• Nenhum resultado encontrado

PARA DECIFRAR GESTÃO DE DESIGN

Em meio a difícil concorrência no mercado, a constante evolução da tecnologia e o crescimento da interação entre clientes e empresas, o Design vem sendo visto como diferencial competitivo e eficaz, e não como área relacionada apenas à criação.

O gestor de design tem funções que abrangem diversas áreas, tanto do design quanto da administração, podendo determinar soluções aprimoradas para os diferentes ambientes e setores que uma empresa possa ter.

A gestão de Design atrai mais clientes e maior reconhecimento para as empresas em geral. Possui o objetivo de criar um local confortável física e mentalmente,

no qual o fluxo de pessoas é notavelmente agradável, sem a desvalorização da imagem e da marca da empresa, graças a pequenos detalhes como: iluminação, sinalização, escolha das cores, entre outros.

A Gestão de Design também é fortemente interligada à sustentabilidade (capítulo 11), pois com frequência este conceito está presente em diferentes projetos, nos quais até os menores detalhes são sustentáveis, como o aproveitamento de luz natural e o tipo de lixo gerado pela empresa, ocasionando uma otimização nos custos de manutenção e administração gerais.

Para entender melhor o contexto no qual a Gestão de Design está inserida, serão apresentados dois exemplos que se destacam nesta área:

“No Chipotle, nós pretendemos fazer poucas coisas, porém fazê-las

excepcionalmente bem. Quando Chipotle foi inaugurado em 1993, o objetivo era simples: servir comida de alta qualidade rapidamente com uma experiência que não só excede, mas redefine a experiência com fast-food. Para este fim, nós focamos em pesquisar os melhores ingredientes possíveis, servir a mais saborosa comida e aumentar a equipe mais capaz que pudermos. Boa comida é bom negócio”. (tradução livre do site da empresa Chipotle <www.chipotle. com> acessado em Março de 2013)

Faixada e interior do restaurante de fast-food Chipotle, em Norwood & Westwood, Massachusetts.

Chipotle

O restaurante de comida mexicana Chipotle possui mais de 1000 filiais espalhadas pelos Estados Unidos, se sobressai por ter as características de uma excelente Gestão de Design

Ao entrar no restaurante, percebe-se a harmonia entre cada elemento disposto no espaço. As bandejas, copos e guardanapos possuem um design apropriado, a decoração é operacional e o lugar possui uma fácil circulação de pessoas, evitando a formação de filas.

Design e Gestão Design e Gestão

148 149

Marca da cafeteria Starbucks.

A Starbuck possui um grupo de design responsável pelo design dos móveis, acessórios e layouts das lojas. Site da Starbucks <www.starbucks. com> acessado em Março de 2013

Há também detalhes pontuais que caracterizam uma boa gestão de design, tais como o design do lixeiro, no qual existe um espaço exclusivo para garrafas; uma folha de pedidos personalizada para fax, já que nos EUA, a utilização do fax ainda é bastante comum; um aplicativo de celular; e a transparência dos

serviços do restaurante, ou seja, o Chipotle deixa evidente a sua cozinha, seus alimentos e as calorias que cada um deles possui, focando nas preferências dos consumidores.

Starbucks

Há mais de 30 anos no mercado, a Starbucks não é conhecida apenas por campanhas

publicitárias, mas principalmente pelo reconhecimento de seus consumidores como um lugar para se passar o tempo livre em computadores ou lendo um livro. Apesar de atualmente ter filiais em vários lugares do mundo, suas lojas seguem um mesmo padrão pré-estabelecido a partir do ritmo, das culturas e do público de cada

localidade em que é instalada, sem abandonar sua identidade de origem.

Há uma apurada Gestão de Design que administra todos os pontos da empresa, deixando-a notavelmente integrada, mesmo com a influência cultural dos diferentes países onde há franquias.

A Starbucks possui atualmente, profissionais exclusivamente dedicados às variações constantes do design de seus produtos. A

Starbucks Global Creative visa

atender os clientes usando uma

nova experiência de serviços, porém seguindo princípios básicos e tradicionais da marca.

A equipe de criação da Starbucks é composta por designers que desenvolvem os anúncios e o material para marketing; por um grupo responsável pela apresentação visual das lojas e dos produtos; e por grupos diversos de agências externas que criam campanhas publicitárias por todo o mundo.

A empresa possui também um grupo de design separado responsável pelo design dos móveis, acessórios e layouts das lojas. Já a marca é administrada por um grupo de designers que organiza novas plataformas de marca, assim como novas linhas de produtos e novas identidades.

Design e Gestão Design e Gestão

150 Portal A Minha Gestão. Disponível em: < http://aminhagestao.blogspot. 151

com.br/2013/02/as-marcas-da-nossa-vida-25-starbucks.html> Acesso em Fevereiro 2013.

Portal Ligia Fascioni. Disponível em: <http://www.ligiafascioni.com. br/2007/12/voce-sabe-o-que-e-gestao-do-design/> Acesso em Fevereiro 2013.

Portal LOGOBR. Disponível em: <http://logobr.org/branding/chipotle-e-a- gestao-do-design/> Acesso em Fevereiro 2013.

Manual de Gestão do Design. Centro Português de Design. Portugal, 1997. MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas; MERINO, Eugenio Andrés Diaz. A gestão de design como uma estratégia organizacional – um modelo de integração do design em organizações. Ed. - Londrina: EDUEL; Rio de Janeiro: Rio Books, 2011.

MENESES, Thiara Santos; SILVA, Cássia Regina D´Antonio Rocha da. Gestão do design: revisão bibliográfica dos modelos apresentados por Brunner e Emery (2010), Fascioni (2006) e Neumeier (2010). Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, v. 13, n. 13, p. 41-57, jan./jun. 2011.

MINUZZI, Reinilda de Fátima Berguenmayer; PEREIRA, Alice Theresinha Cybis; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. Teoria e prática na gestão do design. São Paulo: M. Books do Brasil Editores Ltda., 2010.

FERREIRA, Aurélio Buarque Holanda. Dicionário Aurélio eletrônico século XXI: dicionário da língua portuguesa. 3a. ed.. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

MOZOTA, Brigitte Borja de. Design management: using design to build brand value and corporate innovation. Nova York: Allworth Press, 2003.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

KLÖPSCH, Cássia; MOZOTA, Brigitte Borja de; COSTA, C. Xavier da. Gestão do design - usando o design para construir valor de marca e inovação -. Porto Alegre: Bookman, 2011.

BRUNNER, Robert; EMERY, Stewart; HALL, Russ. Gestão Estratégica do Design - Como um Ótimo Design Fará as Pessoas Amarem sua Empresa. São Paulo: M. Books do Brasil editores Ltda., 2009.

Imagem 1

Disponível em: <http://extensionengine.com/wp-content/uploads/2012/03/ project_management.jpg> Acesso em Abril de 2013.

Imagem 3 Sustentability Hands

Disponível em: <http://winnebago.uwex.edu/files/2010/09/ Sustainabilityhands.jpg> Acesso em Abril de 2013.

Imagem 4 Fachada Chipotle

Disponível em: <http://www.bkaarchitects.com/images_portfolio/RR_ Chipotle-Norwood_C0035E_PF.jpg> Acesso em Abril de 2013. Imagem 5 Interior Chipotle

Disponível em: <ttp://www.bkaarchitects.com/images_portfolio/RR_Chipotle- Norwood_C0011E_PF.jpg> Acesso em Abril de 2013.

Imagem 6 Starbucks Blonde Contest

Disponível em: <http://www.maplenorth.com/wp-content/uploads/2013/02/ Starbucks-Blonde-Contest.jpg> Acesso em Abril de 2013.

Imagem 7 Starbucks

Disponível em: <http://media.salon.com/2012/12/starbucks-1226-580x386. jpg> Acesso em Abril de 2013.

Documentos relacionados