• Nenhum resultado encontrado

Resultado final da votação da Lei de Bases do Sistema Educativo

Capítulo III – Processo político de construção e de aprovação da Lei de Bases do Sistema

8. Processo de aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo na Assembleia

8.2 Resultado final da votação da Lei de Bases do Sistema Educativo

A votação da Proposta de Lei de Bases do Sistema Educativo guineense na Assembleia Nacional Popular foi por unanimidade dos deputados presentes na sessão plenária de votação. Quanto ao número de deputados presentes na sessão da discussão e aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo há dois valores: um dos nossos inquiridos afirma que estavam presentes 75 deputados (E3) e outro afirma que estavam presentes 78 na sessão plenária (E1). A informação é coesa quanto à votação do documento por unanimidade dos deputados presentes na sessão plenária. Afirma-se que não houve votos contra nem abstenções na aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo guineense:

“ […] aprovação da Lei [de Bases do Sistema Educativo] […] [foi] por unanimidade dos Deputados presentes na sessão: 78 Deputados, nenhum voto contra.” (E1)

“A […] Proposta de Lei [de Bases] do Sistema Educativo guineense foi votada por 75 Deputados que estavam presentes na sessão. Isto quer dizer que, foi votada por unanimidade dos Deputados presentes.” (E3)

“ Como é uma aspiração nacional, é um desígnio nacional, houve uma votação por unanimidade dos Deputados presentes [na sessão plenária da aprovação da LBSE]. Houve

Dissertação de mestrado Luísa Lopes

O documento recolhido na Direção de Serviços Legislativos – Serviços de Taquigrafias da Assembleia Nacional Popular sobre a sessão plenária da aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo, permite-nos dissipar a divergência de números apresentados quanto ao número de deputados presentes nessa sessão plenária. De acordo com esse documento, a aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo guineense teve lugar na sessão plenária a 21 de maio de 2010, com início às 10h13 e termo às 12h46. Nessa sessão em que foi aprovada a Lei de Bases do Sistema Educativo, o quórum para a abertura da sessão foi preenchido. Estavam presentes 63 deputados e ausentes 37 do total de 100 que compõem a ANP. A Lei de Bases do Sistema Educativo foi, de acordo com a conclusão do debate apresentado no documento, “aprovada por unanimidade, 75 votos a favor, zero contra e zero abstenção (ver anexo 8).” A Lei de Bases do Sistema Educativo foi, segundo a hora de início e de fim do debate, aprovada em duas horas e trinta e três minutos. Tomaram parte da mesa da sessão plenária, segundo o referido documento, o deputado Raimundo Pereira (Presidente), deputado Manuel Serifo Nhamajo (1.º Vice Presidente), deputado Ibraima Sory Djaló (2.º Vice Presidente), deputado João Seidibá Sané (1.º Secretário) e a deputada Maria Aurora Abissa Sanó (2.ª Secretária). As informações apresentadas permitem-nos concluir que a Lei de Bases do Sistema Educativo foi aprovada por 75 deputados presentes na sessão plenária de 21 de maio de 2010 e não por 78 deputados como referido acima no discurso de um dos nossos inquiridos. Quanto à votação da Lei de Bases do Sistema Educativo, questionámos como é que é possível que a referida lei tenha sido votada por unanimidade de 75 deputados quando estavam presentes apenas 63 deputados na sua sessão plenária de discussão? Será que na Guiné-Bissau após o início das sessões plenárias de discussão de documentos legislativos é permitido aos deputados irem chegando fora da hora prevista? Essas questões são esclarecidas pela ata n.º14/2010 da ANP correspondente à sessão plenária da aprovada da Lei de Bases do Sistema Educativo, a que tivemos acesso no dia 28 de maio de 2014 após várias incertezas e buscas por parte da Direção de Serviços Legislativos – Serviços de Taquigrafias da Assembleia Nacional Popular quanto à sua existência, isto é, se tinha sido ou não elaboração. A atan.º 14/2010 foi analisada, o que nos saltou logo à vista nessa análise é a data que consta do documento. Se tivermos em conta essa data, ou seja, 10 de maio de 2010, diríamos que a ata foi lavrada com 11 dias antes da própria discussão e aprovação

Dissertação de mestrado Luísa Lopes

da Lei de Bases do Sistema Educativo na sessão plenária de 21 de maio de 2010. Queremos crer que houve um lapso por parte de quem a elaborou, informação que não consta da mesma, uma vez que a ata a que tivemos acesso não foi assinada nem por quem a elaborou, nem pelos presentes na sessão. Fazendo uma comparação entre esses dois documentos, documento da sessão plenária de 21 de maio de 2010 e a ata n.º 14/2010 da sessão plenária de 21 de maio de 2010, verifica-se que as informações são coesas quanto ao ano legislativo, sessão plenária de aprovação, hora de início e de fim do debate, número de deputados presentes e ausentes (quórum), período antes da ordem do dia, votação da LBSE. As informações adicionais existentes sobre o processo são encontradas na ata. De acordo com a ata tomaram parte da sessão plenária 65 deputados do PAIGC, 27 deputados do PRS, 3 deputados do PRID e 1 deputado do PND. A soma dos deputados presentes dá 96. Este valor levanta mais uma contradição quanto à aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo, na medida em que tanto o documento da sessão plenária de 21 de maio de 2010 ( ver anexo 8) como a ata n.º 14/2010 da referida sessão (ver anexo 9) informam que a LBSE foi aprovada por unanimidade dos deputados presentes que foram 75. O número de deputados presentes na sessão plenária de acordo com a ata põe em causa a votação considerada por unanimidade.

Quanto à questão anteriormente levantada: Será que na Guiné-Bissau após o início das sessões plenárias de discussão de documentos legislativos, é permitido aos deputados irem chegando fora da hora prevista? Pelos dados constantes da ata n.º 14/2010 a afirmação é sim, tendo em conta que no início da abertura da sessão plenária estavam presente 63 deputados, mas no fim a LBSE foi aprovada por unanimidade de 75 deputados presentes, valor que não coincide com o número de deputados presentes por bacadas parlamentares no debate (ver anexo 9).

Dissertação de mestrado Luísa Lopes

8.3 Duração do processo até à aprovação da Lei de Bases do Sistema