• Nenhum resultado encontrado

7.2 O DNA DE CANDIDATO

7.2.2 Jair Messias Bolsonaro

Jair Messias Bolsonaro nasceu em 21 de março de 1955 na cidade de Glicério, no Estado de São Paulo. Formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras em 1977, ingressou na reserva em 1988, no posto de capitão, e se candidatou como vereador da Câmara Municipal de Rio de Janeiro pelo Partido Democrata Cristão (PDC).

Em 1990, dois anos depois de eleito, conquistou o primeiro mandato no cargo de Deputado Federal pelo mesmo partido. No ano de 1993 participou da coalizão política entre os partidos PDC (Partido Democrata Cristão) e PPR (Partido Progressista Reformador). Em 1994 foi reeleito com 135 mil votos. Sua vida política conta com mais uma reeleição, no ano de 1998, quando se candidatou também ao cargo de presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Em 2000, propôs a pena de morte para qualquer crime premeditado e a tortura em casos de tráfico de drogas84. No ano de 2002 foi eleito pela quarta vez ao cargo de deputado federal pelo PPB, mas, nesse mesmo ano, filiou-se ao PTB. Em 2003. manifestou a frase machista e violenta contra à deputada Maria do Rosário, indicando que ela era “muito ruim, muito feia e, por isso, não merecia ser estuprada”85. Frase que repetiu no ano de 2015, no plenário, para a mesma pessoa.

No início de 2005 deixou o PTB e filiou-se ao PFL. Em abril, deixou o PFL e filiou-se ao Partido Progressista (PP). Em 2006 foi eleito para seu quinto mandato. Assumiu a titularidade das comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania, de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Segurança Pública e Combate ao

84 Disponível em: https://www.otempo.com.br/infograficos/linha-do-tempo-jair-bolsonaro-1.2052028. Acesso em: 27 jan. 2020.

85 Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/eleicoes/noticia/2018/08/o-que-bolsonaro- disse-a-zero-hora-em-2014-sobre-direitos-das-mulheres-cjlfiylei05bk01qk0zsj66ce.html. Acesso em: 27 jan. 2020.

Crime Organizado. Em 2014, Jair Bolsonaro foi reeleito para o seu 7º mandato. Em março de 2016, filiou-se ao PSC e, em 2017, esteve em negociações com o Patriotas (PEN).

O político tem sido criticado por ter apenas dois Projetos de Lei aceitos durante seus 27 anos como deputado, dos quais viraram leis a proposta que estende o benefício de isenção do Imposto sobre Produto Industralizado (IPI) aos produtos de informática e outra que autoriza o usa da “pílula do câncer”, o fosfoetanolamina sintética86..

No ano 2018 foi oficializado como candidato à presidência pelo partido PSL. Fez sua campanha predominantemente através das redes sociais, baseado num discurso conservador e tradicional, com foco na família convencional. Além disso, se propôs a combater a corrução e a violência urbana e sugeriu, mais uma vez, o uso livre de arma de fogo para o cidadão de bem. Bolsonaro ganhou as eleições com 55,13 % frente a 44,87 % do candidato petista Fernando Haddad.

O candidato casou-se três vezes e tem cinco filhos, quatro deles (Flávio, Eduardo, Carlos e Renan) desenvolvem cargos na política brasileira. O quarto filho acabou de entrar na política ao obter uma vaga na comissão provisória de trabalho do Aliança pelo Brasil87. Sua atual esposa é a ex-secretária parlamentar da Câmara de Deputados, Michelle Bolsonaro, com quem tem uma diferença de 27 anos88 e uma filha de 9 anos.

86 Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/noticia/2017/07/em-26-anos-bolsonaro- apresentou-171-projetos-dois-foram-aprovados-9850750.html. Acesso em: 28 jan. 2020.

87 Disponível em:

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2019/12/01/interna_politica,810528/jair- renan-filho-04-de-bolsonaro-se-prepara-para-entrar-na-vida-publ.shtml. Acesso em: 28 jan. 2020. 88 Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/04/a-bela-da-fera-conheca-a-mulher-de-

Figura 39 - Jair Bolsonaro junto da esposa Michelle Bolsonaro na tomada de posse em 2019

Fonte: Sa (2019)89.

Os vídeos de divulgação, debates e os materiais jornalísticos apresentam um perfil físico do candidato como: homem branco, alto (1,85 m aproximadamente), magro e de postura ereta. Cabelos lisos da cor castanho escuro e com parte grisalhas nas laterais. Tem olhos pequenos da cor azul, nariz proeminente, presença de rugas nas laterais dos olhos e na testa. Tem boca pequena e dentes parelhos, completos e levemente amarelados.

A comunicação verbal do candidato destacou-se pelo uso de palavras e frases simples, às vezes bastante informais. Um orador ousado e que gagueja de vez em quando, com fala célere, ofegante às vezes, com um vocabulário limitado e cheio de vícios de linguagem com “isso daí, “tá ok”, “cangote” etc. Além disso, repete as palavras, intercala exaltação com fala apressada. Com um leve sotaque do interior de São Paulo, foi possível perceber, nos vídeos de divulgação, entrevistas e debates, que o presidenciável apresenta um leve problema de dicção (identificado por nós como anquiloglossia ou língua presa), podendo ser uma causa de natureza biológica mesmo assim, sua fala reflete naturalidade. Seu tom de voz é forte, semelhante ao tipo de fala militar90, como voz de comando, tanto uma causa de natureza biológica quanto, aparentemente, um recurso de oratória.

O texto 6 (Com 8 anos de idade Ester mostra que o jornalismo tem futuro no Brasil) dos vídeos de divulgação de Bolsonaro, conta com a presença de uma criança,

89 Disponível em: https://caras.sapo.pt/famosos/2019-01-02-Mulher-de-Jair-Bolsonaro-destaca-se-na- tomada-de-posse-do-marido. Acesso em: 27 jan. 2020.

90 A fala de um militar pode estar caracterizada por ter um volume alto, imposta, autoritária, de ordem, de disciplina.

que exerce a função de uma jornalista, fazendo três preguntas para o candidato. Chama atenção o tipo de linguagem que o presidenciável utiliza com a menina. Mesmo ela levando a sério seu papel de comunicadora, o candidato responde de uma maneira simpática, com uma linguagem simples e coloquial, através de algumas brincadeiras.

Outra das regularidades que podem ser observadas nos vídeos de divulgação 3 e 4 do candidato é que, no seu discurso verbal, responde aos ataques ou supostas mentiras das quais foi alvo pela mídia e pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Nesse contexto, o candidato intercala exaltação e aspereza com fala apressada no seu discurso. Destaca-se também no texto audiovisual 4 (Globo noticia que baixei no Hospital. Não existe limites para me desgastarem. Nunca estive tão bem), em que ele desmente que sua saúde está debilitada e indica ser um enviado de Deus. Essa afirmação pode ser interpretada como uma mensagem utópica e fantasiosa, mas para o candidato que desfruta de um carisma, segundo a visão de parte da população, facilmente pode ser entendida como a de um messias, com um poder sobrenatural para salvar o Brasil.