• Nenhum resultado encontrado

Capítulo III – Processo político de construção e de aprovação da Lei de Bases do Sistema

2. Construção política da Lei de Bases do Sistema Educativo guineense

2.2 Posição do Estado quanto ao projeto de elaboração da LBSE

3.1.1 Criação e constituição de grupo de trabalho

Dissertação de mestrado Luísa Lopes

A nível regional constituiu-se um grupo de trabalho formado pelos Diretores Regionais da Educação.

No Grupo Local da Educação, a presidência cabe ao governo que é representado pelo Ministério da Educação. A copresidência cabe à Unicef e fazem parte desse grupo os parceiros nacionais e estrangeiros, os sindicatos do setor educativo, as ONG e as organizações da sociedade civil. No âmbito do processo, os grupos fundiram os trabalhos elaborados e realizaram as reuniões do Conselho Diretivo Alargado do Ministério da Educação. O trabalho dos grupos foi validado pelo Conselho Diretivo Alargado do Ministério da Educação, isto é, pelos seus membros (diretores das escolas públicas, representante das escolas privadas, da associação de pais e encarregados de educação e sindicatos do setor). A proposta de Lei de Bases do Sistema Educativo, elaborada com base na contribuição dos grupos de trabalho, antes de ser enviada para o governo para sua discussão, foi aprovada tanto pelo Conselho Diretivo do Ministério da Educação como pelo Grupo Local da Educação:

“ Sim, foram criados grupos de trabalho a nível regional, por exemplo os Diretores Regionais da Educação criaram o seu grupo de trabalho e propuseram propostas às regiões, às pessoas que viviam nas regiões.” (E1)

“ […] criamos também grupo de trabalho ao nível do próprio Gabinete do Ministro da Educação que estava à frente desse trabalho [de elaboração da Lei de Bases do Sistema Educativo]. A partir daí, fundimos as coisas e fizemos as reuniões do Conselho Diretivo Alargado [do Ministério da Educação] em que chamamos as pessoas todas para poderem participar nessas discussões.” (E1)

“ […] foi criada o Grupo Local da Educação. Nesse Grupo Local da Educação a presidência cabe ao governo e a copresidência à Unicef, que é o fundo das Nações Unidas para criança. Nesse Grupo Local de Educação em que estão o governo representado pelo Ministério da Educação com a sua estrutura, os parceiros internacionais. Todos aqueles parceiros que intervêm na educação têm assento, os parceiros nacionais, sindicatos, ONG’s e Organização da Sociedade Civil. Então é na base desse grupo é que discutimos a educação. Portanto, tudo o que tem que ser discutido com a educação é nesse grupo que discutimos.” (E1)

“ […] todo o trabalho da comissão e dos grupos foi, digamos, validado pelo Conselho Diretivo Alargado. Em que nesses Conselhos Diretivos Alargados estavam Diretores das escolas públicas, representante das escolas privadas, representante da associação de pais e encarregados de educação, sindicatos do setor […].” (E1)

“ […] algumas ONG internacionais, como PLAN, como a ADPP […] Vão dizer que a avaliação desse documento antes de ir para o Conselho de Ministros foi aprovado no Grupo Local de Educação que é chamado Local Education Group que é supervisionado pelo Unicef. Que é o local, digamos, não é uma instituição mas uma organização que nós escolhemos em que todos os parceiros nacionais e internacionais se encontram para discutir os problemas da educação. E nesse está aí ONG nacionais e ONG estrangeiros, atores não estatais, sociedade

Dissertação de mestrado Luísa Lopes

civil, o governo, os parceiros, e foi nessa base que nós fizemos. Portanto, foi também esse grupo que validou o documento depois da sua preparação, depois da sua aprovação no Ministério, foi validado esse documento no Grupo Local da Educação e depois então é que levamos o documento para poder fazer. No fundo, os parceiros internacionais assumiram, digamos, o documento, não na sua forma de fazer, indiretamente também, contribuíram também diretamente, mas quem deu a cara na coisa sobre ponto de vista foi Unicef.” (E1)

De acordo com o Redator do texto final da Lei de Bases do Sistema Educativo guineense (E4), quando o trabalho chegou às suas mãos, enquanto Assessor Jurídico do Ministro da Educação e do Secretário do Estado do Ensino, o único grupo de trabalho que existia nessa altura era o Conselho Diretivo do Ministério da Educação. O Conselho Diretivo era composto pelo Ministro da Educação, Secretário de Estado do Ensino, Secretário de Estado da Cultura, Juventude e dos Desportos, Diretores Gerais do Ministério da Educação, Diretores Regionais da Educação, Inspetor Geral da Educação, Diretores de Escolas de Formação Superior:

“Quando o trabalho chegou já ao meu conhecimento […] enquanto Assessor […] Jurídico do Secretário de Estado [do Ensino] e também do Ministro [da Educação] […] e nós trabalhamos com o Conselho Diretivo [do Ministério da Educação] portanto nessa altura o único grupo que houve é o Conselho Diretivo [do Ministério da Educação].” (E4)

“O Conselho Diretivo é composto pelo Ministro [da Educação], Secretários de Estados que estavam sobre a sua alçada política, que eram: o Secretário de Ensino e o Secretário de Estado da Cultura, Juventude e dos Desportos. E depois integravam o Conselho Diretivo, os Diretores Gerais do Ministério [da Educação], os Diretores Regionais [da Educação], o Inspetor Geral [da Educação], enfim, que eu me lembre era essa a composição, Diretores de Escolas de Formação Superior. Portanto, esses elementos compondo o Conselho Diretivo discutiram de forma bastante apurada o projeto de Lei de Bases [do Sistema Educativo] e por isso recolheu- se as contribuições que abocado eu me referia. E eu, como jurista, estava lá a dar um trabalho mais de enquadramento jurídico e, portanto, reunindo esses elementos jurídicos e mais técnicos do ponto de vista das Ciências da Educação conseguiu-se dar as melhorias que se entendeu necessárias ao trabalho.” (E4)

O Diretor do Instituto Nacional para o Desenvolvimento da Educação afirma que no âmbito do processo apenas se criou um grupo de trabalho que era composto por especialistas em termos educativos. Faziam parte desse grupo, pessoas formadas em Administração da Educação, Planificação da Educação, Investigadores da Educação e em

Dissertação de mestrado Luísa Lopes

“O grupo de trabalho foi constituído, digamos, por especialistas em termos de políticas educativas. Há aqui pessoas formadas em Administração da Educação, formadas na Planificação da Educação, Investigadores da Educação […] pessoas formadas na área da Pedagogia da Educação. É esse leque de pessoas que trabalharam e naturalmente também havia Juristas que é para dar o apoio necessário em termos de corte e costura jurídica […] ” (E2)