• Nenhum resultado encontrado

6. DA ENGENHARIA CIVIL PESADA AOS CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS FECHADOS:

6.2 O Grupo Encalso Damha

6.2.2 A Damha Agro

Anwar Damha, residente da cidade Presidente Prudente, no interior do Estado de São Paulo, concomitantemente a criação e direção da Encalso Construções, iniciou atividade no setor agropecuário já na década de 70, do século XX, com a criação da atual Damha Agro. Inserido em uma região, ainda hoje, com forte vocação agropecuária, Anwar Damha inovou no setor através da utilização de pivô de irrigação na primeira fazenda de sua propriedade (MILOSO, 2014a).

Desde então, a Damha Agro tem desenvolvido atividades não só no setor da agricultura de grandes lavouras irrigadas, mas também na criação de gado de corte, produzidos, em boa parte, a partir de tecnologias avançadas de produção, como a inseminação artificial. Paralelamente a criação bovina, a empresa utiliza parte de sua produção de grãos, como no caso da soja, para a produção de ração, destinada aos seus animais. Para isso, conta com ampla estrutura para o armazenamento e processamento de grãos em suas fazendas, espalhadas pelos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, e mais recentemente, no Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia.

No ano de 2002, Maria Stella Damha, um das três filhas de Anwar, assumiu a direção do Grupo Encalso, e desde então, ampliou e expandiu os negócios da família. Em 2009, oito anos após a entrada de Maria Stella na direção do Grupo, foram investidos 125 milhões de reais na Damha Agro, destinados à modernização e profissionalização da empresa. Com tal medida, uma das consequências foi à criação do gado em regime de confinamento. Em 2009, o grupo contava com 25 mil cabeças de gado confinado, de um total de 60 mil cabeças, em 55 mil hectares de terras pertencentes à família Damha. E o espaço antes ocupado pelo gado cedeu lugar a novas lavouras irrigadas (VITAL, 2014)

Atualmente, a Damha Agro aparece entre os dez maiores nomes do

103.061 hectares de terras, divididas entre as atividades na agricultura e na pecuária. No setor pecuário a empresa aumentou o número de gados confinados para 80 mil em 2014, voltados para a exportação de carne para a Europa. Na agricultura, o grupo tem investido na produção de milho, soja e feijão, para o mercado nacional, cujas lavouras estão localizadas, principalmente, na região de Mapitoba, nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, além de destinar parte da produção de soja para a fabricação de ração animal.

Na esteira de modernização e profissionalização da Damha Agro, a empresa pretende criar a Damha Agronegócios Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, para fomentar o desenvolvimento de pesquisas e inovação destinadas a ampliação de suas atividades e a geração de lucros para a empresa.

Como poderá ser visto no quadro a seguir, as fazendas do grupo Damha estão localizadas, predominantemente, no sudoeste paulista e no sul de Goiás, em regiões dotadas por recursos hídricos abundantes, necessários à irrigação de suas lavouras. Quatro fazendas encontram-se na bacia hidrográfica do rio Tietê (Fazenda Bonança, em Pereira Barreto; Fazenda Menina, em Itapura; Fazenda Santo Antônio, em Mirandópolis; Fazenda Vista Alegre, em Sud Menucci), duas na conhecida Região da soja no sul de Goiás (Fazenda Rio Verde, em Serranópolis; Fazenda Santa Márcia, em Piranhas), e duas na cidade de São Carlos (Fazenda São Miguel e Fazenda do Urso). Além do potencial vislumbrado pela agricultura e a pecuária, muitas dessas fazendas também possuem potencial para o ecoturismo, empreendimentos imobiliários e geração de energia.

Quadro 2 - Principais Fazendas do Grupo Damha em 2002

Localização/Propriedade Principais atividades

Pereira Barreto – SP/Fazenda Bonança

Fazenda de agricultura e pecuária, localizada no extremo oeste do estado, às margens do Rio Tietê, no reservatório de Três Irmãos, região com alto potencial para implantação de culturas agrícolas, tais como cana-de-açúcar, laranja, soja, milho e seringueira. É também propícia ao desenvolvimento de projetos de eco-turismo. Suas atividades se voltam para a engorda em regime intensivo e confinamento.

Itapura – SP/Fazenda Menina

Fazenda de agricultura, com destaque para as lavouras de milho e soja, e pecuária (cria e recria de fêmeas para reposição do plantel). Situa-se no extremo noroeste do estado, em local privilegiadíssimo, no encontro dos dois mais importantes rios da bacia hidrográfica do Sudeste, com 9.960 m de margem no Rio

Tietê e 13.400 m de margem no Rio Paraná, com destaque para a navegação fluvial, formando o corredor Tietê-Paraná, usado para exportação de grãos. Aí se localiza a Represa de Jupiá, com uma das maiores hidrelétricas do Brasil. Além disso, é excelente local para o desenvolvimento de atividades voltadas ao eco-turismo.

Mirandópolis – SP/ Fazenda Santo Antônio

Fazenda de criação com inseminação artificial, para produção de animais com alto valor e potencial genético, a partir de matrizes selecionadas. Situada em região privilegiada para o agronegócio, onde predomina a atividade pecuária, em área bem servida de águas, às margens do Rio Aguapeí, cortada por dois córregos e com trecho preservado de mata ciliar.

São Carlos – SP/ Fazenda São Miguel

Tradicional propriedade datada de 1893, atualmente passando por completo processo de restauração e reforma de suas instalações. Ainda em 2004 estará funcionando na fazenda um espaço especializado para diversos tipos de eventos Sud Menucci – SP/ Fazenda Vista Alegre

Fazenda de pecuária, voltada para a cria, utilizando inseminação artificial com cruzamento industrial, situada às margens do Rio Tietê, no represa de Avanhandava. Equipada com laboratórios de pesquisa e desenvolvimento em pecuária

São Carlos – SP/ Fazenda do Urso Implantação de um grande empreendimento imobiliário, com dois residenciais já incorporados, integrando o projeto de um sofisticado complexo eco-esportivo.

Serranópolis - GO /Fazenda Rio Verde

Fazenda de agricultura (plantação de soja em larga escala) e pecuária (utilizada para cria e confinamento), situada no Chapadão do Céu, que engloba o município do mesmo nome, mais as cidades de Mineiros, Jataí e Rio Verde, na região de Goiás. Plantio de sorgo, milho e soja, sendo sua produção armazenada em silos próprios. Sua localização é privilegiada, com asfalto à porta (cortada pela rodovia estadual G0- 060). Dotada de recursos hídricos abundantes.

Piranhas – GO/ Fazenda Santa Márcia

Fazenda de criação com inseminação artificial. Belíssima região, de grande potencial agrícola, com destaque para o plantio de soja. Situada no sudoeste do estado, na macrorregião de Jataí/Mineiros/Rio Verde, campeã de produtividade de soja em Goiás, a fazenda é bem servida de águas, com rios, córregos e cachoeiras. Para aproveitar melhor seus recursos hídricos, um projeto de construção de uma PCH já está aprovado pela ANEEL.

6.2.3 Diversificando os negócios: shopping center, concessão de rodovias e