• Nenhum resultado encontrado

35 Neste sentido, o Cristianismo com a sua enorme força civilizadora, passados os primeiros momentos em que alinhou as suas teses pelas da superioridade do homem branco, acabou por contribuir para uma unificação dos

diversos povos sob a única realidade da espécie humana. Todos éramos, afinal, criaturas de Deus. Mas esta posição, longe de traduzir, unicamente, um passo em direção à libertação do género humano, apenas alargava o número das ovelhas que deviam ser conduzidas pelos bons pastores da Igreja.

pode conduzir ao abdicar duma tomada de posição crítica em relação a certos costumes e práticas culturais. Tolerar não é o mesmo que abster-se de tomar posição. Com efeito, poderemos aceitar ou virar costas ao costume bárbaro de mutilação dos órgãos genitais femininos, só porque se trata de uma tradição cultural de certos povos? Devemos deixar de ser críticos em relação ao sofrimento do touro nas touradas só porque se trata de uma tradição cultural que tem sentido para determinadas pessoas e para outras não, mas que deveriam ser respeitadas em nome da tolerância perante a diferença?

§39.

Ética e moral: dimensões próximas mas diferentes

Todos os dias nos deparamos com factos e situações que envolvem a liberdade e a dignidade das pessoas, os seus direitos e deveres, e que por isso se podem situar na esfera da liberdade e da responsabilidade do sujeito. Consideremos, por exemplo, as seguintes situações: quando alguém opta por mentir a outro ou quando alguém decide não roubar um CD de uma loja porque existem câmaras de vigilância. Tudo isto são situações que envolvem uma avaliação moral e em ambos os casos existem regras, princípios, valores, decisões, responsabilidade e consequências. Trata-se, pois, de uma esfera de experiências com características e princípios próprios que a distinguem da experiência estética e da experiência religiosa. Aquelas situações remetem-nos para um campo coberto pelos conceitos de moral e ética.

Quando falamos da ética e da moral referimo-nos a um domínio da ação humana orientado por valores e valorações ético-morais: bem / mal, justo / injusto, correto / incorreto, entre outros. Trata-se de valores que são ditados pela nossa consciência, transmitidos pela cultura da comunidade em que vivemos. Na orientação ético-moral dum indivíduo a sua consciência interior é determinante. A consciência consiste numa capacidade interior de orientação, avaliação e crítica da conduta, em função de vários fatores, nomeadamente, valores. Estamos, assim, no domínio da ação humana e da reflexão sobre a ponderação e as decisões que o sujeito leva a cabo e que se materializam, ou não, nas ações que realiza.

O que é um ser ético-moral?

Trata-se alguém que considera imparcialmente os interesses em jogo; alguém que reconhece e/ou aplica princípios éticos de conduta; alguém que não se deixa guiar por impulsos, mas escuta a razão, mesmo que isso implique rever as suas convicções; alguém que age com base nos resultados da sua deliberação independentemente de pressões exteriores, fazendo escolhas autónomas; alguém que se guia por valores e ideais que reconhece como certos e bons para se tornar um ser humano melhor

.

§39 – A.

Há quem distinga a ética36 da moral37, pois são muitas vezes confundidas devido ao

facto de se debruçarem sobre domínios muito aproximados. Quando alguém pratica um ato moralmente condenável podemos dizer que esse indivíduo não tem ética ou falta-lhe

carácter. No entanto, moral e ética não são o mesmo, apesar de haver autores que

consideram que a distinção não é relevante.

A Moral designa um conjunto de princípios e normas prescritivos que regulam o comportamento de um indivíduo ou de um grupo, no sentido de se fazer o bem e evitar o mal, realizar o que é considerado correto e afastar o que é tido como errado ou indigno. A moral ordena e manda o sujeito agir de determinadas maneiras. Por outro lado, a moral faz parte da cultura de uma comunidade e serve para regular as interações entre as pessoas, a convivência social, o que a cada momento se deve ou não fazer.

A Ética, também designada por Filosofia Moral, possui uma orientação mais teórica, por oposição à vertente mais prática da moral. Com efeito, a ética consiste numa reflexão teórica, racional e crítica, sobre o que vai sendo estabelecido a partir da moral. Por exemplo, perante a norma moral que nos diz que não devemos matar, caberá à ética a reflexão sobre os princípios que fundamentam essa norma, no caso, o direito à vida. Poderá também refletir sobre se essa norma deve ser considerada absoluta, isto é, válida em todas as situações, ou se poderemos admitir exceções, o que é importante quando analisarmos o comportamento daqueles que se suicidam, ou ajudam ao suicídio ou praticam a eutanásia. Nesse sentido caberá à ética analisar as decisões e os princípios nelas implicados38. A reflexão teórica que a

ética proporciona poderá também incidir sobre a legitimidade daqueles que estabelecem a fronteira entre o que é bom e o que é mau, o que é aceitável e o que é condenável, o que deve ser seguido e o que deve ser evitado. Como também deverá incidir sobre o fundamento das ações consideradas moralmente válidas.

Em suma, enquanto a Moral se refere às normas concretas e aos comportamentos que as concretizam, respeitando ou violando, a Ética diz respeito à reflexão crítica sobre esse campo. A Ética não vai refletir apenas sobre a Moral; também a Política e o Direito são campos onde se exerce a ação humana e onde se concretizam as suas escolhas e decisões.

A moralidade tem a ver com o nosso esforço para orientar a nossa conduta por princípios racionalmente justificados ou justificáveis, tendo em conta tanto os nossos interesses, como os interesses de todos aqueles que são afetados pelas nossas ações.

§39 – B.

Distinguir moral e religião

36

O termo ética deriva do grego ethos que significa carácter e também designa o lugar que habitamos.

37 O termo moral vem do latim moris, que significa costume ou modo de ser habitual.

38 É o que acontece por exemplo com as comissões de ética que existem nos nossos hospitais e cuja atividade está

Documentos relacionados