalações destinados à prática de actividades artísticas, desportivas, recreativas e de educação física a pessoas que pratiquem essas actividades”23.

Contudo, o projeto idealizado é parte integrante da Sociedade Anónima Desportiva do FC Porto, havendo lugar à distribuição de dividendos, fazendo com que a Escola de Futebol não tenha direito a este benefício fiscal.

Todavia, pensa-se que dado a responsabilidade social inerente à Escola de Futebol, a isenção do IVA deveria possuir mais algumas adendas, como a análise destas situações que contribuem para o desenvolvimento sociocultural dos homens do futuro. O surgimento desta resolução proporcionaria uma menor retenção dos ganhos que conduziria a afetação de uma ainda melhor qualidade dos serviços prestados, tendo, por exemplo, um maior alargamento do horário da Escola de Futebol bem como um maior número de pedagogos para proporcionar aos nossos alunos melhores condições de estudo.

De uma forma sucinta, observa-se que a política governamental e as mudanças na legislação são parte do conjunto de influências a que o sector pode estar sujeito. A Legislação Desportiva considerada relevante para o estudo encontra-se no Anexo D.

22

Consult. 29 de Março de 2013, disponível em http://www.idesporto.pt/noticia.aspx?id=481

23

Consult. 14 de Março de 2013, disponível em

Relatório de Estágio Profissionalizante - 69 - Silva, Rui Miguel Oliveira IV. b) Envolvente Económica

Pelas projeções do Governo Português em consonância com a Troika, no mês de Março, espera-se uma diminuição do Produto Interno Bruto em 2,3% no ano presente, valor que diverge do inicialmente previsto no Orçamento do Estado. Subjacente a esta diminuição do PIB está a Procura Interna, que varia no mesmo sentido, decorrente da redução do rendimento das famílias e do aumento contínuo da taxa de desemprego. No último trimestre de 2012, este último indicador cifrava-se nos 16,9%.

Atentando no sucedido no ano transato, este valor é inferior ao dos últimos três trimestres, sendo, contudo, negativo pela sua contínua tendência de minoração.

Quadro 9 - Taxa de variação do PIB em Portugal em 2012

Período

Produto interno bruto dados encadeados em volume (Taxa de variação homóloga - Base 2006 - %) 4.º Trimestre de 2012 -3,80 3.º Trimestre de 2012 -3,50 2.º Trimestre de 2012 -3,10 1.º Trimestre de 2012 -2,30 Fonte: INE

Refletindo nas Projeções do Banco de Portugal24 para o ano presente e o vindouro, constata-se um ciclo atual substancialmente menos contraproducente face ao anterior, com a perspetiva de retoma financeira em 2014, mesmo sabendo que as últimas projeções não foram tão otimistas face às iniciais.

24

Consult. 14 de Março de 2013, disponível em: http://www.bportugal.pt/pt-

Relatório de Estágio Profissionalizante - 70 - Silva, Rui Miguel Oliveira

Quadro 10 - Projeções Financeiras do Banco de Portugal para a Economia Portuguesa em 2013 e