• Nenhum resultado encontrado

2 REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 Criação/Implementação da disciplina

3.1 Criação/Implementação da disciplina

Para constituição do primeiro tópico deste caso em estudo, procedi à leitura do Projeto Pedagógico do curso, o qual estava disponível na secretaria do Instituto de Biologia, na versão impressa. Além de aspectos gerais do documento, discutirei na sequência as matrizes curriculares das três modalidades oferecidas – bacharelado, licenciatura e integral13 (anexo 1)

e a Ficha da Disciplina EA (anexo 2).

O curso de Ciências Biológicas da UFU iniciou em 1970 com a modalidade licenciatura curta, passando a licenciatura plena em 1987. Em 1992, o bacharelado foi instituído como modalidade. Nos últimos 40 anos, portanto, o curso vem provendo o mercado de Uberlândia e região com biólogos, professores de Ciências e Biologia, sendo sempre avaliado com nota máxima nos exames nacionais. Recentemente, muitos desses biólogos licenciados têm retornado ao seu curso de graduação na condição de professores substitutos e efetivos.

Em 21 de outubro de 2005, o curso aprovou um novo Projeto Pedagógico, atendendo às diretrizes nacionais para formação de professores, publicadas desde 2002 pelo Ministério da Educação (MEC). Essa revisão curricular ampliou a carga horária da formação pedagógica com redução da carga horária da formação específica. Embora não tenha sido uma exigência das diretrizes curriculares, foi nessa revisão curricular que o curso incluiu a disciplina EA na sua matriz curricular. Assim, a presença da EA no curso de Ciências Biológicas da UFU passou a ser garantida a partir de sua inclusão como uma disciplina obrigatória no novo projeto Pedagógico do curso. No primeiro semestre de 2006, o currículo novo entrou em vigor, prevendo a obrigatoriedade da disciplina citada, a ser cursada no sétimo período, com carga horária de 60 horas, divididas em 30 horas teóricas e 30 horas práticas.

No novo Projeto Pedagógico, a disciplina EA atingiu apenas a modalidade licenciatura e a modalidade integrada, não ocorrendo na modalidade bacharelado, sendo essa abrangência prevista pela PNEA. Embora a lei 9.795, que instituiu a PNEA em abril de 1999, não deixe dúvidas quanto à obrigatoriedade da temática nos currículos de todos os processos educativos formais, a mesma não foi levada em consideração na elaboração do programa do bacharelado, nem tão pouco o projeto justificou essa ausência. Dentro dessa modalidade, a EA parece ser

contemplada em apenas duas disciplinas optativas: “A Nova Dimensão Profissional Nascida da Agenda 21”14e “Preservação do Meio Ambiente”.

Em relação à modalidade licenciatura, o novo Projeto Pedagógico do curso está organizado como prevê a legislação:

I - Núcleo de Formação Específica (1800 h/a) II - Núcleo de Formação Pedagógica (1020 h/a)

III - Núcleo de Formação Acadêmico-Científico-Cultural (200 h/a) (INSTITUTO DE BIOLOGIA, 2005, p. 18).

O núcleo de formação pedagógica compreende as disciplinas Projeto Integrado de Prática Educativa (PIPE) (210 horas), as disciplinas Estágio Supervisionado (405 horas) e as disciplinas de natureza pedagógica, (405 horas), sendo a EA incluída nesse último agrupamento.

Está previsto no projeto pedagógico que o núcleo de formação pedagógica atue como um eixo articulador de todo o curso, integrando os conhecimentos da área específica com os da área da Educação, como descrito abaixo:

- Formação básica de caráter generalista, com estruturação multi e interdisciplinar, possibilitando a articulação entre as atividades que compõe a proposta curricular (INSTITUTO DE BIOLOGIA, 2005, p. 9).

A partir deste aspecto estrutural, espera-se que o egresso esteja:

- Apto a atuar multi e interdisciplinarmente, estando preparado para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação de modo continuado (INSTITUTO DE BIOLOGIA, 2005, p. 11).

A EA ocorre no mesmo semestre em que é oferecida a disciplina PIPE 7, na qual os alunos elaboram a parte 2 do TCC, que é composto pela descrição das atividades mais significativas vivenciadas desde o primeiro até o sexto período nas disciplinas PIPE. Dessa forma, o contato tardio com a temática pode dificultar sua abordagem nas diversas atividades desenvolvidas nos seis primeiros períodos da disciplina PIPE.

Outra ponderação é o fato da disciplina pesquisada ocorrer no mesmo período da disciplina Estágio 1, cujas atividades compõem a parte 3 do TCC. Essa concomitância pode

14 A Agenda 21 é o nome do histórico documento produzido na conferência das nações unidas em 1992, no Rio de janeiro.

representar uma dificuldade para a inserção da EA nas atividades do primeiro estágio. Note-se que a disciplina EA ocorre no semestre anterior à disciplina Estágio 2, localizada no oitavo período, possibilitando, então, o oferecimento de maiores subsídios para que os alunos possam abordar essa temática durante o Estágio 2, cujas atividades comporão a quarta e última parte do TCC.

A localização da disciplina EA no sétimo período da modalidade licenciatura ou integrada pode significar uma reduzida abordagem da temática na formação docente, sendo que esse aproveitamento fica restrito ao final do curso, durante a disciplina Estágio 2. A essa condição soma-se o fato da modalidade licenciatura não exigir a monografia como TCC, o que contribui para que a EA não seja contemplada nem como ação, nem como pesquisa.

Na ficha da disciplina que compõe o Projeto Pedagógico do Curso, vigente no período da pesquisa, a vinculação da temática aos diversos campos de conhecimentos se faz presente na ementa: “Abordagens teóricas e práticas oriundas de diferentes áreas do conhecimento. As concepções ambientais são de ordem social e política devendo sua prática influenciar os valores da sociedade”.

Outro aspecto que chamou a atenção foi a exigência da disciplina “Ecologia Geral” como pré-requisito para matrícula na disciplina EA, o que denota uma concepção de Educação Ambiental ecológica, naturalista.

Os objetivos da disciplina previstos na ficha da mesma são os seguintes:

- Desenvolver projetos de educação ambiental, nos planos formal e não- formal;

- Investigar e/ou intervir em projetos de educação ambiental e de modelos de desenvolvimento sustentado adequados às especificidades sócio-ambientais das comunidades envolvidas (INSTITUTO DE BIOLOGIA, 2005, s.p.). Em relação ao primeiro objetivo previstos na ficha citada, a disciplina desenvolveu um projeto no plano formal, embora a percepção da realidade local não tenha sido acompanhada de procedimentos para intervenção na mesma. Em caráter não-formal, ocorreu apenas a percepção da realidade local, sem a proposição de projetos, apenas discussão em sala de aula.

Em relação ao segundo objetivo, não houve investigação em projetos de EA, apenas alguns lugares foram visitados, por apresentarem aspectos relacionados à sustentabilidade. Não houve intervenção em projetos de EA ou modelos de desenvolvimento sustentáveis.

No segundo semestre não houve projetos relacionados ao plano formal, ou seja, desenvolvidos em instituição escolar. Em caráter não-formal, houve o desenvolvimento

parcial de um projeto, porém sem a proposição de iniciativas, e apenas uma discussão coletiva aberta ao público em um evento da área da Prática de Ensino do curso de Biologia. Em relação ao segundo objetivo, houve investigação em projetos de EA desenvolvidos em escolas e empresas. Não houve intervenção em projetos de EA ou modelos de desenvolvimento sustentáveis.

Os tópicos que compõem a descrição do programa da disciplina, conforme descritos na ficha estão apresentados abaixo:

- Tendências da Educação Ambiental; - Ecologia e Ambientalismo;

- Relações entre o homem e seu meio ambiente natural e social; - Desenvolvimento sustentável;

- Ambientes urbano-industrial e rural-agrícola; - Mídia e Educação Ambiental;

- Educação Ambiental no ensino fundamental e médio;

- Espaços não-formais da Educação Ambiental (INSTITUTO DE BIOLOGIA, 2005, s.p.).

Em relação ao projeto pedagógico em vigor, considero que, por um lado, a inserção da disciplina EA garantiu a abordagem da temática no curso, porém, essa inserção não aparece acompanhada de encaminhamentos capazes de integrar a temática no mesmo, caracterizando- se assim um ilhamento da temática no sétimo período.