• Nenhum resultado encontrado

[+ PROTOTÍPICOS] [ PROTOTÍPICOS] UNIDADES LIMÍTROFES

2.3.6 D EMONSTRAÇÃO DE ANÁLISE DE TEXTO PELA RST

102

Para demonstração da esquematização e da identificação de relações retóricas, apresenta-se a seguir uma proposta de análise do texto Poema tirado de uma notícia de jornal, de Manuel Bandeira (2000, p. 46), transcrito a seguir.

Poema tirado de uma notícia de jornal

João Gostoso era carregador de feira-livre e morava no morro da Babilônia num [barracão sem número.

Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro Bebeu

Cantou Dançou

Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

Para essa demonstração, o texto será dividido em 9 unidades de informações (ou porções). Será incluído, nesse conjunto de unidades, o título. As porções são:

1. Poema tirado de uma notícia de jornal 2. João Gostoso era carregador de feira-livre

3. e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. 4. Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro

5. Bebeu 6. Cantou 7. Dançou

8. Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas 9. e morreu afogado.

A análise em conformidade com a RST tem como finalidade apresentar, de modo estruturado, um método capaz de explicar as partes dos elementos que intervêm na compreensão do texto. Feita essa consideração, apresenta-se o esquema arbóreo:

ESQUEMA 3: Relações retóricas em Poema tirado de uma notícia de jornal

É necessário que se diga que, em virtude da complexidade de um texto, o analista pode apresentar mais de uma análise. Todavia, um texto bem produzido, em que as partes estejam bem definidas quanto às suas funções textuais, facilita a proposta de um esquema arbóreo que apresente essas funções retóricas. No texto de Bandeira, há relações do tipo núcleo – satélite (preparação, background e resultado) e do tipo multinuclear (junção e sequência). Nos quadros a seguir, estão definidas as relações identificadas no poema de Bandeira. No primeiro quadro, definem-se as relações do tipo núcleo – satélite; no segundo, as do tipo multinuclear.

QUADRO 5: Definições das relações núcleo-satélite em Poema tirado de uma notícia de jornal

NOME DA RELAÇÃO CONDIÇÕES EM S OU N,

INDIVIDUALMENTE

CONDIÇÕES EM N+S INTENÇÃO DO A

Preparação Nenhuma.

S precede N no texto; S tende a fazer com que L esteja mais preparado, interessado ou orientado para ler N.

L está mais preparado,

interessado ou orientado para ler N. Background Em N: L não compreende integralmente N antes de ler o texto de S. S aumenta a capacidade de L compreender um elemento em N. A capacidade de L para compreender N aumenta.

104

(Continuação do Quadro 5):

Resultado Sobre S: S é uma ação ou uma situação.

N causa S; a apresentação de N é mais central do que a apresentação de S para os propósitos do A.

N poderia ter causado a situação em S.

QUADRO 6: Definições das relações multinucleares em Poema tirado de uma notícia de jornal

NOME DA RELAÇÃO RESTRIÇÕES EM CADA PARA N INTENÇÃO DE A

Junção Nenhuma Nenhuma

Sequência Há uma relação de sucessão entre as situações apresentadas nos núcleos.

L reconhece as relações de sucessão entre os núcleos.

Para a análise das relações retóricas identificadas no poema de Bandeira, é necessário o critério da plausibilidade. Ao observador cabe a seguinte consideração: o autor tem intenções com as escolhas das porções unidas. É desse modo, portanto, que a cada porção de texto atribui-se um motivo para sua existência. O analista procura identificar combinações de porções textuais que buscam justificar a coerência do texto, a qual se dá pela junção hierárquica da distribuição dessas porções, ou no plano explícito, quando marcadas, ou no plano implícito, quando não marcadas. Se o autor tem intenções, diz-se, assim, que o analista, que é um leitor, ou um leitor que nem sempre é um analista, deve(m) reconhecer o efeito que emerge das relações entre as porções textuais.

O analista, na sua empreitada de identificar as relações retóricas que emergem entre as porções textuais, deve apresentar argumentos que justifiquem os núcleos, os satélites, a

combinação deles, o modo como o autor e o leitor (ou ouvinte) se comportam, respectivamente na produção e na recepção do texto. Essa empreitada do analista respalda-se no critério da plausibilidade. Nos dois quadros a seguir, apresentam-se os argumentos para as relações retóricas identificadas no Poema retirado de uma notícia de jornal.

QUADRO 7: Argumentos para a escolha das relações retóricas do tipo núcleo-satélite em

Poema tirado de uma notícia de jornal

RELAÇÃO UNIDADE

NUCLEAR

UNIDADE

SATÉLITE CONDIÇÃO GENÉRICA ARGUMENTO ESPECÍFICO

Preparação 2 - 9 1 O L encontra-se

preparado, com interesse e com orientação para receber o N.

O observador considera plausível que o A considere plausível a preparação do L quanto à história que será narrada, que é a de João Gostoso.

Aumenta-se a

compreensão e a aceitação do N por parte do L.

O observador considera plausível que o A considere plausível o seu desejo de que o L aceite a história de João Gostoso como coerente.

Background 4 - 9 2 + 3 O L não compreende, ou teria mais dificuldade de compreender N, no qual são apresentadas as ações de João Gostoso e a consequência delas.

O observador considera plausível que o A considere plausível que informações de fundo sejam apresentadas para que o L compreenda a narração apresentada. A compreensão do S por

parte de L aumenta a sua aceitação do N.

O observador considera plausível que o A considere plausível que as informações do S possam apresentar, como fundo, as condições

socioeconômicas de João Gostoso, a fim de subsidiar a compreensão do L acerca das ações de João Gostoso.

106 (Continuação do Quadro 7): Aumenta-se a compreensão e aceitação do N por parte do L. O observador considera plausível que o A considere plausível o seu desejo de aumentar a aceitação por parte do L da história de João Gostoso.

Resultado 8 9 O L deve reconhecer em N

uma situação.

O observador considera plausível que o A considere plausível que o L perceba na ação de beber de João Gostoso uma causa para o desfecho da história.

A apresentação do N é, para os propósitos do A, mais importante do que S.

O observador considera plausível que o A considere plausível que o L reconheça que sem o N não haveria o desfecho, que é o suicídio de João Gostoso.

Aumenta a aceitação do S por parte do L.

O observador considera plausível que o A considere plausível que o L exija a explicitação da causa do suicídio de João Gostoso.

QUADRO 8: Argumentos para as escolhas das relações retóricas do tipo multinuclear em

Poema tirado de uma notícia de jornal

RELAÇÃO UNIDADE

NUCLEAR

UNIDADE

SATÉLITE

CONDIÇÃO GENÉRICA ARGUMENTO ESPECÍFICO

Junção 2 - 3 Não se aplica

O L reconhece as porções como núcleos distintos, sem S para subsidiá-las.

O observador considera plausível que o A considere plausível que o L perceba, nas duas porções, informações sobre quem era João Gostoso e sobre a atividade profissional dele.

(Continuação do Quadro 8):

Aumenta a aceitação de que as porções formam um bloco de informações de fundo.

O observador considera plausível que o A considere plausível seu desejo de que a junção das porções sejam aceitas pelo L como informações de fundo para compreender a história de João Gostoso.

Sequência 4 - 9 Não se aplica

O L reconhece as porções como núcleos distintos, sem S para subsidiá-las.

O observador considera plausível que o A considere plausível seu desejo de que o L compreenda que as ações de ir ao bar, beber, cantar, dançar e atirar-se na lagoa são sequenciais Aumenta a aceitação de

que porções sequências formem um conjunto de informações central.

O observador considera plausível que o A desejaria plausível que o L compreendesse as porções como um conjunto de ações sequências central da história de João Gostoso.

Para a identificação das relações retóricas no Poema retirado de uma notícia de jornal, levou-se em consideração o fato de o texto em análise ser um poema. A par disso, o analista deve ficar atento às estratégias para a composição do texto. O texto de Bandeira é um poema narrativo. Justificaria essa narrativa o fato de o poema ter tido sua motivação numa notícia de jornal, a qual é um gênero de tipologia narrativa e a qual focaliza um fato. Há no texto de Bandeira o nome do cidadão, o lugar onde mora, o tipo de trabalho exercido e algumas ações de seu cotidiano, as quais podem ter levado o cidadão ao suicídio. Portanto, há um início, um meio e um fim narrativos.

108

Essa estrutura narrativa (início, meio e fim), encapsulada no e pelo gênero poema, traduz-se da seguinte maneira: primeiramente, o poeta prepara o leitor para a história (o título desempenha esse papel); posteriormente, o poeta apresenta ao leitor informações que subsidiam a leitura e a aceitação das atitudes de João Gostoso, com o propósito de garantir a progressão textual (desempenha esse papel a relação retórica de background); depois, o poeta apresenta as ações de João Gostoso, numa concatenação lógica (desempenha esse papel a relação retórica de sequência), avolumando a progressão textual; por fim, o poeta apresenta o desfecho (desempenha esse papel a relação retórica de resultado), o qual se articula com todas as porções anteriores. O esquema arbóreo proposto para o Poema retirado de uma notícia de

jornal mostra o raciocínio lógico e coerente para a construção poética da história de vida (e de

morte) de João Gostoso; desse modo, o leitor do texto recebe e interpreta, com plausibilidade, a história de João Gostoso, elaborada poeticamente por Manuel Bandeira.

CAPÍTULO 3

DEVAGAR!QUADRO METODOLÓGICO

Neste capítulo, são apresentados os objetivos, a hipótese, o problema, a descrição da metodologia, o corpus e a unidade de análise.