• Nenhum resultado encontrado

7.4 NO AR: O DEBATE ELEITORAL

7.4.1 Debate eleitoral PPK

Observar o corpo todo do candidato na análise dos três debates é uma tarefa complexa devido ao púlpito. Por isso, esta análise está focada nas expressões faciais e gestos.

Ao observar os textos, percebeu-se determinadas regularidades que são características dos processos eleitorais no Peru. No primeiro debate, os candidatos aparecem sentados e só se aproximam do púlpito no bloco de perguntas, não sendo possível observar alguma postura por mais de dois segundos. No segundo e no terceiro debate, os presidenciáveis se encontram atrás o púlpito, não contam com cadeiras, mantendo uma posição fixa durante o evento todo. Como parte do protocolo dos debates no Peru, os candidatos são convidados a participar da foto oficial como encerramento de cada jornada, sendo durante esses trechos que o corpo do presidenciável aparece exposto, permitindo a observação de determinados traços individuais como postura ereta, caminhar pausado, uma barriga proeminente e o tradicional movimento de mãos para cumprimentar.

Diferentemente dos vídeos de divulgação, para os debates existem requerimentos, normas, acordos para tentar controlar ao máximo um programa que é transmitido ao vivo e sobre o qual, portanto, se tem pouco controle. No Peru, os debates eleitorais são organizados pelas autoridades peruanas. Cabe ressaltar que é um evento ao vivo de aproximadamente 1 hora e 40 minutos. PPK participou de todos os debates da campanha eleitoral de 2016. No primeiro, desenvolvido antes do primeiro turno, Kuczynski contou com uma participação total de 6 minutos e 30 segundos, entre apresentação do candidato, perguntas do oponente, réplicas,

101 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=99SmMo1XqzQ&t=5700s. Acesso em: 25 jan. 2020.

perguntas do público e a mensagem final. Logicamente, nos dois debates após o segundo turno, seu tempo de exposição se ampliou para 35 minutos no debate em Piura e 42 minutos no debate final em Lima.

Sua participação nos debates caracteriza-se pela leitura do seu discurso, movimentação predominantemente da mão direita e uso do dedo indicativo para reforçar seus pressupostos. O tom de voz é baixo e aumenta apenas para enfatizar algumas palavras ou responder ataques. Existe uma diferença entre o primeiro debate frente aos dois debates do segundo turno. No primeiro, o candidato tem problemas para vocalizar algumas palavras, lê o discurso e não olha para a câmera nem para o oponente. Essa postura demostra certo nervosismo, insegurança quanto aos conteúdos tratados, pouco conhecimento sobre como se comportar frente às câmeras e num evento ao vivo. Porém, nos outros debates, a performance do candidato melhorou. O presidenciável manteve uma postura ereta, interagiu com às câmeras e movimentou as mãos esquerda e direita. A jornada visual do presidenciável começa pelo documento que tem no púlpito, para depois ir para o seu oponente, os assistentes e, enfim, as câmeras. A mudança do comportamento entre os debates do primeiro e segundo turno demostra que o candidato recebeu uma orientação sobre os gestos, posturas e, até, sobre o discurso verbal que devia utilizar.

Figura 47 - PPK nos três debates de 2016

(a) Primeiro debate (b) Segundo debate

(c)Terceiro debate

Fonte: Publicado pelo Canal Gabriela Pacheco (2020b)102.

Os debates têm cenários criados exclusivamente para esse evento, mas todos eles se parecem muito no que concerne à distribuição dos espaços onde ficam os candidatos e da posição do coordenador. Mesmo tendo uma linguagem corporal limitada pelas restrições dos planos audiovisuais que se utilizam nos debates peruanos, as imagens demostram que o candidato consegue se deslocar segundo o movimento da câmera. Em repetidas oportunidades, observa-se que PPK vira um pouco o corpo, mantendo ainda a postura ereta, para se referir à plateia e vira novamente para falar para seu oponente, sempre acompanhado do movimento das mãos. Em outra oportunidade, ele apoia os braços no pódio, em outra deixa cair uma das mãos e só fica gesticulando com a mão esquerda.

102 Disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLME7SQfus0zo1rX6eSIpfhKT0O6DjetM0. Acesso em: 26 jan. 2020.

Figura 48 - Sequência do PPK no debate do segundo turno. Na primeira imagem aparece com a mão no pódio e a outra embaixo. Na segunda, sua postura está levemante lateralizada. Na última, o candidato coloca as duas mãos sobre o pódio para

continuar com seu discurso

Fonte: Harada (2016a)103.

Os debates no Peru são considerados, metaforicamente, como um ringue de boxe, em que os candidatos, além de apresentar seus pressupostos, evidenciam ou apresentam dados que prejudiquem o adversário, com discussões acaloradas. Pedro Pablo Kuczynski se destacou por levar aos debates livros, jornais ou documentos que comprometessem a sua oponente (Keiko Fujimori Higushi).

Em momentos de réplica, percebeu-se que o candidato elevou o tom de voz, para se defender ou questionar seu oponente. Destaca-se, também, que no primeiro debate do segundo turno, o candidato foi duramente criticado por não ter respondido aos ataques da ex-candidata Fujimori. Ele decidiu continuar expondo suas ideologias, respeitando os tempos de cada bloco e mantendo o mesmo tom de voz linear, sem enfatizar nenhuma palavra. Ainda assim, no último debate eleitoral, o candidato respondeu com maior firmeza e até usou algumas frases coloquiais, despertando o sorriso dos convidados que participaram do debate. Essa última atuação do candidato surpreendeu ao não apresentar seu rosto contraído; ele parecia uma pessoa segura, confiante e até relaxada.

103 Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=Kka0DUCUMJg&list=PLME7SQfus0zo1rX6eSIpfhKT0O6DjetM 0&index=7&t=4233s. Acesso em: 26 jan. 2020.