• Nenhum resultado encontrado

Delimitação dos sujeitos e do campo de pesquisa

No documento Download/Open (páginas 129-132)

5. METODOLOGIA DA PESQUISA: DA NATUREZA DA INVESTIGAÇÃO AO

5.1. Delimitação dos sujeitos e do campo de pesquisa

Considerando as especificidades da nossa proposta investigativa e os aspectos pedagógicos que subsidiam a elaboração de estratégias didáticas na abordagem de QSC, discutidos no capítulo 2, a escolha dos sujeitos e do campo de pesquisa não poderia ocorrer de forma aleatória. Nessa perspectiva, tomando como referência a proposta de design e implementação de uma educação baseada em QSC (SADLER, 2011) buscaremos a partir dos elementos teóricos descritos pelo autor, delimitar nossos sujeitos e o campo de pesquisa de forma a validar a abordagem desenvolvida nesse estudo. Consideraremos como elementos norteadores dessa fase da pesquisa: os atributos essenciais dos professores (SADLER, 2011), como por exemplo, estar familiarizado com as questões que estão sendo consideradas, disposto a lidar com as incertezas e a posicionar-se não como autoridades exclusiva; e do ambiente de sala de aula (SADLER, 2011), como por exemplo, ser um ambiente de participação, colaboração, interação e respeito, no qual os estudantes sintam- se seguros em opinar.

Buscando atender os atributos essenciais dos professores (SADLER, 2011) elaboramos um questionário aplicado com os professores de Química da rede pública de ensino de Serra Talhada- PE. Inicialmente, por meio do site do SIEPE, buscamos mapear as escolas estaduais de Serra Talhada-PE que atendiam ao público alvo de nossa pesquisa (professores e estudantes do Ensino Médio) e identificar potenciais professores colaboradores.

O quadro 6, apresenta os resultados desse levantamento preliminar com os dados de identificação das escolas identificadas.

Quadro 6: Mapeamento das Escolas da Rede Pública Estadual de Serra Talhada - PE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

ESCOLA METHODIO DE GODOY LIMA

RUA MANOEL ANTONIO DE SOUZA, 735; TANCREDO DE ALMEIDA NEVES. 87 38311954; 87 38313489

ESCOLA TECNICA ESTADUAL CLOVIS NOGUEIRA ALVES RUA IRNERIO INACIO, S/N, VARZEA. 87 38313144; 87 38312611 ESCOLA ANTONIO TIMOTEO

AV ANTONIO TIMOTEO DE LIMA, 334, BOM JESUS. 87 38311037 ESCOLA DE REFERENCIA EM ENSINO MEDIO CORNELIO SOARES RUA JOAQUIM GODOY, 339, NOSSA SENHORA DA PENHA. 87 38311352 87 38319307

ESCOLA MANOEL PEREIRA LINS

RUA SEVERINO PEREIRA, 1156, ALTO DA CONCEICAO. 87 38317236; 87 38312919

ESCOLA SOLIDONIO LEITE

RUA FRANCISCA GODOY, S/N, CENTRO. 87 38312834; 87 38313040 ESCOLA IRNERO IGNACIO-ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO AV WALDEMAR IGNACIO OLIVEIRA, S/N, BORBOREMA. 87 38313582; 87 38311055

ESCOLA DE REFERENCIA EM ENSINO MEDIO PROF ADAUTO CARVALHO AV JOAO GOMES DE LUCENA, 3054, NOSSA SENHORA DA PENHA.

87 38319344; 87 38313334

CENTRO TECNOLOGICO DO PAJEU

AV CUSTODIO CONRADO DE SA, 600, AABB. 87 38319303; 87 38319304 Fonte: SIEPE, 2017.

Uma vez realizado esse mapeamento visitamos essas escolas e aplicamos um questionário diagnóstico com os professores de química das referidas escolas que se dispusera a participar. O objetivo da aplicação do questionário diagnóstico nessas escolas era identificar potenciais colaboradores dispostos a vivenciar as atividades de pesquisa e que de alguma forma já desenvolvessem algum trabalho em sala de aula que se aproximasse da proposta didática planejada. No quadro 7, são apresentadas as questões que compuseram o questionário:

Quadro 7: Questionário aplicado aos Professores da Rede Pública de Serra Talhada-PE. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome do professor: Idade: Escola campo de Atuação:

Disciplinas que leciona: Turmas:

FORMAÇÃO Qual a sua graduação:

Possui Pós-Graduação ou Especialização: ( ) sim ( ) não Qual? Onde? EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Nessa escola quais as disciplinas e turmas que você leciona? QUESTÕES

1. Em sala de aula, você aborda temas sociais, ou que tenham importância para a sua região, em seus aspectos ambientais, tecnológicos, científicos, políticos ou éticos? Como? Dê exemplos?

2. Com que frequência você costuma fazer isso nas suas aulas? Por quê?

3. Qual a importância de abordar articulando aos conceitos científicos questões tecnológicas, sociais, ambientais ou até mesmo do contexto e vivência dos alunos nas aulas? Por quê?

4. Você já ouviu falar sobre a abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC) no ensino de Ciências? 5. Em que situação você ouviu falar sobre a abordagem de Questões Sociocientíficas?

6. O que você entende sobre Questões Sociocientíficas?

7. Estaria disposto a aprender mais sobre esse tipo de questões e vivenciar uma experiência de ensino e pesquisa colaborativa em uma de suas turmas do ensino médio?

8. Você conhece o livro didático: “Química e Sociedade” ou “Química Cidadã”? Já trabalhou com ele em suas aulas? Se usou, aponte aspectos positivos e negativos no uso desse livro? O que achou dessa experiência?

Para ilustrar o trabalho com QSC como você se posicionaria em termo do trabalho com essas questões em sala de aula. Considere a seguinte situação e responda sucintamente as questões colocadas:

9. Historicamente o petróleo tem sido mais utilizado como combustível. Porém como é um recurso não renovável, as reservas dessa matéria prima sofrem ameaças de esgotamento. Atualmente, o mercado automobilístico oferece opções de veículos que se movem com diferentes tipos de combustíveis. Joaquim foi a uma concessionária, entre as opções para compra de um carro, havia um com motor flex e outro movido a diesel, além dos carros movidos a gasolina. Construa respostas para as questões abaixo: Qual a melhor escolha para Joaquim? E por quê? Que fatores devem ser levados em consideração no momento da compra? O Etanol e o Diesel são combustíveis que podem substituir a gasolina? Ao procurar uma nova fonte de energia, quais fatores deverão ser analisados?

10. Processos de obtenção de energia têm nas reações de combustão sua principal fonte de calor. Materiais diferentes, quando queimados, fornecem diferentes quantidades de energia. Por isso, ao longo dos tempos, a madeira foi sendo substituída pelo carvão vegetal e este pelo carvão mineral, até se chegar ao petróleo. Considerando esse contexto, como a queima faz o carro se movimentar? Imagine que Joaquim saiu da concessionária com seu novo carro com destino à UAST (distância = 4,4 Km). No caminho, precisou parar para abastecer e foi questionado pelo frentista: “Álcool ou Gasolina?” Considere que o carro de Joaquim faz 10 Km para cada 1L de gasolina e 7 Km para cada 1L de Álcool. Em sua opinião qual é o melhor combustível? Por quê? Por que existe essa diferença de rendimento entre os dois combustíveis?

Fonte: Elaboração Própria

A partir da análise das respostas, buscaremos identificar potenciais sujeitos que se aproximem ao máximo das características e atributos essenciais dos professores (SADLER, 2011) sugeridos na literatura. Dessa maneira, na análise dos questionários elegemos como critérios que nos ajudaram na escolha dos professores colaboradores: a formação específica na licenciatura em química, a experiência profissional com ensino de química na educação básica, algum nível de familiaridade com questões dessa natureza seja de forma teórica ou prática, alguns atributos essenciais aos professores para o trabalho com essa perspectiva de ensino apontados por Sadler (2011) e demonstrar minimamente articulação entre aspectos científicos e sociais quando envolvidos na resolução de questões sociocientíficas com um tema químico social. Com base nesses critérios, dois professores foram escolhidos para participar das etapas posteriores.

No documento Download/Open (páginas 129-132)