• Nenhum resultado encontrado

Descoberta de figurantes em leilões eletrônicos

2.3 Figurantes

2.3.1 Descoberta de figurantes em leilões eletrônicos

Segundo Dong, Shatz e Xu (2009a), em leilões online do tipo inglês, um parti- cipante que dá lances com valor muito superior aos lances anteriores pode ser con- siderado um possível figurante. Outro comportamento suspeito é dar mais lances do que um participante normal ou se relacionar com um número reduzido de vendedo- res, normalmente um ou dois.

O principal interesse dos vendedores é convencer as outras pessoas a com- prar o seu produto ou serviço por um preço mais elevado, assim, geralmente, os fi- gurantes atuam elevando o preço e evitando vencer os leilões. Se o figurante vencer o leilão é desvantajoso para o vendedor porque, a exemplo do eBay, a entidade or- ganizadora cobra uma taxa de inserção pelo item a ser leiloado e outra taxa com base no valor vendido do produto. Caso o figurante vença o leilão para saldar o valor final da compra deverá pagar também o valor da taxa referente ao preço final, acar- retando, assim, despesa extra ao vendedor. Existe a possibilidade de que o vende- dor aceite pagar a taxa com a esperança de vender o produto posteriormente, recu- perando sua perda e auferindo o lucro desejado. É o caso do buy-back shilling, no qual o figurante vence o leilão propositalmente para que o item seja vendido em ou- tra oportunidade por um melhor preço (DONG, SHATZ e XU, 2009a; BHARGAVA, JENAMANI e ZHONG, 2005).

De acordo com Dong, Shatz e Xu (2009a), usualmente figurantes dão lances logo no início dos leilões. Se a duração do leilão não for suficientemente grande, po- dem ser possíveis as seguintes situações:

- O vendedor, por meio de um figurante, poderá dar lances com valores próxi-

mos ao preço de reserva mais cedo do que o esperado;

- Lances dados no início do leilão podem servir como simulações de lances para

- O figurante pode atuar com menor ímpeto na esperança de deixar que legíti-

mos participantes possam ter mais tempo para cobrir os seus lances, reduzindo a sua chance de vencer o leilão.

Estudos de detecção de fraudes em leilões online realizados por Shah, Joshi e Wurman (2002) relacionam as seguintes características como indicadores de com- portamento de figurantes:

- Alto grau de associação entre um vendedor e um comprador, ou com uma ali-

ança de compradores. Por associação significa que o figurante aparece com muita frequência em leilões de domínio do próprio vendedor;

- A frequência de leilões que o figurante ganha é muito pequena. Um figurante

com comportamento agressivo ocasionalmente pode ganhar um leilão, mas desde que ele esteja trabalhando de forma combinada com o vendedor;

- Os lances de um figurante podem ser significativamente altos comparados com

os preços praticados (correntes). É considerado intuitivo que o propósito do seu lance é de elevar o preço;

- O figurante deve evitar lances nos últimos segundos do leilão (sniping) para

evitar o risco de vencer e permitir que reais compradores tenham tempo sufici- ente para cobrir a oferta.

Em leilões online os figurantes tendem a dar lances com um valor mínimo de incremento, imediatamente após o último lance do concorrente. Durante o estágio final do leilão, se um figurante der um lance com uma diferença muito grande, o pre- ço pode desestimular outros participantes e o figurante terá grande chance de ven- cer o leilão (DONG, SHATZ e XU, 2009a). Também, de acordo com os autores, um possível comportamento de um figurante é quando o participante, antes que o leilão entre em fase final, dá um lance com valor elevado em comparação aos outros valo- res já lançados. Outra característica apontada do figurante é referente à média de lances no leilão. Em geral, a média percentual de lances feita pelo figurante é maior do que a dos legítimos participantes. Mencionam ainda que a média de lances na fase inicial dos leilões, com a presença de figurantes é pequena, diminuindo a chan- ce de existir figurante na fase inicial do leilão. Da mesma forma, se o lance inicial é muito pequeno comparado com os padrões esperados, é provável que exista a chance de envolvimento de um figurante.

Trevathan e Read (2007) também apontam algumas características e estraté- gias para a identificação do figurante em leilões online:

- Em geral o figurante dá lances exclusivamente em leilões para um particular

vendedor;

- A frequência de lances do figurante tende a ser alta; - O figurante possui poucos leilões vencidos ou nenhum;

- O figurante dá lances em curto espaço de tempo antes do início de lances legí-

timos;

- Em geral, o figurante lança um mínimo de valor requerido com relação ao lance

imediatamente anterior;

- O objetivo do figurante é participar do leilão e simular lances, mas ele tende a

dar lances no início do leilão. Ele evita dar lances no final do leilão para não correr o risco de ser o vencedor.

Em complemento, Ford, Xu e Valova (2010) definem a seguinte estrutura de atributos para a identificação de participantes suspeitos em leilões online:

- Quanto ao participante:

• Diferença de tempo entre o início do leilão e o primeiro lance dado por um participante (Elapsed Time Before First Bid - ETFB). Um alto valor para o ETFB indica que o participante começou a lançar tarde no leilão, e um va- lor menor indica a sua participação mais cedo. O figurante tende a dar lances proporcionalmente cedo no leilão para evitar de ser o vencedor; • O segundo atributo é descrito através de níveis de experiência do partici-

pante e estabelecimento de critérios de avaliação (Bidder FeedBack Ra- ting - BFR);

- Quanto ao estágio: divide a duração do leilão em estágio inicial, estágio médio

e estágio final. O estágio inicial refere-se ao primeiro quartil de duração do lei- lão, o médio ao intervalo entre 25% e 90% e o estágio final aos últimos 10%. Cada estágio possui 3 valores respectivamente:

Média de intervalo competitivo - ACI (Average Competitive Inverval): refe- re-se a média da diferença dos valores dos lances que estão sendo da- dos. A diferença sempre se dá entre o lance e o lance imediatamente an- terior;

Média de tempo entre os lances dos participantes - ATUB (Average Time Between User Bids): refere-se à média da diferença de tempos entre os

lances que estão sendo dados. A diferença sempre se dá entre o lance corrente e o lance imediatamente anterior do participante;

• Número de lances (NB): refere-se à quantidade de lances de um partici- pante num determinado estágio do leilão. Um alto valor de NB no estágio inicial do leilão tipicamente indica um participante é suspeito. Um alto va- lor no estágio médio do leilão pode indicar comportamento suspeito, mas não é tão forte quanto no primeiro estágio. Um alto valor no estágio final indica que o participante deseja vencer o leilão, não sendo considerada uma característica de comportamento suspeito.

- Quanto ao leilão:

O primeiro é o valor inicial do leilão - ASP (Auction Starting Price). Este atributo pode influenciar na decisão do participante. O alto valor de preço inicial do leilão pode acarretar menor quantidade de participantes atuan- do. Um preço pequeno inicialmente pode indicar que os vendedores ten- tam evitar taxas adicionais associadas com um alto valor inicial do produto no leilão.

O segundo atributo é o percentual de retorno do vendedor - SFR (Seller Feedback Rating). Este indicador é importante para determinar o compor- tamento do participante no leilão quando envolve lances fraudulentos ori- undos de alianças, por tratar-se de lances que podem estar sendo reali- zados com informações privilegiadas do vendedor.

Documentos relacionados